Mensagem
por Khrjstjano » 18 Out 2019, 00:51
É. E não tem segredo. Só usar Fintar Aprimorado, Agarrar Aprimorado, Ataques Múltiplos, Foco em Perícia (Enganação) e Fraudulento, além de Reflexos de Combate. Um Carisma 14, ao menos, ajuda.
Detalhe que agarrar com a cauda não encaixa direito com Fintar Aprimorado + Reflexos de Combate, quando tudo der certo. Você vai ter usado a ação de movimento para fintar, então o ataque livre do RdC para agarrar com a cauda. Isso significa que, em seguida, com sua ação padrão, você não vai ter a cauda disponível para fazer os 3 ataques possíveis de então (2 de Golpe Relâmpago e 1 da cauda).
No entanto, como nem sempre a Finta + Agarrar vai funcionar (às vezes a finta não passa ou o agarrar não entra), a build ainda vale à pena, pois nesse caso você ainda vai ter a cauda disponível na ação padrão. Ao fazer os 3 ataques, o ideal é ela ser a primeira a ser usada.
Devido ao dano do lutador, é vantagem mesmo deixar os socos só para bater, não para agarrar. Você pode comprar uma Garrar Feroz afiada maciça (arma do Só Aventuras vol. 1), por exemplo, para dar socos com crítico 17-20/x3, ao passo que não há nada muito interessante para melhorar ataques de cauda, então ela é mesmo uma boa para manter o inimigo agarrado.
Quando já tiver as coisas mais interessantes do lutador, considere aumentar níveis de Ladino, para aumentar o dano furtivo mais rapidamente. Quando tiver 3d6, pegue também Ataque Furtivo Aprimorado, para melhorar o dado para d8. Eu acho que vale à pena pegar Oportunismo, do Ladino, no processo, o que vai tornar muito difícil você errar alguém que agarrou e já acertou na rodada.
PS: nas rodadas em que você começa com o inimigo já agarrado, ele já está desprevenido, então é só usar 1 ataque livre (do RdC) e 2 de Golpe Relâmpago. Fintar nessa hora não vai funfar, porque o inimigo já está desprevenido (é mais uma questão de mecânica mesmo). Mas mesmo que funcionasse, o melhor é gastar ação de movimento para arrastar o inimigo agarrado para um lugar interessante.
PPS: no entanto, mesmo já tendo agarrado um inimigo, dá pra usar Fintar Aprimorado para fintar outro que esteja no alcance e tentar ganhar 1 ataque livre contra ele. Estar agarrando alguém não interfere em absolutamente nada nisso, por regra. E mesmo que o mestre resolva dar uma penalidade, por você estar meio ocupado (o que no caso de agarrar com a cauda eu acho bem mais difícil dele querer dar), ainda vale à pena, ao meu ver.