Pergunta difícil.lucaswakai escreveu:Jamil, pergunta:
Quais são as 5 melhores montarias para um paladino tango médio e quais as 5 para um pequeno?
Eu diria que depende da função que você vai usar a montaria.
Quer dizer: vai depender dela pra dar dano? Vai focar em usar só o deslocamento dela? Uma montaria é melhor se tem mais habilidades especiais? (lembrando que uso de habilidades normalmente vai consumir ações que você estaria usando pra fazer táticas de montaria tradicional?)
Outra questão é o nível em que você vai obter a montaria. Em alguns casos, até dá pra enxergar uma gradação.
Um exemplo, pra montarias apropriadas pra um humanoide médio, todas Animal 4 (que pode ser escolhido como montaria sagrada, portanto):
Coruja Gigante: tem deslocamento de voo, que é ótimo; e tendência Bondosa, que pode influir um tanto no roleplay.
Aranha Gigante: fisicamente um pouco mais fraca, mas tem 3 habilidades diferentes do usual (veneno que dá dano de Força, teias e deslocamento de escalar).
Corcel do Deserto: tem tudo o que o cavalo de guerra tem, mas é imune a sono, encantamento e não precisa de água.
Gafanhoto Gigante: similar ao cavalo, mas tem deslocamento alternativo (salto) e uma habilidade extra (enjoar o inimigo à distância).
Trobo: certamente mais resistente que o cavalo, inclusive pelo bônus de +4 contra magia. De resto, similar, mais um tantico mais lento.
Cavalo de Guerra: é o benchmark, o padrão de medida, na real. Forte, resistente, etc.
Touro: mais forte e mais PVs que o cavalo, e mais acerto e dano em investida, mas mais lento.
Deinonico: mais forte e mais rápido que o cavalo, mas não deve ser fácil continuar na sela quando ele usa a habilidade garrs traseiras.
(considere a gradação de cor conforme as notas usadas aqui no fórum no tópico de Análises de Classes)
Mais tarde eu posto um exemplo similar, pra montarias apropriadas para um humanoide pequeno, todas Animal 3.