O "esquecimento" da Magia

Tormenta é o RPG mais completo do Brasil. São tantos suplementos que você vai mesmo precisar conversar com o pessoal para acompanhar tudo!
Avatar do usuário
Jefferson
Mensagens: 4
Registrado em: 11 Dez 2013, 14:24
Localização: Saquarema - RJ
Contato:

O "esquecimento" da Magia

Mensagem por Jefferson » 11 Dez 2013, 14:25

Saudações!

Estou criando esse tópico pra tirar uma dúvida quanto a ambientação de Arton. Não sei se o assunto já foi debatido aqui antes, se foi, peço desculpas pela criação do tópico extra.

A questão é que eu queria entender como é a abordagem dentro de jogo para o fato dos Magos "esquecerem" as magias que memorizaram no dia, depois de utilizadas. Eu sei que o esquema de PM ajuda na variedade entre os círculos, mas eles ainda precisam memorizar as magias.

Me lembro que no primeiro romance, Inimigo do Mundo, essa é uma questão abordada quando se conta a história do Rufus e de como ele se sentia mal por esse "esquecimento" repentino, só que não me lembro nem mesmo onde encontrar isso pra ler de novo.

Então essa é a dúvida, não encontrei no livro básico e nem no Manual do Arcano, um tópico específico sobre o motivo das coisas funcionarem assim. Alguém aí consegue ajudar?

Avatar do usuário
Nume Finório
Mensagens: 747
Registrado em: 06 Dez 2013, 15:25
Localização: Morro da Fumaça, Brasil, a única cidade com nome de Reinos de Ferro
Contato:

Re: O "esquecimento" da Magia

Mensagem por Nume Finório » 11 Dez 2013, 14:34

A única vez que isto é abordado é n'O Inimigo do Mundo, na real. Não lembro agora qual a explicação, qualquer coisa sobre ser o preço de Wynna para usar magia ou algo assim, mas qualquer coisa que se diga é só uma desculpa in game para uma mecânica do jogo, que é o antigo sistema vanciano de magias do D&D.
Isto não é uma democracia. Leia as regras do fórum!

Visite o RPGista!

Meus livros

Bestiário de Arton


Só Aventuras Vol. 3

Cosa Nostra RPG

Para 2016

Em tratamento médico, todos os projetos estão parados até o meu fígado parar de tentar me matar.

Avatar do usuário
Newkid
Mensagens: 1
Registrado em: 11 Dez 2013, 19:18

Re: O "esquecimento" da Magia

Mensagem por Newkid » 11 Dez 2013, 20:09

Jefferson escreveu:Saudações!

Estou criando esse tópico pra tirar uma dúvida quanto a ambientação de Arton. Não sei se o assunto já foi debatido aqui antes, se foi, peço desculpas pela criação do tópico extra.

A questão é que eu queria entender como é a abordagem dentro de jogo para o fato dos Magos "esquecerem" as magias que memorizaram no dia, depois de utilizadas. Eu sei que o esquema de PM ajuda na variedade entre os círculos, mas eles ainda precisam memorizar as magias.

Me lembro que no primeiro romance, Inimigo do Mundo, essa é uma questão abordada quando se conta a história do Rufus e de como ele se sentia mal por esse "esquecimento" repentino, só que não me lembro nem mesmo onde encontrar isso pra ler de novo.

Então essa é a dúvida, não encontrei no livro básico e nem no Manual do Arcano, um tópico específico sobre o motivo das coisas funcionarem assim. Alguém aí consegue ajudar?

sempre foi assim, e só mais uma regra idiota que poderia ser esquecida.

Serial101
Mensagens: 74
Registrado em: 09 Dez 2013, 19:17

Re: O "esquecimento" da Magia

Mensagem por Serial101 » 11 Dez 2013, 21:25

Jefferson escreveu:Saudações!

Estou criando esse tópico pra tirar uma dúvida quanto a ambientação de Arton. Não sei se o assunto já foi debatido aqui antes, se foi, peço desculpas pela criação do tópico extra.

A questão é que eu queria entender como é a abordagem dentro de jogo para o fato dos Magos "esquecerem" as magias que memorizaram no dia, depois de utilizadas. Eu sei que o esquema de PM ajuda na variedade entre os círculos, mas eles ainda precisam memorizar as magias.

Me lembro que no primeiro romance, Inimigo do Mundo, essa é uma questão abordada quando se conta a história do Rufus e de como ele se sentia mal por esse "esquecimento" repentino, só que não me lembro nem mesmo onde encontrar isso pra ler de novo.

Então essa é a dúvida, não encontrei no livro básico e nem no Manual do Arcano, um tópico específico sobre o motivo das coisas funcionarem assim. Alguém aí consegue ajudar?

isso é por que tal coisa não existe. a explicação é a q vc quiser dar. atualmente a q mais tem adeptos é a teoria do gozo interrompido, basicamente o mago prepara a magia e fica faltando só um pouquinho de nada, uns gestos, umas palavras e ele fica segurando a pressão, segurando, segurando com carinho até q bota pra fora de uma vez.

a da magia da memoria é a explicação dos livros do jack vance, lá as magias não eram magicas, mas sim complicadas instruções como uma maquina, e seu cerebro era parte do mecanismo, fazer a magia (as palavras e gestos) nada mais eram que botar a maquina pra funcionar.

pessoalmente eu não daria explicação nenhuma, é energia, o cara gasta e pronto. no maximo vc pode dizer que ele coloca a energia em um grimorio ou varinha e usa conforme a necessidade, assim ele só vai recarregando seu item de poder.

Avatar do usuário
Lord Seph
Mensagens: 14162
Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Re: O "esquecimento" da Magia

Mensagem por Lord Seph » 11 Dez 2013, 22:02

Esse foi um péssimo caso de regras versos licença poética.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.

Avatar do usuário
Cloud
Mensagens: 110
Registrado em: 10 Dez 2013, 14:42

Re: O "esquecimento" da Magia

Mensagem por Cloud » 12 Dez 2013, 00:12

Tbm acho uma regra idiota, mas também acho tudo que nerfe magos e jogadores de uma forma geral algo bom xD então gosto da explicação de dragonlance:

"A magia arcana envolve a manipulação direta das forças da criação. Elas são energias cataclísmicas, como se testemunhou durante a Era dos Sonhos, quando as divindades da magia foram forçadas a interceder para salvar os mortais de liberarem poderes além de sua compreensão. Como a magia arcana detém tanto potencial destrutivo, os deuses da magia invocaram o que mais tarde ficou conhecido como a Maldição dos Magos. É ela que força as magias a desaparecerem da mente dos magos após serem conjuradas, obrigando-os a descansar devido a seu efeito prejudicial à saúde, e levando-os a estudar suas magias indefinidamente. Sem essas proibições, os mortais poderiam liberar uma destruição em massa ainda maior que o Cataclismo."

Avatar do usuário
Lord Seph
Mensagens: 14162
Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Re: O "esquecimento" da Magia

Mensagem por Lord Seph » 12 Dez 2013, 00:18

Magia arcana para mim sempre fora 3 coisas bem simples.

Para um mago é baseado em seus estudos sobre forças naturais e metafísicas que poucos compreendem e utilizam como fonte de poder, mas que para manter a própria sanidade eles "esquecem" a magia após seu uso.

Para feiticeiros é sua força de vontade manipulando a realidade permitindo usar a as forças naturais para moldar e lançar magias... Um feiticeiro deveria ser mais focado em magias com subtipo elemental que qualquer outra forma.

Bardos não usam magia de verdade, sua forma de arte é produz efeitos mágicos semelhante aos dos magos e feiticeiros.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.

Avatar do usuário
Mitzblik
Mensagens: 186
Registrado em: 10 Dez 2013, 07:11
Localização: Estrela - RS

Re: O "esquecimento" da Magia

Mensagem por Mitzblik » 12 Dez 2013, 08:12

Lord Seph escreveu:Magia arcana para mim sempre fora 3 coisas bem simples.

Para um mago é baseado em seus estudos sobre forças naturais e metafísicas que poucos compreendem e utilizam como fonte de poder, mas que para manter a própria sanidade eles "esquecem" a magia após seu uso.

Para feiticeiros é sua força de vontade manipulando a realidade permitindo usar a as forças naturais para moldar e lançar magias... Um feiticeiro deveria ser mais focado em magias com subtipo elemental que qualquer outra forma.

Bardos não usam magia de verdade, sua forma de arte é produz efeitos mágicos semelhante aos dos magos e feiticeiros.
Gostei dessa explicação, principalmente a parte dos Bardos.

Avatar do usuário
Gounford
Mensagens: 22
Registrado em: 10 Dez 2013, 16:05
Contato:

Re: O "esquecimento" da Magia

Mensagem por Gounford » 12 Dez 2013, 11:21

Eles esquecem "por magia"!

Ok, na verdade acredito que a preparação de magia é o que realmente difere o mago do feiticeiro.

Então vamos lá...

Um feiticeiro tem um dom natural, ele manipula a magia como deseja, não tem limites e não precisa se esforçar para usá-la, logo eles podem usar a magia que quiser, limitando-se apenas pela sua energia vital (PMs).

Magos são estudiosos, eles não têm o dom natural da magia, eles se esforçam para poder usar o poder que tanto amam um poder não natural para si, ou seja, um poder muito poderoso e sobrenatural. Então é normal que eles preparem suas magias, já que dependem de estudo diário para poder usá-las.

Agora vamos ao esquecimento... Magos têm que canalizar sua energia vital para usarem suas magias, que exigem preparação, estudo e dedicação, então eles têm um poder limitado àquilo que está mais bem preparado para usar no momento, ou seja, àquilo que ele estudou no último dia. Isso porque esse poder é algo muito poderoso para sua mente comum, então se livrar do poder canalizado (a ideia da magia, ou preparação) é algo preciso, para que não haja danos a sua mente.

Imaginem magias de magos como complexos rituais gestuais, labiais e energético, então é normal que um mago tenha que estudar sempre. Pode ser encarado como uma "lei" e seus vários artigos, onde só com muito estudo é "decorado" por um advogado.

Então com o passar do tempo e o acúmulo de magias diárias, o mago consegue decorar mais coisas e acumular tantas magias diárias que funciona como se ele não às esquecesse nunca mais.

Mas claro, essa regra é chata e me fez desistir de jogar com magos muitas vezes. Pessoalmente não uso essa regra para clérigos, pois encaro uma prece como uma oração, mas se formos pensar, conhece alguém que decorou uma bíblia inteira, talvez só um sumo-sacerdote mesmo!


Obrigado!!!

Gounford.

Avatar do usuário
Mitzblik
Mensagens: 186
Registrado em: 10 Dez 2013, 07:11
Localização: Estrela - RS

Re: O "esquecimento" da Magia

Mensagem por Mitzblik » 12 Dez 2013, 13:14

Tem uma falha em várias das teorias de vocês, e se o Mago não utilizar a magia até o final do dia? Ele explode? hehehe

Responder

Voltar para “Tormenta”