DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Tormenta é o RPG mais completo do Brasil. São tantos suplementos que você vai mesmo precisar conversar com o pessoal para acompanhar tudo!
Malvez
Mensagens: 24
Registrado em: 25 Set 2021, 18:10

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Malvez » 09 Jun 2022, 14:37

Lord Seph escreveu:
09 Jun 2022, 13:50
Necromancia é trevas também.
Obrigado, era como eu suspeitava.

Malvez
Mensagens: 24
Registrado em: 25 Set 2021, 18:10

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Malvez » 09 Jun 2022, 21:03

1.A habilidade Metamorfose do dragão é dita funcionar igual a magia metamorfose.
No texto da magia diz: "Se quiser, pode assumir uma forma humanoide com uma categoria de tamanho acima ou abaixo da sua". Isso significa que se um dragão ancião quiser assumir um tamanho menor que enorme ele terá que usar forma selvagem?

2.Um dragão poderia usar armaduras? se o fizesse seria apenas se estivesse metamorfoseado como humanoide?
ele ganharia os benefícios por estar usando armadura?

3.Armas naturais são afetadas pelo poder corpo aberrante?

Kheo
Mensagens: 34
Registrado em: 25 Dez 2021, 19:58

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Kheo » 10 Jun 2022, 16:34

Eu posso utilizar transmutar objetos em uma tocha para transformar ela em uma espada com lamina de fogo ? Ou utilizar a mesma magia em um cubo de gelo para fazer flechas que deem dano de frio?

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6427
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Khrjstjano » 11 Jun 2022, 16:18

Malvez escreveu:
09 Jun 2022, 13:18
A imunidade a trevas dos lefeu ignora apenas o dano de trevas?
Sim, mas..
ou magias de necromancia também não teriam efeito sobre eles?
Magias de necromancia que dão dano, geralmente dão dano de trevas, então a imunidade vai ajudar com essas.

Já para magias de necromancia que não não causem dano de trevas a imunidade não ajuda.

=======================================
Malvez escreveu:
09 Jun 2022, 21:03
1.A habilidade Metamorfose do dragão é dita funcionar igual a magia metamorfose.
No texto da magia diz: "Se quiser, pode assumir uma forma humanoide com uma categoria de tamanho acima ou abaixo da sua". Isso significa que se um dragão ancião quiser assumir um tamanho menor que enorme ele terá que usar forma selvagem?
Regras conforme escritas, isso quer dizer algo que certamente não é a intenção: que o dragão pode virar um humanoide com uma categoria de tamanho acima ou abaixo da sua. Por exemplo, um dragão Enorme pode virar um goblin Colossal. :lol:

Mas penso que seria bom uma errata, nesse caso, para deixar claro o que acredito é certamente a ideia: o dragão poder virar um humanoide Médio normalmente, ou um de uma categoria acima ou abaixo disso.
2.Um dragão poderia usar armaduras? se o fizesse seria apenas se estivesse metamorfoseado como humanoide? ele ganharia os benefícios por estar usando armadura?
Não há armaduras para dragões.

Se você, como mestre, quiser criar uma, ela funcionará como você quiser que funcione.

Para humanoides, siga as regras normais.

Nota: o manual de criação e modificação de ameaças deverá trazer regras bem simples para lidar com essas coisas, por isso recomendo que realmente não se preocupe com questões como essa. Apenas dê pro seu dragão o que você quiser que ele tenha, com o funcionamento que quiser, e avalie se isso é suficiente para aumentar o nível de desafio dele (provavelmente no máximo em +1, isso se você der uma Defesa extra considerável para ele).
3.Armas naturais são afetadas pelo poder corpo aberrante?
Não.

=======================================
Kheo escreveu:
10 Jun 2022, 16:34
Eu posso utilizar transmutar objetos em uma tocha para transformar ela em uma espada com lamina de fogo ? Ou utilizar a mesma magia em um cubo de gelo para fazer flechas que deem dano de frio?
Suas dúvidas se enquadram nesta questão do FAQ.
  • Como resolver usos não previstos de magias que, embora sejam imprevistos, não são contrários ao que elas fazem?
    De forma geral, uma magia faz aquilo que consta em sua descrição e nada mais. A magia Bola de Fogo cria uma explosão de chamas instantâneas, e apenas isso. Não é possível usar essa magia para criar uma área onde todas as criaturas ficam com a condição em chamas, por exemplo. Embora isso possa parecer menos realista, é uma abstração necessária para manter o equilíbrio do jogo.

    Porém, às vezes um jogador encontra uma maneira de usar uma magia de forma criativa que não é coberta pelas regras, mas também não vai contra o que parece ser seu efeito. Tais casos ficam a critério do mestre e ele pode determinar se o uso é possível ou não, como será resolvido (se o conjurador terá que fazer algum teste, se uma criatura afetada terá direito a um teste de resistência etc) e quais os resultados exatos da ação. Como regra geral, o mestre pode comparar o efeito pretendido pelo jogador com efeitos de outras magias de mesmo círculo.
Transmutar Objetos apenas transforma matéria-prima bruta (atente para esse detalhe, pois isso não quer dizer "qualquer objeto") em um novo objeto com as limitações descritas (não pode ter mecanismos complexos, etc). Qualquer coisa além disso que pareça não ir contra esse efeito fica a critério do mestre (então cabe somente a ele avaliar as chamas e o dano de frio).
Imagem

Joonz
Mensagens: 28
Registrado em: 14 Ago 2021, 12:34

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Joonz » 12 Jun 2022, 11:39

Olá, meus consagrados.
Sobre o poder, Autoridade Eclesiástica na parte de "como regra geral..." onde o poder cita serviços em templos de sua divindade, ele se refere aos serviços da pagina 154? Ou qualquer tipo de serviço como um ferreiro e etc?

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6427
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Khrjstjano » 13 Jun 2022, 01:48

Joonz escreveu:
12 Jun 2022, 11:39
Olá, meus consagrados.
Sobre o poder, Autoridade Eclesiástica na parte de "como regra geral..." onde o poder cita serviços em templos de sua divindade, ele se refere aos serviços da pagina 154? Ou qualquer tipo de serviço como um ferreiro e etc?
Ao que me consta, ambos (conforme disponibilidade no templo).
Imagem

Kuro'McDowell
Mensagens: 48
Registrado em: 31 Mar 2021, 09:11

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Kuro'McDowell » 18 Jun 2022, 23:09

O bônus em testes de ataque concedido por Percepção Temporal (Poder Concedido de Aharadak) acumula ao Poder de Clérigo: "Abençoar Arma"?

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6427
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Khrjstjano » 19 Jun 2022, 12:59

Kuro'McDowell escreveu:
18 Jun 2022, 23:09
O bônus em testes de ataque concedido por Percepção Temporal (Poder Concedido de Aharadak) acumula ao Poder de Clérigo: "Abençoar Arma"?
Não.
Imagem

Kuro'McDowell
Mensagens: 48
Registrado em: 31 Mar 2021, 09:11

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Kuro'McDowell » 27 Jun 2022, 22:06

1- É possível aumentar o dano de Mortos-vivos invocados por 'Conjurar Mortos-vivos' aumentando seus atributos?
Como Físico Divino por exemplo, e conceder RD usando Pele de Pedra? Magias como Heroísmo aumentaria o dano dessas criaturas??

2 - No poder concedido "Servos do Dragão" de Kally, invoco 2d4+1 kobolds.
a) Estes Kobolds usam Força no dano? Se eu aumentar a Força deles, aumento o dano respectivamente?
b) Se eu der Defesa pra um Kobold, será necessário que o inimigo role um ataque contra ele?
c) Se eu aumentar o tamanho de um Kobold o dano dele aumenta em 1 passo? (1d6-1 > 1d8-1)

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6427
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Khrjstjano » 28 Jun 2022, 00:54

Kuro'McDowell escreveu:
27 Jun 2022, 22:06
1- É possível aumentar o dano de Mortos-vivos invocados por 'Conjurar Mortos-vivos' aumentando seus atributos?
Como Físico Divino por exemplo, e conceder RD usando Pele de Pedra? Magias como Heroísmo aumentaria o dano dessas criaturas??
FAQ 1.2, página 79.
  • Como efeitos que afetam aliados e inimigos funcionam em criaturas convocadas por magias de convocação?
    Elas são afetadas normalmente por estes efeitos, mas algumas podem não ter utilidade para alguns deles. Por exemplo, lançar magias que melhoram testes de ataque em uma criatura convocada por Conjurar Monstro não tem utilidade, pois ela causa dano automaticamente, sem fazer testes de ataque.

2 - No poder concedido "Servos do Dragão" de Kally, invoco 2d4+1 kobolds.
a) Estes Kobolds usam Força no dano?
Sim.
Se eu aumentar a Força deles, aumento o dano respectivamente?
b) Se eu der Defesa pra um Kobold, será necessário que o inimigo role um ataque contra ele?
c) Se eu aumentar o tamanho de um Kobold o dano dele aumenta em 1 passo? (1d6-1 > 1d8-1)
Vide questão 1.

Nota: uma criatura sem valor de Defesa é análoga a uma criatura sem mente. Elas não têm 0 nesta estatística, o que pode ser aumentado por efeitos de buff. Elas só não têm a estatística mesmo. Não é possível "dar um bônus" a algo que não existe.
Imagem

Responder

Voltar para “Tormenta”