Rubro escreveu: ↑14 Set 2021, 13:38
Seus jogadores tão mais de Palhaçada que os meus!
Mas você não tem medo que o jogo deixe de ser divertido para eles e se torne frustrante? Eu deixei bem claro que a campanha era difícil e que morte em T20 era praticamente irremediável, mas ainda assim é muito chato perder um personagem que você colocou tanta dedicação bolando um background maneiro, interpretando, etc.
Na última sessão narrei uma aventura "spin off" pra eles ressuscitarem o Goblin que morreu na investigação das minas Heldret e, como mestre, foi a sessão mais gratificante pra mim. Porque foi uma aventura 100% original minha, não tava na campanha e ao término dela os jogadores pela primeira vez desde que começamos a jogar falaram "Isso foi emocionante demais!". Eu vi que realmente TODOS (eu incluso) nos divertimos juntos.
Eu entendo que a proposta da campanha Coração de Rubi e até mesmo do Tormenta 20 é ser difícil e eu tentei deixar isso bastante claro para os jogadores, mas no final das contas eu vejo que o jogo pode estar se tornando mais um sofrimento do que uma diversão. Então acho que cabe ao mestre fazer uma escolha: Manter a campanha difícil, porque foi assim que ela foi planejada ou manter a mesa.
Eu particularmente, prefiro optar por manter a mesa/o grupo. A jogadora que perdeu o goblin por exemplo se eu não desse uma solução para ressuscitarem o personagem dela sinto que ela abandonaria a mesa. E você pode falar "Se ela não quiser jogar mais o problema é dela". Mas o personagem dela era provavelmente o que tornava a campanha mais divertida. Fora que eu abri algumas vezes tópico aqui no fórum procurando jogadores pra mesa e somente 1 pessoa me respondeu esse tempo inteiro. Eu não sei se sou eu, mas nunca foi fácil pra mim achar jogadores. Jogadores comprometidos então, que interpretam seus personagens, prestam atenção enquanto eu estou narrando as cenas? Praticamente impossível. Então eu prefiro adaptar a campanha pro gosto deles, assim eles se divertem tanto quanto eu, do que esperar que eles se tornem bons estrategistas e combeiros, coisa que não tá nem perto de acontecer.
Sim, se não for pra ser divertido é melhor nem ter jogo. E ficar perdendo personagens é MUITO frustrante, um puta golpe na empolgação dos jogadores. Por isso tomei algumas medidas:
1) Deixei os jogadores avisados que a aventura é difícil e que vou fazer o mínimo de alterações (logo, não vou aumentar e nem diminuir o nível das ameaças)
2) Avisei de antemão que, COM CERTEZA, personagens vão morrer ao longo da campanha e combinamos as regras pros personagens novos (não pode fazer o irmão gêmeo perdido, vem no mesmo nível, dinheiro inicial, etc.)
3) Até o terceiro nível, os dois jogadores que nunca jogaram T20 (a ladina e o guerreiro), não morrem definitivamente mesmo que os personagens passem do limite de PV's negativos (que já dá mais segurança pra eles aprenderem com as burradas e o time pode criar estratégias mais ousadas)
4) De vez em quando, dou algumas "dicas" ou lembro os jogadores de usar/fazer certas coisas (comprar poções, usar poderes/habilidades, avisar quais missões no quadro eram mais difíceis, avisar quando certos gastos não valerão a pena, informar "fraquezas" que os heróis perceberam, etc.)
5) Inimigos com Inteligência baixa ou sem referência para estratégia, escolhe os alvos aleatoriamente (rolo um dado para decidir entre os alvos dentro do alcance)
Mas jogadas MUITO ruins eu "deixo" rolar a consequência, tipo quando o bardo qareen colou no Stagh pra usar Toque Chocante e morreu. Mesmo assim, pude aproveitar pra fazer uma cena de roleplay ótima do enterro e introduzir ainda mais elementos que apontassem pra influência da Guilda dos Mineradores sobre Yuvalin. E três sessões depois, eu ainda aproveito pra inserir a "memória" do personagem nos roleplays (cutucando o guerreiro que "deixou" o companheiro morrer com algumas lembranças, a tristeza da recepcionista da guilda que ele xavecava, etc.)
Uma outra situação tensa foi quando a ladina foi abatida. A jogadora ficou bem magoada e cheguei a pensar que fosse desistir mesmo sem ter perdido definitivamente a personagem. Ela continuou na mesa, mas mais de uma vez ela "brincou" que vai parar se a personagem morrer.