Guia das Montarias

Tormenta é o RPG mais completo do Brasil. São tantos suplementos que você vai mesmo precisar conversar com o pessoal para acompanhar tudo!
Avatar do usuário
jamilkender
Mensagens: 849
Registrado em: 11 Dez 2013, 17:31
Localização: Yuvalin
Contato:

Re: Guia das Montarias

Mensagem por jamilkender » 14 Fev 2017, 16:23

Acrescentado o varano de Khubar, do site da Jambô.

:geek:
@alvarofritas / RPGista

BURP disse: Eu fico imaginando como é pra vocês ver um autor como o Jamil. Normalmente autores tem uma visão bem conservadora do próprio jogo - combo é apelão, não pode estragar meu jogo, o mestre tem que proibir. O Jamil ouve um combo desses e ainda manda "olha, faz isso e isso e tu ainda consegue fazer a mesma coisa três vezes por rodada." =P

Avatar do usuário
lucaswakai
Mensagens: 955
Registrado em: 04 Mai 2015, 11:59
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Re: Guia das Montarias

Mensagem por lucaswakai » 14 Fev 2017, 18:22

Imagina um Senhor das Feras cavaleiro acompanhado de outros bichos que otimizem sua própria montaria?

Ficaria legal?

Jamil, se me permite a sugestão, será que teria como incluir dicas de otimização para as montarias?

Avatar do usuário
jamilkender
Mensagens: 849
Registrado em: 11 Dez 2013, 17:31
Localização: Yuvalin
Contato:

Re: Guia das Montarias

Mensagem por jamilkender » 14 Fev 2017, 22:18

Que tipo de otimização, Lucas?

Talentos? (que é meio que só o que dá pra comprar via montaria sagrada?)
Equipamentos?
Otimizar alguma habilidade em específico?

Enfim. Deixa a sugestão mais estreita que dá pra pensar em alguma coisa. :)
@alvarofritas / RPGista

BURP disse: Eu fico imaginando como é pra vocês ver um autor como o Jamil. Normalmente autores tem uma visão bem conservadora do próprio jogo - combo é apelão, não pode estragar meu jogo, o mestre tem que proibir. O Jamil ouve um combo desses e ainda manda "olha, faz isso e isso e tu ainda consegue fazer a mesma coisa três vezes por rodada." =P

Avatar do usuário
lucaswakai
Mensagens: 955
Registrado em: 04 Mai 2015, 11:59
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Re: Guia das Montarias

Mensagem por lucaswakai » 15 Fev 2017, 09:51

jamilkender escreveu:Que tipo de otimização, Lucas?

Talentos? (que é meio que só o que dá pra comprar via montaria sagrada?)
Equipamentos?
Otimizar alguma habilidade em específico?

Enfim. Deixa a sugestão mais estreita que dá pra pensar em alguma coisa. :)
Eu tinha pensado em Talentos/Equipamentos de otimização.

Acha possível?

-0-

Detalhe interessante, olha só o Druida Cavaleiro:
jamilkender escreveu: Pterodáctilo (Animal 6, desl 6m, voo 18m): apesar de Grandes compridos, eu acho que eles não tem tamanho suficiente pra carregar um humanoide médio (2m de altura, sem nem contar a cernelha? meio baixos demais). Mas isso sou eu. Pela regra, dá, claro.
Imagem

-0-

E eu ainda sonho em fazer um personagem assim:

Imagem

Avatar do usuário
LuyGuy
Mensagens: 535
Registrado em: 22 Mar 2015, 13:40
Localização: "Em um lugar diferente/Lá depois da saideira/Quem é de beijo, beija/Quem é de luta, capoeira
Contato:

Re: Guia das Montarias

Mensagem por LuyGuy » 16 Fev 2017, 07:43

jamilkender escreveu:Mas o grifo eu insisto muito que devia ser animal. O urso-coruja também é merge de dois bichos, e é animal. A desculpa de que é monstro "porque voa, mesmo que não devesse" é frágil, já que tem um monte de inseto gigante, absolutamente não-realista, que voa, por exemplo. Sei lá.
Se bem lembro, no preview de TRPG que saiu na Dragon Slayer 28 ele é exemplo de criatura do tipo animal. Provavelmente no caminho para a gráfica ele passou em uma academia e ficou monstro. :P
jamilkender escreveu:Er... com a exceção do varano (boa), o resto é monstro ou espírito. Que não podem ser montaria sagrada, nem alvo de Adestrar Animais (ou seja, fora do escopo desse tópico). Mas valeu! :)
  • Guia da Trilogia, pg. 228 escreveu:Adestrar Animais

    Domesticar: você pode domesticar monstros irracionais (Int 1 ou 2, CD 30 + nível do monstro) e criaturas sem Inteligência (como alguns construtos e mortos-vivos, CD 50 + nível da criatura).
Imagem
lucaswakai escreveu:Galera, da lista abaixo, quais podem e quais não podem de forma alguma servir como montarias?
Na real? Por regras, as limitações para usar uma montaria são apenas que ela seja um " animal treinado para montaria" (Tormenta RPG Edição Revisada, pg. 83), sendo que "animal" bem pode ser simplesmente uma referência à criaturas irracionais (ou nem isso, segundo o Tirano do Terceiro :? ), e conseguir te carregar (Carga, Tormenta RPG Edição Revisada, pg. 141) TRPG. Na pior das hipóteses, caso sejam "animais não domesticados, ou não adequados como montaria" tu leva um –5 em testes de Cavalgar.

O resto é fluff e dá para contornar sem problemas com um pouco de imaginação, como já demonstraram.
jamilkender escreveu:Passaro Roca (Animal 30, desl 9m, voo 36m): grande demais pra servir como montaria, só a cabeça já deve precisar de um bridão e rédeas manejáveis por uma criatura enorme, pelo menos. Só ver que uma criatura com o mesmo tamanho que serve como "montaria", o gog'magogue, carrega um casco inteiro de navio junto. O próprio texto da criatura dá a letra de uma tribo que teria uma aldeia nas costas de um roca. O bicho é grosso, mas pouco viável como montaria.
Shantall cavalgava uma. E ela era uma fucking nagah. :o



Em todo o caso, interessante a reunião das informações e auxílio com a análise e reflexão da questão.
LuyGuy.
Imagem

Avatar do usuário
jamilkender
Mensagens: 849
Registrado em: 11 Dez 2013, 17:31
Localização: Yuvalin
Contato:

Re: Guia das Montarias

Mensagem por jamilkender » 17 Fev 2017, 14:14

lucaswakai escreveu:Eu tinha pensado em Talentos/Equipamentos de otimização.

Acha possível?
Vou colocar na lista, fazendo conforme der.
lucaswakai escreveu: Detalhe interessante, olha só o Druida Cavaleiro:
Imagem
Bacana, nem lembrava da ilustra!
Mas tem dois pontos:
1) o druida pode montar a ficha que quiser e chamar do bicho que quiser, porque o companheiro animal permite isso. Logo, qualquer coisa que eu tenha dito como "impossível ser montaria" dá pra fazer com druidas e outros personagens que ganham companheiro animal.
2) cê repara que mesmo sendo um pterodáctilo (digamos, grande e comprido), quem tá montando é um goblin (humanoide pequeno?). Isso vagamente corrobora minha eprcepção de que o pterodáctilo normal é impróprio como montaria para humanoides médios.
LuyGuy escreveu:
  • Guia da Trilogia, pg. 228 escreveu:Adestrar Animais

    Domesticar: você pode domesticar monstros irracionais (Int 1 ou 2, CD 30 + nível do monstro) e criaturas sem Inteligência (como alguns construtos e mortos-vivos, CD 50 + nível da criatura).
Que delícia cara!!!!!!
Com isso aumentou um tanto a lista! (35 novas opções, sem mencionar sub opções dentro dessas.... vai dar um trampinho, mas expandiu bem!)
LuyGuy escreveu: Na real? Por regras, as limitações para usar uma montaria são apenas que ela seja um " animal treinado para montaria" (Tormenta RPG Edição Revisada, pg. 83), sendo que "animal" bem pode ser simplesmente uma referência à criaturas irracionais (ou nem isso, segundo o Tirano do Terceiro :? ), e conseguir te carregar (Carga, Tormenta RPG Edição Revisada, pg. 141) TRPG. Na pior das hipóteses, caso sejam "animais não domesticados, ou não adequados como montaria" tu leva um –5 em testes de Cavalgar.
Verdade. Dá pra usar Cavalgar com quaisquer criaturas que tenham um formato razoável, ou é só tomar a penalidade e partir pro abraço.
Mas pra montar criaturas com Inteligência acima de 2, tudo acaba sendo uma negociação - entre perícias sociais, não usando Adestrar Animais. Acho que vale acrescentar isso também no começo do guia, valeu.

Boa lembrança a da Carga! A maioria dos bichos não tem tanta Força e isso pode ocasionar redução de deslocamento com o cavaleiro, e dá um limite de peso. Se bem que o texto de regras não diz o que acontece se você carregar peso acima do máximo. Fica a impressão de que há um limite, mas não uma penalidade para além desse limite...?
LuyGuy escreveu:
jamilkender escreveu:Passaro Roca (Animal 30, desl 9m, voo 36m): grande demais pra servir como montaria, só a cabeça já deve precisar de um bridão e rédeas manejáveis por uma criatura enorme, pelo menos. Só ver que uma criatura com o mesmo tamanho que serve como "montaria", o gog'magogue, carrega um casco inteiro de navio junto. O próprio texto da criatura dá a letra de uma tribo que teria uma aldeia nas costas de um roca. O bicho é grosso, mas pouco viável como montaria.
Shantall cavalgava uma. E ela era uma fucking nagah. :o
Mas Shantall era de outra edição e outro sistema. Não sabemos como seria o pássaro roca dela em TRPG (sendo que ela não teve ficha nem em 3.5, até onde eu saiba...). Sabendo que ela era uma druida, eu apostaria em companheiro animal, que foge do escopo desse guia :P

No entanto, outra excelente lembrança de fluff para alguns tipos de montaria: nagahs devem conseguir cavalgar umas criaturas de pescoço comprido se enrolando nele com cuidado! :lol:
E toca acrescentar tudo isso! :lol:
LuyGuy escreveu: Em todo o caso, interessante a reunião das informações e auxílio com a análise e reflexão da questão.
Mais uma vez, valeu pelos comentários :mrgreen:
@alvarofritas / RPGista

BURP disse: Eu fico imaginando como é pra vocês ver um autor como o Jamil. Normalmente autores tem uma visão bem conservadora do próprio jogo - combo é apelão, não pode estragar meu jogo, o mestre tem que proibir. O Jamil ouve um combo desses e ainda manda "olha, faz isso e isso e tu ainda consegue fazer a mesma coisa três vezes por rodada." =P

Avatar do usuário
lucaswakai
Mensagens: 955
Registrado em: 04 Mai 2015, 11:59
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Re: Guia das Montarias

Mensagem por lucaswakai » 17 Fev 2017, 16:02

Eu concordo contigo, Jamil, que o pterodáctilo é ruim pra médio, mas acho que pra pequeno ele seria viável, não?

Você pretende adicionar as novas opções de montaria por Adestrar Animais (Int 1 ou 2) para outras criaturas não "animais"?

Se sim, há um espaço interessante para se pensar no mago necromante brandindo seu gadanho negro e montado em algum morto vivo, não (esqueletos me parecem especialmente viáveis já que são um modelo aplicável a qualquer animal).

Seja sincero, até agora, qual a sua montaria favorita?

Avatar do usuário
Aldenor
Mensagens: 17601
Registrado em: 09 Dez 2013, 18:13
Localização: Curitiba, PR

Re: Guia das Montarias

Mensagem por Aldenor » 17 Fev 2017, 16:37

Eu nunca joguei com personagens com montarias, por isso tenho pouco ou nada a acrescentar neste tópico. Mas vim aqui deixar registrado minha admiração pela Shantall, a nagah que cavalgava um pássaro roca.

Nagah.

Cavalgava.

Pássaro roca.

Não há palavras em élfico ou entês que traduza o tamanho dessa mitagem.
Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem
Imagem Imagem

Avatar do usuário
lucaswakai
Mensagens: 955
Registrado em: 04 Mai 2015, 11:59
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Re: Guia das Montarias

Mensagem por lucaswakai » 17 Fev 2017, 18:19

O Jamil tem sido supremo com esse tópico, se pensar bem dá pra fazer um livro só sobre montarias e combate montado, claro, ficaria muito atrativo se tivesse um mapa de onde obter cada montaria pra domesticar, pelo menos umas 3 classes de prestígio que aproveitassem o combate montado (novas né...) E novos tipos de montaria e, talvez, ganchos de aventura para conseguir montarias únicas ou especiais (não que eu quisesse cavalgar o Bandido, mas né...)

Bem, eu amaria ter em mãos o Manual da Montaria.

Lios
Mensagens: 184
Registrado em: 03 Mar 2016, 21:59
Localização: Lá na esquina!

Re: Guia das Montarias

Mensagem por Lios » 17 Fev 2017, 23:33

Estava pensando, e se adicionarmos o modelo fera-rei do mundo dos deuses, seria uma opção viável?

existem outros modelos que podem ser interessantes?

Responder

Voltar para “Tormenta”