Só uma coisa: IdJ não é um suplemento de TRPG. É outro sistema. Da mesma forma que D&D de PF são. A única diferença é que ele tem mais similaridades com TRPG e T20.Gabrielo escreveu: ↑13 Dez 2020, 13:13Eu tenho quase todos os suplementos lançados de TRPG, exceto os Reinos de Moreania e IdJ. O primeiro estou em vias de adquiri-lo, já o segundo não sei se compensa. Pelo que notei nos comentários, trata-se de um excelente material, com novas mecânicas, revisões de regras etc.
Recentemente tem sido dito que sim.Todavia, com a iminente entrega do material de T20 aos apoiadores da campanha do Catarse, IdJ continuará tendo algum tipo de suporte, seja na Dragão Brasil seja em suplementos próprios?
Isso não sei dizer. Mas normalmente é a primeira coisa que se lança de suplemento num sistema.Muitos reclamaram da falta de um bestiário próprio, então eu me pergunto se há previsão de um dia o lançarem.
Não acompanho a DB, mas ouvi comentários de que uma coisa ou outra sai nela. Mas o foco é T20.A Dragão Brasil tem dedicado atenção a este módulo?
Com toda e absoluta certeza. Ele tem muita coisa exclusiva (de raças, classes, religiões, itens, magias, etc) que você só encontrará nele. E suas regras são TRPG refinado, o que é bem consistente. Há pontos, inclusive, em que eu gosto mais dele do que do T20 (particularmente as raças e os jutsus).Vocês comprariam IdJ hoje em dia?
Seria. E ao que parece, vai acontecer.Ainda que o foco seja T20 e suas novidades e necessidades, imagino que seria interessante continuarem lançando um módulo ou outro de IdJ, ainda que seja apenas 1, ou 2, ao ano.
No meu caso, o pessoal aqui não tem nem tempo de jogar com tanta frequência para fazer isso, não importa quanto material você tenha. Nossa campanha mais longa de TRPG só chegou no nível 10 e levou três anos para isto (jogávamos em média 1 vez por mês).Vocês já conseguiram terminar uma campanha de IdJ, do primeiro nível até os mais altos, só com o que tem hoje disponível? Tenho medo de comprar o módulo, começar uma mesa e ela perder o fôlego muito rapidamente.
De qualquer forma, as classes de IdJ não são como as do TRPG, cheias de níveis vazios ou abarrotadas de habilidades que não fazem diferença. Todas elas têm muitas habilidades interessantes e tendem a te manter nelas do nível 1 ao 20. Isso e o fato de qualquer um poder pegar alguns jutsus, entre outras características do sistema (como a Honra e as religiões) torna os personagens razoavelmente bem custumizáveis.
Se vocês gostarem de temas orientais, sejam eles mais clássicos ou mais de anime, com certeza vão aproveitar bastante esse jogo.