Guia das Montarias

Tormenta é o RPG mais completo do Brasil. São tantos suplementos que você vai mesmo precisar conversar com o pessoal para acompanhar tudo!
Avatar do usuário
jamilkender
Mensagens: 849
Registrado em: 11 Dez 2013, 17:31
Localização: Yuvalin
Contato:

Guia das Montarias

Mensagem por jamilkender » 31 Jan 2017, 01:05

WORK IN PROGRESS.

Como existe a chance do negócio acabar soterrado, achei melhor transportar pra seu próprio tópico. Então sejam bem vindos ao...

GUIA DAS MONTARIAS BACANUDAS
lucaswakai escreveu:Galera, da lista abaixo, quais podem e quais não podem de forma alguma servir como montarias? Quais seriam eficientes e quais seriam ineficientes nessa função?
Como assim montar animais diferentes?
A perícia Adestrar Animais te permite arranjar uns bicho diferentão. Ela mesma, aquela pobre e vilipendiada perícia.
Manual Básico Revisado, p. 82 escreveu:Domesticar um animal selvagem (CD 25): você pode criar um animal selvagem desde filhote, domesticando-o. O tempo necessário varia de acordo com a criatura.
Ou seja, na maioria dos casos, o tempo pra isso varia de acordo com o mestre. Porém, se ele tiver acesso ao Manual do Malandro (p. 114-115), abraça: vai ser mais difícil, mais longo, mas vai ter uma chance de dar um bônus permanente de +1 em uma habilidade. O que não é nada mal.

Mas e se eu quiser só ganhar minha montaria sem ir atrás de um bicho e fazer amizade?
Também dá, claro. A habilidade de classe montaria sagrada permite variações sobre o tema "normal", não importando sua fonte.
Manual Básico Revisado, p. 68 escreveu:Normalmente será um cavalo de guerra para paladinos de tamanho Médio, ou um cão de guarda para paladinos de tamanho Pequeno — mas outros animais de mesmo nível também podem existir como montarias sagradas.
(...)
Cavalo de guerra: animal 4 (...)
Cão de guarda: animal 3 (...)
Sempre que o paladino sobe de nível, sua montaria sagrada também sobe.
Portanto, se a montaria original morrer, dá pra escolher uma montaria nova mais poderosa entre as informadas abaixo se você tiver níveis suficientes.
As fontes de montaria sagrada são: Paladino nível 5, talento Vínculo com Cavalo, CdP Cavaleiro Feérico nível 5, CdP Cavaleiro da Luz nível 1, CdP Ginete de Namalkah nível 1 (este último só se você tiver sorte e ele não estiver em AUTOBAN).

Ué não posso ter montaria se eu pegar a classe Cavaleiro?
Pode sim. Cavaleiro nível 4 dá uma habilidade parecida com montaria sagrada, mas que não é montaria sagrada.
Ela não tem a provisão pra o que fazer quando ela morre (chora?) nem diz se dá pra escolher uma montaria diferente de um cavalo de guerra (o que é bem ruim pra qualquer raça que não seja de tamanho Médio...). Então... não dá pra usar com as opções mostradas aqui :cry:

Só essas as opções?
Dá pra ir longe nessa brincadeira de montarias doidas com conjuradores usando a magia metamorfose em familiares. Mas aí não precisa ser animal, o que foge do escopo dessa postagem.
A CdP Pequeno Campeão nível 2 dá uma montaria, mas sempre tem que ser cão de guarda, então se ferrou, também.
Druidas e um monte de outros personagens podem ter companheiros animais e tecnicamente eles podem ser usados como montarias. Mas a ficha deles é meio que fixa, ou de baixa customização, e você pode simplesmente escolher a skin que quiser pro animal (mas isso não vai dar necessariamente as habilidades exclusivas e únicas dos animais dos bestiários e livros similares). Por isso, as opções dadas aqui.

Outras dicas do poder e da alegria
Vai nos talentos que aprimoram montarias e animais e afins: Cavaleiro Nato (caixa O Mundo de Arton), Companheiro Aprimorado (Manual das Raças), Companheiro Vegetal (Manual das Raças), Animal Aberrante (Manual das Raças). E não se esqueça de, se puder, comprar um negócio (Valkaria: Cidade sob a Deusa) que inclua um estábulo (Con +2 nos seus bichim). Se já estiver no esquema de usar Adestrar Animais, peça pro seu mestre ser bonzinho e permitir a regra de treinamento pra cães (Bestiário 1, p. 18) valer pra outros animais também.

Brincando com Megalontes
As magias megalon e megalon maior (ambas disponíveis na caixa O Mundo de Arton) permitem aumentar um animal em uma ou duas categorias de tamanho e dá bônus excelentes. Como a descrição da magia dá a entender que ela aceita os efeitos da magia permanência, vale checar com seu mestre se isso é possível. Se sim, alguns animais que normalmente seriam impossíveis como montaria para criaturas pequenas e médias se tornam viáveis.

Dificultando a Brincadeira: Usando Regras de Carga
Uma montaria deveria ser capaz de carregar seu cavaleiro. A regra de carga é bem simples em TRPG: se estiver carregando até 3x seu valor de Força, você não tem penalidades. Se estiver carregando entre 3x e 10x seu valor de Força, tem -3m nos deslocamentos e -2 em testes de Acrobacia, Atletismo, Furtividade e Ladinagem. E mais que isso, não dá pra carregar.
Vale a pena olhar pra isso quando estiver escolhendo sua montaria, se seu mestre for particularmente anal-retentivo. Lembre-se de que sua montaria vai carregar você, sua carga, e quaisquer outros itens que ela vá usar, como sela, rédeas e armadura. Subitamente aquele bônus de +1 em um valor de habilidade para adestrar um animal (Manual do Malandro, p. 114) fica bem valioso.

Animal É o CAR****, Aqui é MONSTRO!
O Luyguy me chamou atenção para um uso épico de Adestrar Animais que tem no Guia da Trilogia:
Guia da Trilogia, p. 228 escreveu: Domesticar: você pode domesticar monstros irracionais (Int 1 ou 2, CD 30 + nível do monstro) e criaturas sem Inteligência (como alguns construtos e mortos-vivos, CD 50 + nível da criatura).
Reduzir tempo de treinamento: você pode reduzir o tempo necessário para domesticar (normalmente um mês) ou ensinar um truque (normalmente uma semana) em uma categoria (CD +10), duas categorias (CD +30) ou três categorias (CD +50). As categorias são mês, semana, dia, hora e minuto. Ou seja, você pode ensinar um truque (normalmente uma semana e CD 15) em um minuto, com um teste contra CD 65.
Com isso, acrescentamos mais algumas opções de bichos montáveis. Finalmente, com isso e um testezinho maroto de CD 37, você consegue domesticar um grifo! Enjoy! :lol?

Agora as montarias também estão codificadas por cor! Uhuul
Dourado.- É a melhor nota possível. Normalmente tal opção é quase mandatória para o estilo e e geralmente vai ser uma das melhores opções para a construção do personagem.
Azul Escuro.-Indica uma montaria ótima. Significando uma montaria que deveria ser fortemente considerada.
Azul.- Uma boa montaria. Dificilmente você estará se enganando ao escolher esta opção. Mandatório em alguns casos, mas não em todos.
Verde.- Difícil de se classificar. Geralmente por possuir alguma utilidade ao invés de uso em combate ou dependente do conceito do personagem.
Preto.-Uma montaria que não irá afetar negativamente o personagem. Entretanto haverão opções melhores.
Roxo- Uma montaria circunstancial. Pode ser útil em casos isolados, mas não será um investimento com retorno compensatório.
Vermelho- Uma péssima montaria. Essa é mesmo uma que você deveria evitar a todo custo.
agradecimentos ao LordVrikolaka pelo template

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Animais do Bestiário 1

Tentacute (Animal 1/2, desl 6m, escalar 9m): vira montaria para humanoides pequenos com megalon maior. Não é grandes coisa.

Cobra Cascavel (Animal 1, desl 6m, escalar 6m, natação 6m): infelizmente, nem mesmo com opções Megalonte ela se torna uma montaria viável. Anda muito rente ao solo...

Falcão (Animal 1, desl 6m, natação 9m (????)): vamos torcer pra seu mestre aceitar que o deslocamento de natação 9m do falcão na verdade é voo, porque ainda não tem errata pra isso. O falcão é de tamanho minimo, mas com megalon maior vira uma opção de montaria voadora Animal 9 para um humanoide pequeno. Não é incrível, porém.

Rato Gigante (Animal 1, desl 12m, escalar 6m): com a opção Megalonte, pode ser uma alternativa tanto para humanoides pequenos quanto médios. Mas não é lá muito forte comparado com outras criaturas de mesmo nível.

Golfinho (Animal 2, natação 18m): uma opção legal pra uma campanha aquática - mas só vai adiantar pra humanoides pequenos. Faça miséria com o raio sônico.

Lobo (Animal 2, desl 15m): tudo o que o lobo das cavernas faz, mas mais fraco, e só vale como montaria pra humanoides pequenos.

Pônei de Montaria (Animal 2, desl 12m): pra você que é baixinho e tá cansado de montar em cão de guarda. Se bem que... o pônei é mais fraco :lol:. Custo: 5 TO.

Pônei de Guerra (Animal 3, desl 12m): é o cavalo dos nanicos. Pra você que se cansou de montar em cães de guarda. Custo: 30 TO.

Crocodilo (Animal 3, desl 6m natação 12m): não dá pra um humanoide médio, mas é cada humanoide pequeno e valente domesticando jacaré pra servir de montaria... :lol:

Cão de Guarda (Animal 3, desl 12m): é a montaria sagrada padrão para humanoides Pequenos. É uma escolha sólida, barata, que já vem pronta pra montar se você comprar, e ainda pode receber os benefícios de treinamento (listados no Bestiário 1), que são BEM bons. Enquanto outras criaturas exigem que você chore com seu mestre, aqui a regra é clara: bora treinar seu cachorro! :lol: Custo: 50 TO.

Cavalo de Montaria (Animal 3, desl 15m): é o carro popular dos humanoides médios de Arton :mrgreen: Mais medroso, mais fraquinho. Cada um na sua né? Custo: 75 TO.

Aranha Gigante (Animal 4, desl 12m escalar 12m): estranho e diferente, mas dá pra imaginar um humanoide médio domesticando e montando uma delas, que são de tamanho Grande e descritas como "quase do tamanho de um cavalo". Precisaria de uma ajuda do mestre pra ela poder usar o deslocamento de escalar sem você cair (tipo, criar uma sela especial que você fique amarrado nela?). Pra usar a teia, eu diria que é um uso de Adestrar Animais (manejar animal).

Trobo (Animal 4, desl 12m): é um animal barato, e de montaria, e do tamanho certo, e domesticado pra isso, inclusive. Vem com +4 de resistência à magia, o que já coloca ele um pouco acima do cavalo padrão, mesmo sendo 3m mais lento. Se tiver como, recomendo a leitura da matéria Trobos - Os Pássaros Boi, na Revista Tormenta #2. Dá várias ideias legais. Custo: 10 TO.

Cavalo de Guerra (Animal 4, desl. 15m): montaria sagrada padrão para humanoides Médios. É realmente o benchmark da coisa toda, escolha inevitável em muitos casos. Mas, claro, há melhores. Custo: 400 TO.

Leão (Animal 5, desl 18m): apesar da gente adorar ver representações de gente montando grandes felinos, grandes lupinos e ursos, realisticamente isso não faz nem sentido: eles não passaram por milênios de seleção artificial pra aguentar gente nas costas (como cavalos, camelos, elefantes e etc). Se você estiver defecando para o realismo, vai fundo: é legal, é maneiro, e o leão é do tamanho certo em termos de regras ( :lol: ). Bote deve poder funcionar mesmo com o cavaleiro montado; já Dilacerar complica, pela descrição dizer que ele ataca com as patas traseiras... eu diria que deve exigir pelo menos um teste pra não cair da sela (talvez CD igual ao dano que ele causa? :? )

Garanhão de Namalkah (Animal 5, desl 15m): é um cavalo, mas melhor :lol: Caro, tem boas estatísticas. Vem de graça no talento Vínculo com Cavalo, então é melhor aproveitar. Custo: 1.000 TO.

Lobo das Cavernas (Animal 6, desl 15m): humanoide Médio consegue montar, mas só fêmeas (que não tem espinhos nas costas). Fato estabelecido do cenário é que goblins criam e montam esses bicho.

Urso (Animal 6, desl 12m): realisticamente não, pelo jogo MANEIRO sim, com certeza. Talvez mais difícil de treinar, pra acostumar ele a sempre andar de quatro ao invés de alternar pra bípede quando interessante para ele.

Canceronte (Animal 7, desl 9m natação 9m): apesar do tamanho ser igual ao de um cavalo, é mais difícil imaginar uma sela e rédeas prum caranguejo gigante. Pela regra, dá; por descrição, eu diria que fica estranho e talvez vetasse. Tem também o problema de que você vai estar montado numa iguaria valiosa (300 TO)... ele é bom porque te permite cavalgar no mesmo deslocamento pela água e pela terra, é a verdadeira montaria 100% anfíbia :lol: Custo: 300 TO.

Selako (Animal 7, natação 18m): outra opção legal pra uma campanha aquática - mas também só vai adiantar pra humanoides pequenos. Boa sorte em domesticar (como mestre, eu usaria a mesma regra do urso-coruja...)

Urso-Coruja (Animal 7, desl 12m): é um animal caro e difícil pra caramba de treinar. NOVE SUCESSOS EM CD 25. Mas tá lá. É fortinho. Tem o mesmo problema de postura do urso normal, ainda por cima. Custo: 1.000 TO por um filhote em lugares como Vectora.

Cobra Rei (Animal 8, desl 6m, escalar 6m, natação 6m): mesmo problema da sucuri, e deve ser ainda mais baixinha, já que é mais curta (tamanho Grande comprido). No quesito mestre doido, eu acho que só daria pra uma criatura Diminuta montar.

Cobra Sucuri (Animal 11, desl 9m, escalar 9m, natação 9m): diria que o tamanho não permite um humanoide médio montar. Mesmo um humanoide pequeno teria dificuldades, no entanto, já que o formato do bicho não ajuda. A altura dela deve ser a de uma sucuri realista, ou pouco maior; um mestre doido poderia aceitar que uma criatura Mínima coloque uma sela na "nuca" da cobra, e umas rédeas, no entanto.

Urso das Cavernas (Animal 12, desl 15m): pelo tamanho, dá pra montar num estilo elefante: ou com uma sela no cangote/nuca ou com um howdah/casinha no topo das costas. Claro que boa sorte em adestrar (já que "ataca seres humanos sem hesitar", deve ser quase tão difícil quanto o urso-coruja).

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Monstros Int 1 ou 2 e Criaturas com Int nula do Bestiário 1 (via lucaswakai)

Ameba Gigante (Monstro 10 Enorme, Int -, desl 4,5m) - Não me parece montável.

Basilisco (Monstro 6 Médio, Int 2, desl 6m natação 9m) - A regra do Olhar Petrificante diz que cada personagem a até 9m tem que fazer o teste, convencer o mestre de que o cavaleiro não teria que passar em Reflexos me parece um problema, mas, driblado isso de alguma forma (imunidade a petrificação?) me parece uma montaria muito boa para humanoide pequeno.

Carrasco de Lena (Monstro 6 Grande (comprido) Int 2, desl 9m) - Montaria bem boa devido a Inversão de Dano que faria com que inimigos que não tenham acesso a cura simplesmente não possam derrubá-la. Pela regra dá pra usar com humanoide médio, então treine um e seja feliz montado em um tanque anti dano.

Centopeia Dragão (Monstro 11 Enorme (comprido) Int 2, desl 15m, escava 6m) - Ah... Não... Acho que não dá pra montar... A não ser que o traseiro de seu personagem seja à prova de espetos e que ele seja resistente a aura de calor do bicho.

Humano Esqueleto (Morto Vivo 1, Médio, Int -, desl 9m) - Para algum mestre louco que deixe um goblin subir no cangote de um esqueleto e fica lá... Tá valendo... No mais, eu acho a mera ideia simplesmente absurda...

Ogro Esqueleto (Morto Vivo 4, Grande, Int -, desl 9m) - Tem a mesma questão do Humano esqueleto, mas agora adaptado para um personagem médio... Bom, como tem mestre doido pra tudo, se quiser, fale com ele...

Wyvern Esqueleto (Morto Vivo 7 Grande (comprido) Int -, desl 9m, voo 18m) - Esse me parece até plausível como uma parruda e resistente montaria voadora. Não é excelente, mas talvez dê pro gasto...

Urso das Cavernas Esqueleto (Morto Vivo 12, Enorme (alto) Int -, desl 15m) - Bah... Não vira, tal qual o urso normal ele simplesmente não dá certo...

Golem de Carne (Construto 11 Grande (alto) Int -, desl 9m) - Você vai mesmo querer fazer o bom e velho Frank de cavalinho? Acho que não...

Golem de Pedra (Construto 14 Grande (alto) Int -, desl 9m) - Nope... Não funciona...

Golem de Ferro (Construto 20 Grande (alto) Int -, desl 9m) - Nope novamente...

Grifo (Monstro 7 Grande (comprido) Int 2, desl 12m, voo 24m) - Ai sim!!! Agora sim uma montaria na qual vale a pena investir! Parrudo, voa bem rápido e funciona! Bote é genial pra completar. Vai nele e seja feliz!

Hidra de Duas Cabeças (Monstro 8 Enorme (alto) Int 2, desl 9m natação 9m) - Ser Enorme Alto é um problema, se não fosse isso seria boa e parruda.

Hidra de Cinco Cabeças (Monstro 10, Enorme (alto) Int 2, desl 9m natação 9m) - Mesmo problema acima.

Hidra de Dez Cabeças (Monstro 12, Enorme (alto) Int 2, desl 9m natação 9m) - Mesmo problema das outras...

Monstro da Ferrugem (Monstro 5, Médio Int 2, desl 12m) - Na medida para um druida pequeno que use só equipamentos de madeira. Ele ainda vai comer as armas dos seus inimigos. Dá pra usar em uma build de um druida bem anti-civilização de Megalokk e bem temático.

Objeto Animado Médio (Construto 2 Médio, Int -, desl 9m) - Escolha um objeto legal para seu personagem pequeno, um que não chame a atenção, mas quando ninguém esperar, sente nele e saia cavalgando. Funcional, e serve para ser uma montaria não chamativa. Forte, não, mas, né...

Objeto Animado Grande (Construto 4, Grande, Int -, desl 6m) - Na medida para um Humanoide médio, não chama a atenção, mas não é forte, então tem que se pensar bem.

Pudim Negro (Monstro 10 Enorme, Int -, desl 6m escalar 6m) - Nope... Não vai nessa, não funciona...

Soldado Mecânico (Construto 4 Médio, Int -, desl 6m) - Quer ser um goblin sentado no cangote do seu soldado mecânico? Eu não acho legal, mas se seu mestre deixar, é ruim, mas tá valendo.

Lobo das Cavernas Vampiro (Morto Vivo 6, Grande (comprido) Int 2, desl 15m) - Mais parrudo que o o Lobo das Cavernas, pode ser um boa montaria para um Necromante que queira usar seu Gadanho Negro. Com cura acelerada, resistências e redução de dano, vale bem a pena!

Verme Púrpura (Monstro 16 Descomunal (comprido) Int 1, desl 9m escava 4,5m natação 9m) - Não funciona...

Humano Zumbi (Morto Vivo 2, Médio, Int -, desl 6m) - Novamente o mesmo caso de se montar no cangote... Eu não acho bom e o zumbi é fraco, então...

Gigante das Colinas Zumbi (Morto Vivo 24, Grande (alto) Int -, desl 6m) - Quer sentar no cangote do bichão parrudo e pedir pra ele distribuir porrada em seu nome enquanto você, um frágil necromante, dispara magias a torto e a direito? Vai fundo... Continua não sendo funcional.

Grifo Zumbi (Morto Vivo 14 Grande (comprido) Int -, desl 9m voo 21m) - Voa, mas é mais fraco e mais lento que o grifo normal, mas fica na medida para necromantes médios.

Hidra de Cinco Cabeças Zumbi (Morto Vivo 20 Enorme (alto) Int -, desl 6m natação 6m) - Pra que investir em algo que simplesmente não dá certo? Pois é...

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Animais do Bestiário 2

Asa Assassina (Animal 1, desl 6m, voo 12m): a mariposa vorpal, se for combinada com megalon maior, vira a melhor montaria voadora para humanoides pequenos, simplesmente porque vem com ataque vorpal de brinde (mesmo a CD sendo baixa). O dano médio do crítico 18-20 do bicho é 48, nada mal pruma montaria SEM OTIMIZAÇÃO. (você ainda vai ter 4 talentos e 4 pontos de habilidade pra distribuir depois de usar megalon maior nela ;) )

Gato (Animal 1, desl 9m): vira montaria para pequenos com megalon maior e também brilha com seus seis usos de Duro de Matar durante a vida (lembrando que dá pra comprar o talento mesmo assim...). As estatísticas são um pouco abaixo, mas pruma montaria de humanoides pequenos não está tão mal.

Mico (Animal 1, desl 6m, escalar 9m): não funciona como montaria nem com a opção Megalonte. Pena, é o único animal que vem com Ladinagem treinada...

Lagarto Elétrico (Animal 2, desl 12m, natação 9m): são uma opção Megalonte razoável pra pequenos e médios, mas infelizmente seu melhor poder está em ter bandos de lagartos elétricos (talvez levar um monte com você? :lol: ).

Camelo (Animal 3, desl 15m): se tem gente que curte montar bois e mulas, porque não montar esses simpáticos, fedorentos, cuspidores e babões animais de carga, não é mesmo?? São apropriados como montaria para humanoides médios.

Carcaju (Animal 3, desl 12m, escalar 9m): com a opção Megalonte, é viável para humanoides pequenos ou médios. Melhor que o Rato Gigante, com certeza, mas não é necessariamente melhor que outras montarias de mesmo nível e tamanho. A fúria dá bônus baixos demais pra fazer diferença. Se conseguir, tenta comprar Casca Grossa que o bicho já começa a ficar grosso (Con 26 com megalon maior).

Javali (Animal 3, desl 12m): não são permitidos prum humanoide Médio (mas dão certinho prum humanoide Pequeno de saco cheio de montar em cachorros...). Já vem com Duro de Matar de brinde, e dá dano dobrado em investida! Escolha tão sólida quanto seu cão de guarda.

Coruja Gigante (Animal 4, desl 12m, voo 24m): já vem de fábrica como conquistar, como montar e tudo mais. ?????. Profit. Só pode ser ruim se você estiver jogando de personagem maligno, já que a coruja gigante é bondosa por definição. Custo: 1.000 TO por ovo, 2.000 TO por filhote.

Deinonico (Animal 4, desl 18m): é tipo montar um avestruz muito mais violento. Sabemos que dá pra montar em avestruzes, então... bora! :lol: A pena é que provavelmente você pode cair se ele usar Garras Traseiras (ou não, se o mestre deixar um teste de Cavalgar pra ficar na sela...). Próprio para humanoides médios. Mais forte, resistente, ágil, sábio e carismático que um cavalo de guerra. Enjoy.

Gorila (Animal 4, desl 12m, escalar 9m): o mesmo que pro Girallon, mais abaixo. O tamanho só permitiria ser uma montaria para humanoides pequenos... se pelo menos fosse enorme alto... Apesar da galera exemplificar com diddy Kong montando Donkey Kong, andar no cangote de um outro humanoide não configura cavalgar né moçada. Se configurasse, dava pra usar os talentos de Combate Montado subindo no seu colega de grupo com níveis de gigante furioso.

Lagarto Perseguidor (Animal 4, desl 9m, natação 9m): alternativa parruda para humanoides pequenos. Dá dano de Constituição e vem com resistência a fogo 5. Vai nele que a fita é boa.

Leopardo (Animal 4, desl 15m, escalar 9m): é o leão que corre muito mais, com deslocamento de escalar de cereja do bolo, mas só serve pra humanoides pequenos.

Touro (Animal 4, desl 12m): dá certinho pra montar e ser um cavaleiro médio diferentão do usual. A ficha inclusive vale também pra animais parecidos, como bisões e búfalos (vem Moreau do Búfalo). Mais forte, mas mais lerdo que o cavalo de guerra. Só não vai normalmente se beneficiar da habilidade estouro :(

Pterodáctilo (Animal 6, desl 6m, voo 18m): apesar de Grandes compridos, eu acho que eles não tem tamanho suficiente pra carregar um humanoide médio (2m de altura, sem nem contar a cernelha? meio baixos demais). Mas isso sou eu. Pela regra, dá, claro.

Ankheg (Animal 7, desl 12m, escavar 6m): pelo formato do ankheg ilustrado no Bestiário e pelo ankheg de outros jogos, eu diria que não é um animal montável. O que é uma pena, já que ele é fortinho. Ia ser problemático estar montado enquanto ele usa o deslocamento de escavar, então talvez seja melhor não montar mesmo...

Abelha Grifo (Animal 8, desl 18m, voo 24m): "podem ser cavalgadas por criaturas de tamanho Médio ou menor". Tranquilaço, tá até na regra. Mas você tem que capturar uma larva numa colmeia e criar com mel (e não diz quanto tempo leva pra larva crescer, então... boa sorte com seu mestre). Se tiver uma domesticada, importante nunca deixar ela chegar a 28 PV ou menos, se não ela vai tentar ferroar o inimigo (e morrer 1d6 horas depois se conseguir...)

Crocodilo Gigante (Animal 8, desl 12m, natação 12m): por ser Enorme comprido e ter 15m de comprimento, eu diria que deve ser mais altinho e com sorte deve dar pra montar sem os problemas das cobras compridonas.

Rinoceronte (Animal 8, desl 12m): grande comprido. Nervosor. Mas com certeza, se domesticado ou dado de presente por um deus, vira uma montaria sensa. Vai brincar de investida com teu amiguinho, vai.

Besouro Gigante (Animal 9, desl 9m): compridos como uma mesa? Bora pegar um ovo, domesticar e ser feliz com esse animal cheio de redução de dano e resistências e que pode DESTRUIR ARMADURAS. Pelo tamanho, nada impede de ser usado como montaria, e já que ele não voa, não dá o único problema que poderia dar (o de levantar os estojos das asas e te derrubar).

Girallon (Animal 9, desl 12m, escalar 12m): considerando o tamanho ser Grande (alto) e a postura, bípede, eu diria que não dá pra montar um desses. Pena, porque é fortaço.

Tumarkhân (Animal 10, desl 12m): estabelecido no lore do cenário como montaria - mas pelo tamanho, deve ser uma variação do método elefante, ou o cavaleiro vai sentado no cangote do bicho.

Baleia (Animal 12, natação 18m): descomunal comprido, maior que elefante! Dá pra levar todo o seu grupo junto no dorso do bicho, mas era bom todos terem um jeito de não se afogar. Menos chance de funcionar como montaria e mais chance de você conseguir fazer um submarino se tiver um mestre que curta a lei do legal :geek:

Elefante da Savana (Animal 12, desl 12m): estabelecidíssimo. O método comum é montar na nuca/cangote, ou num howdah (tipo uma casinha) montada nas costas. O howdah normalmente não devia oferecer as mesmas vantagens da perícia Cavalgar, na minha opinião. É mais como uma carruagem acoplada direto no bicho. Novamente, uma referência bacana é usar as regras de navio do Mundos dos Deuses (jabá de oportunidade™)

Urso da Neve (Animal 12, desl 12m, natação 9m): siga o que já foi falado sobre ursos. Vem com resistência ao frio de brinde e sabe nadar!

Polvo Gigante (Animal 13, natação 18m): o bicho é enorme comprido, o que faz dele outro candidato a uma adaptação maluca para uma liteira subaquática acoplada. Mas dificultado por ser exclusivamente subaquático e não ter nada desse tipo no cenário ainda.

Elasmossauro (Animal 14, desl 6m, natação 18m): ou "elefante pra campanhas aquáticas". Fortinho. Melhor que outras opções aquáticas porque você ainda pode montar ele fora d'água (leeeerdo, mas dá).

Triceratops (Animal 14, desl 12m): um clássico. Vem com RD 5 e um dano bem alto. Usaria aqui o método elefante, pelo tamanho.

Mamute (Animal 15, desl 12m): idem ao elefante.

Tiranossauro Rex (Animal 18, desl 12m): eeeeba bora colocar uma sela nessa monstruosidade e aproveitar. Nada que impeça usar como montaria, mesmo.

Besouro do Óleo (Animal 22, desl 12m): já tava todo empolgado dizendo que dava, mas aí percebi que ele é coberto com um muco que dá 2d6+11 de fogo em quem atinja ele com ataques corpo-a-corpo. Imagina o dano em coisas em contato CONSTANTE com ele. A menos que tu consiga uma sela/casinha imune ao fogo, e seja resistente (pelo menos 25 pontos de resistência a fogo) ou imune a fogo você mesmo, acho melhor passar longe. Bem longe.

Braquiossauro (Animal 30, desl 9m): colossal comprido! Aqui já dá pra fazer coisas ainda mais legais que a mera casinha de elefante: além de um mestre são, nada impede você de instalar uma carcaça de barco em cima do bicho! (se funciona pra gog'magogues...) Mas aí ele deixa de ser governado por regras de montaria (e usa regras de... barcos em terra? que loucura) :oops: Se for pra montar, teria que fazer uma sela especial perto da cabeça, e se arriscar a cair de uma altura bem alta (ele tem 7m de altura na cernelha. Dali começa o pescoço. :lol: ) No geral, não é uma boa opção.

Passaro Roca (Animal 30, desl 9m, voo 36m): grande demais pra servir como montaria, só a cabeça já deve precisar de um bridão e rédeas manejáveis por uma criatura enorme, pelo menos. Só ver que uma criatura com o mesmo tamanho que serve como "montaria", o gog'magogue, carrega um casco inteiro de navio junto. O próprio texto da criatura dá a letra de uma tribo que teria uma aldeia nas costas de um roca. O bicho é grosso, mas pouco viável como montaria.

-----------------------------------------------------------

Monstros Int 1-2 e Criaturas Int Nula do Bestiário 2 (via lucaswakai)

Bulette (Monstro 10 Enorme, Int 2) - Um monstro que nada na areia não é uma montaria adequada.

Caranguejo de Guerra (Monstro 20 Colossal (comprido), Int -) - Não é uma montaria, mas dá pra carregar um exército dentro do bicho...

Catoblepas (Monstro 9 Enorme (comprido), Int 2) - Seu olhar letal seria um problema para qualquer cavaleiro de tamanho grande. Conseguindo uma forma de driblar isso ele seria uma montaria bastante parruda e boa contra mob. Ficaria na medida para Nagahs que queiram se enrolar no pescoço do bicho.

Cipó Assassino (Monstro 5 Médio, Int 1) - Não faço ideia de como um humanoide pequeno montaria uma coisa dessas. Ficaria trepado na árvore jogando flechas? Sei lá... O deslocamento dele é péssimo, com a única vantagem de ter escalada e natação, mas não vale a pena de forma alguma.

Cocatriz (Monstro 7 Pequeno, Int 2) - Tá ai uma montaria bem doida para seu sprite, não? A bicada petrificante é um bônus legal nesse sentido, mas a criatura é fraca.

Cocatriz Imperador (Monstro 12 Médio, Int 2) - Ah, agora temos uma montaria para humanóides pequenos com a habilidade de petrificar. É meio fraco pro seu nível, mas eu não descartaria usar.

Dínamo (Construto 20 Enorme (comprido) Int -) - A habilidade Piloto do Dínamo não o torna uma montaria, nos termos específicos da palavra, mas fala sério que não seria ótimo ficar na cabine desse monstrão só passando por cima de geral? Vai nele, uai.

Escavador (Monstro 16 Descomunal (comprido) Int 2) - Olha, a habilidade dele Gigante Gentil me indica que não deve ser um problema ver ele como um bichão fofo... Por outro lado deixa claro que ele é estúpido, então, fuja dessa montaria.

Golem de Areia (Construto 7 Grande (alto) Int -) - Nope...

Golem de Bronze (Construto 12 Grande (alto) Int -) Nope...

Golem de Espelhos (Construto 14 Grande (alto) Int -) - E nope mais uma vez...

Golem de Lama (Construto 18 Grande (alto) Int -) - Nope, nope e nope...

Galhada (Construto 3 Grande (comprido) Int 2) - O macho é melhor pra combate, mas vamos falar sério, você vai é querer ter uma fêmea como montaria, pois, afinal de contas, ela será um estoque ambulante de poções de cura.

Árvore Matilha (Construto 14 Enorme (comprido) Int 2) - Ah... não... A não ser que você seja uma Nagah doida...

Guardião de Folhas (Construto 6 Médio, Int -) - Mas olha só, a habilidade Imobilidade dele permite que ele fique quietinho no canto quando você entra na taverna pra tomar um gole... Legal não? E ainda pode engolir as armas dos inimigos... Uma montaria meio doida, mas divertida para um humanoide pequeno.

Guardião de Folhas Grande (Construto 10, Grande (comprido) Int -) - Na medida para um humanoide médio e mais parrudo que a versão normal, essa montaria até que vale a pena... Inusitada, mas interessante.

Horror Blindado (Construto 8 Médio, Int -) - Seja um goblin ladino bem safado, deixe seu horror blindado dando sopa e espere algum tolo entrar nele, depois finalize o coitado e roube seus pertences... Tá mais pra uma armadilha, mas você pode subir no cangote dele e andar por ai...

Massa Cinzenta (Monstro 13 Pequeno, Int -) - Não... Sentar nessa parada não vira...

Megapeia (Monstro 25 Colossal (comprido) Int 1) - Não...

Orquídea Carnívora (Monstro 12 Grande (alto) Int 2) - Não é funcional e pouco se desloca.

Pirâmide Gelatinosa (Monstro 20 Enorme (alto) Int -) - Nah...

Sapo Gigante (Monstro 7 Grande (comprido) Int 2) - Seu pulo esmagador e sua língua venenosa o tornam uma opção interessante para um humanoide médio. Não chega a ser parrudo, mas na falta de algo melhor, dá pro gasto.


Serpente Marinha (Monstro 18 Descomunal (comprido) Int 2) - Não...

Thoqqua (Espírito 5 Médio, Int 2) - Montaria bem boa para humanoides pequenos, com um dano considerável por fogo.

Verme da Carniça (Monstro 4 Grande (comprido) Int 1) - Com uma habilidade que paralisa e um deslocamento de escalada, essa montaria pode ser interessante.

Verme do Gelo (Monstro 13 Descomunal (comprido) Int 2) - Não.

-----------------------------------------------------------

Bônus: Animais de Outros Livros

Abelha de Fogo (Animal 4, voo 12m): seria bem legal pra usar com a opção Megalonte, mas morre quando acerta um ataque. Então não é exatamente uma opção assim nossa que maravilhosa, pra você gastar recursos pra deixar ela com megalon maior permanente e ela morrer depois de um ataque. :mrgreen:

Formiga-Hiena (Animal 2, desl 15m) (Mundos dos Deuses): bichinho desagradável, mas que pode ser um análogo ao corcel do deserto para humanoides pequenos. É bem rápida e tem imunidades razoáveis. Existe em Arbória, Magika, Solaris, e no Deserto da Perdição em Arton.

Morcego Gigante (Animal 2, desl 3m, voo 15m) (Só Aventuras v3): essa é A opção de montaria voadora de baixo nível pra humanoides Pequenos. Vem com percepção às cegas de brinde, apesar de ser um bicho um tanto mais fraquinho.

Formiga Gigante Operária (Animal 2, desl 15m, escalar 6m) (Só Aventuras v3): opção fraquinha mas que te dá deslocamento de escalar (use selas especiais), se você é humanoide Pequeno. Quando puder, vai de formiga soldado.

Abelha Gigante (Animal 3, desl 6m, voo 24m) (Só Aventuras 3): é uma opção que seria interessante para humanoides pequenos - pelo elevado deslocamento de voo. Mas você nunca vai poder usar ela pra atacar, senão ela perde o ferrão e morre.

Apiapi Operária (Animal 3, desl 12m, escalar 12m, voo 24m) (Mundos dos Deuses): o texto diz que "é impossível (...) serem plenamente domesticadas". Isso não quer dizer que seja impossível domesticar uma pra uso pessoal! A operária é mais fraca e morre se usar a habilidade ferrão, então talvez seja melhor pensar em pegar um zangão. Só existe no vazio entremundos, ou em Skerry se seu mestre usar a opção planar. Montaria pra humanoides médios.

Varano de Khubar (Animal 3, desl 12m, natação 12m) (Site da Jambô Editora): A ficha diz que é grande, mas não se é alto ou comprido; acho que dá pra fazer a suposição de que é comprido, inclusive pelo texto descritivo mencionar como montaria exótica - portanto, apropriada para humanoides médios. É um pouco mais fraco fisicamente que um cavalo, mas é uma montaria anfíbia com resistência a fogo 10, nada de se jogar fora. Mesmo com menos níveis que o canceronte, é uma escolha melhor como montaria sagrada.

Caranguejeira Gigante (Animal 4, desl 12m, escalar 12m) (Só Aventuras v 3): essa aranha peluda é uma opção de montaria de escalada para humanoides pequenos. Tem menos vantagens que a Aranha Gigante, no entanto, já que seu veneno só dá dano de Des e ela não tece teias.

Cervo de Cristal (Animal 4, desl 12m) (Mundos dos Deuses): pacífico pra caramba (talvez por isso mais fácil pra domesticar? vale a chorada com o mestre). Habilidades mágicas legais. É uma montaria diferentona e que vale a pena para humanoides pequenos que visitem Serena, o mundo de Marah.

Corcel do Deserto (Animal 4, desl 15m) (Mundos dos Deuses): um clássico do lore de Tormenta. Essencialmente, um cavalo insetoide que não precisa dormir ou beber água. Mesmo fora de campanhas desérticas, pode ser útil pra longas viagens, e também inclui imunidade a encantamento e sono. Existe em Magika, Solaris, e no Deserto da Perdição em Arton. Montaria pra humanoides médios. Custo: 1.500 TO.

Gafanhoto Gigante (Animal 4, desl 12m) (Só Aventuras v3): diferente do gafanhoto-tigre, esse não é agressivo, mas vem com dois ataques especiais malucões, bons de usar. Um deixa alvos enjoados à distância, a outra dá dano quando você cai em cima do inimigo (!). O deslocamento é inferior a um cavalo, mas os saltos de 21m compensam fácil. Opção das melhores de nível baixo pra humanoides Médios.

Escorpião Monstruoso Grande (Animal 5, desl 15m) (Expedição a Aliança Negra): tem duas fichas diferentes e distintas pra escorpiões parrudões. Em ambos os casos, eles podem ser montados por humanoides médios, já que são grandes compridos. O bicho tem vários ataques e um veneno forte pra burro, é uma opção decente.

Gamo (Animal 5, desl 15m) (Guia da Trilogia): pra você brincar de cavaleiro feérico de um jeito muito mais mítico. Não é super mais forte, mas a galhada vem com multiplicador de crítico x3. Apropriado pra humanoides médios.

Selako Prateado (Animal 5, natação 18m) (Só Aventuras v4): alternativa mais fraca pra uma campanha aquática, e que só vai adiantar pra humanoides pequenos. Boa sorte em domesticar.

Lobo-das-Neves (Animal 6, desl 15m) (Manual do Arcano/Só Aventuras v3): mais inteligente que um animal normal, pode usar um sopro de gelo, um uivo com efeito de medo, e tem tamanho grande comprido, o que é profit pra humanoides médios montarem. E resistência à frio também. Se a campanha é temática num lugar gelado, é a montaria perfeita, na minha opinião.

Formiga Gigante Soldado (Animal 6, desl 15m, escalar 6m) (Só Aventuras v3): tipo a formiga operária, mas melhor, mais forte, mais durona e ainda pode agarrar e cuspir ácido (então é aquilo, você pode brincar com a ação de movimento da montaria E fazer o bicho cuspir ácido nos inimigos!)

Escorpião Gigante (Animal 6, desl 15m) (Só Aventuras v3): parecido, mas diferente do Escorpião Monstruoso Grande. Ligeiramente mais forte, mas pouco. Opção de humanoide Médio.

Gafanhoto-Tigre (Animal 7, desl 15m) (Mundos dos Deuses): diferentão mas bem forte em vários âmbitos, pela quantidade e variedade de opções de ataque, para humanoides médios. Existe em Magika, Solaris, e na Grande Savana em Arton.

Preguiça-Gigante de Cristal (Animal 8, desl 6m, escalar 6m) (Mundos dos Deuses): tem o mesmo problema de servir como montaria que o urso das cavernas (que tem o mesmo tamanho, inclusive). A postura dele é mais para quadrúpede que bípede, mas pra usar o deslocamento de escalar, por exemplo, precisa de alguma solução de sela diferente. Se vencer esses entreveros, é uma montaria legal também, mas só dá pra pegar em Serena, mundo de Marah.

Apiapi Zangão (Animal 9, desl 12m, escalar 12m, voo 24m) (Mundos dos Deuses): todas as vantagens e desvantagens da operária, mas não morre quando usa o ferrão magnético. Se você for imune ao vácuo ou tiver um escafandro, dá pra usar uma como "patrulha espacial"!

Lagarto-de-Tiro (Animal 9, desl 18m) (Mundos dos Deuses): o próprio livro descreve o bicho como animal de montaria. Com certeza domesticável, capturável e muito mais. Mas só existe em Chacina ou Solaris. É BEM fortinho, e tem uma corrida especial que multiplica o deslocamento por 10 na rodada. Se tiver espaço pra tudo isso, dá pra brincar de voador sem precisar voar.

Rinoceronte Lanudo (Animal 10, desl 9m) (Guia da Trilogia): apesar de oferecerem ele como companheiro animal, é muito mais jogo domesticar um desses. Tamanho adequado pra servir de montaria pra humanoides médios!

Armadilefante (Animal 10, desl 12m) (Mundos dos Deuses): bom, é um análogo de elefante, mas uma categoria de tamanho maior (descomunal comprido). Mas já vem com provisão para ser montado, ou melhor, para acoplar liteiras, inclusive permitindo que ele use a habilidade de virar bolinha e atropelar geral sem problemas pra você e seus migos. Estritamente, não é uma montaria, é uma fortaleza móvel... ao contrário dos outros insetos-bicho-do-deserto, só existe em Solaris.

Inseto-Árvore Gigante (Animal 10, desl 12m) (Mundos dos Deuses): estranho pensar nele como montaria, principalmente porque suas qualidades tão em ficar parado. Mas tá aí, é uma opção válida para humanoides médios que visitem Ramknal, mundo de Hyninn.

Galinha Colossal (Animal 14, desl 12m) (Site da Jambô Editora): pra que andar de elefante se você pode andar de galinha colossal? Não parece fácil de domesticar, mas é bem durona. Enorme comprida, o que exige métodos de montaria alternativos tipo elefante mesmo.

Tigre Dentes-de-Sabre (Animal 16, desl 18m) (Só Aventuras v3): Forte, inegavelmente forte (olha o crítico da mordida, maninho). Dá o probleminha do dilacerar, já falado acima, mas no geral é uma baita opção. Opção para humanoides médios.

Gog'magogue Jovem (Animal 20, voo 24m) (Mundos dos Deuses): se encontrar um ao léu no vazio do espaço, dá pra domesticar se você for imune ao vácuo ou tiver um escafandro. E dá pra usar como montaria "normal" também, se for um humanoide médio! Só existe no vácuo ou em Skerry.

Tiranossauro Gigante (Animal 28, desl 15m) (Só Aventuras 1): descomunal comprido. Dificilmente um humanoide vai conseguir ficar na cernelha e controlar a cabeça do bicho ao mesmo tempo, pelo tamanho. Talvez sentar em cima da cabeça? De qualquer maneira, me parece quase impossível de domesticar e ainda por cima só existe em Galrasia. Mas taí né.

Gog'magogue Adulto (Animal 30, voo 18m) (Mundos dos Deuses): pra ele e sua versão anciã, use as regras que já tão no mundos dos deuses (não, não tem preço pro animal. Ou seu mestre te deixa achar um, ou o preço do bicho tá embutido no custo do navio. Enfim... esse é um famoso "a critério do mestre"). Não é um bicho montável, mas dá pra acoplar um casco de navio nele e juntar uma tripulação e singrar o espaço; só existe no vácuo ou em Skerry.

Selako do Vácuo (Animal 30, voo 36m) (Mundos dos Deuses): todas as dificuldades do Melvi Jovem, com muito mais agressividade por cima. Não é realmente uma boa opção de montaria.

Melvi Jovem (Animal 40, voo 24m) (Mundos dos Deuses): colossal comprido coloca a baleia espacial direto na categoria "se conseguires domesticar, coloca um casco de navio em cima". O problema é domesticar :lol: . Só em Skerry ou no vácuo.

Melvi Adulto (Animal 100, voo 36m) (Mundos dos Deuses): melvi on steroids. Grande o suficiente pra você construir uma cidade inteira em cima, se o bicho deixar (dica: ele não deve deixar, e causa 4d10+95 de dano em todo mundo a até 36m só se debatendo). Só existe no vácuo ou em Skerry.

------------------------------------

Bônus: Monstros Int 1-2 e Criaturas Int Nula do Só Aventuras 1 (via lucaswakai)

Tuk-tuk (Animal 3, Médio, Int 2, Deslocamento 12m) - Tuk-tuk é um porcão. Sua Ferocidade tornam ele uma montaria durona e na medida para humanoides pequenos. Vale a pena ver com o seu Mestre se ele não estaria vetado, afinal, nada impede de haver outro porco como Tuk-tuk.

Senhor da Montanha (Monstro 20, Enorme (Comprido) Int 1, Deslocamento 12m) - Tá ai uma montaria única bem parrudinha. Sua Emanação Positiva seria ótima para curar um cavaleiro de tamanho Grande, mas sua Onda de Chamas teria efeito oposto. Capturar essa montaria única já seria toda uma aventura, então, quem está dentro?

Cultista Esqueleto (Morto Vivo 1, Médio, Int -, Deslocamento 9m) - Simplesmente não valeria a pena...

Cultista Zumbi (Morto Vivo 2, Médio, Int -, Deslocamento 6m) - Assim como acima, não funciona...

Zumbi de Tenebra (Morto Vivo 8, Médio, Int -, Deslocamento 6m) - Uma versão tunada do Zumbi, ainda assim ineficaz.
[/quote]

Serpente Marinha (Monstro 18, Descomunal (comprido), Int 2, Deslocamento 6m, Natação 24m) - O fato de ser Descomunal torna ela uma montaria viável apenas para seu Nagah macho com o talento Grandão, ou que tenha alguma habilidade que o faça mudar de tamanho para Enorme (Fúria dos Gigantes? Dá uma de Klunc e seja feliz uai...) Me parece inviável, mas é de fato uma criatura parruda com deslocamento ruim em terra mas ótimo na água. O Guincho pode ser um problema.

------------------------------------

A ACRESCENTAR:

- Sugestões de otimização: talentos e equipamentos para montarias.
- MONSTROS DOMESTICADOS! (faltam alguns livros. lucaswakai tá dando uma grande ajuda!)
- Dá pra domesticar dragões, se colocar o modelo dragão bestial. Bora usar Adestrar Animais épica pra fazer o Eragon!
- Deslocamento dos monstros domesticados (já foi o Bestiário 1, falta B2 e SA1)
- Como montar criaturas com Int 3+
- Carga e carga máxima pra cada montaria
- Montarias para nagahs
- Algumas revisões, como a possibilidade de algumas criaturas Grandes impróprias para humanoides médios ainda servirem para humanoides pequenos
- Acrescentando modelos nas montarias
- Um parágrafo sobre montarias únicas de Arton e além
- O que mais vocês me derem de ideias :lol:
Editado pela última vez por jamilkender em 03 Abr 2017, 23:42, em um total de 19 vezes.
@alvarofritas / RPGista

BURP disse: Eu fico imaginando como é pra vocês ver um autor como o Jamil. Normalmente autores tem uma visão bem conservadora do próprio jogo - combo é apelão, não pode estragar meu jogo, o mestre tem que proibir. O Jamil ouve um combo desses e ainda manda "olha, faz isso e isso e tu ainda consegue fazer a mesma coisa três vezes por rodada." =P


Avatar do usuário
Galahad
Mensagens: 1961
Registrado em: 09 Dez 2013, 18:33

Re: Guia das Montarias

Mensagem por Galahad » 31 Jan 2017, 09:42

jamilkender escreveu:
Aranha Gigante (Animal 4): estranho e diferente, mas dá pra imaginar um humanoide médio domesticando e montando uma delas, que são de tamanho Grande e descritas como "quase do tamanho de um cavalo". Precisaria de uma ajuda do mestre pra ela poder usar o deslocamento de escalar sem você cair (tipo, criar uma sela especial que você fique amarrado nela?). Pra usar a teia, eu diria que é um uso de Adestrar Animais (manejar animal).
Na hora que li isso eu imaginei um Paladino Neutro e Bondoso de Tenebra montando numa Aranha Gigante.

Rui
Mensagens: 207
Registrado em: 09 Dez 2014, 23:05

Re: Guia das Montarias

Mensagem por Rui » 31 Jan 2017, 09:44

Baleia (Animal 12): descomunal comprido, maior que elefante! Dá pra levar todo o seu grupo junto no dorso do bicho, mas era bom todos terem um jeito de não se afogar. Menos chance de funcionar como montaria e mais chance de você conseguir fazer um submarino se tiver um mestre que curta a lei do legal :geek:
Imaginei fazer na baleia o mesmo que um gog'magogues, ia ficar legal, em vez de um navio pirata, um submarino pirata VIvo.....
Passaro Roca (Animal 30): grande demais pra servir como montaria, só a cabeça já deve precisar de um bridão e rédeas manejáveis por uma criatura enorme, pelo menos. Só ver que uma criatura com o mesmo tamanho que serve como "montaria", o gog'magogue, carrega um casco inteiro de navio junto. O próprio texto da criatura dá a letra de uma tribo que teria uma aldeia nas costas de um roca. O bicho é grosso.
Bora fazer agora um Navio/vila voadora...

Avatar do usuário
Lord Seph
Mensagens: 14160
Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Re: Guia das Montarias

Mensagem por Lord Seph » 31 Jan 2017, 09:53

Só faltou explicar as abreviações.

Pena serem só animais, Megalokk deveria dar a opção de monstros como montaria. Cavalgar uma Hidra deve ser divertido :lol:.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.

Avatar do usuário
Kalamari
Mensagens: 752
Registrado em: 22 Jul 2015, 10:08

Re: Guia das Montarias

Mensagem por Kalamari » 31 Jan 2017, 10:10

Como não tem unicórnio me vê uma Aranha gigante aí! Adorei a ideia de usar ela! :lol:
Imagem
Ouça o som do violino! O bardo chora esta noite...

Avatar do usuário
Janus
Mensagens: 1184
Registrado em: 16 Dez 2013, 07:25

Re: Guia das Montarias

Mensagem por Janus » 31 Jan 2017, 10:23

jamilkender escreveu: Aranha Gigante (Animal 4): estranho e diferente, mas dá pra imaginar um humanoide médio domesticando e montando uma delas, que são de tamanho Grande e descritas como "quase do tamanho de um cavalo". Precisaria de uma ajuda do mestre pra ela poder usar o deslocamento de escalar sem você cair (tipo, criar uma sela especial que você fique amarrado nela?). Pra usar a teia, eu diria que é um uso de Adestrar Animais (manejar animal) (ou teste nenhum, no caso de alguém com montaria sagrada).
Imagem
Canceronte (Animal 7): apesar do tamanho ser igual ao de um cavalo, é mais difícil imaginar uma sela e rédeas prum caranguejo gigante. Estritamente, dá; por descrição, eu diria que não. Tem também o problema de que você vai estar montado numa iguaria valiosa (300 TO)..
Imagem
Cobra Sucuri (Animal 11): o tamanho já não permite um humanoide médio montar. Mesmo um humanoide grande teria dificuldades, no entanto, já que o formato não ajuda. A altura dela deve ser a de uma sucuri realista, ou pouco maior; um mestre doido poderia aceitar que uma criatura Mínima coloque uma sela na "nuca" da cobra, e umas rédeas, no entanto.
Imagem
Cobra Rei (Animal 8): mesmo problema da sucuri, e deve ser ainda mais baixinha, já que é mais curta (tamanho Grande comprido). No quesito mestre doido, eu acho que só daria pra uma criatura Diminuta montar.
Imagem
Leão (Animal 5): apesar da gente adorar ver representações de gente montando grandes felinos, grandes lupinos e ursos, realisticamente isso não faz nem sentido: eles não passaram por milênios de seleção artificial pra aguentar gente nas costas (como cavalos, camelos, elefantes e etc). Se você estiver defecando para o realismo, vai fundo: é legal, é maneiro, e o leão é do tamanho certo em termos de regras ( :lol: ).
Imagem
Lobo das Cavernas (Animal 6): humanoide Médio consegue montar, mas só fêmeas (que não tem espinhos nas costas). Fato estabelecido do cenário é que goblins criam e montam esses bicho.
Imagem
Trobo (Animal 4): é um animal barato, e de montaria, e do tamanho certo, e domesticado pra isso, inclusive. Se tiver como, recomendo a leitura da matéria Trobos - Os Pássaros Boi, na Revista Tormenta #2. Dá várias ideias legais.
Imagem
Urso (Animal 6): realisticamente não, pelo jogo MANEIRO sim, com certeza. Talvez mais difícil de treinar, pra acostumar ele a sempre andar de quatro ao invés de alternar pra bípede quando interessante para ele.
Imagem
Urso-Coruja (Animal 7): é um animal caro e difícil pra caramba de treinar. NOVE SUCESSOS EM CD 25. Mas tá lá. É fortinho. Tem o mesmo problema de postura do urso normal, ainda por cima.
Imagem
Urso das Cavernas (Animal 12): pelo tamanho, dá pra montar num estilo elefante: ou com uma sela no cangote/nuca ou com um howdah/casinha no topo das costas. Claro que boa sorte em adestrar (já que "ataca seres humanos sem hesitar", deve ser quase tão difícil quanto o urso-coruja).
Imagem

Estou com preguiça de achar mais imagens.

Avatar do usuário
Senimaru
Mensagens: 3961
Registrado em: 22 Jul 2015, 21:23

Re: Guia das Montarias

Mensagem por Senimaru » 31 Jan 2017, 12:56

Todas essas montarias malucas podem ser bem vista no World of Warcraft. De uma olhada no Site Wowhead e vá para sessão de montarias e ponha elas em 3D.

A aranha por exemplo pode tbm ser assim.

http://www.wowhead.com/item=137570/bloo ... iewer:10+0
ImagemImagemImagemImagem


Me? Mad? Haha... quite likely!


Avatar do usuário
RoenMidnight
Mensagens: 2020
Registrado em: 28 Jan 2014, 12:39

Re: Guia das Montarias

Mensagem por RoenMidnight » 31 Jan 2017, 15:23

Este tópico lembrou de um jogador do meu grupo que fez um Goblin Paladino de Nimb que cavalgava uma aranha (tem até uma imagem dele na minha assinatura) :lol:
Me pague um café pelo o PicPay: @RoenMidnight
Grimório TRPG
=====Homebrew=====
Paladino Rework
Sectário do Crepúsculo

========================================================================================
PBF - Sangue e Desonra: Tsuru[TRPG]

Responder

Voltar para “Tormenta”