SidSad escreveu:Cara, tô amaciando os meus amigos pra aceitarem tua mecânica. A questão que o Mitzblik levantou sobre a "injustiça" com não elfos e com feiticeiros é o que está gerando resistência por parte de alguns. A questão do feiticeiro é fácil de argumentar, acho que logo aceitarão. Mas outras raças, vou usar esse arquivo.
Eu mesmo não forcei a mecânica para nenhuma das 2 mesas que mestro atualmente, apenas propus. Disse claramente o que eles iam ganhar, e o que iam perder, e apenas isto:
Vocês não vão mais precisa preparar magias, mas as magias que vocês vão poder ter serão definidas por um teste. Não disse um "a" sobre mais nada, mas todos eles toparam na hora, inclusive os que jogam de Bardo e Abençoada, que não se sentira nenhum pouco prejudicados até agora. Inclusive, o jogador do Bardo é um dos caras mais reclamões de toda a cidade, e vive chorando por um monte de outras coisas que não tem nem sentido, mas ele não se sentiu nem um pouco prejudicado, o que ao meu ver é digno de nota. Quanto às raças e as chances de ser bem sucedido, é o seguinte...
CONJURADORES ARCANOS (7 raças muito boas)
Finntrolls (+4 de Int, +4 Identificar Magia): 55% (75% com Foco)
Elfos (+2 de Int, +4 Identificar Magia): 50% (70% com Foco, 90% com Arcano Completo)
Qareen (+2 de Int, +4 Identificar Magia): 50% (70% com Foco, 90% com Arcano Completo)
Meio Elfo (+2 de Int, +2 Identificar Magia): 40% (60% se gastar seu talento EXTRA em Foco)
Moreau (Raposa ou Serpente) (+4 de Int): 35% (55% se gastar seu outro talento extra com Foco)
Moreau (outros) (+2 de Int): 30% (50% se gastar seu outro talento extra com Foco)
Humanos (+2 de Int): 30% (50% se gastar apenas UM de seus DOIS talentos EXTRAS com Foco)
Raças comuns: 25% (45% com Foco)
Raças horríveis (-2 de Int): 20% (40% com Foco)
Nota: Fica na cara que CD 23 para magias de nível é adequada. Se fosse menor, Elfos e Qareens poderiam chegar a 100%, e isso é inaceitável. E a pior raça ainda tem 20%, uma chance considerável.
Nota: Pegar Foco em Perícia ajuda bastante, mas exceto para Humanos e Meio-Elfos, é duvidoso que seja vantagem. Magos especialistas podem ser muito mais úteis e economizar seus talentos. Mas para estas duas raças, não é problema, e eu mesmo pegaria Foco de certeza.
Nota: O talento Raça Avançada dá +5% de chance nos testes, mas impõem um redutor de -2 de Con.
Nota: Elfos e Qareens ganharam mais um talento de buff no MdR, mas como estas raças não ganham NENHUM talento extras, é altamente debatível que seja vantagem pegá-los. Magos Especialistas podem ser muito mais úteis também. Eu sinceramente pegaria metamágicos, que são muito mais úteis.
Nota: cada raça tem suas outras vantagens e desvantagens, mas preferi me ater somente aquelas pertinentes ao teste.
CONJURADORES DIVINOS (variação mínima entre raças)
Aggelus, Meio-Dríades, Pteros, Moreau da Coruja, Moreau da Hiena (+4 de Sab): 45% (65% se seguir as O&R)
Anões, Centauros, Gnolls, Humanos, Lefou, Meio-Elfos, Meio-Orcs, Minauros, outros Moreaus, Nagahs fêmeas, Velocis (2 de Sab): 40% (60% se seguir as O&R)
Raças comuns: 35 % (55% se seguir as O&R)
Raças horríveis (-2 de Sab): 30% (50% se seguir as O&R)
Nota: Raças que podem escolher onde colocar seus atributos foram listadas como se tivessem escolhido Sab.
Nota: A variação entre a melhor e a pior raça é de míseros 15%. Em termos do teste, faz pouca diferença ter bônus ou penalidade de Sab.
Nota: O mais válido é claramente seguir as O&R. Uma raça horrível que as siga já é 5% melhor que a melhor raça que não o faça.
Nota: Seguir as O&R ainda te dá direito a escolher algumas magias sem fazer o teste.
Nota: cada raça tem suas outras vantagens e desvantagens, mas preferi me ater somente aquelas pertinentes ao teste.
Viu? Não tem nada de injusto em coisa alguma. O problema mesmo é que o povo olha pro negócio e acha que sabe o que acontece, mas não sabe. Eu trabalhei nessa ideia por meses, pesquisando métodos e calculando as coisas levando em conta TODOS os elementos do jogo. Raças, evolução de perícias, habilidades de classe, talentos e PRINCIPALMENTE ITENS MÁGICOS. O problema é que tem gente que quer tudo de graça. CD baixa que é pra todo mundo passar no teste fácil, e virar a casa da mãe Joana.
Sobre Feiticeiros e Abençoados, eu criei o método justamente porque as regras opcionais de conjurar sem preparação do MdA não me agradaram, pois eliminam Feiticeiros do jogo. Usando este método, Magos tem o dobro de magias, mas tem listas muito imperfeitas. Feiticeiros tem metade das magias, mas elas são escolhidas a dedo. E há ainda a enorme diferença que as Linhagens e o Item de Poder + Magos Especialistas lhes confere. Elfos e Qareens podem chegar muito perto de ter listas perfeitas se pegarem uma Desvantagem, mas perdem MUITO poder bruto se fizerem isto. Um Mago Evocador Humano com uma Desvantagem pode ter QUATRO talentos metamágicos e para aplicar nas 3 magias que ele pode escolher (contei que todos tivessem Magias em Combate também), que poderiam ser todas de Evocação, ou seja, lhe dariam as opções de dano que precisa. O resto é resto e qualquer coisa será útil para algo.
Nota: fiz uma atualização na regra para conjuradores divinos para dar-lhes um forma de poderem escolher algumas magias sem teste. Deem uma olhada na matéria pelo link da minha assinatura.