Duvida, Atitudes de um Paladino em certas situações

Tormenta é o RPG mais completo do Brasil. São tantos suplementos que você vai mesmo precisar conversar com o pessoal para acompanhar tudo!
Avatar do usuário
diabreu
Mensagens: 42
Registrado em: 19 Abr 2016, 13:21
Localização: Hellcife, PE
Contato:

Duvida, Atitudes de um Paladino em certas situações

Mensagem por diabreu » 24 Mar 2017, 18:28

Pessoal, boa noite.
Gostaria de pedir uma luz a vocês... Como um Paladino deveria agir nessas situações?

1- O Paladino identifica que uma pessoa é má, mas naquele momento aquela pessoa não está cometendo nenhum ato maligno.


2- O Paladino identifica que uma pessoa não é má, mas naquele momento está cometendo um ato maligno ou injustiça (As vezes movido por ódio, paixão, no calor do momento...)


3 - Se o paladino está diante de um criminoso que deve ser levado a justiça, mas está em uma área remota (No meio de uma floresta, a qual levara dias, para atravessar)(E caso seja a caminho de uma aventura, tipo uma dungeon, por exemplo. Em algum caso, seria aplicável pena de morte???)


4 - A divindade padroeira do paladino influencia na sua forma de julgamento? Por exemplo um Paladino de Lena seria mais piedoso e um paladino de Khalmir mair Rígido...

Tipo, eu gostaria de compreender melhor o Código do Paladino, e o quanto ele influencia o personagem. Bem, eu sei que são perguntas meio bobas :roll: , mas realmente vão me ajudar muito.
"Agora vocês todos conhecerão
os bardos e suas canções
Quando as horas se passaram
Eu fecharei meus olhos
Em um mundo distante
Nós poderemos nos encontrar novamente
Mas agora ouça minha canção
Sobre a aurora da noite
Vamos cantar a canção dos bardos"


(The Bard's Song - Blind Guardian)

Avatar do usuário
Lord Seph
Mensagens: 14160
Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Re: Duvida, Atitudes de um Paladino em certas situações

Mensagem por Lord Seph » 24 Mar 2017, 18:39

Use o tópico de Discussão e Dúvidas de Regras na próxima.

1 - O Código de Conduta do Paladino não o obriga a combater o Mal. No máximo ele iria esperar o Mal agir.

Esse é mais uma questão interpretativa que de regras.

2 - Outro caso interpretativo, nesse caso o mais correto é chamar o cara para um canto e conversar com ele e isso apenas se o ato for grave.

3 - Nem Paladinos de Khalmyr fariam isso, seu dever é levá-lo a justiça e assim deve ser feito. Morte em combate são fatalidades.

4 - Não, nem as O&R fazem isso.

O Código de Conduta é simples, não cometa e nem se alie ao Mal e tudo fica tranquilo para o Paladino.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.

Avatar do usuário
Gaby_:3
Mensagens: 2
Registrado em: 14 Abr 2017, 20:24

Re: Duvida, Atitudes de um Paladino em certas situações

Mensagem por Gaby_:3 » 15 Abr 2017, 16:40

Uma paladina que mate uma criatura (neutra ou boa) por que agiu acreditando que ela era má :oops: , mas na verdade a criatura não tinha culpa nenhuma (na verdade, estava do lado dos mocinhos) , pode perder os poderes?

Avatar do usuário
Lord Seph
Mensagens: 14160
Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Re: Duvida, Atitudes de um Paladino em certas situações

Mensagem por Lord Seph » 15 Abr 2017, 17:39

Use o tópico de Dúvidas e Discussão de Regras na próxima.

É claro que perde, desde que a vítima seja realmente inicente. Se o Paladini quiser ter seus poderes de volta vai ter que pedir uma Penitência.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6430
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: Duvida, Atitudes de um Paladino em certas situações

Mensagem por Khrjstjano » 16 Abr 2017, 13:26

diabreu escreveu:Tipo, eu gostaria de compreender melhor o Código do Paladino, e o quanto ele influencia o personagem. Bem, eu sei que são perguntas meio bobas :roll: , mas realmente vão me ajudar muito.
É realmente bastante simples.

  • Código de Conduta
    Paladinos não aceitam aliados de tendência Maligna. Além disso, um paladino que voluntariamente execute um ato maligno perde todas as habilidades de classe até que realize uma penitência.


Você não pode ter aliados malignos. Em uma situação qualquer, é só se perguntar: Esse cara é meu aliado? Não? Então estou de boa.

Você não pode executar atos malignos. Em uma situação qualquer, é só se perguntar: Fazer tal coisa é um ato maligno? Não? Então estou de boa.

O único maior problema dessa parte é que o mundo não é classificável entre bem e mal em si. Isto é uma filosofia em específico, de um cara chamado Maniqueu, que avalia o mundo nestes termos. Porém, é razoável assumir que há muito mais tons de cinza do que de preto e branco no mundo e quando alguém, seja quem for (e pode ser o mestre), tenta dizer "Isto é mal" e fazer esta afirmação valer sobre a de outra pessoa que discorda, esta pessoa está impondo sua percepção e esta filosofia sobre a outra. No entanto, é importante entender que numa mesa de RPG o mestre TEM QUE fazer isso muitas vezes, então em muitas situações será ele quem dará os rumos. Isto não quer dizer que a coisa é realmente assim, apenas que ele tem que tomar uma decisão para a história andar. E isto não é realmente uma questão de regras. Inclusive, de uma mesa para outra, onde as pessoas tenham visões diferentes de mundo, as coisas podem ser conduzidas de formas muito, muito, muito, muito, muito diferentes. Muito mesmo.

Dito isto, vamos analisar suas perguntas mais específicas.
1- O Paladino identifica que uma pessoa é má, mas naquele momento aquela pessoa não está cometendo nenhum ato maligno.
O Código de Conduta não impõem qualquer conduta para estes casos. Você será totalmente responsável pelo que fizer. Você. Não o Código.
2- O Paladino identifica que uma pessoa não é má, mas naquele momento está cometendo um ato maligno ou injustiça (As vezes movido por ódio, paixão, no calor do momento...)
O Código de Conduta não impõem qualquer conduta para estes casos. Você será totalmente responsável pelo que fizer. Você. Não o Código.

P.S: além disso, é razoável assumir que QUALQUER PESSOA BOA tende a reprovar a atitude e até a tomar providências quanto a isto, quando não agir ela própria contra a ação.
3 - Se o paladino está diante de um criminoso que deve ser levado a justiça, mas está em uma área remota (No meio de uma floresta, a qual levara dias, para atravessar)(E caso seja a caminho de uma aventura, tipo uma dungeon, por exemplo. Em algum caso, seria aplicável pena de morte???)
O Código de Conduta não impõem qualquer conduta para estes casos. Você será totalmente responsável pelo que fizer. Você. Não o Código.

P.S: é razoável assumir que QUALQUER PESSOA LEAL tende a respeitar a lei do reino onde vive. Esse paladino é um representante da lei com autoridade para julgar e sentenciar criminosos? Não? Então se matar o criminoso ele não está aplicando pena de morte. Está cometendo um assassinato e passando por cima da autoridade legal.

P.P.S: se matar o sujeito para se livrar dele e ficar livre para se aventurar ficará bem óbvio que ele está sendo movido por interesses pessoais mesquinhos. Acredito que qualquer pessoa razoavelmente ajuizada consideraria isto um ato maligno e realmente bastante mesquinho.
4 - A divindade padroeira do paladino influencia na sua forma de julgamento? Por exemplo um Paladino de Lena seria mais piedoso e um paladino de Khalmir mair Rígido...
Obviamente! Um paladino é um devoto e um devoto atua conforme os dogmas de sua religião. Isto vai além das regras, inclusive, entrando nas informações que o cenário te passa. E aí depende do cenário em si, também.

No entanto, note que normalmente um devoto não fala com ou ouve seu deus toda hora. Na maioria das vezes nunca. Ele é influenciado por sua religião enquanto instituição e prática difundida em seu mundo e é natural que tenha uma forma bastante pessoal de exercer sua fé. Isto te dá bastante margem para variabilidade.
Editado pela última vez por Khrjstjano em 14 Out 2017, 23:57, em um total de 2 vezes.
Imagem

Avatar do usuário
Ban
Mensagens: 96
Registrado em: 01 Nov 2016, 13:02

Re: Duvida, Atitudes de um Paladino em certas situações

Mensagem por Ban » 16 Abr 2017, 21:30

Só mais uma dúvida que surgiu para mim: Se um paladino de Lena tenta enganar os adversários, mas com o intuito de salvar a vida deles de seus aliados sanguinários que não o escutam, ele estaria infringindo sua conduta e/ou tedencia, sendo ela Leal e Boa?

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6430
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: Duvida, Atitudes de um Paladino em certas situações

Mensagem por Khrjstjano » 16 Abr 2017, 22:34

Ban escreveu:Só mais uma dúvida que surgiu para mim: Se um paladino de Lena tenta enganar os adversários, mas com o intuito de salvar a vida deles de seus aliados sanguinários que não o escutam, ele estaria infringindo sua conduta e/ou tedencia, sendo ela Leal e Boa?
:shock:

:?

Tá...
Se um paladino de Lena tenta enganar os adversários
Ele é um paladino da vida ou da verdade? Da vida? Resposta dada.
com o intuito de salvar a vida deles de seus aliados sanguinários que não o escutam
Seu aliados são sanguinários? Você leu o trecho do código de conduta que diz que não pode ter aliados malignos?
ele estaria infringindo sua conduta
Por enganar? Não. Por se aliar a gente sanguinária? Óbvio.
ou tedencia
Tendência é um conceito no qual infringir está intrínseco. Ou melhor, nem mesmo há infração. O conceito de tendência nega o conceito de infração.

Infração é descumprir com algo obrigatório. Tendência é algo ao qual se TENDE. Tender é inclinar-se mais para um lado do que para o outro. Não é estar deste lado o tempo todo, apenas a maior parte do tempo.
sendo ela Leal e Boa
Leal = ordem. Não há relação entre ordem ou caos e a situação que você descreveu.

Bom = fazer o bem. Mentiras são como bisturis. Você pode usá-los para operar alguém e livrá-lo de um tumor ou para cortar sua jugular. Seu caso está mais pro primeiro, no meu ponto de vista. Só acho.
Imagem

Avatar do usuário
Ban
Mensagens: 96
Registrado em: 01 Nov 2016, 13:02

Re: Duvida, Atitudes de um Paladino em certas situações

Mensagem por Ban » 16 Abr 2017, 23:28

Eu quis dizer com "sanguinários" no sentido de que eles, mesmo toda vez que o paladino grita imponente "Sem mortes!" ou "Derrotem, não os mate." eles acabam desferindo golpes fatais. Parece que não escutam ele, e quando o palada mente para salvar a vida de ambos, ainda chamam o coitado de "Pa Ladino", enquanto a ladina do grupo faz nada além de tacar facas ¬¬
Mas obrigado pela explicação (e deu pra ver que o palada sou eu ^^)

Avatar do usuário
Lord Seph
Mensagens: 14160
Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Re: Duvida, Atitudes de um Paladino em certas situações

Mensagem por Lord Seph » 17 Abr 2017, 07:44

Mais uma coisa (Tio feelings :lol:), ser Leal não significa seguir as leis cegamente, tem também as questões de ordem e principalmente tradições.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6430
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: Duvida, Atitudes de um Paladino em certas situações

Mensagem por Khrjstjano » 17 Abr 2017, 12:30

Ban escreveu:Eu quis dizer com "sanguinários" no sentido de que eles, mesmo toda vez que o paladino grita imponente "Sem mortes!" ou "Derrotem, não os mate." eles acabam desferindo golpes fatais. Parece que não escutam ele, e quando o palada mente para salvar a vida de ambos, ainda chamam o coitado de "Pa Ladino", enquanto a ladina do grupo faz nada além de tacar facas ¬¬
Mas obrigado pela explicação (e deu pra ver que o palada sou eu ^^)
Azul: este trecho é chave para a questão. O paladino da vida é você ou eles? Você? Então por que eles deveriam agir conforme os SEUS preceitos religiosos e crenças? Quem é você pra dizer como os outros devem agir?

Além disto, por que você está com eles? Já parou pra pensar nisto? O paladino tem algum motivo para estar com aqueles personagens? Ou você só mantém ele ali por metaplay, por que sabe que aqueles são os personagens dos outros jogadores? Mais do que isto, o que você quer com eles?

Independente disto, agora que já viu como eles agem, por que continua com eles? O que este paladino quer, afinal?

Uma dica que eu dou é que o mundo não vai se adequar a você não. Você é quem tem que decidir qual será a postura do seu paladino em relação a estas coisas. Especialmente em religiões como esta, que prega coisas tão diferentes do comportamento natural.


Vermelho: duas coisas sobre estre trecho. Primeiramente, a resposta para eles é extremamente simples. "Sou paladino da verdade? Não? Pois é..." Assunto encerrado.

O problema é que isto tende a não acabar aí. Há uma tendência na cultura do RPG a implicar com o comportamento de paladinos, normalmente sem amparo em regras ou mesmo textos de cenário. O que costuma acontecer é que a pessoa importa um sem número de conceitos filosóficos e ideológicos adquiridos em sua experiência pessoal e os mistura à questão do paladino do jogo, gerando este tipo de crítica desencontrada. Nestes casos, eu recomendo sempre acionar o mestre para que ele diga como o assunto vai ser tratado em sua mesa, porque debater estes temas leva o diálogo para fora do jogo e para dentro das crenças das pessoas, o que não é o objetivo do RPG. Você quer perder tempo debatendo sobre o que Fulano ou Ciclano acha que é o certo ou o errado? Ou quer jogar? A escolha é sua...
Imagem

Responder

Voltar para “Tormenta”