Vitor Dias escreveu:pessoal, poderiam me ajudar com um pdm que estou tentando montar uma ficha...o conceito é o seguinte, uma lider de um culto que tentava matar todos os deuses maiores e erguer seus escolhidos no lugar deles, pra isso ela viajou a outro plano, descobriu um novo tipo de energia magica, e conduziu experimentos para mesclar essa energia em armas, armaduras e demais objetos...minha ideia é ela ser tipo uma cientista que passou dos limites, cheia de bugigangas com metal e magia pra funcionar, tipo um steampunk, mas com magia no lugar do vapor...o que acham, tava pensando em por niveis de engenhoqueiro goblin (msm ela sendo humana) pra emular essa parte, o que mais me indicam? alguma variante de mago? ladino? clerigo? serao 20 niveis, só uma ajuda pra manter o conceito do personagem e dar um desafio digno se houver luta....agradeço desde ja
Se você não ficar preso a goblin como engenhoqueiro, Sklirynei é a primeira opção que me vem à mente. No fórum da Jambô o autor disponibilizou talentos raciais bem interessantes para a raça e outros nativos de Skerry nessa função (veja Gambiarra e Aprendiz Tecnomágico):
http://38bca89c3d8a7526dacad1a6c03bab61 ... -do-vazio/
De classe, eu acho que Pistoleiro Arcano seria legal de ter uns níveis. Tem bastante a ver com o conceito. Ladino é uma opção bem óbvia e simples para classe básica, mas eu diria que é principalmente para ter 2 níveis e pegar Maestria em Perícias. Desabilitar Rápido também é legal, mas não é uma coisa que você vá usar toda hora, a não ser que a campanha em si seja bem tecnológica. Aí pode ser bem útil.
Uma opção ao Engenhoqueiro, ao meu ver, é Armadilheiro, se tiver bons níveis. Não parece, a princípio, mas leia sobre a classe no tópico de análises de classe e você vai ver que dá pra fazer umas coisas bem inesperadas e tecnologicudas com ela. Tipo montar portais de teleporte (estilo Doom) com suas armadilhas.
http://forum.jamboeditora.com.br/viewto ... 86#p110486
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Her44Grego escreveu:Mas tem um motivo especial por pouca gente ser atendida?
Eu acho que é tá muito atrelado ao pedido de ajuda em si. Quanto mais complexo, exótico ou de nível alto, mais difícil alguém ajudar.
Por complexo, quero dizer quando alguém pede ajuda com um personagem cheio de coisas, que quem vai ajudar tem que ficar um tempão pensando e surgem muitas variáveis. Eu mesmo, nestes casos, costumo dar só algumas instruções gerais.
Por exótico, quero dizer quando a pessoa pede ajuda com alguma classe que não é comumente comentada. Tipo se vem alguém pedir ajuda pra, sei lá, Filósofo de Tauron, eu nunca nem li a classe direito e acho que muita gente também não. Se tu der sorte de alguém que a conhece bem ler seu pedido, ele pode ser atendido, (e sempre tem gente que conhece aquela classe), mas isso pode demorar e ser necessário pedir mais vezes. Já pra alguém que conhece bem o sistema, mas nunca leu a classe, no mínimo a pessoa tem que estar muito sem nada pra fazer, ter meia hora pra ler e pensar na classe, pra depois levar mais meia hora pra pensar em ideias e sugeri-las.
Por nível alto, varia de cada um que for ajudar, mas eu, por exemplo, se o cara pede ajuda com build de 20 níveis, eu nem leio.
(Tem um pedido assim na última página, inclusive.) É muita coisa, tem muita variável e dá pra fazer mil personagens diferentes. 10 níveis pra baixo é confortável, pelo 10 já começa a tomar um certo tempo pra pensar no que sugerir. Sugestões mais superficiais até daria, mas isso não é o comum no fórum (veja abaixo o que quero dizer com isto).
Outra coisa que pode dificultar é o que exatamente você está pedindo, eu acho. O pedido do cara do monge ali em cima, embora tenha gerado 2 respostas longas e com bastante detalhe, é bem simples. Ele só quer bater mais, dar mais dano, ser um combatente melhor. Tem mil formas de fazer isso, mas em geral são bem conhecidas. Além disso, dá pra ver que quem respondeu ele está bem familiarizado com a classe, o que facilita.
Mais uma coisa, como diria o tio. Tem épocas que o povo que ajuda mais no fórum não entra tanto. Atualmente, por exemplo, dá pra ver pelos tópicos de análises que muitos dos membros mais ativos ano passado estão gastando menos tempo por aqui. Eu incluso.
Eu acho meio esquisito isso, é pq tormenta não é tão famoso?
Segundo números de hoje, os maiores grupos de Tormenta e D&D 5e no Facebook têm 15.907 e 17.789 membros, então não tem nem como dizer que Tormenta não é tão famoso. D&D é o jogo referência, historicamente, além de mundial, e por mais que a 5e não tenha saído em português, sua comunidade vem de edições passadas bem mais antigas que Tormenta. Tormenta está muito bem.
No entanto, é justamente essa comunidade do Facebook que define muitas coisas sobre o fórum. Como muita gente entra no Face por mil motivos todos os dias, o grosso da comunidade conversa e posta coisas lá, desde que ela foi criada. Antes o fórum tinha mais bate-papo descontraído, aleatório, etc. Agora isso acontece lá.
O fórum acabou ficando com uma função mais específica, de referência em dúvidas e estratégias. Isso acontece principalmente por causa das diferenças entre as ferramentas e organização do Facebook e do fórum, especialmente os mecanismos de busca, layout geral e sistema de subfóruns e tópicos. No Facebook, postagens antigas se perdem, são difíceis de reencontrar e até de navegar através delas. O simples fato das postagens no fórum serem divididas em páginas e o próprio layout no qual elas são organizadas, permite esse tipo de trabalho de virará referência por ter formas de se tornar mais refinado, profundo ou específico. Os mecanismos de pesquisa também permitem achar com relativa facilidade dúvidas tiradas há anos (inclusive pelo Guilherme, o que torna a consulta aqui a melhor coisa depois das erratas), além de estratégias antigas, que não só não se perdem, como vão sendo aprimoradas.
Por isso tudo, quando você quer ajuda com builds, por exemplo, pode ser bem interessante deixar um pedido aqui e outro na comunidade do Face (Masmorra de Valkaria). Lá vai chover ideias, muito provavelmente. Elas serão as mais diversas, muitas até saindo demais do propósito, várias falando de coisas que não são Tormenta RPG (muita gente sugere regras da casa e de outros sistema, o que pode ser ruim, mas também pode ajudar), outras só falando que o mestre tem que te ferrar e você tem mais que interpretar e não fica combando,
mas também virão ideias bem boas.
Aqui, você tende a receber dicas mais especializadas, eu diria. Não sempre, mas é uma tendência. Tipo de estratégias mais complexas, às vezes mais combadas mesmo, mas também muitas vezes mais criativas em explorar as mecânicas e etc. Isso acontece por causa dessas coisas em que o fórum ficou mais especializado. Mas isto virá às custas de uma provável maior demora em ser atendido. De qualquer forma, eu recomendo que quando você abrir um pedido de ajuda, já vá ler as análises de raças e classes que tem em mente. E que leia outras também, pois elas costumam ensinar muita coisa sobre muitos assuntos do sistema, não só da classe e raça em si.