Ajuda - Começo de aventura

Tormenta é o RPG mais completo do Brasil. São tantos suplementos que você vai mesmo precisar conversar com o pessoal para acompanhar tudo!
Deriius
Mensagens: 3
Registrado em: 31 Mai 2017, 12:30

Ajuda - Começo de aventura

Mensagem por Deriius » 31 Mai 2017, 14:56

Olá pessoal!
Sou um cara realmente apaixonado por RPG, mas nunca tive oportunidade de jogar (O "de mesa", pq os Onlines da vida... nem me fale rsrs).
Quero muito começar a jogar e tenho um livro do tormenta RPG que é o "Módulo Básico" se não me engano, nele contem diversas regras e informações sobre monstros, classes, raças, armas, armaduras e divindades. Eu li e entendi a maior parte das regras (de combate, movimento e etc...). Consegui juntar alguns amigos que se interessam em jogar, mas eu teria que ser o mestre '-'
Pretendo comprar aqueles livros de histórias prontas (Só aventuras Vol. 01, 02, 03 e 04), mas tenho algumas dúvidas ainda... (Ta meio dificil de explicar kkk), acho que é mais um receio de começar a jogar do que duvida... mas ai vai alguns exemplos:

Logo após todos escolherem sua classes, raças, etc.... (Montar seu personagem), a história começa com um grupo de de +/- 6 jovens em uma flores (exemplo) e em determinado momento eles devem lutar contra um grupo de 6 Orcs. Certo, neste momento rola queles testes de iniciativa, CA, dano, etc.... ai vem uma Dúvida No livro ele fala algo sobre alcance de ataque, por exemplo 1,5M. como eu sei quem está a 1,5M do Orc, sendo que não tem tabuleiro ou algo assim?

Outra duvida! no livro de Aventuras prontas eles falam exatamente quando esses testes tem que ser feitos? por exemplo:

Os jovens se deparam com um bando de Orcs, e decidiram lutar. [Faça teste de iniciativa, dano, CA etc...] ou não? eu (mestre) que decide quando vai acontecer os testes e etc?


Basicamente é isso... gostaria que quem puder, me manda um passo a passo de como é o começo de uma sessão de RPG <3 tipo EXATAMENTE kkkk as falas, ações e talz... quero muito jogar galera e conto com a ajuda de vcs :D VALEU!

Avatar do usuário
Lord Seph
Mensagens: 14160
Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Re: Ajuda - Começo de aventura

Mensagem por Lord Seph » 31 Mai 2017, 15:07

Antes de mais nada, hellcome.

1,5m é o alcance de combate corpo a corpo, é a extensão do seu braço ou arma. Isso só importa se estiver lutando contra criaturas (e os jogadores incluso) que tenha um alcance maior (armas de haste por exemplo que aumenta para 3m seu alcance corpo a corpo).
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.

Deriius
Mensagens: 3
Registrado em: 31 Mai 2017, 12:30

Re: Ajuda - Começo de aventura

Mensagem por Deriius » 31 Mai 2017, 15:38

Lord Seph escreveu:Antes de mais nada, hellcome.

1,5m é o alcance de combate corpo a corpo, é a extensão do seu braço ou arma. Isso só importa se estiver lutando contra criaturas (e os jogadores incluso) que tenha um alcance maior (armas de haste por exemplo que aumenta para 3m seu alcance corpo a corpo).

Aaaah entendi! Valeu man :D então isso também é preenchido na hora que usamos as armas e na ficha de personagem! saquei, consegue dar uma força nas outras duvidas relacionadas mais ao sistema de jogo mesmo? kkk to doido p começar a jogar

Avatar do usuário
Lord Seph
Mensagens: 14160
Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Re: Ajuda - Começo de aventura

Mensagem por Lord Seph » 31 Mai 2017, 16:01

Sobre o SAs, sim, eles falam quando é feito os testes. Mas no caso do Vol. 1 aconselho a diminuir em 3 ou 5 pontos a CD dos testes ou seus jogadores ficarão frustrados.

Geralmente o narrador exige um teste de percepção para notarem uns aos outros (os jogadores e o inimigo fazem o teste). Depois disso rola iniciativa e quem falhou no teste de percepção fica em uma rodada surpreso. Isso é explicado no capítulo de combate e do mestre se não me engano.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.

Deriius
Mensagens: 3
Registrado em: 31 Mai 2017, 12:30

Re: Ajuda - Começo de aventura

Mensagem por Deriius » 31 Mai 2017, 17:35

Mano, muito obrigado! ajudou muito mesmo!

Avatar do usuário
Demantos
Mensagens: 47
Registrado em: 27 Dez 2013, 15:12

Re: Ajuda - Começo de aventura

Mensagem por Demantos » 06 Jun 2017, 23:18

Pra evitar de abrir um novo tópico, e já que o tema da minha pergunta é bastante parecido, vou postar por aqui mesmo

Estou iniciando uma aventura de Tormenta RPG e pretendo fazer dela uma campanha até, pelo menos, o 17º nível dos personagens.
Acontece que toda história deve ter um grande vilão, isso é fato.

Eu pensei, a princípio, em colocar um diabo, que para se tornar o novo senhor dos diabos (e vencer de vez o Expurgo), enxergara Arton como uma vantagem primordial para conseguir o seu objetivo. Para isso ele passa a manipular várias pessoas no plano material, e isso iria gerar os plots de cada aventura, até culminar no combate entre os personagens dos jogadores e o vilão. Mas fiquei pensando na situação de Kallyadranoch, de como ele ainda está no corpo de Yadallina, e imaginei que ele iria querer o seu corpo verdadeiro de volta: algo que envolvesse cultos que agregassem várias pessoas e recursos para este fim. Mas quando penso em mexer em algo grande do cenário, e levando em conta que eu sou um narrador muito limitado (na verdade, estou narrando por falta de alguém melhor pra fazer isso; eu gosto mesmo é de estar na frente do escudo), fico nesse dilema.

Gostaria da ajuda de vocês, mestres mais experientes, para me iluminar nesta questão.

Grato desde já

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6430
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: Ajuda - Começo de aventura

Mensagem por Khrjstjano » 07 Jun 2017, 12:06

Demantos escreveu:Estou iniciando uma aventura de Tormenta RPG e pretendo fazer dela uma campanha até, pelo menos, o 17º nível dos personagens.
Comece ali pelo nível 10 ou 11 então. Aí pode ser que chegue até lá.
Acontece que toda história deve ter um grande vilão, isso é fato
Na verdade é uma opinião.

Mas o que faz um vilão grande?
Eu pensei, a princípio, em colocar um diabo, que para se tornar o novo senhor dos diabos (e vencer de vez o Expurgo), enxergara Arton como uma vantagem primordial para conseguir o seu objetivo.
E que vantagem seria essa? O que ele viu ou sabe que o atual senhor dos diabos não possa saber?
Para isso ele passa a manipular várias pessoas no plano material,
Pra que? O que elas tem de especial?
e isso iria gerar os plots de cada aventura
Quais?
até culminar no combate entre os personagens dos jogadores e o vilão.
Por que os jogadores vão querer fazer isso?
Gostaria da ajuda de vocês, mestres mais experientes, para me iluminar nesta questão.
Responder a estas perguntas já vai ajudar no processo.

Mas, se você se considera limitado, seria melhor começar uma aventura de nível 1 a 3 e manter os pés mais no chão.
Imagem

Avatar do usuário
Demantos
Mensagens: 47
Registrado em: 27 Dez 2013, 15:12

Re: Ajuda - Começo de aventura

Mensagem por Demantos » 07 Jun 2017, 15:06

Khrjstjano escreveu:
Demantos escreveu:Estou iniciando uma aventura de Tormenta RPG e pretendo fazer dela uma campanha até, pelo menos, o 17º nível dos personagens.
Comece ali pelo nível 10 ou 11 então. Aí pode ser que chegue até lá.
Acontece que toda história deve ter um grande vilão, isso é fato
Na verdade é uma opinião.

Mas o que faz um vilão grande?
Eu pensei, a princípio, em colocar um diabo, que para se tornar o novo senhor dos diabos (e vencer de vez o Expurgo), enxergara Arton como uma vantagem primordial para conseguir o seu objetivo.
E que vantagem seria essa? O que ele viu ou sabe que o atual senhor dos diabos não possa saber?
Para isso ele passa a manipular várias pessoas no plano material,
Pra que? O que elas tem de especial?
e isso iria gerar os plots de cada aventura
Quais?
até culminar no combate entre os personagens dos jogadores e o vilão.
Por que os jogadores vão querer fazer isso?
Gostaria da ajuda de vocês, mestres mais experientes, para me iluminar nesta questão.
Responder a estas perguntas já vai ajudar no processo.

Mas, se você se considera limitado, seria melhor começar uma aventura de nível 1 a 3 e manter os pés mais no chão.
Obrigado pelas perguntas :lol:

Partindo desse ponto, dá pra pensar em algo bacana

Acontece que eu estou com várias aventuras prontas de outros sistemas as quais eu venho adaptando pra se adequar à Tormenta RPG. A primeira aventura mesmo (em que os personagens chegarão até o 2º nível) é nesse esquema. Acontece que eu preciso de um norte pra guiar as aventuras, pra fazer delas algo linear. Acredito que ter um vilão manipulando títeres com um objetivo maior seja o que eu preciso.

Enfim, obrigado ao Khrjstjano pelas perguntas. Vai dar pra aprofundar bastante coisa nessa campanha.

PS: eu narrei uma campanha para o meu atual grupo do 1º ao 10º nível, em que eles deveriam manter uma comunidade livre dentro de Petrynia contra as investidas do Império de Tauron. Foi tudo tão mais fácil nessa época

Responder

Voltar para “Tormenta”