Duvida sobre item magico

Tormenta é o RPG mais completo do Brasil. São tantos suplementos que você vai mesmo precisar conversar com o pessoal para acompanhar tudo!
Avatar do usuário
tabarra
Mensagens: 2
Registrado em: 16 Out 2016, 22:31

Duvida sobre item magico

Mensagem por tabarra » 17 Out 2016, 00:19

tentei postar no tópico fixo de duvidas, mas como ele esta trancado e eu não consegui esclarecer a minha, resolvi abrir um novo '-'

eu li e reli bastante sobre a criação de itens mágicos mas ainda existem questões que me deixam em duvida.

1- para que eu consiga "encantar" uma arma com uma magica cuja descrição na tabela é +5 (como Vorpal, por exemplo), essa arma deve ser +5, correto? isso também vale pra melhorias, como "brutal"? como eu tornaria uma arma +0 em +5?

2- aprimoramentos acumulam entre si? como por exemplo brutal, magistral, precisa, macabro etc.

3- usar um encantamento +1 numa arma +2, como por exemplo, uma adaga +2 em adaga do retorno. Essa arma perde 1 desses bônus em troca da magia e se tornaria Adaga do retorno +1?

4- supondo que eu queira ampliar a margem de crítico de uma arma, criando uma arma de mitral, precisa e afiada, (sem contar os talentos que acumulam.) consigo usar a magia lâmina afiada pra acumular com os demais efeitos?

essa ultima duvida é apenas aproveitando o tópico...

o bônus +1 da arma, melhora a jogada de ATQ, Dano ou ambas?

Desde já agradeço pela atenção :D

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6430
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: Duvida sobre item magico

Mensagem por Khrjstjano » 17 Out 2016, 01:43

tabarra escreveu:1- para que eu consiga "encantar" uma arma com uma magica cuja descrição na tabela é +5 (como Vorpal, por exemplo), essa arma deve ser +5, correto?
Você não encanta a arma. Ela já vem pronta.

E se ela é Vorpal, ela é equivalente a +5. É exatamente assim que se descreve.

Se ela é +2 flamejante, ela é equivalente a +3.

E por ai vai.
isso também vale pra melhorias, como "brutal"?
Não. Vale só pra armas mágicas.
como eu tornaria uma arma +0 em +5?
Não torna. Você compra pronta. Ou fabrica, com as regras do Manual do Arcano.
2- aprimoramentos acumulam entre si? como por exemplo brutal, magistral, precisa, macabro etc.
Nenhum tipo de equipamento, seja mundano ou mágico, acumula entre si.

Mas acúmulo é somatória de estatística iguais. Nenhum dos seus exemplos dá estatísticas iguais. Você não pode somar/acumular ataque e dano, por exemplo.

+1 de dano + 2 de ataque = +1 de dano e +2 de ataque.

1 laranja + 1 banana = 1 laranja e 1 banana. ;)

3- usar um encantamento +1 numa arma +2, como por exemplo, uma adaga +2 do retorno. Essa arma perde 1 desses bônus em troca da magia e se tornaria Adaga do retorno +1?
Se ela é +2 do retorno, ela é equivalente a +3.

Se é +1 do retorno, é equivalente a +2.
4- supondo que eu queira ampliar a margem de crítico de uma arma, criando uma arma de mitral, precisa e afiada, (sem contar os talentos que acumulam.) consigo usar a magia lâmina afiada pra acumular com os demais efeitos?
Nenhum efeito que dobra margem de ameaça acumula com outros efeitos do mesmo tipo. Então você só pode se beneficiar de 1 efeito que dobre a ameaça. O resto será desperdiçado. Além disto, estes efeitos são aplicados apenas sobre a margem de ameaça original da arma base, antes de contar qualquer outra modificação que ela tenha.

Depois de dobrar a ameaça você pode somar os bônus numéricos. Por exemplo, uma adaga afiada de mitral precisa é uma arma 15-20. Dobra de 19 pra 17, depois soma +1 e +1.
o bônus +1 da arma, melhora a jogada de ATQ, Dano ou ambas?
Se for o bônus mágico, ambos.

Outros aprimoramentos só dão um dos dois, especificados no aprimoramento.

P.S: Seja bem vindo. E use o tópico de discussão de regras para dúvidas deste tipo, não é necessário criar novos tópicos.
Imagem

Avatar do usuário
Feryox
Mensagens: 5
Registrado em: 22 Ago 2016, 23:52

Re: Duvida sobre item magico

Mensagem por Feryox » 17 Out 2016, 10:33

Aproveitando o tópico do colega, eu também gostaria de tirar uma dúvida sobre itens mágicos.

É possível modificar um item após criado? Por exemplo, digamos que eu tenha em mãos uma Espada Longa Flamejante +2. Seria possível através de ofício ou algum outro recurso transformar a Espada Longa em uma Espada Bastarda com os mesmos bônus e magias?

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6430
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: Duvida sobre item magico

Mensagem por Khrjstjano » 17 Out 2016, 12:25

Feryox escreveu:Aproveitando o tópico do colega, eu também gostaria de tirar uma dúvida sobre itens mágicos.

É possível modificar um item após criado? Por exemplo, digamos que eu tenha em mãos uma Espada Longa Flamejante +2. Seria possível através de ofício ou algum outro recurso transformar a Espada Longa em uma Espada Bastarda com os mesmos bônus e magias?
Transformar uma arma em outra só com magias como Desejo.

E não dá nem pra colocar mais poderes ou bônus mágicos, ou mesmo aprimoramentos mundanos numa arma já pronta.

A única coisa que dá pra adicionar é Melhoria Tecnológica, do Mestre Armeiro.
Imagem

Avatar do usuário
tabarra
Mensagens: 2
Registrado em: 16 Out 2016, 22:31

Re: Duvida sobre item magico

Mensagem por tabarra » 17 Out 2016, 13:04

Obrigado pela ajuda... Acho que minhas dúvidas quanto a criação de armas mágicas foram quase todas esclarecidas kkk

Agora, quanto a arma ancestral do samurai... Ele é o único caso que possuindo a arma pronta, pode comprar os efeitos mágicos de arma?

Eu andei estudando os livros, e acho que vou fazer uma leve modificação nisso na minha campanha... Uma forma de dificultar e ao mesmo tempo dar mais liberdade aos jogadores '-'

Ao meu ver, o talento criar obra prima se torna meio obsoleto depois da chegada do criar armas e armaduras mágicas... Pensei em dividir a tarefa entre os dois talentos... Dessa forma, um personagem com oficio de armeiro, pode criar por exemplo uma foice maciça de mitral, e um personagem com criar armas e armaduras mágicas, ficaria responsável por criar "runas mágicas" com o efeito desejado... Assim ele poderia criar uma runa da arma flamejante, por exemplo. A combinação daria uma foice maciça flamejante de mitral +1.

Estou sendo coerente na adaptação ou estou trocando 6 por meia dúzia? :?: :?: :geek:

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6430
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: Duvida sobre item magico

Mensagem por Khrjstjano » 17 Out 2016, 23:31

tabarra escreveu:Agora, quanto a arma ancestral do samurai... Ele é o único caso que possuindo a arma pronta, pode comprar os efeitos mágicos de arma?
Não. Que eu lembro de cabeça, tem o talento Arma de Família e as habilidades Presente dos Deuses (Cruzado) e Poder da Simplicidade (Guerreiro Pobre). Mas deve ter mais, só não me recordo agora.
Ao meu ver, o talento criar obra prima se torna meio obsoleto depois da chegada do criar armas e armaduras mágicas...
Ele é necessário para criar itens com qualquer aprimoramentos, itens monstruosos e tecnológicos presentes no Manual do Combate (veja página 67 deste livro). E também para se tornar Mestre Armeiro.

Criar Armas e Armaduras Mágicas é para arcanos e divinos fazerem itens mágicos. Outro assunto.
Dessa forma, um personagem com oficio de armeiro, pode criar por exemplo uma foice maciça de mitral...
Criar-Obra Prima já requer ser treinado em Ofício. E para fabricar um certo tipo de item, você precisa ser treinado em um Ofício adequado. Para fazer armas, tem que ser treinado em Armeiro, Ferreiro, Metalurgia ou algo assim.
Estou sendo coerente na adaptação ou estou trocando 6 por meia dúzia? :?: :?: :geek:
Alterações todo mundo faz. O caso é que parece que você não observou bem tudo que existe no sistema antes de pensar em modificá-lo. Normalmente quem explora bem o sistema faz modificações melhores, mais interessantes.

Na prática, porém, eu noto que muita gente faz modificações que não importam de verdade. Elas não são redundantes em si, mas são redundantes na prática porque ninguém usa aquilo de verdade. Ou porque usar aquilo não importa muito. E não adianta você perder tempo quebrando a cabeça para modificar, testar e ajustar regras obscuras, que nunca ou quase nunca são usadas ou valorizadas, no sentido de gerar alegria nos jogadores.

Fabricação de itens é algo meio assim. Fabricar itens é algo que podemos classificar como chato. Você precisa de dinheiro, precisa de uma build adequada (que te enfraquece em outros pontos) e precisa principalmente de tempo durante a campanha. Aí está todo mundo lá querendo tocar a história pra frente e você tentando fazer todo mundo ficar parado, por semanas e meses para tentar fabricar 1 ou 2 itens que vão dar... +1 em alguma coisinha. Ou 2d6 de dano quando arremessado em alguém, isso quando é bom o dano.

Tirando os níveis 1 ao 2, onde itens alquímicos podem ser realmente bem úteis, há poucas coisas que valem realmente a pena. E a única realmente muito, muito boa são poções de mana, para recuperar PM. E já é chato de ficar parando a história pra fazer isso, além de ser um ofício que é cheio de itenzinho pra ganhar bônus, o que só torna mais chato ainda. E outra coisa que vale a pena é ser Mestre Armeiro, porque se ganha acesso a melhorias únicas e excelente (e aí você já precisa de Criar Obra-Prima mesmo).

De resto, o restante das fabricações via ofícios são super secundárias, ou muito menos que isso. É um detalhe que fica ali no canto e mais gera encheção de saco do que diversão. Até porque se o personagem é nível X e tem direito a X0.000 tíbares de ouros, ele pega isso e vai num lugar e compra uma arma que quer e pronto. Só partir pra diversão de novo, então. Se ele for fabricar ou esperar alguém fazê-lo, seja NPC ou jogador (ele mesmo ou não), já vai travar a história, ter que ficar esperando e esperando (e muitos mestre adoram enrolar a história por este tipo de coisa sem importância, redundante e repetitiva) e diminuir a qualidade e ritmo da narrativa. Isso é tão real que muitas vezes as pessoas só têm certas armas ou outros itens complexos quando a campanha já começa no nível X e o jogador pode comprar os itens que quiser, do jeito que quiser que sejam, com o dinheiro inicial e explicar de onde ele veio no histórico do personagem.

"Fulano é o possuidor de Cremilda, uma poderosa espada forjada por seu pai (espada bastarda flamejante magistral anticriatura+3)". Uma frase assim e zás, alegria instantânea. Não tem que travar campanha, não tem que ficar ouvindo o mestre dizer "Você não encontra um ferreiro capaz de fazer esta arma, terá que viajar 984598479847 dias até a grande cidade de Abobrinha e tentar conseguir alguém que levará 4545890430948 dias para fabricar sua arma pelo preço de 8448095798475984 tíbares de ouro."

Por isso tudo, o que eu aconselho é: se for modificar algo nas regras, faço algo que deixe as coisas mais simples, funcionais e divertidas. O resto é encheção de linguiça. Detalhes que pouco importam, especialmente porque a função do mestre é proporcionar uma boa história e diversão para os jogadores. E se as regras são mais assim ou mais assado, importa menos. O que interessa mesmo é a hora em que Fulano estiver usando Cremilda, a Espada das Chamas, para decepar o braço do orc que ameaçava o aldeão idoso por pura maldade ou investir contra o gigante de gelo que ameaça esmagar seus companheiros.

O resto é trivial.
Imagem

Avatar do usuário
Pyromancer
Administrador
Mensagens: 645
Registrado em: 06 Dez 2013, 18:29
Localização: Prendik

Re: Duvida sobre item magico

Mensagem por Pyromancer » 23 Nov 2016, 09:53

Continua aqui.

Trancado

Voltar para “Tormenta”