Duvida: Aventuras Publicadas

Tormenta é o RPG mais completo do Brasil. São tantos suplementos que você vai mesmo precisar conversar com o pessoal para acompanhar tudo!
Wolf
Mensagens: 5
Registrado em: 19 Jan 2014, 19:05

Duvida: Aventuras Publicadas

Mensagem por Wolf » 22 Abr 2018, 23:01

Ola, eu acompanho bastante tempo o cenário e o sistema, e já narrei algumas campanhas pequenas, eu tava pensando em narrar algumas das aventuras publicadas jah q eu e meus amigos andamos sem tempo pra uma campanha completa, mas ainda sou novo nisso e estou com dificuldade de entender as recomendações para quantidade de pessoas de equipe e nível. Todas tem uma variação de nível apresentado o nível recomendado, geralmente uma janela de 3 níveis.
Por exemplo No covil do terceiro, diz que a aventura eh pra personagens de lvl 1 a 3, mas tem um quadro explicando qual grupo a aventura foi balanceado ( 5 pessoas de nível 2) e o que modificar para grupos maiores/menores e com nível maior ou menor (Por experiência própria,devo adicionar mal balanceado,tem alguns encontros que nível 2 nao aguenta nessa aventura) .Mas com exceção da primeira aventura do soh aventuras,nenhuma das outras tem isso,
A duvida eh,e imagino que outros mestres novos tem problemas parecidos, se alguem jah jogou elas pode me informar ,ou saiu alguam errata sobre, qual tamanho de grupo e nivel padrao das aventuras como elas estao ou como posso descobrir isso pra preparar elas pra jogar
Grato

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6434
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: Duvida: Aventuras Publicadas

Mensagem por Khrjstjano » 23 Abr 2018, 01:16

Wolf escreveu:Mas com exceção da primeira aventura do soh aventuras,nenhuma das outras tem isso,
Você pode tomar os exemplos dados nesta aventura como base e levar/modificar as outras de acordo com isto. São padrões bons o suficiente.
A duvida eh,e imagino que outros mestres novos tem problemas parecidos, se alguem jah jogou elas pode me informar ,ou saiu alguam errata sobre, qual tamanho de grupo e nivel padrao das aventuras como elas estao ou como posso descobrir isso pra preparar elas pra jogar
Errata pra isso? Esqueça.

Como descobrir tamanho e nível de grupo padrão?




Tamanho de grupo não é regra única para definir seu poder. A qualidade das fichas em termos de otimização também é, por exemplo. Um grupo de 6 personagens feitos nas coxas por jogadores pouco experientes pode ser muito, muito mais fraco que um grupo de 3 veteranos muito bons em otimização. Além disso, a própria combinação de classes dentro do grupo pode afetar em muito seu nível de poder.

E além disso, certas classes, raças e construções de personagem podem tirar de letra uma aventura se forem boas para lidar com os problemas contidos naquela aventura. Ao mesmo tempo, esse mesmo grupo pode suar ou até mesmo não ter quase nenhuma chance de completar outra aventura porque não tem como lidar com problemas contidos naquela outra aventura.

Como o mestre lida com isso? Quando se tem bastante experiência, já pela leitura e observação das fichas e dos desafios da aventura você identifica os maiores problemas e facilidades. Mas mesmo assim, alguns testes práticos podem ser importantes, ao menos nas batalhas contra chefes de fase. E quando você tem pouca experiência, estes testes podem se tornar realmente muito importantes. Por teste, eu quero dizer: você mestre pegar as fichas dos jogadores e rolar a batalha sozinho, fazendo todas as funções, para ter uma ideia de se está muito fácil ou muito difícil.

No entanto, isso só realmente importante se você conduz a história mais como um videogame, onde as únicas saídas para uma batalha sejam vencer ou morrer. Mas RPGs não se resumem a isto. Você pode construir histórias em qualquer tipo de situação, só precisa estar minimamente preparado e disposto a isto. Por exemplo, se você jogou um grupo numa batalha contra uma tropa de inimigos e na hora o conjurador fez uma grande cagada e, ao invés de com suas magias dizimar metade das tropas, ele foi nocauteado logo de cara, o grupo não terá mais chance (ou quase nenhuma) de vencer. Mas isto não significa que os inimigos tenham que sair matando os jogadores. Nunca significou. Eles podem capturá-los, roubar todas as suas coisas, vendê-los como escravos, etc, e a história continua. E mesmo que os inimigos sejam animais sem inteligência, você sempre pode usar um deus ex-machina qualquer e resolver as coisas de forma que a história não acabe.

Tudo só depende de você. E quanto mais hábil você se torna em tocar histórias pra frente, menos você tem que se preocupar se o desafio é superável ou não. Se na hora você descobrir que não era, você usa isso pra construir a próxima parte da história a partir deste fato e bola pra frente. ;)
Imagem

Responder

Voltar para “Tormenta”