O Labirinto de Tapista (COM SPOILERS!)

Tormenta é o RPG mais completo do Brasil. São tantos suplementos que você vai mesmo precisar conversar com o pessoal para acompanhar tudo!
Avatar do usuário
nefretum
Mensagens: 4
Registrado em: 23 Abr 2014, 19:59

Re: O Labirinto de Tapista (COM SPOILERS!)

Mensagem por nefretum » 08 Jun 2018, 11:39

Aldenor escreveu:
Khrjstjano escreveu:Tô interessando nas tais novas mecânicas. Mudou o que em relação aos 2 livros anteriores? :geek:
Mecânicas iguais, mas dessa vez tem um erro.

Na descrição das raças, humanos tem Força 7, Habilidade 7. Mas no quadro Resumo das Raças, aparece o humano com Força 6.

A julgar pelos livros anteriores (Ataque a Khalifor e o Senhor das Sombras), o correto deve ser mesmo Força 7.
Não é erro, é que nos outros livros tu começa com o personagem pronto, já ajustado com os equipamentos.
E aqui tu começa "peladão", e tu ajusta Força e Habilidade depois de pegar os itens.

Quanto a ser um minotauro escravo... nem todos os escravos são capturados, outros são sentenciados. Como punição,
um filho pequeno pode ser tirado da mãe e transformado em escravo. Enfim, o foco do livro não está na origem, e sim como o personagem tenta escapar.

Avatar do usuário
RoenMidnight
Mensagens: 2020
Registrado em: 28 Jan 2014, 12:39

Re: O Labirinto de Tapista (COM SPOILERS!)

Mensagem por RoenMidnight » 08 Jun 2018, 12:32

Bem, pelo o que eu vi apenas o Humano passou por esta alteração... se a justificativa é "que você começa peladão", porque as outras raças não sofreram com esta alteração?

Desculpa, mas isto sempre soa aos meus ouvidos uma tentativa de não assumir que erros foram cometidos e tudo foi "planejado". Assumir os erros é uma atitude nobre e bem vista pelas pessoas, tentar se esquivar por outro lado não.
Me pague um café pelo o PicPay: @RoenMidnight
Grimório TRPG
=====Homebrew=====
Paladino Rework
Sectário do Crepúsculo

========================================================================================
PBF - Sangue e Desonra: Tsuru[TRPG]

Avatar do usuário
Janus
Mensagens: 1184
Registrado em: 16 Dez 2013, 07:25

Re: O Labirinto de Tapista (COM SPOILERS!)

Mensagem por Janus » 08 Jun 2018, 12:41

Considere cada 5 PV e PM como 1 ponto.

Em Ataque a Khalifor e Senhor das Sombras a soma de raciais era 18 pontos, já no Labirinto ficou 17. Exceto o Lefou, que não tinha nas outras aventuras e está com 18 pontos.

Culpe o Borne. Mas este erro está apenas na tabela resumo, na descrição das raças estão os valos corretos (18 pontos)
Editado pela última vez por Janus em 08 Jun 2018, 12:52, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
Padre Judas
Mensagens: 9075
Registrado em: 13 Dez 2013, 16:44
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: O Labirinto de Tapista (COM SPOILERS!)

Mensagem por Padre Judas » 08 Jun 2018, 12:50

Consegui vencer o Labirinto. Vou deixar aqui minha experiência inicial - HÁ SPOILERS.

Primeiro eu tentei com "Aslam Whiteblade". Originalmente ele é um anão Cruzado de Keenn e para combinar fiz ele no livro como "guerreiro" com magias divinas. Mas fracassou, morrendo duas vezes ao chegar ao final do entreposto.

Então mudei e fiz um goblin ladino, Tyr de Nilo. Pra melhorar suas chances peguei armadura e gládio, além da ração. Peguei Manipulação pelo roleplay - o Tyr de Nilo original de Tormenta é um personagem social. Foi com ele que consegui chegar ao "final simples" que foi vencer o guardião (um golem gigantesco e impossível de matar) e escapar para a Grande Savana. Terminou com o personagem vagando enquanto o narrador perguntava sobre seu futuro. "Caminhando rumo ao horizonte". Acredito que há finais melhores e tentarei obtê-los.

Me pareceu que Crime é a melhor Vantagem do jogo, com ela se pode obter excelentes equipamentos - e estes equipamentos é que realmente dão o diferencial e permitem ao personagem sobreviver. Comida é fundamental - por isso é importante priorizar rações: elas recuperam PVs e PMs e não comer por um dia leva a perda de 4 PVs - algo bem pesado. A vantagem do goblin é poder comer carne crua como ração. Com os equipamentos certos o Tyr se tornou até um combatente hábil, cobrindo bem tanto a parte furtiva quanto combativa. Em nenhum momento houve necessidade de dinheiro e saí do labirinto com alguns itens legais, mas sem nenhum tibar no bolso. Devem haver outros trechos onde dinheiro seja necessário, imagino, mas não no caminho que peguei (passando pelo entreposto, torre, mina e floresta de colunas).

Tenho a impressão que ser minotauro é o modo "fácil" do jogo, porque há trechos que parecem indicar que um deles teria mais facilidade. Mas pode ser uma impressão falsa, talvez seja a mesma coisa (apenas com variações) ou até mais difícil. Vou deixar esta opção para depois, primeiro quero tentar um mago pra ver se magia resolve os problemas. Também vou tentar seguir por caminhos diferentes.

Acho apenas que poderiam haver opções de retroceder em alguns pontos - isto não seria estranho, é um labirinto e voltar atrás não deveria ser tão difícil. Falo disso especificamente pelo entreposto: está organizado em três "níveis" e cada nível tem duas ou três construções, mas não dá pra entrar em um lugar, voltar e entrar em outro. Acredito que foi uma decisão tomada para evitar que o personagem reúna muitos itens bons (o entreposto dá muita oportunidade pra isso), mas pessoalmente se eu estivesse em uma situação de sobrevivência e tivesse a oportunidade e os meios para explorar todo o lugar eu o faria. Iria em todas as casas e pegaria tudo que pudesse ter algum valor. Mas foi uma decisão mecânica compreensível. Como eu pude explorar o lugar tanto com Tyr quanto com Aslam eu acabei vendo lugares diferentes e encontrando itens muito bons em quase todos. Só Brax, o anão, me parece "descartável". Carreguei ele comigo mais por pena mesmo.

Bem, creio que seja isso. Agora vou jogar com Kallyan de Callistia, meu mago de estimação. :lol:
Perguntinha: é possível e permitido usar este sistema para jogos normais? Só uma curiosidade minha - eu gosto de "brincar" com as regras de 3D&T e fiquei matutando isso (o sistema dos livros e 3D&T possuem similaridades).
BAÚ DO JUDAS
JUDASVERSO

Alexander: Witch Slayer [Kaito_Sensei]
Dahllila: Relíquias de Brachian [John Lessard, TRPG]
Jonz: Tormenta do Rei da Tempestade [John Lessard, D&D5E]
Syrion: Playtest T20 [Aquila]
Takaharu Kumoeda: Crônicas do IdJ [Aquila]
Yellow: Defensores de Mega City [John Lessard]

Avatar do usuário
nefretum
Mensagens: 4
Registrado em: 23 Abr 2014, 19:59

Re: O Labirinto de Tapista (COM SPOILERS!)

Mensagem por nefretum » 08 Jun 2018, 13:31

Verifiquei novamente os valores. Estão corretos, exceto o Lefou que está com um ponto acima.
Os valores nas descrições das raças (com os desenhos) estão os originais (de Khalifor e Senhor das Sombras),
mas o correto é o valor "nerfado".

Vou repassar todas as correções para o Guilherme, e o PDF será atualizado.

Obrigado pessoal!!

Avatar do usuário
Aldenor
Mensagens: 17601
Registrado em: 09 Dez 2013, 18:13
Localização: Curitiba, PR

Re: O Labirinto de Tapista (COM SPOILERS!)

Mensagem por Aldenor » 08 Jun 2018, 18:39

nefretum escreveu:Quanto a ser um minotauro escravo... nem todos os escravos são capturados, outros são sentenciados. Como punição,
um filho pequeno pode ser tirado da mãe e transformado em escravo. Enfim, o foco do livro não está na origem, e sim como o personagem tenta escapar.
Entendo. Tá certo, depois que eu comentei isso eu conversei com outras pessoas e... pô, claro que tem como um minotauro escravo. Existe possibilidades infinitas de montar histórias legais. Em livros-jogos não se dá muita importância a essa parte, claro, o jogo funciona "pra frente", sem dar importância ao background. Mas eu, particularmente, acho bacana encontrar histórias que se encaixem e tal.

Meu diário de aventura dessa minha segunda vez está bem maior, pq avancei muito mais. Vou postar em breve meu diário da minha tentativa frustrada na qual eu morri rapidamente.

Em tempo: Só pq falei, acabo de morrer a segunda vez, numa armadilha aleatória! QUE SACOOOOOOOO!!!
Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem
Imagem Imagem

Avatar do usuário
nefretum
Mensagens: 4
Registrado em: 23 Abr 2014, 19:59

Re: O Labirinto de Tapista (COM SPOILERS!)

Mensagem por nefretum » 08 Jun 2018, 20:38

(pena que não tem o joinha, seria mais facil marcar que li e gostei.. mas tudo bem)

E Compartilhe o diário por favor! Compartilhar experiências é parte fundamental do RPG.

Avatar do usuário
Aldenor
Mensagens: 17601
Registrado em: 09 Dez 2013, 18:13
Localização: Curitiba, PR

Re: O Labirinto de Tapista (COM SPOILERS!)

Mensagem por Aldenor » 10 Jun 2018, 23:49

Esta é minha primeira tentativa jogando O Labirinto de Tapista. A seguir, muitos SPOILERS do livro.

Nome: Max Reilly
Raça: Humano
Classe: Guerreiro
Atributos: Força 10, Habilidade 7*; PV 15, PM 10
Vantagens: Ataque Especial (1 PM, +1d na Força de Ataque)
Tibares de ouro: 7
Inventário: Mochila, cantil cheio d'água, saco de dormir.

* Acabei usando a pontuação incorreta, com humano começando com Força 7, Habilidade 7.

Max Reilly é meu primeiro personagem icônico em mesas de RPG, lá nos idos 1999-2000. Sempre que entrava em uma mesa despretensiosa, uma one-shot ou algo assim, eu jogava com Max, um Guerreiro humano que futuramente pegava níveis de Bárbaro. Este personagem era um combatente clássico, com uma arma de duas mãos (espada larga na maioria dos casos), mas que também adorava cometer alguns roubos ocasionais, tirar muita onda nas tavernas e lutar contra adversários fortes para se provar sempre, o tempo todo. Nesta aventura, devido ao histórico inicial de escravo, consigo imaginar um Max tornado escravo por um tempo fruto de algum de seus trambiques.

1: Sou levado ao labirinto e tenho que escolher entre pegar um dos itens da mesa para me ajudar na empreitada (132) ou juntar o orgulho para recusar a oportunidade (491). No começo achei que este último era pra recusar o labirinto inteiro! Depois pensei melhor e vi que não fazia sentido acabar o jogo logo no começo. Devia ter um truque... pensei muito, fiquei muito curioso, mas reuni meus brios e não roubei. Fiz o mais esperto.

132: Escolho corda com arpéu (vai que eu precise escalar algo?), machado de duas mãos (pq eu quero ter Força de Ataque 12 e peitar qualquer um), sacola com 3 rações (pq preciso comer...).

583: Só para ajustar a ficha com as coisas do inventário. Tenho uma sensação que esta parte vai definir a vida e morte de muitos jogadores...

72: Descreve o início do labirinto, o último olhar para as pessoas da cidade e chego a uma grande praça.

100: Novamente, tentado a roubar. Seguir três caminhos ou o quarto que é exclusivo para minotauros? Não, não sou minotauro. Analisando as ideias ali presentes, anoto "A=I, B=II, Oeste=XV (Esquerda), Sul=S=XIX” que talvez seja útil no futuro. Tanna-Toh talvez seja útil pra quem e inteligente. Thyatis e Tauron são minhas escolhas. Sou forte pra caralho, então talvez eu escolha Tauron. É, Tauron it is.

56: Sigo por um corredor e o texto sugere que escolhi o caminho da força e determinação. Isso mesmo, porque minha ficha é toda voltada pra luta... Agora, escolher entre o oeste (385) ou norte (120). Oeste é a esquerda, então vou nesse.

385: Ando bastante e encontro uma encruzilhada. Sul (131) ou norte (127)? Hmmm Estou morando no sul do Brasil, então, Sul.

131: O MESMO texto que o anterior, mas dessa vez, leste (23) ou norte (413). Como é a terceira vez que o norte aparece, vou nele.

413: MESMO texto. Quase. Dessa vez chego a um beco sem saída e sou obrigado a voltar. Perdi 1 PV pelo desgaste (14 PV agora). Tenho duas opções: oeste (385) ou norte (120). Eu vi que 385 é o mesmo que já fui, então fico tentado a ir para o norte. Porém, o texto mostra uma dica ao seu final. Uma dica por 1 PV... vejamos se sou esperto o suficiente.

A = I
B = II
Oeste = XV (esquerda)
Sul = S = XIX. Wtf???

Vejamos. A e B são coordenadas simples que vão guiar o resto do problema. Se Sul é igual a S que é igual a 19, eu vi que O é igual a 15. Então, Norte = N = 14 e Leste = L = 12.

Mas o que diabos estes números tem a ver, caralho?

Então, volto e descobro uma imagem na referência 100 com vários números. Podia ter essa informação no texto, heim? Que era pra prestar atenção no desenho. Tauron tem 14, 12 e 15 na primeira fileira. Ou seja, Norte, Leste e Oeste. Vou seguir.

120: Seguindo a indicação, vou a norte. Opção: leste (365) e sul (478). Pela indicação da estátua de Tauron, devo ir a leste.

365: Mais uma encruzilhada, dessa vez as opções são: oeste (323) e sul (131). Segundo a indicação da Estátua de Tauron, devo ir para oeste.

323: É o caminho certo! Meu deus, tô muito feliz em como sou gênio da lógica matemática. Depois de um dia inteiro caminhando, vou descansar.

36: Sento de costas para uma parede e vou dormir. Silêncio supulcral e rogo aos deuses para continuar solitário. E dessa vez tenho que rolar a sorte mesmo. 1d. Rolo 2.

182: Por ter rolado 2, venho pra cá. Que loucura, eu encontro um minotauro de tanga com um machado... ele parece surpreso e me dá boa noite, dando um tapinha no ombro. Ganho um bônus de +8 num teste de Força ou força de ataque uma vez durante esta aventura.

140: Dia seguinte, gasto uma ração. Pensei em economizar, pq eu só tenho 3, mas se não comer eu perco 4 PV. Melhor comer. Recupero 2 PV e 2 PM, o que é exagero, tendo que só tomei 1 de dano até agora.

745: Chego a um lugar onde tem um posto de vigia. Fico bolado por haver algo assim... tem um vigia lá e eu posso tentar ir esgueirando, ir me apresentar ao vigia ou usar invisibilidade. Sou cauteloso e não tenho magias, então vou escondido.

416: Vou andando esgueirado e tenho que passar num teste de Habilidade +2. Se eu tivesse Crime teria passado sem testes. Rolo 6 e consigo passar.

157: Chego a uma pequena vila (?!) e me deparo com casinhas. O texto sugere para olhar alguns lugares como um devido explorador ou seguir adiante e evitar ser importunado. Tem a casa com chaminé (440), a casa de dois andares (519) ou na casa com grades (25). Ou posso ir embora (464). Imagino que a chaminé tenha comida, ração... a de dois andares não faço ideia e a com grades seja uma prisão (até pelo desenho na página anterior).

440: Casa com chaminé. Achei que a fumaça da chaminé pudesse ser de comida, mas é de uma forja. Posso roubar algo (96), atacar o ferreiro (212) ou ir dentro da oficina até a próxima fileira de casas (711).

96: Roubar um objeto. Tenho que fazer um teste de Habilidade para cada item furtado. Eu prefiro levar só o elmo. Pois já tenho meu machado de duas mãos e não teria utilidade uma lança ou um escudo. O Elmo Prateado parece bom. Rolo 4 e passo no teste. Me dá +2 em Força e Habilidade durante um combate inteiro, duas vezes durante a aventura.

711: Chego na segunda fileira de casas e vejo o quartel do entreposto. Fora do complexo há um casarão de dois andares muito bem acabado, pode ser de superiores. O nível de alerta está em calmo, pq não fui visto. Então, vou para 456.

456: Agora tenho que decidir entre investigar o quartel (260) ou ir na casa de dois andares (500). Bom, o quartel pode ter mais itens, não é? Já que tô sendo um bom ladrão até o momento (e como Max é meio larápio mesmo), vou nesse.

260: Pulo o muro do quartel, esgueiro rapidamente até a construção princial e entro numa porta lateral. ASsim, chego a uma antessala de um grande salão. Meu nível de alerta? Bicho, ainda é calmo! :D

242: Chego num dormitório. Dois dormem pesadamente outros três passam tempo jogando cartas. Posso atacar os guardas (35) ou esgueirar pra fora. Não quero morrer numa luta com guardas que podem alertar todo mundo. Vou tentar ir pra fora, mas preciso de um teste de Habilidade. Tiro 9 e falho... oh meu deus.

580: Um minotauro me vê e aponta. Soldados começam a aparecer por todos os lados. Estarei cercado em poucos momentos. Eu me rendo pra não ser morto e sou conduzido para a casa de dois andares onde fica o escritório do oficial. Não sou minotauro nem tenho Manipulação. Vou pra 628.

628: O oficial me condena a morte e eu morro. Fim.
Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem
Imagem Imagem

Avatar do usuário
nefretum
Mensagens: 4
Registrado em: 23 Abr 2014, 19:59

Re: O Labirinto de Tapista (COM SPOILERS!)

Mensagem por nefretum » 11 Jun 2018, 15:32

Mas que pena! quase conseguiu... O oficial é muito rígido e arbitrário, ele não tem clemência.

Não desista! estava quase no fim do entreposto.

E agora que rá resolveu o primeiro enigma, fica fácil ir pelo mesmo caminho ou testar os outros.
Anexos
H1CrMinotaur.gif
H1CrMinotaur.gif (13.86 KiB) Exibido 2190 vezes

Avatar do usuário
Padre Judas
Mensagens: 9075
Registrado em: 13 Dez 2013, 16:44
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: O Labirinto de Tapista (COM SPOILERS!)

Mensagem por Padre Judas » 13 Jun 2018, 01:13

Também morri duas vezes pra esses caras aí, com o Aslam (Anão Guerreiro). Consegui passar na maciota com o Tyr (Goblin Ladino que ficou forte pacas), sem alertar guarda nenhum.
BAÚ DO JUDAS
JUDASVERSO

Alexander: Witch Slayer [Kaito_Sensei]
Dahllila: Relíquias de Brachian [John Lessard, TRPG]
Jonz: Tormenta do Rei da Tempestade [John Lessard, D&D5E]
Syrion: Playtest T20 [Aquila]
Takaharu Kumoeda: Crônicas do IdJ [Aquila]
Yellow: Defensores de Mega City [John Lessard]

Responder

Voltar para “Tormenta”