Império de Jade (+ Índice de Dúvidas)

Tormenta é o RPG mais completo do Brasil. São tantos suplementos que você vai mesmo precisar conversar com o pessoal para acompanhar tudo!
Avatar do usuário
jamilkender
Mensagens: 849
Registrado em: 11 Dez 2013, 17:31
Localização: Yuvalin
Contato:

Re: Império de Jade

Mensagem por jamilkender » 18 Ago 2018, 21:22

Atlas escreveu:Dúvida sobre Contra ataque relâmpago,

Se um personagem usa uma manobra contra um inimigo que está com o contra ataque relâmpago aprimorado (que permite ripostar o ataque). Se eu estou interpretando corretamente, primeiro ele tem direito a um ataque contra o teste de manobra para "aparar" o ataque. Se ele não conseguiu aparar, se realiza a manobra (teste vs teste). Por fim, independente do ataque ter sido aparado ou não, ou você ter acertado ou não, o inimigo tem direito a te atacar com um contra ataque. É isso mesmo?
Sua pergunta me deixou confuso com a maneira que você desenvolveu, então eu vou remontar me atendo ao básico: "O que acontece se estou com contra-ataque relâmpago ativo com o aprimoramento de +3 PM e sou atacado com uma manobra de combate?"

1. O inimigo faz o teste de manobra.
2. Você faz seu teste para se defender da manobra, como normal para a manobra em questão.
3. Se o oponente falhar, você não sofre os efeitos da manobra.
4. Se o oponente for bem-sucedido, você pode, se quiser, fazer uma jogada de ataque corpo-a-corpo como uma reação; se o resultado superar a jogada do oponente, ele é evitado.
5. Se você fizer a escolha 4, e falhar, você sofre os efeitos da manobra.
6. Você então pode fazer um ataque corpo-a-corpo contra o atacante como uma reação. Se acertar, causa dano normal mais 2d6 pontos de dano de eletricidade.
Atlas escreveu:E ele pode fazer isso em cada ataque seu pela cena. Bota dois personagens com isso lutando e vira luta de DBZ (Segunda dúvida: se o contra-ataque é um ataque, então ele pode também ser contra atacado gerando um looping infinito até um dos oponentes morrer?!) ...
Sim. Mas somente uma vez contra cada ataque. Se você for atacado por múltiplas manobras, realmente deve ficar chato... mas acontece.
A ideia não era gerar um loop infinito, pelo menos em termos de regras conforme pretendidas; mas de fato, conforme escritas, é isso que acontece, mesmo.
Uma solução seria limitar o contra-ataque, dizendo que ele mesmo não pode contra-atacado, mas acho complicado até com interações de outras regras; em minhas próprias mesas eu faria essa cena DBZ só porque parece que seria legal demais :lol:
Atlas escreveu:A habilidade é legal, mas parece bem chato de jogar contra (não sendo conjurador), principalmente se você faz muitos ataques, só atordoando o cara ou diminuindo seu ataque (desarmando, agarrando, jutsus debilitantes...) para evitar que o inimigo te ataque no turno dele e no seu...
É um jutsu forte, mesmo. A única vez que foi usado nos meus playtests não foi chato, mas confesso que não forçamos tanto o jutsu quanto possível, usando esses parâmetros que tu deu. Fica a sugestão de nerf para quem não quiser nem testar da maneira como foi escrita :)
Atlas escreveu: Dúvida sobre a duração cena,

Uma cena pode englobar vários combates? Se digamos existe uma torre com 5 andares. Os primeiros 3 andares tem Trash mobs. O quarto tem um mini boss. No topo temos o Boss. A cena poderia ser "Libertar a torre" e englobar todo o encontro? Ou dividir entre "Enfrentar os capangas" "enfrentar os mini boss" "Enfrentar o Chefe"? Ou como parece ser indicado pelo livro, cada andar é um combate e portanto uma cena. Ou não importa, e fica a cargo do mestre?
Não. Estritamente, cada combate é uma cena.
O mestre sempre tem a liberdade de esticar isso, claro.

===================================
sasukerdg escreveu:As habilidades de classe Aprendiz dos Espíritos (Shinkan) e Aprendiz Celestial (Shugenja) não mencionam que você pode adicionar seu mod de Sabedoria aos seus PM máximos, mas nas habilidades de nível Discípulo dessas classes, diz que você pode adicionar o mod novamente. Adiciona o Mod no nível 1?
Sim, pois as classes recebem os talentos Devoto do Bushintau e Devoto de Lin-Wu / da Família Celestial, respectivamente -- e ESSES talentos abrem o chacra do Espírito, que adiciona Sab aos seus PM máximos.

=====================================
pensamento_coletivo escreveu:Pra errata.

Pág. 176, jutsu "lâmina de vento". Não há informação sobre testes de resistência na descrição do jutsu, mas uma das ampliações diz "+2 PM: muda o teste de resistência..." Imagino que seria "Teste de Resistência: Reflexos reduz à metade", originalmente?
Regra geral, página 166: "Jutsus que não permitem testes de resistência não incluem este trecho."
Isso significa que lâmina de vento tem o campo "Teste de Resistência: Nenhum" omitido por questões de economia de espaço; e que o aprimoramento em questão muda o teste de resistência de nenhum para o indicado.

O que você me fez notar na verdade é que de fato TEM um erro nesse jutsu: o correto era pra ser "Se o alvo falhar no teste, ALÉM de sofrer dano, fica surdo pela cena." :lol:

===================================
leosilva7 escreveu:A Ficha de Personagem não deveria ter um espacinho para marcação dos chacras abertos?!
Dá pra anotar de boa nas Notas ou marcar ali na Habilidade referente ao chacra, de boa. Pergunto, pois personalizaria ainda mais a ficha para o sistema.
Ficou sensacional. Parabéns para os desenvolvedores.
Embora os chacras abertos sejam de fato uma coisa legal, os benefícios mecânicos de se ter um chacra aberto já aparecem na ficha de outras maneiras.
Ainda assim é uma sugestão bacana, vou repassar para os editores :)
@alvarofritas / RPGista

BURP disse: Eu fico imaginando como é pra vocês ver um autor como o Jamil. Normalmente autores tem uma visão bem conservadora do próprio jogo - combo é apelão, não pode estragar meu jogo, o mestre tem que proibir. O Jamil ouve um combo desses e ainda manda "olha, faz isso e isso e tu ainda consegue fazer a mesma coisa três vezes por rodada." =P

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6434
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: Império de Jade

Mensagem por Khrjstjano » 18 Ago 2018, 21:32

jamilkender escreveu:Uma solução seria limitar o contra-ataque, dizendo que ele mesmo não pode contra-atacado, mas acho complicado até com interações de outras regras; em minhas próprias mesas eu faria essa cena DBZ só porque parece que seria legal demais :lol:
Um looping semelhante já acontecia em TRPG, se os oponentes usassem manobras de combate sem talento aprimorado ao usar a regra de Ataques de Oportunidade, tendo também Reflexos de Combate. Tu vai separar sem o talento, dá um AdO pro cara. Ai nesse AdO ele tenta te separar sem o talento pra tentar não ser separado, mas te dá um AdO por isso. E então nesse AdO você tenta de novo separar, gerando o looping até que os dois excedam o limite de AdO por turno dado por sua Destreza.
Imagem

Avatar do usuário
jamilkender
Mensagens: 849
Registrado em: 11 Dez 2013, 17:31
Localização: Yuvalin
Contato:

Re: Império de Jade

Mensagem por jamilkender » 18 Ago 2018, 21:40

Bom, é o tipo de loop que me parecer aparecer só em condições altamente específicas... :lol:

Acho que vale lembrar da seção Improvisando, no Capítulo 6, Mestrando, nessas horas :)
@alvarofritas / RPGista

BURP disse: Eu fico imaginando como é pra vocês ver um autor como o Jamil. Normalmente autores tem uma visão bem conservadora do próprio jogo - combo é apelão, não pode estragar meu jogo, o mestre tem que proibir. O Jamil ouve um combo desses e ainda manda "olha, faz isso e isso e tu ainda consegue fazer a mesma coisa três vezes por rodada." =P

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6434
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: Império de Jade

Mensagem por Khrjstjano » 18 Ago 2018, 21:45

jamilkender escreveu:
pensamento_coletivo escreveu:Pra errata.

Pág. 176, jutsu "lâmina de vento". Não há informação sobre testes de resistência na descrição do jutsu, mas uma das ampliações diz "+2 PM: muda o teste de resistência..." Imagino que seria "Teste de Resistência: Reflexos reduz à metade", originalmente?
Regra geral, página 166: "Jutsus que não permitem testes de resistência não incluem este trecho."
Isso significa que lâmina de vento tem o campo "Teste de Resistência: Nenhum" omitido por questões de economia de espaço; e que o aprimoramento em questão muda o teste de resistência de nenhum para o indicado.
Apesar do autor ter notado outro problema no jutsu, isso é o que eu falava no tópico da errata. Nem tudo que reluz é ouro, nem tudo que parece erro é.
Imagem

Avatar do usuário
jamilkender
Mensagens: 849
Registrado em: 11 Dez 2013, 17:31
Localização: Yuvalin
Contato:

Re: Império de Jade

Mensagem por jamilkender » 18 Ago 2018, 22:43

Revisões finais enviadas. Agora é torcer pra não aparecer nada muito grotesco daqui pra frente :lol:
Começar livro novo com errata extensa vai me chatear...
Aproveito e agradeço a todos que tomaram seu tempo para ajudar a gente a fazer do IdJ o melhor possível. Vocês são os melhores <3
@alvarofritas / RPGista

BURP disse: Eu fico imaginando como é pra vocês ver um autor como o Jamil. Normalmente autores tem uma visão bem conservadora do próprio jogo - combo é apelão, não pode estragar meu jogo, o mestre tem que proibir. O Jamil ouve um combo desses e ainda manda "olha, faz isso e isso e tu ainda consegue fazer a mesma coisa três vezes por rodada." =P

leosilva7
Mensagens: 182
Registrado em: 12 Jun 2017, 10:48
Localização: Umarizal-RN
Contato:

Re: Império de Jade

Mensagem por leosilva7 » 18 Ago 2018, 23:19

jamilkender escreveu:Revisões finais enviadas. Agora é torcer pra não aparecer nada muito grotesco daqui pra frente :lol:
Começar livro novo com errata extensa vai me chatear...
Aproveito e agradeço a todos que tomaram seu tempo para ajudar a gente a fazer do IdJ o melhor possível. Vocês são os melhores <3
Show. Parabéns. Aguardar o meu chegar!
Obrigado por nos proporcionar este trabalho.

Dthanatus
Mensagens: 877
Registrado em: 02 Fev 2014, 20:37

Re: Império de Jade

Mensagem por Dthanatus » 19 Ago 2018, 11:09

Eu estava lendo aqui, e a habilidade Recursos Escusos do yakusa não cita um limite de custo em PM, nem nas descrições gerais das classes lista o limite de custo em PM para habilidade de classe, não achei no capitulo mestrando, eu deixei passar o texto onde limitam os custosem PM por habilidade de classe, ou não tem mesmo?

Avatar do usuário
RoenMidnight
Mensagens: 2020
Registrado em: 28 Jan 2014, 12:39

Re: Império de Jade

Mensagem por RoenMidnight » 19 Ago 2018, 11:33

Dthanatus escreveu:Eu estava lendo aqui, e a habilidade Recursos Escusos do yakusa não cita um limite de custo em PM, nem nas descrições gerais das classes lista o limite de custo em PM para habilidade de classe, não achei no capitulo mestrando, eu deixei passar o texto onde limitam os custosem PM por habilidade de classe, ou não tem mesmo?
Uso de PM geralmente tem como limitação o próprio nível de personagem + soma dos modificadores dos chacras abertos. Isto é citado pouco antes dos talentos e acredito que nos capitulo dos jutsus.
Me pague um café pelo o PicPay: @RoenMidnight
Grimório TRPG
=====Homebrew=====
Paladino Rework
Sectário do Crepúsculo

========================================================================================
PBF - Sangue e Desonra: Tsuru[TRPG]

Henrique Seraph
Mensagens: 62
Registrado em: 22 Dez 2017, 11:22

Re: Império de Jade

Mensagem por Henrique Seraph » 19 Ago 2018, 11:54

Vi a nova ficha, não tem mais o Ataque a distância e Corpo a corpo... Essa mudança em particular se deu pelo quê?

Avatar do usuário
pensamento_coletivo
Mensagens: 23
Registrado em: 28 Jan 2014, 12:25

Re: Império de Jade

Mensagem por pensamento_coletivo » 19 Ago 2018, 12:21

Pra errata.

Pág. 176, jutsu "lâmina de vento". Não há informação sobre testes de resistência na descrição do jutsu, mas uma das ampliações diz "+2 PM: muda o teste de resistência..." Imagino que seria "Teste de Resistência: Reflexos reduz à metade", originalmente?
Regra geral, página 166: "Jutsus que não permitem testes de resistência não incluem este trecho."
Isso significa que lâmina de vento tem o campo "Teste de Resistência: Nenhum" omitido por questões de economia de espaço; e que o aprimoramento em questão muda o teste de resistência de nenhum para o indicado.

O que você me fez notar na verdade é que de fato TEM um erro nesse jutsu: o correto era pra ser "Se o alvo falhar no teste, ALÉM de sofrer dano, fica surdo pela cena." :lol:
Um jutsu básico que permite causar dano SEM jogada de ataque e SEM teste de resistência para reduzir o dano? Sério? Ok :-)

Responder

Voltar para “Tormenta”