Ajuda - Nível de Poder
Ajuda - Nível de Poder
E aí galera, beleza? Já tem tempo que eu stalkeio o fórum pra ver algumas dúvidas de regras que de vez em quando ainda aparecem, e também algumas builds pra ver o que o sistema é capaz de fazer e tirar umas risadas junto ao meu grupo habitual de RPG.
Eu gosto muito do cenário de Tormenta e eu fui uma das pessoas que comprou o Manual Básico na época do lançamento original, e apesar de uma ou outra folha querendo soltar ele ainda tá aqui comigo, não tão firme mas ainda forte. O negócio é que, com o passar do tempo, peguei mais sistemas pra jogar e fui vendo os benefícios e, principalmente, os problemas de TRPG. São problemas comuns ao 3.5e e até mesmo à Pathfinder, que tentou corrigir as mesmas coisas que TRPG tentou a partir do sistema original, mas que também pecou: A evolução exponencial de poder dos jogadores.
Não é tanto problema o jogo ter um nível de poder muito alto, mas existe uma discrepância enorme no jogo quando um jogador procura fazer um personagem mais otimizado e o resto do grupo joga sem os manuais adicionais e tal. Já participei de uma sessão que ela acabou porque um dos jogadores lvl 9 matou um dragão preto adulto com um único crítico e o grupo perdeu a vontade de continuar.
Eu tô considerando tentar criar mais uma mesa e reviver o gosto por Tormenta no meu grupo habitual, desta vez sendo o narrador, mas pra isso eu gostaria de tentar tornar o sistema um pouco menos dependente de tanta apelação pra funcionar. Uma das formas que considerei é aplicar uma regra simples, que é usada na 5e pra criação de personagens na Adventurer's League: Você só pode usar um único manual extra pra criação de personagens, ou seja, só o Manual Básico e +1, nome como é conhecida essa regra.
Outra coisa que considerei fazer, pra cortar bastante o nível quebrado que alcança com a combinação de classes é limitar a Multiclasse para duas básicas e somente uma de prestígio, ainda seguindo a regra do +1. Claro, eu ainda teria que rever algumas coisas, como provavelmente banir o Guia da Trilogia inteiro (uma incrível coletânea de classes e CdP que quebram o sistema) e ver as classes e CdP individualmente antes do jogador poder pegar pra aprovar, mas isso seria muito mais tirano do que eu realmente fico confortável em ser.
TL;DR: Gostaria de formas de diminuir a apelação e manter um grupo mais uniformemente útil. Limitar os personagens ao Manual Básico e +1 Manual e também limitar Multiclasse pra 2 básicas e uma CdP é suficiente? Se acham muito, o que fazer pra equilibrar o grupo sem deixar o jogo restrito demais? Alguma outra sugestão pra melhorar a experiência do grupo?
Eu gosto muito do cenário de Tormenta e eu fui uma das pessoas que comprou o Manual Básico na época do lançamento original, e apesar de uma ou outra folha querendo soltar ele ainda tá aqui comigo, não tão firme mas ainda forte. O negócio é que, com o passar do tempo, peguei mais sistemas pra jogar e fui vendo os benefícios e, principalmente, os problemas de TRPG. São problemas comuns ao 3.5e e até mesmo à Pathfinder, que tentou corrigir as mesmas coisas que TRPG tentou a partir do sistema original, mas que também pecou: A evolução exponencial de poder dos jogadores.
Não é tanto problema o jogo ter um nível de poder muito alto, mas existe uma discrepância enorme no jogo quando um jogador procura fazer um personagem mais otimizado e o resto do grupo joga sem os manuais adicionais e tal. Já participei de uma sessão que ela acabou porque um dos jogadores lvl 9 matou um dragão preto adulto com um único crítico e o grupo perdeu a vontade de continuar.
Eu tô considerando tentar criar mais uma mesa e reviver o gosto por Tormenta no meu grupo habitual, desta vez sendo o narrador, mas pra isso eu gostaria de tentar tornar o sistema um pouco menos dependente de tanta apelação pra funcionar. Uma das formas que considerei é aplicar uma regra simples, que é usada na 5e pra criação de personagens na Adventurer's League: Você só pode usar um único manual extra pra criação de personagens, ou seja, só o Manual Básico e +1, nome como é conhecida essa regra.
Outra coisa que considerei fazer, pra cortar bastante o nível quebrado que alcança com a combinação de classes é limitar a Multiclasse para duas básicas e somente uma de prestígio, ainda seguindo a regra do +1. Claro, eu ainda teria que rever algumas coisas, como provavelmente banir o Guia da Trilogia inteiro (uma incrível coletânea de classes e CdP que quebram o sistema) e ver as classes e CdP individualmente antes do jogador poder pegar pra aprovar, mas isso seria muito mais tirano do que eu realmente fico confortável em ser.
TL;DR: Gostaria de formas de diminuir a apelação e manter um grupo mais uniformemente útil. Limitar os personagens ao Manual Básico e +1 Manual e também limitar Multiclasse pra 2 básicas e uma CdP é suficiente? Se acham muito, o que fazer pra equilibrar o grupo sem deixar o jogo restrito demais? Alguma outra sugestão pra melhorar a experiência do grupo?
Re: Ajuda - Nível de Poder
Cara, como mestre você pode passar esses vetos tranquilamente sem neura. Só converse com o pessoal.
Guia da Trilogia é uma coisa bem grave mesmo. Essas limitações estão de boas e se possível leia o tópico de análises de classe.
Quanto ao seu dragão e demais criatiras, sempre deixe ele com 1 ou dois usos de duro de matar e se lembre que as fichas são só um guia. Esse dragão podia ter níveis de classe e quebrar toda a estratégia do grupo por achar que estão enfrentando só mais um monstro.
Guia da Trilogia é uma coisa bem grave mesmo. Essas limitações estão de boas e se possível leia o tópico de análises de classe.
Quanto ao seu dragão e demais criatiras, sempre deixe ele com 1 ou dois usos de duro de matar e se lembre que as fichas são só um guia. Esse dragão podia ter níveis de classe e quebrar toda a estratégia do grupo por achar que estão enfrentando só mais um monstro.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.
-Neil Young.
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"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.
Re: Ajuda - Nível de Poder
Dragões são conjuradores. Esses players acham um absurdo quando descobrem que a criatura usou Ardil do Guerreiro antes do combateLord Seph escreveu:Cara, como mestre você pode passar esses vetos tranquilamente sem neura. Só converse com o pessoal.
Guia da Trilogia é uma coisa bem grave mesmo. Essas limitações estão de boas e se possível leia o tópico de análises de classe.
Quanto ao seu dragão e demais criatiras, sempre deixe ele com 1 ou dois usos de duro de matar e se lembre que as fichas são só um guia. Esse dragão podia ter níveis de classe e quebrar toda a estratégia do grupo por achar que estão enfrentando só mais um monstro.
Re: Ajuda - Nível de Poder
Por culpa de uma DB antiga (ou foi uma Só Aventuras) eu coloquei um dragão com níveis de ladino.
O ataque foi bem furtivo .
O ataque foi bem furtivo .
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
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"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
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Re: Ajuda - Nível de Poder
É, eu vou com certeza dar uma lida no tópico. Essa ideia do Duro de Matar é ótima, eu provavelmente vou acabar usando posteriormente. Essa sessão que citei eu era um dos jogadores, mas é bom pensar em formas de evitar esse tipo de coisa. Botar níveis de classe em um monstro também funciona, sim.Lord Seph escreveu:Cara, como mestre você pode passar esses vetos tranquilamente sem neura. Só converse com o pessoal.
Guia da Trilogia é uma coisa bem grave mesmo. Essas limitações estão de boas e se possível leia o tópico de análises de classe.
Quanto ao seu dragão e demais criatiras, sempre deixe ele com 1 ou dois usos de duro de matar e se lembre que as fichas são só um guia. Esse dragão podia ter níveis de classe e quebrar toda a estratégia do grupo por achar que estão enfrentando só mais um monstro.
É incomum ver qualquer conjurador se preparando antes de se encontrar com os players, mas é uma ideia muito boa também. Eu vou com certeza considerar melhor as opções quando for narrar de novo. À propósito, eu amei a assinatura, chorei de rir aqui XDJanus escreveu:Dragões são conjuradores. Esses players acham um absurdo quando descobrem que a criatura usou Ardil do Guerreiro antes do combate
Chega a ser até maldade fazer uma coisa dessas, deve ter doído até a alma dos jogadores.Lord Seph escreveu:Por culpa de uma DB antiga (ou foi uma Só Aventuras) eu coloquei um dragão com níveis de ladino.
O ataque foi bem furtivo .
Obrigado aos dois pelos comentários, me deu uma motivada pra realmente fazer esse jogo acontecer. Qualquer coisa, posto resultados aqui depois.
Re: Ajuda - Nível de Poder
Shukin, só por curiosidade científica, me diz aí o que teu jogador com um personagem de 9º nível usou para arrancar 240 de dano em uma rodada.
Re: Ajuda - Nível de Poder
A gente ainda tem as fichas aqui, era Ceratops Bárbaro 5 / Guerreiro 1 / Gigante Furioso 3 , 25 For, 14 Dex, 20 Cons, 8 Int, 10 Sab, 8 Car com uma arma imbecil porque o narrador deu uma quantidade absurda de dinheiro pra geral e deixou cada um construir a sua. Era um Machado Grande de adamante enorme macabro anti-humanóide de ácido. Eu não vou conseguir lembrar qual foi a rolagem de dano, mas foi bem alta. O dano normal da arma, sem o anti-humanoide, é 6d6+20+3 e x4 de crítico, segundo o que tenho escrito na ficha. Ainda tem o bônus do Gigante Furioso de +4 de Força, usando Golpe com Duas Mãos pra dobrar a Força aplicada no dano.Aldenor escreveu:Shukin, só por curiosidade científica, me diz aí o que teu jogador com um personagem de 9º nível usou para arrancar 240 de dano em uma rodada.
Pelo o que eu calculei aqui, o crit rolando o máximo no dado dá 268 de dano. Eu nem lembro mais se o crítico multiplica todo o dano (e é por isso que ainda tenho que reler o livro pra lembrar dessa diferenças), mas o nosso antigo narrador fazia isso com certeza.
- John Lessard
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Re: Ajuda - Nível de Poder
Algo de errado não está certo...Shukin escreveu:A gente ainda tem as fichas aqui, era Ceratops Bárbaro 5 / Guerreiro 1 / Gigante Furioso 3 , 25 For, 14 Dex, 20 Cons, 8 Int, 10 Sab, 8 Car com uma arma imbecil porque o narrador deu uma quantidade absurda de dinheiro pra geral e deixou cada um construir a sua. Era um Machado Grande de adamante enorme macabro anti-humanóide de ácido. Eu não vou conseguir lembrar qual foi a rolagem de dano, mas foi bem alta. O dano normal da arma, sem o anti-humanoide, é 6d6+20+3 e x4 de crítico, segundo o que tenho escrito na ficha. Ainda tem o bônus do Gigante Furioso de +4 de Força, usando Golpe com Duas Mãos pra dobrar a Força aplicada no dano.Aldenor escreveu:Shukin, só por curiosidade científica, me diz aí o que teu jogador com um personagem de 9º nível usou para arrancar 240 de dano em uma rodada.
Pelo o que eu calculei aqui, o crit rolando o máximo no dado dá 268 de dano. Eu nem lembro mais se o crítico multiplica todo o dano (e é por isso que ainda tenho que reler o livro pra lembrar dessa diferenças), mas o nosso antigo narrador fazia isso com certeza.
O problema cara, foi seu narrador. Não existe arma de ácido até onde eu sei, o anti-humanoide não funciona no dragão, porque ele é Monstro (!) e macabro nem dá bônus em combate. E esse x4? O machado é x3 e pelo q vc escreveu ele não é maciço. Então se ele acertou um crítico... Daria uns 174 de dano, por aí, me baseando nessas informações aí e considerando que ele tirou "6" em todos os dados (que é bem difícil) e nem contando ácido, pq até onde sei (como já disse) não existe.
- Khrjstjano
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Re: Ajuda - Nível de Poder
John Lessard escreveu:Algo de errado não está certo...Shukin escreveu:A gente ainda tem as fichas aqui, era Ceratops Bárbaro 5 / Guerreiro 1 / Gigante Furioso 3 , 25 For, 14 Dex, 20 Cons, 8 Int, 10 Sab, 8 Car com uma arma imbecil porque o narrador deu uma quantidade absurda de dinheiro pra geral e deixou cada um construir a sua. Era um Machado Grande de adamante enorme macabro anti-humanóide de ácido. Eu não vou conseguir lembrar qual foi a rolagem de dano, mas foi bem alta. O dano normal da arma, sem o anti-humanoide, é 6d6+20+3 e x4 de crítico, segundo o que tenho escrito na ficha. Ainda tem o bônus do Gigante Furioso de +4 de Força, usando Golpe com Duas Mãos pra dobrar a Força aplicada no dano.Aldenor escreveu:Shukin, só por curiosidade científica, me diz aí o que teu jogador com um personagem de 9º nível usou para arrancar 240 de dano em uma rodada.
Pelo o que eu calculei aqui, o crit rolando o máximo no dado dá 268 de dano. Eu nem lembro mais se o crítico multiplica todo o dano (e é por isso que ainda tenho que reler o livro pra lembrar dessa diferenças), mas o nosso antigo narrador fazia isso com certeza.
O problema cara, foi seu narrador. Não existe arma de ácido até onde eu sei, o anti-humanoide não funciona no dragão, porque ele é Monstro (!) e macabro nem dá bônus em combate. E esse x4? O machado é x3 e pelo q vc escreveu ele não é maciço. Então se ele acertou um crítico... Daria uns 174 de dano, por aí, me baseando nessas informações aí e considerando que ele tirou "6" em todos os dados (que é bem difícil) e nem contando ácido, pq até onde sei (como já disse) não existe.
Bem, isso diz um pouco sobre o narrador. A gente era bem inexperiente nessa época, já tem uns bons três anos que a gente fechou essa sessão e a gente não jogou muito Tormenta desde então. Por isso que eu tô tentando narrar de novo, e dessa vez lendo profundamente o livro, pra não cometer esse tipo de erro grotesco.Khrjstjano escreveu:Mesmo se fosse anti-monstro, os 2d6 não multiplicam em crítico.