Império de Jade (+ Índice de Dúvidas)

Tormenta é o RPG mais completo do Brasil. São tantos suplementos que você vai mesmo precisar conversar com o pessoal para acompanhar tudo!
Avatar do usuário
jamilkender
Mensagens: 849
Registrado em: 11 Dez 2013, 17:31
Localização: Yuvalin
Contato:

Re: Império de Jade

Mensagem por jamilkender » 21 Ago 2018, 18:37

BURP escreveu:E se Okoreeji é Nimb, é um retconzinho, já que sempre disseram nas outras edições que Nimb não tinha outros nomes e era conhecido dessa forma em todos os lugares =P
Esse possível retcon em Nimb na verdade precede o IDJ em quase dez anos... Já que a versão de Nimb em Moreania também tem outro nome.

Eu mesmo não sei quais são as equivalências :lol:
(o lore é 90% do Cassaro)
@alvarofritas / RPGista

BURP disse: Eu fico imaginando como é pra vocês ver um autor como o Jamil. Normalmente autores tem uma visão bem conservadora do próprio jogo - combo é apelão, não pode estragar meu jogo, o mestre tem que proibir. O Jamil ouve um combo desses e ainda manda "olha, faz isso e isso e tu ainda consegue fazer a mesma coisa três vezes por rodada." =P

Avatar do usuário
Lord Seph
Mensagens: 14162
Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Re: Império de Jade

Mensagem por Lord Seph » 21 Ago 2018, 18:50

Hyaku-nen era um Samurai recorrente nas frases de apresentação de criaturas.

Ser devorado por Hiporcas não é legal.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6434
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: Império de Jade

Mensagem por Khrjstjano » 21 Ago 2018, 20:46

jamilkender escreveu:
Khrjstjano escreveu:
jamilkender escreveu:Considerando que nas mãos de um samurai a arma ancestral é um item mágico, você nada verdade comete duas violações de honra severas (uma por destruir um item mágico tamuraniano, outra por intencionalmente fazer outra pessoa cometer uma violação de honra).
Mas qual violação de honra você está fazendo a pessoa cometer?
Leve. (Página 82, perder um item valioso).
Olha... Eu já havia lido esse trecho, mas só agora que você falou isso e voltei lá reler mais algumas vezes, além de pensar bastante sobre o assunto para tentar tirar alguma lógica do que me parecia totalmente absurdo, eu entendi algo muito importante sobre Império de Jade, Honra e Violações de Honra (primeira frase abaixo), o que me levou a outros entendimentos:

"No sistema de Honra, você pode ter culpa de ser vítima!"

"Honra é um negócio de humanas."

"Honra é uma regra cultural. Não segue lógicas definidas e algumas vezes desafia a lógica."

"Isso é honrado e aquilo é desonrado porque sim, é a cultura."

"Tirar dúvidas sobre Violações de Honra é inútil, porque não é questão de mecânica. É tudo interpretação."

"Há casos claros e simples de Violações onde a coisa até se torna simples mecânica, mas nos casos de dúvida que não seja elementar, a coisa escapa à mecânica e entra no campo cultural e subjetivo.
Imagem

Avatar do usuário
BURP
Mensagens: 1158
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:04
Localização: Logo ali ======>
Contato:

Re: Império de Jade

Mensagem por BURP » 21 Ago 2018, 21:39

"No sistema de Honra, você pode ter culpa de ser vítima!"
Sociedades históricas baseadas em honra funcionam assim mesmo (Japão não foi a única). A gente acha bonitinho num filme de samurai, mas sistemas de honra incluem uma série de pressupostos sociais bem complicados. Tem uma razão pra esse se ter abandonado esse tipo de conceito social. =P

Mas estou sendo só o professor de história chato aqui também. Na fantasia, pode ser um sistema justo.

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6434
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: Império de Jade

Mensagem por Khrjstjano » 21 Ago 2018, 21:48

BURP escreveu:Na fantasia, pode ser um sistema justo.
Só se o mestre for.

Porque quando você percebe que pode cometer violações de honra em casos onde é a vítima de algo, só uma avaliação subjetiva, moral e ética pode gerar avaliações tais quais "ter um item seu roubado" ser desonra para quem sofreu isso e "ser vítima de preconceito" não ser (e ser desonra só para quem comete o preconceito em questão). Isso é puramente cultural, não lógico. Você foi vítima nos dois casos, mas no primeiro, pau no seu cu também, enquanto no segundo, pau só no cu do agressor.
Imagem

Avatar do usuário
BURP
Mensagens: 1158
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:04
Localização: Logo ali ======>
Contato:

Re: Império de Jade

Mensagem por BURP » 21 Ago 2018, 21:58

Sim, assumindo que o mestre seja, no caso.

Mas a sério, eu realmente não gosto de sistemas de honra em RPG oriental fora de contextos muito específicos, por razões como essa. Se fetichizou muito a ideia de que Japão feudal = honra, mas é mais complicado que isso. Mas o livro não é meu também, no fim das contas. E acho que ele ainda ficou mais leve e permissivo do que poderia ser, limando alguns preconceitos que poderiam muito facilmente estar presentes.

Avatar do usuário
Atlas
Mensagens: 237
Registrado em: 24 Mar 2014, 12:40

Re: Império de Jade

Mensagem por Atlas » 21 Ago 2018, 22:36

jamilkender escreveu:
Khrjstjano escreveu:
Mas qual violação de honra você está fazendo a pessoa cometer?
Leve. (Página 82, perder um item valioso).

E cês podiam ler o livro todo antes de fazer essas pergunta que literalmente tem a resposta no livro, né? :roll: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Não apenas isso, perder sua arma ancestral é uma violação severa(pg 63). Eu perguntei pq dano de honra me parece uma tática legítima contra um samurai. Olha o combo:

2 ataques, separa a katana e a wakizashi(2 leves,2 severas). Com sua ação livre você acusa o samurai de um ato sórdido (infração moderada).

2d4+1d3+4 dano de honra. O samurai está desarmado, com estilhaços de sua espada ancestral aos seus pés.

Não me surpreenderia se na rodada dele ele cometesse Sudoku com um dos pedaços de lâminas do chão ao invés de continuar lutando...

Claro, só sendo muito sórdido para fazer algo assim né . Para completar, melhor matar o samurai antes dele realizar seu ritual de sacrifício, já que ele não deve ser considerado digníssimo nesse ponto...mas talvez ele seja se ele se matar, e isso seria uma violação extrema para você...

Avatar do usuário
BURP
Mensagens: 1158
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:04
Localização: Logo ali ======>
Contato:

Re: Império de Jade

Mensagem por BURP » 21 Ago 2018, 22:41

Atlas escreveu:Não me surpreenderia se na rodada dele ele cometesse Sudoku com um dos pedaços de lâminas do chão ao invés de continuar lutando...
Isso sim seria uma imagem engraçada, o cara tá tão arrasado com a perda de Honra que vê a espada em pedaços no chão e resolve se dedicar a problemas matemáticos de jornal... :P

(Eu sei que tu quis dizer seppuku, mas ficou engraçado :P)


Avatar do usuário
Atlas
Mensagens: 237
Registrado em: 24 Mar 2014, 12:40

Re: Império de Jade

Mensagem por Atlas » 21 Ago 2018, 22:56

BURP escreveu:
(Eu sei que tu quis dizer seppuku...
Imagem
Janus escreveu:
leosilva7 escreveu:Pessoas, quem já leu IDJ todo, poderiam postar aqui (quem souber) uma lista com todos os deuses da "Família Celestial" e seu equivalente no Reinado?!
Olha não tenho certeza, mas acredito que seja essa...
Dai’Gun, o Guerreiro - Keenn (provavelmente)
Doragami, o Bruxo - Kallyadranoch (confirmado pelo histórico)
Fuyuan, a Curandeira - Lena
Hikari,o Cavaleiro da Luz. - Khalmyr
Hinotori, o Pássaro de Fogo - acredito ser um aspecto de Thyatis
Hyaku-nen, o Imortal - Thyatis de novo
Kazuko, a Dançarina - Marah
Leen,o Ceifeiro - Leen (que Ragnar o quê! Deus da morte é Leen!)
Liu’Yan, o Mentiroso - Sszzaas
Mizuha,a Feiticeira - Wynna
Nozomi, a Andarilha - Valkaria (confirmado no histórico)
Okoreeji, o Louco - Nimb
Shunka’Shuuto, a Princesa das Quatro Estações - Allihanna (aspecto da natureza)
Sugora, o Rei dos Monstros - Megaloco
Tai’Yang, o Príncipe do Sol - Azgher
Tanadora, a Professora - Tanna-Toh
Tikauromu, o Bisonte - Tauron
Wang-Ho, o Sombrio - Hyninn
Yumeno, a Princesa dos Sonhos - Tenebra
Na minha mesa a gente fica se perguntando pq tyatis apareceu duas vezes enquanto oceano ficou de fora. Será que tsunamis traumatizaram tanto os tamurianos assim? Ou lin wu não gosta dele, e não convidou ele para sua festinha do chá?

Responder

Voltar para “Tormenta”