Análises de Raças


Tormenta é o RPG mais completo do Brasil. São tantos suplementos que você vai mesmo precisar conversar com o pessoal para acompanhar tudo!

Mensagens: 77

Registrado em: 19 Ago 2017, 00:41

Mensagem 20 Fev 2018, 21:04

Re: Análises de Raças + Estatísticas (Habilidades e Perícias

Khrjstjano escreveu:Seja bem vindo à lista de membros que contribuem com análises. Creio que posso dizer em nome de outros que esperamos que possa contribuir com mais análises no futuro. ;)


Pode apostar que por mim vai ta saindo mais algumas por ai, a algum tempo to afim de fazer algumas pra ver se mais gente cria coragem tambem,seria legal se chegasse no ponto de ter diferentes analises sobre a mesma classe ou raça,criando varios pontos de vista diferentes ajudando quem é novo além de dar ideias novas pra quem ja é mais antigo

Mensagens: 142

Registrado em: 03 Mar 2016, 21:59

Localização: Lá na esquina!

Mensagem 21 Fev 2018, 08:57

Re: Análises de Raças + Estatísticas (Habilidades e Perícias

Gostei da análise do elfo do céu, muito bem feita.

A única coisa que acho que poderia melhorar são as cores do texto dourado e azul claro, tá muito claro, ficando difícil de ler.

Mensagens: 1

Registrado em: 08 Set 2017, 21:48

Mensagem 03 Mar 2018, 14:14

Re: Análises de Raças + Estatísticas (Habilidades e Perícias

eu gostaria de saber se haveria possibilidade de ter uma raça/ modelo de nephilim de jogo....pra quem não sabem nephelim são cruzas de anjos com demonio/diabos ou sulfures com angelos
Avatar do usuário

Mensagens: 5297

Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07

Localização: Atrás de você. Não olhe.

Mensagem 03 Mar 2018, 15:17

Re: Análises de Raças + Estatísticas (Habilidades e Perícias

GilbertoH escreveu:eu gostaria de saber se haveria possibilidade de ter uma raça/ modelo de nephilim de jogo....pra quem não sabem nephelim são cruzas de anjos com demonio/diabos ou sulfures com angelos


Este tópico é usado para analisar as raças existentes no jogo conforme publicado pela editora em diversas mídias. Para o que você quer, o indicado é a área de fan-fic, onde alguém pode se interessar em criar algo assim. ;)
Avatar do usuário

Mensagens: 11

Registrado em: 13 Jan 2017, 20:03

Mensagem 23 Mar 2018, 11:01

Re: Análises de Raças + Estatísticas (Habilidades e Perícias

Opa, bom dia/tarde/noite.
Gostaria de pedir analise do Moreau do Leão. Obrigado ;)
Avatar do usuário

Mensagens: 12009

Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Mensagem 23 Mar 2018, 11:14

Re: Análises de Raças + Estatísticas (Habilidades e Perícias

Faz tempo que espero o Leão da Proerd aqui :lol:.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.
Avatar do usuário

Mensagens: 5297

Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07

Localização: Atrás de você. Não olhe.

Mensagem 20 Mai 2018, 21:04

Re: Análises de Raças

Imagem

Moreau do Búfalo

Hoje é dia de analisar mais um Herdeiro Moreau, depois de um longo hiato nas análises, no qual apenas preparei as próximas (de todos os Moreaus restantes — fiz apenas o do gato até o momento).

Mas antes de dar sequência ao trabalho, um lembrete...

! Se você ainda não o fez, leia primeiro a análise dos moreaus básicos (sem talento de Herdeiro).
! Você também pode ler essa análise complementar para algumas informações extras.
Já fez isso? Então, bora ler.


Mas antes, vamos entrar no clima do búfalo...



Herança do Búfalo
O búfalo é seu ancestral. Você tem pele negra e pequenos chifres vestigiais.

Benefício: você recebe um bônus permanente de Força +2. Além disso, escolha duas habilidades entre as seguintes:

• +2 em jogadas de ataque para atropelar, derrubar e empurrar.
• +4 em jogadas de ataque (em vez de +2) quando faz investidas.
• +4 em testes de Intimidação.
• Faro. Você percebe criaturas a até 9m e recebe +4 em testes de Sobrevivência para rastrear.
• Ataque natural de chifres (1d6). Você tem chifres maiores e pode executar um ataque adicional por rodada com os chifres, mas provoca penalidade de –4 em todos os ataques (incluindo este).


Vejamos o que podemos perceber aqui, antes de mais nada. +2 de Força indica que estamos falando de uma raça porradeira. Quatro das cinco opções de habilidade confirmam isto, nos fornecendo coisas que vão bem com Força extra. Ao mesmo tempo, podemos também ver que dentro deste arquétipo pancadeiro poderá haver aí alguma variação nos estilos de luta e ação...

Mas vamos com calma. Vem de carona com o...

Imagem

Você recebe um bônus permanente de Força +2.
(Outros Moreaus: Leão.)


Força extra é sempre bom. Via Golpe com Duas Mãos ganhamos +2 de dano só desse bônus. Além disso, como Moreaus também ganham um segundo +2 para colocar onde quiser, essa se torna uma raça que pode pegar Grandão, caso queira otimizar seu dano e bônus em manobras, no entanto perdendo com isso acerto, CA e Furtividade. E isso é muito bom para o Moreau do Búfalo, que pode ter bônus em 3 manobras de combate, além de bônus extra em investidas (e acesso a talentos que funcionam bem com ela, através de seus chifres). +2 de Força também nos dá mais acerto com armas corpo-a-corpo, o que facilita muitas coisas.

Além disso, não há como negar que Força é um atributo que além de muito bom, é mais do que isso bastante popular no sistema. O búfalo em si não me parece um animal tão atraente, no entanto; um Moreau do Leão em si já tem uma certa aura de nobreza, realeza e/ou distinção. Porém, para campanhas com um pé no velho oeste e em Smokestone, no caso de Arton, eles são uma opção que se encaixa muito mais naturalmente. Quando for jogar uma campanha assim e quiser um personagem bruto e bem embasado, Moreau do Búfalo é uma boa pedida.

Dito isto, chequemos melhor no que a Força do Búfalo vai se aplicar, agora.

+2 em jogadas de ataque para atropelar, derrubar e empurrar.
(Outros Moreaus: Nenhum.)


+2 não é um bônus que chama tanta atenção, considerando que talentos de manobra aprimorados dão +4 pontos. No entanto, note que são 3 manobras. Nenhum outro Moreau ganha bônus em mais do que 1 manobra, além do que apenas 1 deles ganha bônus numa dessas (Crocodilo: derrubar). Todos os outros ganham bônus apenas para agarrar, o que os empurra para estilos de luta muito diferentes do seu (Monge jiu-jiteiro e coisas assim). Vale notar também que +2 em uma manobra é o mesmo que +4 de Força te daria, então definitivamente isso não é pouco.

Se você quiser adicionar Grandão à jogada, terá +6 de bônus nas 3 manobras. No entanto, com ou sem Grandão, há algo que deve levar em conta: Ataques de Oportunidade. Se sua mesa os utiliza, não dá pra sair fazendo manobra sem risco de tomar dano (ou até uma manobra em reação). A forma mais simples de valer-se de seus bônus é com uma arma de maior alcance que o inimigo (ex: Corrente com Cravos, via Usar Arma Exótica) ou o talento Membros Estendidos, caso no qual você até ainda concede AdO por manobra, mas estará fora do alcance do oponente, frustrando com isso sua possibilidade de atacá-lo.

Por outro lado, você também pode querer comprar os talentos de manobra aprimorados, seja para evitar AdO's (e se fizer isso passa a não depender mais de arma comprida ou Membros Estendidos, economizando ao menos 1 talento), ou para maximizar a chance de realizar suas manobras com sucesso (+4 do talento aprimorado, +4 de Grandão, +2 racial, -1 de Grandão = +9 de vantagem sobre seus inimigos que não tenham coisas iguais ou equivalentes). No entanto, fique de olho que Atropelar e Empurrar Aprimorados possuem como pré-requisito Ataque Poderoso, algo que você tende a gostar de ter, mas Derrubar Aprimorado precisa de Especialização em Combate (que por sua vez precisa de 13 de Int). Dessa forma, sem arma comprida ou Membros Estendidos, fica bem mais difícil explorar as 3 manobras eficientemente.

Estranho pacas, de início, mas esses bônus também funcionam bem com Tiro Especial e Arco Élfico ou Composto. O bônus de Força ajuda no dano e o outro +2 pode ir tanto em mais Força, quanto em Destreza, o que viabiliza Moreaus do Búfalo como arqueiros muito bons. Apenas o bônus de Atropelar não será aproveitado pelo arco, mas aí dá pra fazer algo com Ataque Poderoso >>> Atropelar Aprimorado e ter um arqueiro bastante incomum em jogo, que atropela inimigos no braço e empurra e derruba à distância. Com o golpe marcial Ferir Perna a coisa fica ainda melhor, especialmente porque esse golpe tem CD baseada em Força.

Mas independentemente do que você faça, Atropelar é certamente sua melhor manobra, devido não só a poder usar Grandão e ter bônus em Força, mas também ao fato dessa manobra durante uma investida ser feita com ação livre (o que permite atropelar muitos alvos no caminho se for vencendo os testes de manobra), mas também pelo Moreau do Búfalo poder ainda escolher ter um bônus extra de acerto em investidas, como veremos abaixo, que pode ser ainda mais otimizado com o talento Investida Aprimorada. E como sem Atropelar Aprimorado os inimigos podem simplesmente sair de seu caminho, você certamente vai querer ter esse talento, o que te deixará com um bônus para atropelar bem grande (+2 racial para atropelar, +2 racial para investidas, +2 extra de Investida Aprimorada, +2 da própria investida, +4 Grandão, +4 Atropelar Aprimorado = total de +16 para atropelar SEM CONTAR FORÇA E BBA).

Você se torna literalmente uma locomotiva passando por cima dos oponentes!!!

Então, no geral, esta habilidade racial, embora não tão forte quando tomada em separado e talvez não tão atraente ao primeiro olhar, faz valer a pena otimizar o personagem em diversos caminhos, inclusive um de ataque à distância. Habilidade bem boa, eu diria.

Imagem

+4 em jogadas de ataque (em vez de +2) quando faz investidas.
(Outros Moreaus: Nenhum.)


Usando isso com Investida Aprimorada são +6 de acerto. É muita coisa!!! Mas além do que foi dito acima, tem mais coisas interessantes com o que usar esse bônus, caso o escolha. Já falei do uso dele com o +2 em manobras, mas também dá pra deixar isso de lado e escolher outra habilidade racial: Chifres. Pra que? Para depois comprar os talentos Marrada Poderosa e/ou Marrada Ligeira, conforme sua preferência.

Mas mesmo sem pensar nessas coisas mais particulares do Moreau do Búfalo, só o fato de você, no nível 1, poder pegar Investida Aprimorada + Ataque Poderoso + Golpe com Duas Mãos (e se tiver uma Desvantagem nem precisa de classe que dê talento para isto), tendo ainda até 22 de Força, já te torna bastante mortal. Dano alto no nível 1 muita gente dá, mas algo que poucos podem ter é dano alto + acerto alto e você poderia atacar com Ataque Poderoso +11 (dado+16). E, como dito, ainda dá pra ter +1 talento de classe para melhorar isso (Arma de Família, Usar Arma Exótica, posturas que dão +2 de acerto, etc) ou cobrir outras áreas (coisas como Duro de Ferir, Lógica Labiríntica, etc).

Ah, quase ia esquecendo de dizer que nenhum outro Moreau tem acesso a esta habilidade. Na verdade, nenhuma raça tem nada assim. Em suma, esta é mais uma habilidade muito boa que faz valer a pena otimizações por certos caminhos.

+4 em testes de Intimidação.
(Outros Moreaus: Leão, Morcego, Serpente e Urso.)


Vários Moreaus podem ter esta habilidade, mas só o Leão ganha +2 de Força e pode usá-la realmente bem. Os outros, nem via Carisma serão tão bons quanto você, embora ainda possam ser muito bons. E Intimidação é uma ótima perícia, capaz de resolver cenas rapidamente. No entanto, ela possui diversos problemas e limitações com as quais é preciso se preocupar, caso você queira maximizá-la e fazer dela um de seus principais recursos.

Primeiramente, mesmo que você vença o teste, Intimidação tem consequências ruins depois que você sai da presença do alvo. Ele se torna hostil e, justamente por ter sido intimidado, tende a procurar ajuda para se vingar de você ou buscar por justiça. Em segundo lugar, Intimidação conforme o sistema te dá, só permite intimidar 1 alvo por vez. Caso você queira intimidar mais do que isso numa mesma ação, sairá do escopo da perícia conforme ela foi escrita e cairá na mão do mestre e de como ele quiser resolver a coisa, então nunca confie demais nessa opção. Ainda, lembre de nunca depender demais de sua intimidação funcionar, porque inimigos imunes a medo são imunes a ela (e qualquer criatura que possa ser devota de Lin-Wu pode ter tal resistência, além de Paladinos em geral e outras criaturas específicas).

Tendo isso em mente, um bom uso de Intimidação, ao meu ver, é via Assustar Aprimorado. Para um Moreau do Búfalo Capanga isso poderia funcionar muito bem, por conta de seus Ataques Furtivos muito bons. O chato é só ter que ter Car 13 mesmo que você vá usar Intimidação por Força (Manual das Raças), que é o pré-requisito de Assustar, mas acredito que muitos mestres possam acabar permitindo a substituição desse requisito por Força, o que facilitaria as coisas. Só não conte com isso, porque é algo que tem que ir lá pedir e não é sempre uma resposta possível.

No geral, eu acho essa habilidade muito boa, especialmente para campanhas mais sociais, onde as outras habilidades mais porradeiras não sejam tão úteis pela simples falta de oportunidade para usá-las. Claro que Intimidação não é a melhor das perícias sociais para campanhas assim (Enganação e Diplomacia são mais seguras e úteis para este fim), mas já é alguma coisa.

Vale citar que se sua classe usar Carisma como atributo principal, você não precisa usar Intimidação por Força e pode usar o +2 distribuível para...

Imagem

Faro.
Você percebe criaturas a até 9m e recebe +4 em testes de Sobrevivência para rastrear.
(Outros Moreaus: Hiena, Lobo, Raposa e Urso.)


Confesso que me surpreendi ao ver isto entre as opções, pelo fato de que outros Moreaus como o Leão e o Gato não possuem esta habilidade, mas foi uma boa surpresa. O +4 para Rastrear é, para mim, apenas um bônus, apesar de viabilizar Búfalos Rangers muito úteis neste quesito (além de em outros, devido a outras coisas da raça). O mais interessante mesmo é detectar a presença de inimigos automaticamente, dentro de 9m. O cara pode ter +40 de Furtividade, estar invisível, disfarçado do que for, que não importa: você sabe que ele está lá. Claro que você não sabe onde, exatamente, mas já não vai ficar vacilando e pode se por a procurar a localização do cara ou a executar alguma ação mais adequada para a situação, como, por exemplo, acordar todos os seus aliados com um grito quando estiver de vigia a noite.

Faro também dá acesso a alguns talentos de Faro bem interessantes, cada um com suas vantagens próprias, que descreverei mais adiante. Não deixe de checá-los. ;)

Ataque natural de chifres (1d6).
Você tem chifres maiores e pode executar um ataque adicional por rodada com os chifres, mas provoca penalidade de –4 em todos os ataques (incluindo este).
(Outros Moreaus: Nenhum.)


Junto com Garras, eu acho essa a melhor arma natural no sistema, atualmente. O principal motivo são os talentos de Marrada, que dão mais dano e mais ataques com facilidade. Com Ataques Múltiplos e aliado ao fato dos talentos citados serem usados em investidas e do Moreau do Búfalo ter uma habilidade para melhorar o acerto de investidas, podemos dizer facilmente que o Búfalo é quem melhor usa esses talentos, deixando Minotauros para trás neste sentido (embora eles possuam outros talentos raciais interessantes que o Búfalo não tem acesso).

Ter uma arma natural também garante que você sempre possa realizara AdO's concedidos a você, mesmo que sua arma convencional, caso use uma, seja destruída, desarmada, tomada, etc. E em seu turno, com Marrada Poderosa seu dano ainda vai ser alto o suficiente para que o inimigo o tema. Com Marrada Ligeira e Ataque Desarmado, você já não teria mais que se preocupar com sua arma lhe sendo privada, embora esse tipo de ataque não seja a melhor forma de você causar dano. O melhor mesmo é uma arma de duas mãos e Golpe com Duas Mãos + Marrada Poderosa + Marrada Ligeira, com os quais você faz 2 ataques que somam Força dobrada ao dano (e compare isso tudo com quem usa Bote: você pode completar sua build em níveis muito menores). Magias de aumento de Força combam bonito nessa hora e golpes marciais como Ataque em Arco também.

Se sua arma de duas mãos for de esmagamento, ainda dá pra usar Investida Ricochete para fazer mais ataques. Combine isso com Investida Aprimorada e sua outra habilidade racial que aumenta o acerto de investidas e BAM! Você vai chifrar e esmagar bundas e mais bundas. Pancada Pesada e Pancada com o Pomo, ambos golpes marciais, também vão bem. Trespassar Aprimorado + Ataque em Arco + Membros Estendidos faz você sair limpando o campo de batalha quando investe e rola bons dados. Ter tudo que foi mencionado até aqui requer muitos níveis, é claro, mas quando chegar lá, você será um búfalo muito putão. E no meio do caminho também já será um filho duma búfala lazarento de nervoso. :lol:

Note ainda que nenhum outro Moreau tem acesso a esta arma natural, apenas a Garras (que são boas e muito exploráveis) e Mordida (essa não muito boa, por não ter nada de especial para melhorá-las ou para ser explorado), o que torna o Búfalo um Moreau bastante singular.

Imagem


Talentos Raciais

Moreaus do Búfalo brilham neste quesito, tendo acesso ao maior numero de talentos raciais restritos (aqueles que não é todo mundo que pode pegar) entre os Moreaus: 8! Além disso, têm acesso a talentos raciais fortes e que nenhum outro Moreau pode ter.

Mas vamos analisá-los um por um...

Arma Natural Aprimorada
Pré-requisitos: arma natural, bônus base de ataque +4.
Benefícios: escolha um tipo de arma natural. Seu dano aumenta uma categoria de tamanho (veja o quadro em Tormenta
RPG, Capítulo 7: Equipamento).
Este talento afeta todas as suas armas naturais do mesmo tipo escolhido (por exemplo, duas garras), mas não armas de tipos diferentes (por exemplo, garras e mordida).
Especial: este talento pode ser adquirido várias vezes, cada vez para uma arma diferente.
(Outros Moreaus: Coruja, Crocodilo, Gato, Hiena, Leão, Lobo e Urso.)


Seu chifre passa para 1d8 com isso, o que sozinho não é o suficiente para você torrar 1 talento com isso, mas se você conseguir aumentar sua categoria de tamanho em uma (como por Aumentar Pessoa ou durante a Forma Selvagem) você vai para 2d6, o que não só aumenta o dano máximo e reduz o dano mínimo, como também aumenta muito a probabilidade de obter danos médios (os quais são mais confiáveis) que são, na verdade, apenas 1 ponto menor que o dano máximo anterior (o máximo de 1d8 é 8 e o dano médio de 2d6 é 7). Em suma, se combinado com aumento de tamanho, Arma Natural Aprimorada te faz melhorar muito em termos de dano.

Ótimo talento!

Ataques Múltiplos
Pré-requisito: uma ou mais armas naturais.
Benefício: quando faz um ataque adicional com uma arma natural, a penalidade que você sofre em seus ataques diminui para -2.
Normal: um personagem que faça um ataque adicional com uma arma natural sofre uma penalidade de -4 em seus ataques.
(Outros Moreaus: Coruja, Crocodilo, Gato, Hiena, Leão, Lobo e Urso.)


Se você tem chifres, só por isso já é obrigatório ter este talento. Baixar a penalidade de -4, um valor pesadíssimo, para -2, torna o uso de ataques extras com arma natural bem mais agradável, especialmente se combinado com posturas que dão +2 de acerto (Base da Montanha ou Pata do Leopardo).

Quando tiver 6.000 TO e mais nada pra gastar, considere ir atrás de alguém que possa implantar garras em você (3.000 cada). Fica roubado pacas.

Imagem

Faro Aprimorado
Pré-requisito: faro.
Benefício: você percebe criaturas a até 15m, e recebe +6 em testes de Sobrevivência para rastrear usando o faro.
Normal: raças com faro percebem criaturas a até 9m e recebem
+4 em Sobrevivência para rastrear usando o faro.
(Outros Moreaus: Hiena, Lobo, Raposa e Urso.)


Aqui citarei a mim mesmo, da análise dos Yokais, para falar de mais alguns truques possíveis com a habilidade Faro. ;)

    Rastrear extra é legal, mas o principal é o alcance da detecção automática. 9m é a distância de várias habilidades, como Ataque Furtivo ou o talento Tiro Certeiro, além de várias magias, então esta é a distância que muita gente vai querer pegar de você. O problema é que nesta hora você pode até detectá-los, mas eles já estão lá, prontos para atirar ou conjurar. Aumentar o alcance da detecção para 15 te permite reagir antes que isto aconteça, o que é muito bom.

    O detalhe é que os sujeitos vão estar vindo furtivamente e para isto eles têm que se mover com apenas metade do deslocamento. A maioria dos inimigos que ficam furtivos se deslocam 9 ou 6m por rodada. Andando furtivos, eles se movem apenas 4,5 ou 3m. Então, quando estiverem a 15m, você os detecta. Nenhum deles consegue vir até sua distância ideal, que é 9m de você, e ainda atacar/conjurar na mesma rodada. Por isto, o que Faro Aprimorado faz não é apenas detectar mais longe.

    Ele detecta os inimigos 1 ou 2 rodadas antes!

    E esta é uma vantagem muito, ao menos se seu mestre segue as coisas direitinho (algo com o qual você pode ajudar, mencionando estes fatos quando pegar o talento; aí ele já fica ligado para controlar bem o que está acontecendo com inimigos furtivos).


Faro Discriminatório
Pré-requisitos: faro, Sab 15.
Benefício: quando percebe a presença de criaturas, você pode dizer seu tipo (animal, construto, espírito, humanoide, monstro ou morto-vivo), mas apenas tipos de criaturas que já tenha farejado antes.
Você percebe criaturas daquele tipo ao alcance de seu faro, mas não pode dizer quantas ou quais. Você pode tentar identificar o tipo de uma criatura específica (por exemplo, um monstro disfarçado de humano) com um exame cuidadoso. Isso exige uma ação completa e um teste de Percepção (CD 15). A criatura deve estar adjacente.
Você também recebe +4 em testes de Intuição e +2 em testes de Ofício para fazer avaliações.
(Outros Moreaus: Hiena, Lobo, Raposa e Urso.)


Citanto a mim mesmo novamente...

    Para aventuras mais investigativas pode ser um baita talento, especialmente nas urbanas. Em outros casos, é apenas um complemento ao talento anterior e como a raça não dá talentos extras, acaba não valendo a pena pegá-lo.


Imagem

Faro para Magia
Pré-requisitos: faro, Sab 15, Faro Discriminatório.
Benefício: você pode farejar auras mágicas, da mesma forma que detectar magia.
(Outros Moreaus: Hiena, Lobo, Raposa e Urso.)


Aqui vou citar apenas parte do que falei na análise dos Yokai, porque Moreaus ganham talento extra e fica mais fácil de cumprir o requisito e ir logo pegando isso.

    ...creio que seja bem fácil de ver o quanto ele é útil. Apontou um cara a 9m com um item mágico, você já detecta a presença. Na próxima rodada, sabe se é mais que um inimigo. E na terceira, a localização dos caras. E isto é bem fodão, porque dá pra saber onde um cara invisível está, se ele tem um item mágico, e em níveis médio-altos todo mundo tem pelo menos 1.

    Justamente por isto, acho este um talento bem bom de se considerar em níveis mais altos, nos quais os arcanos adoram usar invisibilidade. Junta isso com Forma-Base e voo, pronto, você pode achar o cara onde ele estiver. Aí se você mesmo também está invisível, pode caçar o lazarento pelo tempo que quiser, salvo no caso dele ter alguma magia pra ver quem está invisível, mas a gente sabe que é raro alguém se preocupar com isto.

    Outra coisa legal é simplesmente detectar coisas mágicas pelos lugares onde vai, não necessariamente carregados por pessoas. Você pode encontrar armadilhas mágicas, tesouros, criaturas e o que não mais? Por isso tudo, talento ótimo.


Grandão
Pré-requisitos: For 19, Con 19.
Benefícios: você é considerado uma categoria de tamanho maior para efeito de manobras de combate e armas que pode usar (por exemplo, uma criatura Média com este talento pode usar uma arma Grande sem penalidades, ou uma arma Enorme com uma penalidade de –4). Entretanto, você sofre as mesmas penalidades das criaturas Grandes: –1 nas jogadas de ataque e classe de armadura,
–4 em testes de Furtividade.
Especial: este talento pode ser adquirido apenas no 1º nível.
(Outros Moreaus: Búfalo, Crocodilo e Leão.


Grandão é fácil um dos talentos mais populares do sistema e, embora tenha seus problemas e seja difícil pacas de ter, esta popularidade é bastante justificada. Ele ajuda não só a crescer o dano em termos brutos, mas também em qualidade, te ajudando a ter logo mais do que 1 dado para rolar no dano, o que é sempre bem melhor. O máximo de dano de 1d8 é 8, enquanto o dano médio de 2d6, o próximo passo do aumento, é 7. A probabilidade de obter danos médios (5 a 9) neste caso também é mais alta do que no d8, que tem chances iguais para qualquer valor, o que é bem ruim, em comparação. Além disso, Grandão também dá +4 para manobras (embora cause também -1 de ataque, o que torna o ganho real apenas +3), o que é bom não só para usar ativamente, mas também para resistir às manobras dos inimigos.

Um fato conhecido, no entanto, é que o aumento de dano via mais dados não é a melhor forma de otimizar dano em TRPG. Bônus fixos, como de Ataque Poderoso Aprimorado e Golpe com Duas Mãos são mais confiáveis, além de que o ganho que estas coisas dão é simplesmente maior mesmo. 1 aumento de categoria de dano, exceto na etapa em que passamos de 1d8 para 2d6, em geral dá só uns 2 pontos de dano a mais, enquanto que Ataque Poderoso dá +4 de dano, o aprimorado ainda +4 sobre este valor e Golpe com Duas Mãos, mesmo no nível 1, já consegue dar até +6. E não só isso é melhor, como também tendo seu dano baseado em bônus você pode ignorar armas grandonas, com dados grandes, e pegar as de dado pequeno que têm margem de ameaça elevada (como Florete, Alfange, Cimitarra, Presa da Serpente, etc).

De qualquer forma, Grandão ainda pode ser combinado com várias dessas coisas e é, em si, uma opção muito boa para se combinar com ainda outros recursos não citados aqui. Um ponto bem forte, que vou ressaltar, é o bônus em manobras. Enquanto que uma Presa da Serpente + Ataque Poderoso Aprimorado mata muita gente com 1 ataque, Grandão + Separar Aprimorado faz essa Presa da Serpente em pedaços também com 1 só ataque, sem dificuldade.

Em suma, um talento realmente muito bom, que SEMPRE vale a pena considerar ter, exceto se você precisa de Furtividade.

Imagem

Marrada Poderosa
Pré-requisitos: arma natural (chifres), Ataque Poderoso, bônus base de ataque +1.
Benefício: quando você faz um ataque de investida com os chifres, aplica o dobro de seu modificador de Força ao dano.
Outros Moreaus: Nenhum.


Fácil um dos grandes motivos pra jogar de Moreau do Búfalo. Poucas raças têm chifres (e Minotauros, além de não ganharem talentos adicionais, têm fraquezas e não recebem um +2 para distribuir no que quiserem). Se maximizar sua Força, vai dar um dano muto legal na chifrada (até +6 extra já no nível 1). Basicamente, quando pensar em Marrada Poderosa, você está falando de algo que tem o mesmo valor de Golpe com Duas Mãos, um dos talentos mais úteis para combatentes.

Além disso, Marrada Ligeira, que veremos abaixo, torna a escolha de Chifres como habilidade racial e o uso deste talento ainda melhores, abrindo muitas possibilidades.

Em suma, talento nota 10!

Marrada Ligeira
Pré-requisitos: arma natural (chifres), Ataque Poderoso, bônus base de ataque +4.
Benefício: quando você faz um ataque de investida com os chifres, pode também fazer um segundo ataque com outra arma, à sua escolha. Ambos recebem o bônus normal de +2 por investida.
Outros Moreaus: Nenhum.


Agora esse é um talento de brilhar os olhos! Você pode socar tudo em Força, pegar Marrada Poderosa, uma arma de duas mãos bolada e Golpe com Duas Mãos, e dar um dano do caralho. E pode pegar Ataques Múltiplos, Investida Aprimorada e a habilidade racial que melhora o acerto da investida para acertar ambos estes ataques com dano do caralho com uma facilidade também muito do caralho. E ai você pega uma arma de esmagamento e Investida Ricochete, Trespassar Aprimorado, Membros Estendidos, Ataque em Arco ou outros golpes marciais interessantes e pronto, você está limpando o campo de batalha.

Em suma, talento nota 11! Du caralho mesmo!

Imagem


Finalizando

Acho que deu pra perceber de longe que Moreau do Búfalo grita CHIFRES bem alto, não deu? A outra habilidade racial, depende. Tendo Marrada Ligeira + Marrada Poderosa, você já abre caminho pra muito dano e nenhuma das outras habilidades que maximizam isso (investida +4 e manobras +2) vai dar TANTO ganho pro personagem. Por isto, dá perfeitamente pra considerar pegar Intimidação +4, tanto quanto Faro. Ambas sacrificam um pouco da otimização no combate para te permitir explorar ou mesmo sequer fazer coisas muito boas em outras situações, que podem e devem sim ser muito bem consideradas na hora de montar seu personagem. Pense não só no que você quer fazer, mas também em que classes quer ter e, principalmente, em que tipo de história vem pela frente e em que tipo de cenários ela vai se desenrolar. Intimidação dá alguma possibilidade social (e combativa também, via Assustar), ao passo que Faro é muito bom para usar nos ermos e masmorras, além de na vigília mesmo em cidades.

Classes, eu nem falei sobre nenhuma, porque há muitas possibilidades. As que dão vários talentos extras são um grande pedida, mas um Druida ou Metamorfo poderia unir suas habilidades de Forma Selvagem às possibilidades inerentes à raça para criar algo bem forte. De qualquer forma, você sempre terá maior capacidade combativa do que com outras coisas, como magias, mas a real é que com o +2 de Moreau que pode ser distribuído, se você quiser pode ser até um Mago de Combate nessa vida (com Feiticeiro como base graças a poder ter Car +2, claro, como é o normal das otimizações). Daria pra fazer uns Golpes Arcanos baseados em investidas com chifradas e/ou atropelar bem temáticos e legais. Como podemos ver, Moreaus são bastante versáteis (também por conta da perícia treinada extra).

Uma dificuldade menos importante, mas que vale citar, é que é bem difícil encontrar imagens na internet para representar Moreaus do Búfalo. Eu suei para achar essas daí, que gostei, sendo que a do búfalo de jaqueta, eu não vi nada nem parecido por aí. E personagens femininas, então, é uma tristeza, mas se você é do tipo que o que importa mesmo é a imaginação, não vai se importar tanto com isto, eu imagino.

Outra coisa que tenho que mencionar é que este Moreau realmente me surpreendeu, quando comecei a estudá-lo com mais atenção. Ele é bastante distinto dos outros, o que é um ponto bem forte, além de ser também bastante singular entre todas as raças do sistema. Além disso, o fato de ser o Moreau (e possivelmente uma de todas as raças) que mais tem talentos raciais interessantes para pegar, o torna realmente muito atrativo. De um Moreau pro qual eu não dava bola, ele agora se tornou um dos meus preferidos, junto com o Gato e o Leão (embora eu já tenha reparado que provavelmente vou gostar de mais 1 ou 2, quando fizer suas análises completas).

Enfim, por hora é só. Espero que tenham gostado e deixem seus comentários a seguir. ;)

Imagem
Editado pela última vez por Khrjstjano em 26 Mai 2018, 23:11, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário

Mensagens: 12009

Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Mensagem 21 Mai 2018, 10:21

Re: Análises de Raças

Não entendi a sinergia de Grandão com Arma Natural Aprimorada, não seria o mesmo caso de Grandão e Dano Desarmado?
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.
Avatar do usuário

Mensagens: 5297

Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07

Localização: Atrás de você. Não olhe.

Mensagem 21 Mai 2018, 19:46

Re: Análises de Raças

Lord Seph escreveu:Não entendi a sinergia de Grandão com Arma Natural Aprimorada, não seria o mesmo caso de Grandão e Dano Desarmado?


Olhando agora, eu deveria ter mencionado o que já disse em debates passados e a inexistência de consenso sobre o assunto... Assim que der eu faço isso. ;)
Avatar do usuário

Mensagens: 2

Registrado em: 26 Jan 2017, 11:56

Localização: Um fim de mundo chamado Passo Fundo

Mensagem 22 Mai 2018, 01:19

Re: Análises de Raças

Fico feliz que as analises tenham voltado.
Aproveitando gostaria de pedir uma analise dos centauros. Agradeço :mrgreen:
AnteriorPróximo

Voltar para Tormenta

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Lios e 1 visitante.