Guia das Montarias

Tormenta é o RPG mais completo do Brasil. São tantos suplementos que você vai mesmo precisar conversar com o pessoal para acompanhar tudo!
Avatar do usuário
jamilkender
Mensagens: 849
Registrado em: 11 Dez 2013, 17:31
Localização: Yuvalin
Contato:

Re: Guia das Montarias

Mensagem por jamilkender » 31 Jan 2017, 18:14

lucaswakai escreveu:Jamil, pergunta:

Quais são as 5 melhores montarias para um paladino tango médio e quais as 5 para um pequeno?
Pergunta difícil.

Eu diria que depende da função que você vai usar a montaria.
Quer dizer: vai depender dela pra dar dano? Vai focar em usar só o deslocamento dela? Uma montaria é melhor se tem mais habilidades especiais? (lembrando que uso de habilidades normalmente vai consumir ações que você estaria usando pra fazer táticas de montaria tradicional?)
Outra questão é o nível em que você vai obter a montaria. Em alguns casos, até dá pra enxergar uma gradação.

Um exemplo, pra montarias apropriadas pra um humanoide médio, todas Animal 4 (que pode ser escolhido como montaria sagrada, portanto):

Coruja Gigante: tem deslocamento de voo, que é ótimo; e tendência Bondosa, que pode influir um tanto no roleplay.
Aranha Gigante: fisicamente um pouco mais fraca, mas tem 3 habilidades diferentes do usual (veneno que dá dano de Força, teias e deslocamento de escalar).
Corcel do Deserto: tem tudo o que o cavalo de guerra tem, mas é imune a sono, encantamento e não precisa de água.
Gafanhoto Gigante: similar ao cavalo, mas tem deslocamento alternativo (salto) e uma habilidade extra (enjoar o inimigo à distância).
Trobo: certamente mais resistente que o cavalo, inclusive pelo bônus de +4 contra magia. De resto, similar, mais um tantico mais lento.
Cavalo de Guerra: é o benchmark, o padrão de medida, na real. Forte, resistente, etc.
Touro: mais forte e mais PVs que o cavalo, e mais acerto e dano em investida, mas mais lento.
Deinonico: mais forte e mais rápido que o cavalo, mas não deve ser fácil continuar na sela quando ele usa a habilidade garrs traseiras.

(considere a gradação de cor conforme as notas usadas aqui no fórum no tópico de Análises de Classes)

Mais tarde eu posto um exemplo similar, pra montarias apropriadas para um humanoide pequeno, todas Animal 3.
@alvarofritas / RPGista

BURP disse: Eu fico imaginando como é pra vocês ver um autor como o Jamil. Normalmente autores tem uma visão bem conservadora do próprio jogo - combo é apelão, não pode estragar meu jogo, o mestre tem que proibir. O Jamil ouve um combo desses e ainda manda "olha, faz isso e isso e tu ainda consegue fazer a mesma coisa três vezes por rodada." =P

Avatar do usuário
lucaswakai
Mensagens: 955
Registrado em: 04 Mai 2015, 11:59
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Re: Guia das Montarias

Mensagem por lucaswakai » 31 Jan 2017, 18:24

jamilkender escreveu:
lucaswakai escreveu:Jamil, pergunta:

Quais são as 5 melhores montarias para um paladino tango médio e quais as 5 para um pequeno?
Pergunta difícil.

Eu diria que depende da função que você vai usar a montaria.
Quer dizer: vai depender dela pra dar dano? Vai focar em usar só o deslocamento dela? Uma montaria é melhor se tem mais habilidades especiais? (lembrando que uso de habilidades normalmente vai consumir ações que você estaria usando pra fazer táticas de montaria tradicional?)
Outra questão é o nível em que você vai obter a montaria. Em alguns casos, até dá pra enxergar uma gradação.

Um exemplo, pra montarias apropriadas pra um humanoide médio, todas Animal 4 (que pode ser escolhido como montaria sagrada, portanto):

Coruja Gigante: tem deslocamento de voo, que é ótimo; e tendência Bondosa, que pode influir um tanto no roleplay.
Aranha Gigante: fisicamente um pouco mais fraca, mas tem 3 habilidades diferentes do usual (veneno que dá dano de Força, teias e deslocamento de escalar).
Corcel do Deserto: tem tudo o que o cavalo de guerra tem, mas é imune a sono, encantamento e não precisa de água.
Gafanhoto Gigante: similar ao cavalo, mas tem deslocamento alternativo (salto) e uma habilidade extra (enjoar o inimigo à distância).
Trobo: certamente mais resistente que o cavalo, inclusive pelo bônus de +4 contra magia. De resto, similar, mais um tantico mais lento.
Cavalo de Guerra: é o benchmark, o padrão de medida, na real. Forte, resistente, etc.
Touro: mais forte e mais PVs que o cavalo, e mais acerto e dano em investida, mas mais lento.
Deinonico: mais forte e mais rápido que o cavalo, mas não deve ser fácil continuar na sela quando ele usa a habilidade garrs traseiras.

(considere a gradação de cor conforme as notas usadas aqui no fórum no tópico de Análises de Classes)

Mais tarde eu posto um exemplo similar, pra montarias apropriadas para um humanoide pequeno, todas Animal 3.
Uma dúvida que tenho sobre o Gafanhoto é se ele poderia ficar literalmente pulando em cima dos inimigos pra causar dano, sendo que você está em cima do bicho... Tem essa possibilidade?

Avatar do usuário
jamilkender
Mensagens: 849
Registrado em: 11 Dez 2013, 17:31
Localização: Yuvalin
Contato:

Re: Guia das Montarias

Mensagem por jamilkender » 31 Jan 2017, 18:42

lucaswakai escreveu:Uma dúvida que tenho sobre o Gafanhoto é se ele poderia ficar literalmente pulando em cima dos inimigos pra causar dano, sendo que você está em cima do bicho... Tem essa possibilidade?
Como mestre, eu faria você fazer os testes para não cair da sela mesmo que você não esteja levando dano (usando o dano causado como CD, ou com uma CD diferente, fixa). Talvez até ir aumentando essa CD fixa em +5 a cada rodada consecutiva em que você usar essa tática, até você parar por uma rodada fazendo outras coisas pra "se recuperar" e resetá-la.

Pela regra escrita, não dá nada, no entanto. Dá pra usar toda rodada, e você não tem como cair.
(é tipo a questão do escalar da aranha gigante e você não cair... pela regra nada é dito, mas vamos pela lógica né)

-----------------------------

Post inicial atualizado, btw. Faltam alguns bichos só.
@alvarofritas / RPGista

BURP disse: Eu fico imaginando como é pra vocês ver um autor como o Jamil. Normalmente autores tem uma visão bem conservadora do próprio jogo - combo é apelão, não pode estragar meu jogo, o mestre tem que proibir. O Jamil ouve um combo desses e ainda manda "olha, faz isso e isso e tu ainda consegue fazer a mesma coisa três vezes por rodada." =P

Avatar do usuário
Galahad
Mensagens: 1961
Registrado em: 09 Dez 2013, 18:33

Re: Guia das Montarias

Mensagem por Galahad » 31 Jan 2017, 20:16

jamilkender escreveu: Corcel do Deserto: tem tudo o que o cavalo de guerra tem, mas é imune a sono, encantamento e não precisa de água.
Hmmmm, seria interessante um Qareen Paladino com um Corcel do Deserto como montaria.

Avatar do usuário
lucaswakai
Mensagens: 955
Registrado em: 04 Mai 2015, 11:59
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Re: Guia das Montarias

Mensagem por lucaswakai » 31 Jan 2017, 21:10

Jamil, um humanoide pequeno não poderia de cara pegar um Animal 4? Sei que o "usual" é ele use o cão de guarda, mas se o humanoide médio pode pegar um animal 4 logo de cara, por que ele não poderia?

Avatar do usuário
jamilkender
Mensagens: 849
Registrado em: 11 Dez 2013, 17:31
Localização: Yuvalin
Contato:

Re: Guia das Montarias

Mensagem por jamilkender » 31 Jan 2017, 21:36

lucaswakai escreveu:Jamil, um humanoide pequeno não poderia de cara pegar um Animal 4? Sei que o "usual" é ele use o cão de guarda, mas se o humanoide médio pode pegar um animal 4 logo de cara, por que ele não poderia?
Tá na habilidade montaria sagrada o porquê.
Manual Básico Revisado, p. 68 escreveu:Normalmente será (...) um cão de guarda para paladinos de tamanho Pequeno — mas outros animais de mesmo nível também podem existir como montarias sagradas.
(...)
Cão de guarda: animal 3 (...)
Sempre que o paladino sobe de nível, sua montaria sagrada também sobe.
Portanto, no nível em que você ganha a montaria sagrada (seja lá por qual fonte), você está limitado pela regra conforme escrita a outros animais de mesmo nível (3, se você for de tamanho Pequeno).
@alvarofritas / RPGista

BURP disse: Eu fico imaginando como é pra vocês ver um autor como o Jamil. Normalmente autores tem uma visão bem conservadora do próprio jogo - combo é apelão, não pode estragar meu jogo, o mestre tem que proibir. O Jamil ouve um combo desses e ainda manda "olha, faz isso e isso e tu ainda consegue fazer a mesma coisa três vezes por rodada." =P

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6438
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: Guia das Montarias

Mensagem por Khrjstjano » 31 Jan 2017, 21:53

jamilkender escreveu:Pela regra escrita, não dá nada, no entanto. Dá pra usar toda rodada, e você não tem como cair.
(é tipo a questão do escalar da aranha gigante e você não cair... pela regra nada é dito, mas vamos pela lógica né)
A regra apenas não fala desse tipo de situação. Porque esse tipo de situação não é descrita no livro. Mas cavalgar uma aralha que esteja subindo pelas paredes vão envolver a queda, normalmente. O caso, apenas, é que como a regra não cobre esse tipo de situação será o mestre que decidirá como a coisa correrá, conforme o que dita o capítulo O Mestre, seção Improvisando. Essa seção é essencial de ter em mente quando se lida com o inesperado. O caso da Gafanhoto é a mesma coisa; está fora do básico e vai passar por ela.
Imagem

Avatar do usuário
sasukerdg
Mensagens: 361
Registrado em: 08 Mar 2016, 17:38

Re: Guia das Montarias

Mensagem por sasukerdg » 31 Jan 2017, 22:16

jamilkender escreveu:Besouro do Óleo (Animal 22): já tava todo empolgado dizendo que dava, mas aí percebi que ele é coberto com um muco que dá 2d6+11 de fogo em quem atinja ele com ataques corpo-a-corpo. Imagina o dano em coisas em contato CONSTANTE com ele. A menos que tu consiga uma sela/casinha imune ao fogo, e seja resistente ou imune você mesmo, acho melhor passar longe. Bem longe. (em outro tópico: faça um mashin do fogo e enjoy tua cura a toda rodada... com sua montaria rock'n'roll. Só precisa conferir se não dá zica com seus itens)
Esse muco é mágico? :shock:
Imagem

Meu maior inimigo é minha preguiça...

Avatar do usuário
Lord Seph
Mensagens: 14163
Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Re: Guia das Montarias

Mensagem por Lord Seph » 01 Fev 2017, 07:46

Que eu me lembre, não.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.

Avatar do usuário
lucaswakai
Mensagens: 955
Registrado em: 04 Mai 2015, 11:59
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Re: Guia das Montarias

Mensagem por lucaswakai » 01 Fev 2017, 08:57

Jamil, sobre a possibilidade que eu falei do Gafanhoto saltando sobre os inimigos, qual seria o dano? Talvez em níveis baixos e com Cavalgar otimizado seja uma estratégia congruente e plausível.

Responder

Voltar para “Tormenta”