[Regra Opcional] duas classes/nivel

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Urisho00
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[Regra Opcional] duas classes/nivel

Mensagem por Urisho00 » 26 Jan 2018, 12:06

Bom dia,

A algum tempo, tenho narrado para poucos jogadores em minhas mesas e um problema com o qual me encontrei foi a falta de papéis importantes em um grupo para os personagens do próprio. Bolei então uma forma de minimizar esse impacto de falta de jogadores, que inclusive pode servir muito bem para sessões solo.

Antes de entrar propriamente na regra opcional, ressaltarei os prós e os contras dessa mesma regra:

Observações e Recomendações:
-Use essa regra em grupos de um à três jogadores, tendo-se mais jogadores isso criará um problema de equilíbrio para o jogo, de forma que os desafios poderão tornar-se muito fracos.
-A classe secundária pode ser adquirida através de BG, no entanto é recomendável que use-se classes que são relacionadas a raças (Qareen -> Feiticeiro, Aggelus -> Abençoado, Elfo ->Guerreiro/Mago... etc.)
-Use-se do bom senso, visto que há o dobro de possibilidades de combos de classe para essa regra, acompanhamento na montagem dos personagens é importante.
-Um personagem que tenha classe de prestígio não possuirá classe secundária nos níveis de classe de prestígio.


Prós:
-Um personagem desempenha o papel de dois personagens simultaneamente, aumentando as possibilidades de aventuras à serem montadas.
-Torna no jogo mais divertido para o jogador sentir-se mais independente e para o mestre por não precisar temer colocar desafios maiores.
-Duas classes significam dois focos para um mesmo personagem, fazendo com que existam mais atributos chave importantes.

Contras:
-O equilíbrio do jogo torna-se mais delicado caso a mesa tenha um jogador que gosta da matemática do jogo (Combeiros, Jogadores táticos ou powerplayers)
-Duas classes significam dois focos para um mesmo personagem, fazendo com que existam mais atributos chave importantes.
-Um numero grande de informações em cada personagem, que pode deixar o jogador um pouco perdido em alguns momentos.
-Pode ser complicado para mestres/jogadores iniciantes utilizarem essa regra.



Seguindo então em frente:


Para aplicar a regra opcional de duas classes por nível de personagem, é necessário escolher a classe base e a classe secundária.
A classe base define: HP Inicial, HP/nível, Perícias iniciais, BBA, Talentos de classe, Habilidades de classe/nivel.
A classe secundária define: HP extra por nível*, Duas pericias da classe secundária, Dois talentos da classe secundária, habilidades de classe/nível
Hp Extra por nível*: +2 de HP se a classe secundária é baseada em combate (BBA +1/nível), +1 HP se a classe é especialista (2/3 BBA/nível) e +0 HP se a classe for conjuradora (1/2 BBA/nível).

Atributos:
-Preferencialmente use a regra de atributos por distribuição de pontos, conforme no livro das regras, no entanto entregue 22 pontos aos invés de 20.

Logo uma construção de personagem para uma sessão solo:

Eleanor Sunfield é um nobre muito esperto, que diferente de seus companheiros que queriam apenas viver da fortuna e do nome de suas famílias, empreitou-se na academia arcana por quatro anos até receber o título de mago pelo professor Ignácius Flameheart.....

Eleanor é um Nobre que formou-se como mago, logo ele utiliza-se da classe base Nobre com estatísticas extras de mago ficando possuindo as seguintes características de classe, sem considerar a raça:

PV Iniciais: 16+MOD CON + 0

PV/nível: 4+MOD CON + 0

BBA: 3/4 por nível

Talentos Iniciais:
-Nobre: Usar Armaduras (leves, médias, pesadas),Usar Armas Simples, Usar Armas Marciais, Usar Escudos, Fortitude Maior, Vontade de Ferro.
-Mago: 2 da lista de mago (Usar Armas Simples, Vontade de Ferro)

Pericias Iniciais:
-Nobre: Adestrar Animais, Atuação, Cavalgar, Conhecimento, Diplomacia, Enganação, Iniciativa, Intimidação , Intuição, Obter Informação, Ofício, Percepção.
-Mago: 2 da lista de mago (Conhecimento, Identificar Magia, Ofício, Percepção)

Habilidades de classe:
-Todas as habilidades de Nobre e todas as habilidades de mago (até o nível pertinente, nesse exemplo nível 1)

Dessa forma, o personagem ganha duas classes por nível de personagem.

Raças para classes secundárias, segundo minha OPINIÃO :
-Agellus -> Abençoado
-Anão -> Clérigo/Guerreiro
-Bugbear -> Bárbaro/Ladino
-Centauro -> Bárbaro/Druida
-Elfo -> Mago/Guerreiro
-Elfo dos céus -> Ranger/Feiticeiro
-Elfo do Mar -> Bárbaro/Druida
-Goblin -> Ladino
-Gnoll -> Ranger/Druida
-Halfling -> Ladino/Bardo
-Humanos -> Variados
-Hobgoblins -> Guerreiro/Ladino
-Herdeiros -> Variados
-Medusa -> Maga/Ranger
-Meio-Dríade -> Druída/Ranger
-Meio-Elfo -> Bardo/Feiticeiro
-Minauro -> Variados
-Nagahs -> (Mulheres) Clérigas/Magas ; (Homens) Guerreiro/Bárbaro
-Orc -> Bárbaro/Guerreiro
-Sprite -> Feiticeiro
-Sulfure ->Abençoado
-Trolls Nobres -> Nobre/Feiticeiro
-Trogs -> Bárbaro/Ranger

Povos trovão:
Caçadoras -> Ranger
Ceratops -> Guerreiro/Druida
Pteros -> Ranger/Druida
Velocis -> Ranger/Ladino

Meu critério é de forma geral o BG do personagem e o que melhor encaixa-se com a história.

Sendo isso até o momento, deixe sua sugestão sobre a regra ou mesmo sua opinião.

Atenciosamente,

leondrax
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Re: [Regra Opcional] duas classes/nivel

Mensagem por leondrax » 26 Jan 2018, 13:13

não seria melhor e mais facil permitir eles terem liderança,talvez até em um nivel mais baixo do que o 6?

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Urisho00
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Re: [Regra Opcional] duas classes/nivel

Mensagem por Urisho00 » 26 Jan 2018, 14:01

Sim, é um fator que ajudaria a evitar problemas com grupos menores, até NPCs do mestre poderiam fazer isso dividindo exp, é uma alternativa à regra.

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Alucard Rise
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Re: [Regra Opcional] duas classes/nivel

Mensagem por Alucard Rise » 07 Mar 2018, 16:19

Normalmente quando o grupo tem poucos jogadores eu dou um 18 grátis em um atributo a escolha do jogador e os 20 pontos para distribuição.
fora aumentar as recompensas.
Você pode se considerar um gênio quando os outros não acompanharem sua linha de raciocínio.

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