Tormenta RPG — Módulo Básico: Edição Guilda do Macaco

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Khrjstjano
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Re: Tormenta RPG — Módulo Básico: Edição Guilda do Macaco

Mensagem por Khrjstjano » 01 Ago 2017, 11:29

Tá dito lá no site que é só a capa e mudanças em textos... :geek:
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Aldenor
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Re: Tormenta RPG — Módulo Básico: Edição Guilda do Macaco

Mensagem por Aldenor » 01 Ago 2017, 11:57

bardobh escreveu:Não tem nada de novo!!! Podiam pelo menos ter feito uma coletânea de magias de outros livros nesse. Comprar só por causa de errata nem vale a pena...
Se tu tiver ja comprado o livro na versão anterior, pode baixar no site de graça. So precisa pagar quem nunca comprou o módulo básico antes.
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ISMurff
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Re: Tormenta RPG — Módulo Básico: Edição Guilda do Macaco

Mensagem por ISMurff » 01 Ago 2017, 12:31

Mas sim, há uma lista do que foi errateado ou temos que procurar pelo livro? No 3d&t pelo menos o Arma falou pro povo onde foram as modificações...
"Barbárie é o estado natural da humanidade. A civilização não é algo natural. É um capricho de circunstância. O barbarismo há de triunfar sempre no final."

- Robert E. Howard

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Re: Tormenta RPG — Módulo Básico: Edição Guilda do Macaco

Mensagem por Araestel » 01 Ago 2017, 14:24

No site diz algo sobre "Novas mecânicas de combate e magia, muito mais ágeis e rápidas."
Do que será que se trata?

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Aldenor
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Re: Tormenta RPG — Módulo Básico: Edição Guilda do Macaco

Mensagem por Aldenor » 01 Ago 2017, 15:20

Estou com o pdf em mãos... digo, no notebook. Vamos lá:

Pra começar, logo de cara, quando abro o arquivo me deparo com a opção de Marcadores ali no canto dividido em capítulos. Fica mais agilizado pra fazer buscas, embora pra mim não faça tanta diferença pq já decorei muitas páginas (da versão antiga, claro. Agora terei que decorar tudo de novo...)

A Linha de Tempo continua exatamente a mesma. Confesso que esperava pelo menos avançar a época pra 1411 adicionando os acontecimentos da Guilda do Macaco. Afinal, o nome dessa nova edição é: Tormenta RPG Revisado: Edição Guilda do Macaco.

A primeira mudança que vi foi um correção no quadro de ajustes de habilidades (pág. 30). Na edição Revisada ainda mantinha o redutor de -4 no Carisma do Lefou, mesmo isso já tendo sido alterado no capítulo de raças. Na edição Guilda do Macaco isso foi retirado e acrescentado que os bônus de +2 em duas habilidades não podem ser colocados em Carisma.

No capítulo de Raças, mais uma mudança muito irrelevante no sentido prático. Ao invés de "Traços Raciais" como escrito na edição Revisada, agora é "Habilidades de Raça". Fora isso, nada de mudanças. Exceto pela alteração de umas imagens na parte das raças marginalizadas (gnomo, meio-elfo e meio-orc) e a retirada do quadro "Que Apelação" da versão antiga onde se explicava porquê as raças de TRPG eram mais fortes que em D&D e a ausência de muitos itens mágicos. De reto, tudo igual.

No capítulo de Classes, a primeira coisa que notei foi a correção de algo que eu nunca tinha reparado que estava errado na versão Revisada. O clérigo de nível 7 com canalizar energia com 5d6 ao invés de seguir a progressão normal de 1d6 a cada 2 níveis. Na versão atual está certinho, o correto é 4d6. Bom, acho que era um erro de digitação anterior, bem pequeno e quase irrelevante, mas mostra que foi feita uma revisão mais detalhada. Na parte do Feiticeiro eu achei que eles iam colocar a versão da linhagem elemental do Mundos dos Deuses - bem melhor, diga-se de passagem - mas não o fizeram. Tudo igual aqui. Na parte do Mago foi corrigido o 20º nível onde na versão Revisada constava erroneamente como Linhagem Sobrenatural se tornou Mistérios Arcanos. Na parte do Monge corrigiram o texto do Corpo de Diamante, adquirido no 11º nível e não no 9º.

No capítulo de Perícias, mais uma vez retiraram o quadro que faria referência à regra do D&D: os pontos de perícia. Incluíram uma imagem (não inédita) no lugar. O quadro de Perícias Antigas e Novas, referência ao D&D, foi retirado e colocado uma imagem no lugar. Eu nunca tinha visto essa imagem, talvez inédita.

No capítulo de Talentos consertaram o quadro da página 93 no que tange os requisitos de Flerte Estratégico, Insulto Sagaz e Panache, exigindo Car 13 ao invés de Int 13 (que é óbvio, já que esses talentos exigem Especialização em Combate) Na descrição individual dos talentos não existe este erro nem na versão Revisada, era só do quadro mesmo. Os talentos de domínios ainda constam Glórienn que eu acho que não deveria oferecer tantos já que é uma deusa menor... talvez seja privilégio de quem já fora MAIOR um dia? Corrigiram também a descrição do Magia Natural. Liderança ainda exige nível 6 para ser obtido, o que é meio estranho, uma vez que os personagens só ganham talentos em níveis ímpares. Pelo menos consertaram os deuses das descrições dos talentos de domínio.

Só vai haver outra alteraçãozinha na parte de Equipamentos. Trocaram a imagem da moça que vestia o corselete de couro e melhoraram o texto sobre o bônus máximo de Destreza. O custo para um Kit de Ferramenta obra-prima agora é 100 TO a mais, ao invés de 50 TO. A sela agora custa 20 TO ao invés dos absurdos (e provavelmente erro de digitação) 200 TO.

No capítulo de Magias eles mantiveram o quadro da página 147 sobre uma regra alternativa de Chance de Falha Arcana, diretamente do D&D. Não olhei todas as magias, mas existe umas mudanças de algumas magias em determinados níveis. Nada muito grave.

No capítulo de combate, fui direto pro Ataque de Oportunidade. Quase tudo igual, exceto que no texto antigo vc podia dar um ataque de oportunidade "por turno". O que não fazia tanto sentido, pois vc dá AdO geralmente FORA do seu turno. Agora é um por rodada. No quadro da página 230 tiraram o "assustado" e corrigiram para "abalado". No combate montado, atacar à distância agora gera um redutor de -4 ao invés de -2.

No capítulo de Mestre foi incluído nas Condições o Nível Negativo. E também foi retirado o quadro explicando porquê há menos itens mágicos que no D&D. De itens mágicos foram incluídas: besta explosiva, cimitarra silvestre (SAUDADES DELA!), espada baronial, espada drenante, lança animalesca e maça destruidora. Para armaduras, novas habilidades especiais: abençoado, assustador, hipnótico e incandescente. Tem um escudo mágico novos escudo das uivantes.

Nada de novo no Bestiário, embora eu não tenha olhado com detalhes.

E é isso. No mais, as imagens internas poucas mudanças.
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Re: Tormenta RPG — Módulo Básico: Edição Guilda do Macaco

Mensagem por John Lessard » 01 Ago 2017, 16:22

Excelente review, Aldenor!
Personagens em Pbfs:
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Re: Tormenta RPG — Módulo Básico: Edição Guilda do Macaco

Mensagem por ISMurff » 01 Ago 2017, 17:57

Alguma mudança na tabela de armas? Queria saber se há nas armas de ataque a distância a separação entre armas leves/uma mão/duas mãos.
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Re: Tormenta RPG — Módulo Básico: Edição Guilda do Macaco

Mensagem por Aldenor » 01 Ago 2017, 18:12

Não há nenhuma mudança na tabela de armas.
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Re: Tormenta RPG — Módulo Básico: Edição Guilda do Macaco

Mensagem por Lord Seph » 01 Ago 2017, 18:28

Isso tem na discrição das mesmas desde o primeiro manual.
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Re: Tormenta RPG — Módulo Básico: Edição Guilda do Macaco

Mensagem por ISMurff » 02 Ago 2017, 18:55

Praticamente só mudou a capa e corrigiu uns errinhos. Nada de regra nova/atualizada.
"Barbárie é o estado natural da humanidade. A civilização não é algo natural. É um capricho de circunstância. O barbarismo há de triunfar sempre no final."

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