Guia das Montarias

Tormenta é o RPG mais completo do Brasil. São tantos suplementos que você vai mesmo precisar conversar com o pessoal para acompanhar tudo!
Avatar do usuário
lucaswakai
Mensagens: 955
Registrado em: 04 Mai 2015, 11:59
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Re: Guia das Montarias

Mensagem por lucaswakai » 18 Fev 2017, 06:33

Lios escreveu:Estava pensando, e se adicionarmos o modelo fera-rei do mundo dos deuses, seria uma opção viável?

existem outros modelos que podem ser interessantes?
Acho que a treta das feras reis é só o tamanho mesmo. A maioria é grande demais pra montar, mas, talvez, no estilo casinha, uma ou outra dê certo.

Imagina uma aranha fera rei, seria uma montaria top. A treta é que não vejo esses bichos se deixando montar...

-0-

Jamil, dá pra adicionar o Bandido e o Hipyon a lista? A final eles são montarias únicas oficiais do cenário, certo?

Avatar do usuário
Saitomath
Mensagens: 67
Registrado em: 14 Jul 2014, 16:59

Re: Guia das Montarias

Mensagem por Saitomath » 22 Fev 2017, 10:48

lucaswakai escreveu:Jamil, dá pra adicionar o Bandido e o Hipyon a lista? A final eles são montarias únicas oficiais do cenário, certo?
Acho desnecessário, ainda mais por serem Montarias "únicas" e essa não é a ideia desse topico

Avatar do usuário
jamilkender
Mensagens: 849
Registrado em: 11 Dez 2013, 17:31
Localização: Yuvalin
Contato:

Re: Guia das Montarias

Mensagem por jamilkender » 23 Fev 2017, 15:55

lucaswakai escreveu:Eu concordo contigo, Jamil, que o pterodáctilo é ruim pra médio, mas acho que pra pequeno ele seria viável, não?
Parece que seria sim. Vou acrescentar.
lucaswakai escreveu:Você pretende adicionar as novas opções de montaria por Adestrar Animais (Int 1 ou 2) para outras criaturas não "animais"?
Só criaturas do tipo monstro com Int 1-2 e quaisquer criaturas com Int nula se aplicam à regra épica de Adestrar Animais. (então são esses que eu vou incluir quando der)

Não vou entrar em modelos porque eles são completamente dependentes do mestre permitir, e são uma complicação danada (já pensou, ter que fazer uma análise de cada montaria possível, com cada modelo possível? No way. Na melhor das hipóteses, faço um parágrafo sobre modelos para montarias e já é muito :P )
lucaswakai escreveu:Se sim, há um espaço interessante para se pensar no mago necromante brandindo seu gadanho negro e montado em algum morto vivo, não (esqueletos me parecem especialmente viáveis já que são um modelo aplicável a qualquer animal).
Como eu disse, trampo muito minucioso pra acrescentar. A quantidade de combinações possíveis é BEM grande.
lucaswakai escreveu:Seja sincero, até agora, qual a sua montaria favorita?
Acho que somando todos os quesitos (visual, utilidade em combate, habilidades especiais, facilidade em obter) eu diria que a Aranha Gigante conquistou meu coração.
Lios escreveu:Estava pensando, e se adicionarmos o modelo fera-rei do mundo dos deuses, seria uma opção viável?
existem outros modelos que podem ser interessantes?
Como mencionei ali em cima, eu diria que modelos são complicados porque dependem demais do mestre. O caso das Feras-Rei é mais complicado ainda, porque a criatura fica inteligente (ganha Int +8), então em geral vai ser um caso de Diplomacia / empatia selvagem, não de Adestrar Animais.
lucaswakai escreveu:Jamil, dá pra adicionar o Bandido e o Hipyon a lista? A final eles são montarias únicas oficiais do cenário, certo?
Como disse o Saitomath, acho que montarias únicas são mais plot devices do que algo para uma build de personagem, que é meio que a ideia desse Guia. Porque é isso, né: você só vai ter montarias únicas se fizer sentido na história. (Daria pra acrescentar o Pégaso e o Hipogrifo nessa lista de montarias únicas, inclusive).
Provavelmente vou incluir eles como uma nota em um parágrafo separado, sobre montarias únicas.
@alvarofritas / RPGista

BURP disse: Eu fico imaginando como é pra vocês ver um autor como o Jamil. Normalmente autores tem uma visão bem conservadora do próprio jogo - combo é apelão, não pode estragar meu jogo, o mestre tem que proibir. O Jamil ouve um combo desses e ainda manda "olha, faz isso e isso e tu ainda consegue fazer a mesma coisa três vezes por rodada." =P

Avatar do usuário
Saitomath
Mensagens: 67
Registrado em: 14 Jul 2014, 16:59

Re: Guia das Montarias

Mensagem por Saitomath » 06 Mar 2017, 09:32

Então Monstros vão ser adicionados a lista...
So monstros com int 1~2 ou Qualquer monstro Cavalgável?

Avatar do usuário
lucaswakai
Mensagens: 955
Registrado em: 04 Mai 2015, 11:59
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Re: Guia das Montarias

Mensagem por lucaswakai » 06 Mar 2017, 12:09

Bestiário 1

Ameba Gigante (Monstro 10 Enorme, Int -) - Não me parece montável.

Basilisco (Monstro 6 Médio, Int 2) - A regra do Olhar Petrificante diz que cada personagem a até 9m tem que fazer o teste, convencer o mestre de que o cavaleiro não teria que passar em Reflexos me parece um problema, mas, driblado isso de alguma forma (imunidade a petrificação?) me parece uma montaria muito boa para humanoide pequeno.

Carrasco de Lena (Monstro 6 Grande (comprido) Int 2) - Montaria bem boa devido a Inversão de Dano que faria com que inimigos que não tenham acesso a cura simplesmente não possam derrubá-la. Pela regra dá pra usar com humanoide médio, então treine um e seja feliz montado em um tanque anti dano.

Centopeia Dragão (Monstro 11 Enorme (comprido) Int 2) - Ah... Não... Acho que não dá pra montar... A não ser que o traseiro de seu personagem seja à prova de espetos e que ele seja resistente a aura de calor do bicho.

Humano Esqueleto (Morto Vivo 1, Médio, Int -) - Para algum mestre louco que deixe um goblin subir no cangote de um esqueleto e fica lá... Tá valendo... No mais, eu acho a mera ideia simplesmente absurda...

Ogro Esqueleto (Morto Vivo 4, Grande, Int -) - Tem a mesma questão do Humano esqueleto, mas agora adaptado para um personagem médio... Bom, como tem mestre doido pra tudo, se quiser, fale com ele...

Wyvern Esqueleto (Morto Vivo 7 Grande (comprido) Int -) - Esse me parece até plausível como uma parruda e resistente montaria voadora. Não é excelente, mas talvez dê pro gasto...

Urso das Cavernas Esqueleto (Morto Vivo 12, Enorme (alto) Int -) - Bah... Não vira, tal qual o urso normal ele simplesmente não dá certo...

Golem de Carne (Construto 11 Grande (alto) Int -) - Você vai mesmo querer fazer o bom e velho Frank de cavalinho? Acho que não...

Golem de Pedra (Construto 14 Grande (alto) Int -) - Nope... Não funciona...

Golem de Ferro (Construto 20 Grande (alto) Int -) - Nope novamente...

Grifo (Monstro 7 Grande (comprido) Int 2) - Ai sim!!! Agora sim uma montaria na qual vale a pena investir! Parrudo, voa bem rápido e funciona! Bote é genial pra completar. Vai nele e seja feliz!

Hidra de Duas Cabeças (Monstro 8 Enorme (alto) Int 2) - Ser Enorme Alto é um problema, se não fosse isso seria boa e parruda.

Hidra de Cinco Cabeças (Monstro 10, Enorme (alto) Int 2) - Mesmo problema acima.

Hidra de Dez Cabeças (Monstro 12, Enorme (alto) Int 2) - Mesmo problema das outras...

Monstro da Ferrugem (Monstro 5, Médio Int 2) - Na medida para um druida pequeno que use só equipamentos de madeira. Ele ainda vai comer as armas dos seus inimigos. Dá pra usar em uma build de um druida bem anti-civilização de Megalock e bem temático.

Objeto Animado Médio (Construto 2 Médio, Int -) - Escolha um objeto legal para seu personagem pequeno, um que não chame a atenção, mas quando ninguém esperar, sente nele e saia cavalgando. Funcional, e serve para ser uma montaria não chamativa. Forte, não, mas, né...

Objeto Animado Grande (Construto 4, Grande, Int -) - Na medida para um Humanoide médio, não chama a atenção, mas não é forte, então tem que se pensar bem.

Pudim Negro (Monstro 10 Enorme, Int -) - Nope... Não vai nessa, não funciona...

Soldado Mecânico (Construto 4 Médio, Int -) - Quer ser um goblin sentado no cangote do seu soldado mecânico? Eu não acho legal, mas se seu mestre deixar, é ruim, mas tá valendo.

Lobo das Cavernas Vampiro (Morto Vivo 6, Grande (comprido) Int 2) - Mais parrudo que o o Lobo das Cavernas, pode ser um boa montaria para um Necromante que queira usar seu Gadanho Negro. Com cura acelerada, resistências e redução de dano, vale bem a pena!

Verme Púrpura (Monstro 16 Descomunal (comprido) Int 1) - Não funciona...

Humano Zumbi (Morto Vivo 2, Médio, Int -) - Novamente o mesmo caso de se montar no cangote... Eu não acho bom e o zumbi é fraco, então...

Gigante das Colinas Zumbi (Morto Vivo 24, Grande (alto) Int -) - Quer sentar no cangote do bichão parrudo e pedir pra ele distribuir porrada em seu nome enquanto você, um frágil necromante, dispara magias a torto e a direito? Vai fundo... Continua não sendo funcional.

Grifo Zumbi (Morto Vivo 14 Grande (comprido) Int -) - Voa, mas é mais fraco e mais lento que o grifo normal, mas fica na medida para necromantes médios.

Hidra de Cinco Cabeças Zumbi (Morto Vivo 20 Enorme (alto) Int -) - Pra que investir em algo que simplesmente não dá certo? Pois é...

Espero ter ajudado em algo com esse post.
Editado pela última vez por lucaswakai em 15 Mar 2017, 15:55, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
Lord Seph
Mensagens: 14160
Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Re: Guia das Montarias

Mensagem por Lord Seph » 06 Mar 2017, 12:35

Humanoides não servem para montaria e Jamil já disse nada de Modelos.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.

Avatar do usuário
lucaswakai
Mensagens: 955
Registrado em: 04 Mai 2015, 11:59
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Re: Guia das Montarias

Mensagem por lucaswakai » 06 Mar 2017, 12:39

Lord Seph escreveu:Humanoides não servem para montaria e Jamil já disse nada de Modelos.
Esqueletos e Zumbis são modelos, mas as criaturas específicas que o Bestiário 1 apresenta não o são. São Mortos Vivos que possuem um moledo, mas são criaturas em si.

Avatar do usuário
LuyGuy
Mensagens: 535
Registrado em: 22 Mar 2015, 13:40
Localização: "Em um lugar diferente/Lá depois da saideira/Quem é de beijo, beija/Quem é de luta, capoeira
Contato:

Re: Guia das Montarias

Mensagem por LuyGuy » 08 Mar 2017, 23:46

jamilkender escreveu:Boa lembrança a da Carga! A maioria dos bichos não tem tanta Força e isso pode ocasionar redução de deslocamento com o cavaleiro, e dá um limite de peso. Se bem que o texto de regras não diz o que acontece se você carregar peso acima do máximo. Fica a impressão de que há um limite, mas não uma penalidade para além desse limite...?
Até diz: não acontece. É uma impossibilidade dentro do sistema.

Isto decorre da simplificação da regra. Em D&D, você poderia carregar ("levantar", na verdade; ocupando as mãos, talvez?) até o dobro do valor máximo, mas gastaria uma ação completa e se moveria 1,5 m, ainda por cima sofrendo o equivalente a estar desprevenido.

O mais engraçado é que as regras para criaturas quadrupedes e/ou de tamanho diferente de médio não foram utilizadas. Um sprite e um cavalo com Forças iguais têm a mesma capacidade de carga. :shock:

Obs.: Relendo as regras do D&D 3.5, notei que artonianos têm uma capacidade de carga que equivale aproximadamente ao dobro dos personagens de outros mundos. São um bando de mulas. :lol:

Imagem
jamilkender escreveu:No entanto, outra excelente lembrança de fluff para alguns tipos de montaria: nagahs devem conseguir cavalgar umas criaturas de pescoço comprido se enrolando nele com cuidado! :lol:
E toca acrescentar tudo isso! :lol:
Imagem
lucaswakai escreveu:Humano Esqueleto (Morto Vivo 1, Médio, Int -) - Para algum mestre louco que deixe um goblin subir no cangote de um esqueleto e fica lá... Tá valendo... No mais, eu acho a mera ideia simplesmente absurda...
Imagem
Lord Seph escreveu:Humanoides não servem para montaria
Não foi apresentado nenhum monstro de tipo de humanoide. Se refere-se à posição anatômica, é irrelevante.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Não que esteja fora da proposta indicar o quê é "plausível" ou "verossímil", só acho que é mais proveitoso propor como uma determinada criatura pode ser uma montaria do quê tentar, de forma simplória, inviabilizá-la.

Citando a mim mesmo:
LuyGuy escreveu:Por regras, as limitações para usar uma montaria são apenas que ela seja um " animal treinado para montaria" (Tormenta RPG Edição Revisada, pg. 83), sendo que "animal" bem pode ser simplesmente uma referência à criaturas irracionais (ou nem isso, segundo o Tirano do Terceiro :? ), e conseguir te carregar (Carga, Tormenta RPG Edição Revisada, pg. 141) TRPG. Na pior das hipóteses, caso sejam "animais não domesticados, ou não adequados como montaria" tu leva um –5 em testes de Cavalgar.

O resto é fluff e dá para contornar sem problemas com um pouco de imaginação, como já demonstraram.
Resumindo: faz seus corre aí que está tudo liberado.


Não é saudades, mas é o que temos para hoje. :D
LuyGuy.
Imagem

Avatar do usuário
lucaswakai
Mensagens: 955
Registrado em: 04 Mai 2015, 11:59
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Re: Guia das Montarias

Mensagem por lucaswakai » 09 Mar 2017, 11:16

Bestiário 2


Bulette (Monstro 10 Enorme, Int 2) - Um monstro que nada na areia não é uma montaria adequada.

Caranguejo de Guerra (Monstro 20 Colossal (comprido), Int -) - Não é uma montaria, mas dá pra carregar um exército dentro do bicho...

Catoblepas (Monstro 9 Enorme (comprido), Int 2) - Seu olhar letal seria um problema para qualquer cavaleiro de tamanho grande. Conseguindo uma forma de driblar isso ele seria uma montaria bastante parruda e boa contra mob. Ficaria na medida para Nagahs que queiram se enrolar no pescoço do bicho.

Cipó Assassino (Monstro 5 Médio, Int 1) - Não faço ideia de como um humanoide pequeno montaria uma coisa dessas. Ficaria trepado na árvore jogando flechas? Sei lá... O deslocamento dele é péssimo, com a única vantagem de ter escalada e natação, mas não vale a pena de forma alguma.

Cocatriz (Monstro 7 Pequeno, Int 2) - Tá ai uma montaria bem doida para seu sprite, não? A bicada petrificante é um bônus legal nesse sentido, mas a criatura é fraca.

Cocatriz Imperador (Monstro 12 Médio, Int 2) - Ah, agora temos uma montaria para humanóides pequenos com a habilidade de petrificar. É meio fraco pro seu nível, mas eu não descartaria usar.

Dínamo (Construto 20 Enorme (comprido) Int -) - A habilidade Piloto do Dínamo não o torna uma montaria, nos termos específicos da palavra, mas fala sério que não seria ótimo ficar na cabine desse monstrão só passando por cima de geral? Vai nele, uai.

Escavador (Monstro 16 Descomunal (comprido) Int 2) - Olha, a habilidade dele Gigante Gentil me indica que não deve ser um problema ver ele como um bichão fofo... Por outro lado deixa claro que ele é estúpido, então, fuja dessa montaria.

Golem de Areia (Construto 7 Grande (alto) Int -) - Nope...

Golem de Bronze (Construto 12 Grande (alto) Int -) Nope...

Golem de Espelhos (Construto 14 Grande (alto) Int -) - E nope mais uma vez...

Golem de Lama (Construto 18 Grande (alto) Int -) - Nope, nope e nope...

Galhada (Construto 3 Grande (comprido) Int 2) - O macho é melhor pra combate, mas vamos falar sério, você vai é querer ter uma fêmea como montaria, pois, afinal de contas, ela será um estoque ambulante de poções de cura.

Árvore Matilha (Construto 14 Enorme (comprido) Int 2) - Ah... não... A não ser que você seja uma Nagah doida...

Guardião de Folhas (Construto 6 Médio, Int -) - Mas olha só, a habilidade Imobilidade dele permite que ele fique quietinho no canto quando você entra na taverna pra tomar um gole... Legal não? E ainda pode engolir as armas dos inimigos... Uma montaria meio doida, mas divertida para um humanoide pequeno.

Guardião de Folhas Grande (Construto 10, Grande (comprido) Int -) - Na medida para um humanoide médio e mais parrudo que a versão normal, essa montaria até que vale a pena... Inusitada, mas interessante.

Horror Blindado (Construto 8 Médio, Int -) - Seja um goblin ladino bem safado, deixe seu horror blindado dando sopa e espere algum tolo entrar nele, depois finalize o coitado e roube seus pertences... Tá mais pra uma armadilha, mas você pode subir no cangote dele e andar por ai...

Massa Cinzenta (Monstro 13 Pequeno, Int -) - Não... Sentar nessa parada não vira...

Megapeia (Monstro 25 Colossal (comprido) Int 1) - Não...

Orquídea Carnívora (Monstro 12 Grande (alto) Int 2) - Não é funcional e pouco se desloca.

Pirâmide Gelatinosa (Monstro 20 Enorme (alto) Int -) - Nah...

Sapo Gigante (Monstro 7 Grande (comprido) Int 2) - Seu pulo esmagador e sua língua venenosa o tornam uma opção interessante para um humanoide médio. Não chega a ser parrudo, mas na falta de algo melhor, dá pro gasto.


Serpente Marinha (Monstro 18 Descomunal (comprido) Int 2) - Não...

Thoqqua (Espírito 5 Médio, Int 2) - Montaria bem boa para humanoides pequenos, com um dano considerável por fogo.

Verme da Carniça (Monstro 4 Grande (comprido) Int 1) - Com uma habilidade que paralisa e um deslocamento de escalada, essa montaria pode ser interessante.

Verme do Gelo (Monstro 13 Descomunal (comprido) Int 2) - Não.

Tá ai galera, espero ter ajudado em algo.
Editado pela última vez por lucaswakai em 15 Mar 2017, 16:13, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
Lord Seph
Mensagens: 14160
Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Re: Guia das Montarias

Mensagem por Lord Seph » 09 Mar 2017, 12:12

Pô, Sapo Gigante é monstro. Jurava que era animal.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.

Responder

Voltar para “Tormenta”