A ideia é bem boba na real, mas como todas as ideias bobas e simples elas acabam funcionando.
Resumo do Combo:
Basicamente usaremos Bufão de Hynnin com Piada Mortal + Heroísmo Rotineiro para ganhar mais usos e "travar" o Gatz fazendo ele próprio se matar no processo.
Como ele funciona?
Ele se baseia na habilidade Piada Mortal do Bufão de Hynnin:
Piada Mortal: no 10° nível, o bufão de Hyninn adquire sua habilidade máxima — a pilhéria que mostra para seus inimigos que a vida e o mundo não têm
sentido, são apenas uma piada de mau gosto dos deuses. Como uma ação completa, você conta uma piada para um inimigo (que deve ter
Inteligência 3 ou mais e ser capaz de ouvi-lo e compreendê-lo). Faça um teste de Atuação (dramaturgia) resistido pelo teste de Vontade do inimigo. Caso você
vença, ele entra em desespero, rindo e chorando da futilidade da Criação. No próximo turno dele, gasta toda sua ação para fazer um ataque contra si mesmo, usando o melhor ataque que possui. Este ataque é um crítico automático. Você pode usar esta habilidade uma vez por dia. Afinal, se contada muitas vezes, toda piada acabando perdendo a graça...
Em resumo, toda a rodada ele vai gastar toda sua ação se batendo, o que meio que anula qualquer ação que ele poderia fazer contra o personagem. A maior graça aqui é que o Rompedor da Realidade ignora imunidade ao crítico, o que deixa o próprio oponente a mercê de sua própria arma.
Visto que Gatzvalith possui um ataque de 8d6+51/x3 (o que da uma média de dano por rodada de 237 contabilizando já o crítico).
Para "farmar" os pontos de ação usaremos o talento Destino, Heroismo Rotineiro, Ousadia. Entretanto, eu estou sendo humilde contando apenas com estes recursos, por isto vou utilizar a mais nova Classe Base do sistema antes que venha o argumento de que "vai faltar pontos de ação" o Zoomer, e antes que digam que por o personagem ter mais de uma classe ele perde Arte do Improviso, notem que ele funciona com aquela mecânica de você perder a habilidade APÓS subir de nível em outra classe. Em resumo: Se for a ultima classe básica a entrar no combo, ele ta valendo.
Com um valor humilde de 20 de Dex já temos um total de 10 Pontos de Ação, mais que o suficiente para abater nosso inimigo.
Gatzvalith possui +41 de Vontade. Um valor bem respeitável.
Considerando que o personagem seja nível 21 ele já possui naturalmente +23 em Atuação(dramaturgia), por já ser treinado na perícia. Some por volta de 30 de carisma (chutando baixo), já temos +33, considerando o talento Foco em Perícia +37, Foco em Perícia Épico +47, com Maestria em Perícia de Ladino sempre podemos escolher 10 no dado e temos +57 e Artista Solo +63.
Gatvalith já precisa rolar 20 para passar no teste de Piada Mortal e só vai passar com um único 20. Entretanto temos algo que nos permite até mesmo evitar este 20, se chama Arremedar e vai ser uma das habilidades que vai garantir a proteção do nosso personagem durante a luta. Falarei mais dela adiante.
Proteções e suporte ao Combo
Para evitar a Sedução teremos um nível de Abençoado de Lin-wu. Isto já nos torna imunes a Sedução, mas Gatzvalith ainda poderia nos atacar e acabar de uma vez conosco, então para isto utilizaremos Duro de Ferir e pelo menos uns 2~3 usos de Duro de Matar apenas para garantirmos porque a nossa principal habilidade de proteção se chama Arremedar do próprio Bufão de Hynnin.
Arremedar: no 4° nível, o bufão de Hyninn adquire a
capacidade de ridicularizar seus inimigos a ponto de condená--los ao fracasso. Quando um inimigo a até 9m que você possa
ver realizar um ataque, teste de perícia ou teste de resistência, você pode imitá-lo, realizando a mesma ação, mas da forma mais ridícula possível — fingindo que está disparando um arco que não existe, dando ordens para soldados inexistentes com voz de idiota, etc. Então, você faz o mesmo tipo de teste que seu inimigo está fazendo, com os seus próprios modificadores. O seu inimigo usa o resultado do seu teste como se fosse o teste dele. Usar esta habilidade é uma reação, e você pode usá-la um número de vezes por dia igual a seu modificador de Carisma (mínimo 1).
Esta habilidade irá nos garantir que mesmo que ele venha para o corpo a corpo nós podemos fazer com que ele role seus ataques com nosso bonus e subsequentemente nos proteger de seu ataque já que nosso Corpo-a-Corpo será baixo. Ela também irá nos garantir que evitemos os possíveis 20 que ele próprio lance contra nós.
Nenhuma das magias que ele pode simular será um problema para ser evitada afinal somos imunes a encantamento e a maioria delas são efeitos de alteração de ambiente, aquelas que causam dano podem ser evitadas graças aos usos de Duro de Ferir/Matar.