Mundos dos Deuses

Tormenta é o RPG mais completo do Brasil. São tantos suplementos que você vai mesmo precisar conversar com o pessoal para acompanhar tudo!
Avatar do usuário
jamilkender
Mensagens: 849
Registrado em: 11 Dez 2013, 17:31
Localização: Yuvalin
Contato:

Re: Mundo dos Deuses

Mensagem por jamilkender » 10 Fev 2017, 19:53

Khrjstjano escreveu: Eu tô; ela diz o seguinte.
  • Vitória a Qualquer Preço (Combate)

    Você dá tudo de si para vencer uma luta.

    Pré-requisitos: For 13, Con 13, Tolerância, Vitalidade.

    Benefício: com uma ação de movimento, você pode
    sofrer 1 ponto de dano de Constituição e receber um bônus
    de +2 na suas próximas jogadas de ataque e dano.
    Você pode
    escolher sofrer mais dano para receber um bônus proporcional
    (+2 para cada ponto de dano sofrido), até um bônus máximo
    de +10 por uso.

    Especial: apenas criaturas vivas (com um valor de Constituição)
    podem usar este talento. Você não pode usar esse
    talento se for imune a dano de habilidade.
Tirando que faltou o plural na preposição, tu só tá ganhando os bônus nos próximos ataques, não tem nenhum limitador de quantos próximos, o que faz com que sejam todos os próximos.

Mas qualquer um vê que isso tá errado e vai fazer a mesma pergunta que o Aldenor fez: "Quando isso acaba?".

Tem outros efeitos assim espalhados no sistema, normalmente de medo e fadiga, que só deixam os inimigos com o efeito e pronto, se vire pra se livrar dele. :lol: Mas qualquer um vê que é erro.
Então, eu acho que continuo não entendendo da onde vem essa falta de limitador dos próximos. Vale pra a próxima jogada de ataque, e pra próxima jogada de dano. Fez as jogadas, acabou.

Meu ponto é que "as próximas jogadas de ataque e dano" é uma pluralização possível de "a próxima jogada de ataque e a próxima jogada de dano" (mas acho que achei problema. Faltou uma vírgula depois do "jogadas", pra ficar inequívoco).

Ou eu sou burraço e continuo não entendendo :lol: (é uma possibilidade...)
@alvarofritas / RPGista

BURP disse: Eu fico imaginando como é pra vocês ver um autor como o Jamil. Normalmente autores tem uma visão bem conservadora do próprio jogo - combo é apelão, não pode estragar meu jogo, o mestre tem que proibir. O Jamil ouve um combo desses e ainda manda "olha, faz isso e isso e tu ainda consegue fazer a mesma coisa três vezes por rodada." =P

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6436
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: Mundo dos Deuses

Mensagem por Khrjstjano » 10 Fev 2017, 20:31

jamilkender escreveu:(mas acho que achei problema. Faltou uma vírgula depois do "jogadas", pra ficar inequívoco).
Evitaria a ambiguidade e seria bem útil, pois eu duvido bastante que alguém sequer considere a opção que você sugeriu (parece mais uma tentativa de usar semântica pra nerfar o negócio). Quem desconfiar de que tenha algum limitador vai ser por puro "Não é possível que seja pra sempre!" :lol:
Editado pela última vez por Khrjstjano em 10 Fev 2017, 21:10, em um total de 1 vez.
Imagem

Avatar do usuário
Aldenor
Mensagens: 17601
Registrado em: 09 Dez 2013, 18:13
Localização: Curitiba, PR

Re: Mundo dos Deuses

Mensagem por Aldenor » 10 Fev 2017, 20:33

Khrjstjano escreveu:De qualquer forma, eu falei antes sobre Qareen e Sprite com Vitalidade das Fadas. Qualquer coisa diferente disso é sub-otimização. Eles não perdem PV porque estes vêm do Carisma.
MEU. DEUS.
Khrjstjano escreveu:No caso dos humanos, é uma troca deliciosa. Tu perde 2 PV por nível e ganha +10 de acerto e dano. Podia perder mais PV! :lol:
Pra ter +10 tu precisa perder 5 de Constituição. Significa 3 PV por nível. Em um PBF (Ascensão e Queda) eu pensava que durava o combate todo. Fui de Constituição 22(+6) para 18 (+4), perdendo 2 PV por nível para ganhar +8 no ataque e dano. Perdi 30 PV. Depois eu vi que faria bastante falta... ahahahahaaha Mas aí Jamil falou que dura uma rodada então eu pedi pra trocar o talento. Comprei Chuva de Golpes e Ataque Duplo mesmo. Mais porradas, mais dano.
jamilkender escreveu:Ou eu sou burraço e continuo não entendendo :lol: (é uma possibilidade...)
Que nada. É que na literatura de regras de TRPG que temos é sempre dito "na próxima jogada de ataque e dano". Então, quando vi esse texto diferente, fiquei pensando que podia ser nas próximas jogadas de ataque e nas próximas jogadas de dano Hehehehe... só que sem limite! Então, lembrei de uma das habilidades do Samurai do Vulcão do Manual do Guerreiro (e de outras tantas) e o Resoluto do Guerreiro Pobre que faltou texto para dizer que a duração era "até o fim do combate". Achei ser o mesmo caso.

O seu texto tá certo (claro), mas meu erro veio pelo acesso ao histórico de equívocos de textos de algumas habilidades de classe de outros carnavais...
Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem
Imagem Imagem

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6436
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: Mundo dos Deuses

Mensagem por Khrjstjano » 10 Fev 2017, 21:00

Aldenor escreveu:Pra ter +10 tu precisa perder 5 de Constituição. Significa 3 PV por nível.
Nope, se tu vai usar isso, tu vai deixar o valor ímpar, é claro. A não ser que não queira otimizar o personagem. 8-)
Imagem

Avatar do usuário
Aldenor
Mensagens: 17601
Registrado em: 09 Dez 2013, 18:13
Localização: Curitiba, PR

Re: Mundo dos Deuses

Mensagem por Aldenor » 10 Fev 2017, 21:27

Khrjstjano escreveu:
Aldenor escreveu:Pra ter +10 tu precisa perder 5 de Constituição. Significa 3 PV por nível.
Nope, se tu vai usar isso, tu vai deixar o valor ímpar, é claro. A não ser que não queira otimizar o personagem. 8-)
Nem sempre dá pra deixar no número ímpar... ahahahaha no meu caso não tinha dado mesmo. Mas agora já era, troquei os talento tudo!

Engraçado que eu tinha visualizado o Vitória a Qualquer Preço como um kaioken: você gasta um montante de energia para melhorar sua velocidade (ataque) e poder (dano). Mas como dura por uma rodada só, acaba que esse Kaioken é muito devastante... ahuahuaahuahu
Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem
Imagem Imagem

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6436
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: Mundo dos Deuses

Mensagem por Khrjstjano » 11 Fev 2017, 11:19

Colocar 1 ponto de Con quando upasse de nível já resolveria, mas como já foi, já foi.
Imagem

Avatar do usuário
Pyromancer
Administrador
Mensagens: 645
Registrado em: 06 Dez 2013, 18:29
Localização: Prendik

Re: Mundo dos Deuses

Mensagem por Pyromancer » 16 Fev 2017, 22:15

Finalmente pus as mãos no meu livro e pude lê-lo. E caceta, que delícia! Não tive tempo de organizar minhas ideias certinho (e essas próximas semanas estão difíceis), então vou soltar uns comentários rápidos na ordem que me surgiram enquanto eu lia o livro:

* Finalmente um livro de cenário novo! É claro que os manuais de classe, bestiários e livros de aventuras trazem material do cenário também, mas um livro com uma parcela considerável de cenário e mudança já fazia algum tempinho, até onde me lembro.

* Estranhei muito, inicialmente, a mudança do modelo planar para mundos/planetas. E, por já estar tão acostumado com o formato antigo, continuo achando estranho. Mas, apesar de estranho, adorei! Como estudante de engenharia aeroespacial e amante de Spelljammer, já estava bastante instigado desde o Só Aventuras - Volume 4. E faz de Tormenta cada vez mais um cenário que pode ser utilizado para campanhas de qualquer gênero imaginável (algo que sempre amei no cenário).

* Obrigado pelas mini-fichas dos personagens ao longo do texto. Isso sempre me fez falta em vários dos últimos livros de Tormenta e gostei muito que foi bastante utilizado no MdD.

* Por mais que pra mim não seja algo essencial, me agradou bastante os nomes e (principalmente) sobrenomes aportuguesados.

* Não senti falta das descrições de deuses, avatares ou coisa que o valha. Não significa que eu não gostaria destas descrições, mas é um livro sobre seus mundos, e nisso concordo plenamente que os deuses em si não cabem no escopo. Uma nova edição de O Panteão cairia bem, e agora teria ainda mais espaço para aprofundar os deuses em si considerando que muito do material da antiga edição já foi atualizado e/ou expandido em livros como Mundos dos Deuses, Manual do Devoto e Mundo de Arton - O Panteão.

* Aquela esperançazinha marota de ver Dado Selvagem (e tantas outras séries) concluída algum dia. :cry:

* Fiquei bastante contente em ver a grande presença de Moreau em Arbória. Fico contente com todos esses laços que reforçam que Tormenta e Moreania não se tratam de cenários desvinculados (ou mesmo de coisas realmente diferentes).

* Gostei muito dos elementos comuns a vários mundos, como o Grêmio dos Caçadores e, principalmente, o Abismo e os Nove Infernos.

* Deathok foi provavelmente meu mundo preferido, com o Templo do Despertar, Poço das Almas, Conselho dos Esquecidos e, especialmente, Nerak (mas olha, não teve um que não causou uma boa empolgação na leitura, tanto é que li o livro tão rápido).

* As várias referêncais espalhadas pelo livro também agradaram bastante, mas sinto que por eu ter estado tão longe da cultura nerd não tenha reconhecido metade (mas a minha favorita foi o Mestre Kame, hehe).

* Gostei do modo como a Divina Serpente foi colocada.

* Kaz'zil é realmente só Mago 6/Professor de Magia 10? Como reitor da maior academia de magia do multiverso, esperava um pouco mais dele.

* Estou aguardando ansiosamente o BURP ressuscitar os netbooks sobre Magibol (D20, 3D&T), agora quem sabe como oficiais. Dependendo do caso até posso dar uma mão a longo prazo. Até na época que eu era chato e detestava material não oficial eu adorava esses netbooks.

* O que foi a reaparição do Syrion? Carai, que crueldade.

* Uma coisa que eu ainda gostaria de ver, seja como web-enhancement, matéria na Dragão Brasil ou o formato que for, é alguma descrição de Ninvenciuén pré-Tormenta no mesmo estilo dos demais mundos do livro, e quem sabe aparecendo alguns elementos como os Elfos-das-Neves e Elfos-do-Deserto em regras.

* Fiquei bastante curioso com a Grande Guerra Civil citada na descrição da Academia Militar Exceler.

* Senti falta de Beluhga em Ordine.

* Também senti falta do Moóck.

* Cheguei a conclusão de que o Tex Scorpion Mako já virou tipo um easter egg dos livros de Tormenta. O cara tá em todas (Guia da Trilogia, Tormenta RPG, Manual do Combate...), haha!

* Dislik está de volta! Mas engraçado ele ter ido parar em outro lugar que não Chacina (e não menos divertido e interessante).

* A descrição das Cavernas Diltrinn, para alguém levemente claustrofóbico como eu, foi um tormento.

* Me assustei um pouco com Vitália e seu mundo não muito pacifista. Não me recordo como era nos livros anteriores, talvez por isso tenha me surpreendido um pouco.

* Senti falta de uma descrição mais detalhada do Torneio de Keenn como aquela do Tormenta Alpha, mas entendo o motivo de algo assim não entrar no livro.

* Acho que aqui vai a minha única crítica maior para o livro, apesar de entender o que levou a definição do formato final do mesmo: achei que ficou desbalanceada a proporção de material de jogo em relação à descrição dos mundos. Tenho plena concordância que, diferente de um O Reinado, era necessário sim ter uma boa parte de regras neste livro, e também sei que independente do tamanho sempre ia acabar faltando coisas (afinal, se num livro que era maior e tinha como escopo descrever meio continente já ficava muita coisa de fora, imagina um livro que precisa descrever mais de vinte mundos). E não estou criticando o que entrou, pelo contrário, gostei de absolutamente tudo (tudo mesmo!), mas a minha crítica vai no sentido de que algumas dessas coisas caberiam no escopo de outros livros (os monstros poderiam entrar num bestiário, por exemplo), já uma ou duas páginas a mais de descrição de cada mundo ou descrições mais detalhadas de outros planos são bem mais difíceis de encaixar.

* Nesse sentido, senti falta de descrições um pouquinho mais detalhadas dos planos elementais, paraelementais e quasielementais (apesar de que esses dois últimos não sei se já foram inclusos em Tormenta antes, mas era uma boa oportunidade), nos moldes da matéria que o Marcelo Wendel escreveu na DragonSlayer #18. Achei também que poderia ter a descrição mais detalhada de algum semiplano exemplo, para o qual o Reino dos Pesadelos serviria muito bem; e poderia ter descrições breves (coisa de um parágrafo ou duas ou três frases) de alguns outros mundos de exemplo, mas isso na verdade é bem passável.

* Fique com uma leve impressão de que uma partezinha ou outra acabou tendo que ser achatada para caber no livro. Mas nada que chamou demais a atenção.

* Tem uns detalhezinhos que parecem bestas, mas que enchem o cenário de cor e detalhes e mostram que ele se tornou um negócio absurdamente completo e abrangente. Um exemplo claro é que agora até signos e astrologia ele tem! E olha que eu, Vitor, adepto do materialismo histórico e dialético, abomino astrologia, mas não tive como não achar genial de encontrar esse tipo de coisa no livro.

* Sei que o tio Brauner não anda mais muito por aqui, mas fiquei numa seca pra ver aquela brincadeira de primeiro de abril dele, o Tormenta 50.000 AD, se tornar realidade depois de ler esse livro.

Enfim, gostaria de parabenizar os três autores pelo baita livro de estréia, que (apesar das críticas) eu não tenho dúvidas de que se trata de um dos melhores livros do cenário, que conseguiu captar tudo quanto é gosto de fã e inseri-lo de modos muito bem trabalhados no texto, além de trazer muita coisa nova e inesperada. Minha nota final é um 8,5/10. Fico ansioso pelos próximos trabalhos do Trio! :)

Avatar do usuário
ISMurff
Mensagens: 3273
Registrado em: 10 Dez 2013, 13:50

Re: Mundo dos Deuses

Mensagem por ISMurff » 17 Fev 2017, 08:29

Pyromancer escreveu:
* Me assustei um pouco com Vitália e seu mundo não muito pacifista. Não me recordo como era nos livros anteriores, talvez por isso tenha me surpreendido um pouco
Vitália é um tapa na cara de quem passou a vida inteira pregando o pacifismo e que agora vai passar o pós-morte correndo de dinossauros agigantados. A não ser que o devoto de Lena tenha a "sorte" do Dislik e ir parar em um mundo mais em comum com ele (Serena).

Um devoto de Alihanna ou Megalokk se sentiria mais em casa em Vitália que um devoto de Lena.
"Barbárie é o estado natural da humanidade. A civilização não é algo natural. É um capricho de circunstância. O barbarismo há de triunfar sempre no final."

- Robert E. Howard

Avatar do usuário
Lord Seph
Mensagens: 14162
Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Re: Mundo dos Deuses

Mensagem por Lord Seph » 17 Fev 2017, 09:17

Sair correndo de teradinos não é nada, assustador são aquelas crianças.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.

Avatar do usuário
Lucena
Mensagens: 4033
Registrado em: 13 Jan 2015, 21:24

Re: Mundo dos Deuses

Mensagem por Lucena » 17 Fev 2017, 09:23

O negócio é cair em um mundo Neutro e Leal. Parecem ser os mais habitáveis apesar dos ocasionais Diabos por ai.
Everything Lives!

Código: Selecionar todos

[quote="Pelleas"][img]https://i.imgur.com/qkSeY1p.png[/img]
 [/quote]

Responder

Voltar para “Tormenta”