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Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Enviado: 17 Mar 2018, 21:00
por Khrjstjano
pcnovaes escreveu:Olá, gostaria de uma sugestão quanto a uma regra opicional que estou criando.
A regra estimularia os personagens a comerem durante a aventura, e não apenas as rações de viagem para sobreviver, mas a cozinhar coisas mais elaboradas.
A pergunta é: é melhor dar bônus aos jogadores por comerem, ou impor penalidades pelo contrário? Quanto de bônus/penalidade e em quais atributos?

Estou alterando a descrição de vários monstros no bestiario de Tormenta para que aventureiros possam tirar alguns ingredientes deles. Estou me inspirando no mangá Dungeon Meshi, de Kui Ryouko.
Um problema que D20 tem com esse tipo de coisa mais mundana é que os personagens ganham dinheiro a rodo e coisas como alimentação são realmente ninharias para eles. Por conta disso, você precisa dar bônus e vantagens atraentes para que os jogadores não ignorem algo ou o rejeitem (o que não é bom em caso de regra imposta). A vantagem mais atraente e simples é a concessão de (ao menos) 1 talento extra para quem cumpre as obrigações da regra. Aí só não usa a regra quem está muito de boa em ser subotimizado ou é meio doido mesmo. :lol:

Mas também dá pra variar mais, como conceder treino em 1 perícia extra (de classe ou não, depende de você), PV extra, PM extra, bônus em testes ou perícias específicos, uso diário extra de habilidades... Enfim, vai da seu interesse, criatividade e de até onde você quer levar a coisa. O fato é que quanto mais coisa você dá que pode ajudar na construção do personagem, mais as pessoas vão gostar da sua regra.

Enfim, veja até onde você quer ir, principalmente em termos de complexidade. Normalmente, quanto mais simples, mais divertido, mas nem sempre é assim.

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Enviado: 17 Mar 2018, 21:46
por Gachimaru
Galera a magia Transformação em Orc ainda esta valendo ?

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Enviado: 17 Mar 2018, 21:48
por pcnovaes
Como disse, gostaria de uma house rule para tornar cozinhar interessante, justamente para recompensar alguém com Ofício (cozinhar). Quanto a regra de privações, ela só fala que o personagem pode morrer de fome, coisa que os jogadores resolvem comprando meia dúzia de rações de viagem antes de sair da cidade. E aí voltamos para "Como disse".

"Aí só não usa a regra quem está muito de boa em ser subotimizado ou é meio doido mesmo." A intenção aqui é mais recompensar roleplay mesmo.
Mas valeu pelas dicas. Dar ponto de pericia ou talentos fica fora do contexto, mas bonus temporarios nelas pode ser uma boa. Parece então que bônus é melhor que penalidade, ja que tem uma regra sobre morrer de fome.

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Enviado: 17 Mar 2018, 21:54
por pcnovaes
Gachimaru escreveu:Galera a magia Transformação em Orc ainda esta valendo ?
Vai depender do mestre ué.

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Enviado: 17 Mar 2018, 23:13
por RoenMidnight
Gachimaru escreveu:Galera a magia Transformação em Orc ainda esta valendo ?
Transformação em Orc é do d20? Esta em algum livro de TRPG?

Se a resposta para a segunda questão for "sim", ela esta valendo no sistema base. Se for não, e sim para a primeira você vai depender da retrocompatibilidade algo que não é sempre bem visto em quantidade relativamente grande de mesas dependendo de onde você jogue.

Até onde lembro para TRPG existe a Metemorfose de Vladislav: https://roenmidnight.github.io/grimorio ... -vladislav
pcnovaes escreveu:
Gachimaru escreveu:Galera a magia Transformação em Orc ainda esta valendo ?
Vai depender do mestre ué.
Seja bem vindo ao forum, entretanto, tome cuidado ao dar respostas como esta neste tópico. Aqui não debatemos "o que o mestre ou os jogadores vão utilizar em mesa" a não ser que esteja bem explícito quando levantada a questão. A ideia do tópico é debater as regras do sistema e apenas isto.

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Enviado: 17 Mar 2018, 23:21
por zeraider
Olá pessoal, boa noite.

Tenho uma duvida sobre um talento em uma situação especifica.

O talento é Memoria Racial.

Memória Racial
Você pode acessar lembranças de seus ancestrais selvagens para superar desafios na luta pela sobrevivência.

Pré-requisito: devoto de Natureza ou Monstros.

Benefício: você recebe +4 em testes de Sobrevivência e CA+ 1 em ambientes naturais.

Seguindo a ideia do Ptero Erudito com Naturalismo, criei o personagem com esse talento e estão em duvida sobre se o bônus de pericia que este talento dá funcionaria para todos os testes de pericia de sobrevivência, ou ele perderia esse bônus de +4 em locais como cidades humanas.

Na minha ideia, ele perderia esse bônus apenas em locais criados por magia e em zonas de tormenta, mas não sei se posso confirmar isso e por tanto gostaria de pedir a ajuda de vocês!! Valeu!

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Enviado: 18 Mar 2018, 00:01
por leondrax
zeraider escreveu:Olá pessoal, boa noite.

Tenho uma duvida sobre um talento em uma situação especifica.

O talento é Memoria Racial.

Memória Racial
Você pode acessar lembranças de seus ancestrais selvagens para superar desafios na luta pela sobrevivência.

Pré-requisito: devoto de Natureza ou Monstros.

Benefício: você recebe +4 em testes de Sobrevivência e CA+ 1 em ambientes naturais.

Seguindo a ideia do Ptero Erudito com Naturalismo, criei o personagem com esse talento e estão em duvida sobre se o bônus de pericia que este talento dá funcionaria para todos os testes de pericia de sobrevivência, ou ele perderia esse bônus de +4 em locais como cidades humanas.

Na minha ideia, ele perderia esse bônus apenas em locais criados por magia e em zonas de tormenta, mas não sei se posso confirmar isso e por tanto gostaria de pedir a ajuda de vocês!! Valeu!
´
sim sempre que ele sair de ambientes naturais ele perde os bonus desse talento

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Enviado: 18 Mar 2018, 10:24
por apenasyeu
Lord Seph escreveu:Geralmente metalurgia trabalha com metais em geral.

Armeiro em fazer armas e armaduras.

E ferreiro em objetos mundanos de metal.
Obrigado pela resposta!

Ainda tenho algumas dúvidas:
Qual seria o passo-a-passo (ofícios/conhecimentos) desde a localização do minério até a criação de uma arma/armadura?

Vou colocar o que eu interpretei, me corrijam se estiver errado!

1. Saber onde localizar o(s) minério(s) = Conhecimento Natureza ou Geografia
2. Realizar a extração do(s) mesmo(s) = Ofício Mineração
3. Trabalhar o(s) minério(s) para iniciar a forja = Ofício Metalurgia
4. Criação
4.1 Criar arma/armadura = Ofício Armeiro
4.2 Criar item mundano = Ofício Ferreiro

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Enviado: 18 Mar 2018, 10:47
por Lord Seph
1 - Também poderia ser Engenharia, mas seria o correto.

- 2 - Sim, e também poderia ser Engenharia.

3 e 4 - Todos os demais estão corretos, só lembrando que nada impede que um metalúrco faça uma armadura.

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Enviado: 18 Mar 2018, 11:02
por Senimaru
Zefy anda meio doido... Engenharia não serve apara isso. Olhe no Manuel do Arcano Pag 60-61 para respostas 1 e 2. A 3, não tem nada no sistema para tal coisa, poderia ser englobado talvez no oficio de coleta ou no de criação, não ligue muito pra isso.4.1 esta correto mas a 4.2 esta incompleta. O oficio Ferreiro pode ser usado para fazer armas e armaduras desde que ela seja toda feita de metal.