Ajuda com o mapa (O mundo de Arton)

Tormenta é o RPG mais completo do Brasil. São tantos suplementos que você vai mesmo precisar conversar com o pessoal para acompanhar tudo!
Avatar do usuário
diabreu
Mensagens: 42
Registrado em: 19 Abr 2016, 13:21
Localização: Hellcife, PE
Contato:

Ajuda com o mapa (O mundo de Arton)

Mensagem por diabreu » 12 Abr 2017, 22:55

Pessoal, Boa noite.
Estou tendo uma baita dificuldade para entender essa escala do mapa da caixa O Mundo de Arton... Eu entendi que cada unidade tem suas movimentações diferenciadas em cada terreno (Verde claro/Verde escuro, etc), mas aqueles tracinhos... digamos... Um grupo sai a cavalo de Gorendill até Valkaria, considerar cada tracinho daquele como 1 dia? uma semana?
Outra dúvida, Um exército faz o dobro do percurso em um dia de viagem (2x) certo? Um cavalo faz meio (1/2)...?

Estou bem bugado... :/
"Agora vocês todos conhecerão
os bardos e suas canções
Quando as horas se passaram
Eu fecharei meus olhos
Em um mundo distante
Nós poderemos nos encontrar novamente
Mas agora ouça minha canção
Sobre a aurora da noite
Vamos cantar a canção dos bardos"


(The Bard's Song - Blind Guardian)

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6434
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: Ajuda com o mapa (O mundo de Arton)

Mensagem por Khrjstjano » 13 Abr 2017, 06:05

diabreu escreveu: mas aqueles tracinhos...
São as estradas do Reinado.
considerar cada tracinho daquele como 1 dia? uma semana?
O tempo é indicado por um número em um círculo no meio do trajeto da estrada.
Outra dúvida, Um exército faz o dobro do percurso em um dia de viagem (2x) certo?
Errado. Faz o dobro do tempo no mesmo percurso.
Um cavalo faz meio (1/2)...?
Faz metade do tempo.
Imagem

Leonel Domingos
Mensagens: 29
Registrado em: 24 Fev 2014, 10:23

Re: Ajuda com o mapa (O mundo de Arton)

Mensagem por Leonel Domingos » 25 Abr 2017, 14:23

Olá, Diabreu.

É como o khrjstjano falou. Para complementar:

Se você precisa viajar por estradas, basta definir as rotas que fará (da cidade X para a cidade Y, da Y para a Z, etc...) e somar os números de cada bolinha que existe no meio das rotas. Preste atenção quando houver uma encruzilhada, pois nesse caso encontrará uma bolinha no meio da rota até a encruzilhada, e outra no meio da rota após a encruzilhada. Existem poucas assim, mas existem.

Enfim. Digamos que somando tudo, sua rota final ficou em 40. Aí é só ir na tabela e ver qual é a velocidade do membro MAIS LENTO do grupo. (grupo todo a cavalo, então é velocidade do cavalo: 1/2. Grupo tem um anão a pé? Então é a velocidade do anão: 1 inteiro e 1/2) Lembre-se de que grupos se movimentam, sempre, na velocidade de seu membro mais lento (afinal... de outra forma o deixariam pra trás e babau grupo); Um exército é mais lento ainda porque mistura o movimento lentíssimo dos carros de mantimentos e equipamentos com grandes paradas de descanso para os animais: 2.

Aí é só pegar esse valor e multiplicar pelo número que você somou na rota. Por exemplo, seu número é 40, mas todos os membros do grupo estão a cavalo. 40 x 1/2 = 20.

No caso das rotas náuticas, é a mesma coisa. Soma as bolinhas das rotas náuticas (bolinhas com uma âncora) de porto em porto, daí é só multiplicar a soma pelo número correspondente à sua embarcação.

Vectora não precisa de multiplicação alguma. Basta somar as bolinhas (bolinhas com um V vermelho e nuvens) e terá o resultado em dias de viagem. PORÉM, lembre-se que o mercado para por uma ou duas semanas em cada cidade. Ele demora um ano para fazer a rota completa.

Para percorrer trajetos fora das rotas comuns, basta pegar um compasso e seguir as instruções que estão na parte de baixo do mapa, não esquecendo que a velocidade deve ser a do membro ou veículo mais lento do grupo, e que alguns terrenos impossibilitam a passagem de determinado veículo. Ex: carruagens e carros de boi não percorrem desertos fora de estradas calçadas. Estão riscados nesse terreno.

Espero que seja de boa ajuda.
Abraços
Leonel

Responder

Voltar para “Tormenta”