Império de Jade (+ Índice de Dúvidas)

Tormenta é o RPG mais completo do Brasil. São tantos suplementos que você vai mesmo precisar conversar com o pessoal para acompanhar tudo!
Avatar do usuário
jamilkender
Mensagens: 849
Registrado em: 11 Dez 2013, 17:31
Localização: Yuvalin
Contato:

Re: Império de Jade (+ Índice de Dúvidas)

Mensagem por jamilkender » 18 Abr 2019, 14:02

Rei Biônico escreveu:
17 Abr 2019, 19:02
Sem neura ou pensamento em apelação algum. Só que esse talento é tão desequilibradamente ruim e sem utilidade real que me pareceu que foi um erro na forma que foi feito. Entendo que talvez o plano era que na interpretação fosse o "badass caladão", um arquétipo clássico de animes e mangás, mas é interessante quando tem uma verdadeira utilidade mecânica que isso é quase jogar um talento ou ponto em habilidade fora.
Oi oi, autor aqui.

"Desequilibradamente ruim"

Me explica porque é desequilibrado? (e lembra de manter a educação nas críticas. Tem um ser humano do outro lado, que gastou um bom tempo escrevendo e pensando no jogo).

"Sem utilidade real"

Único talento do jogo que permite abrir os chacras de Força, Destreza ou Constituição desde o 1º nível. Fica lindo em qualquer hanyô que não queira jogar de wu-jen :)

"Me pareceu um erro na forma que foi feito"

Garanto que o talento não foi feito por engano nem é um erro não-intencional.
@alvarofritas / RPGista

BURP disse: Eu fico imaginando como é pra vocês ver um autor como o Jamil. Normalmente autores tem uma visão bem conservadora do próprio jogo - combo é apelão, não pode estragar meu jogo, o mestre tem que proibir. O Jamil ouve um combo desses e ainda manda "olha, faz isso e isso e tu ainda consegue fazer a mesma coisa três vezes por rodada." =P

Rei Biônico
Mensagens: 11
Registrado em: 14 Abr 2016, 20:21
Localização: Valkaria - Deheon

Re: Império de Jade (+ Índice de Dúvidas)

Mensagem por Rei Biônico » 18 Abr 2019, 15:51

jamilkender escreveu:
18 Abr 2019, 14:02
Oi oi, autor aqui.

"Desequilibradamente ruim"

Me explica porque é desequilibrado? (e lembra de manter a educação nas críticas. Tem um ser humano do outro lado, que gastou um bom tempo escrevendo e pensando no jogo).

"Sem utilidade real"

Único talento do jogo que permite abrir os chacras de Força, Destreza ou Constituição desde o 1º nível. Fica lindo em qualquer hanyô que não queira jogar de wu-jen :)

"Me pareceu um erro na forma que foi feito"

Garanto que o talento não foi feito por engano nem é um erro não-intencional.
Desculpa se pareci grosseiro, realmente não foi a intenção. Quando disse que seria desequilibradamente ruim e sem utilidade é pela pura questão mecânica, no Império de Jade carisma já tem bem pouco uso, ainda mais se comparado ao irmão TRPG, uma raça que tem tem um bônus alto nessa habilidade e já começa seu chacra aberto tem outras utilidades mesmo para quem não quer jogar de wu-jen, se você deixar o valor inicial do carisma em 10 o personagem teria +2 PMs para usar com qualquer outra coisa e jutsus como Face Horripilante, Preguiça do Panda, Sono de Mizura ou Vingança dos Ancestrais por exemplo seriam muito uteis em mesmo um bushi ou kensei, por isso me pareceu algo que passou despercebido na hora da criação deste talento, que exceto que seja para um one-shot de 1° ou 2° nível não tem muito porque fechar para sempre um chacra de uma habilidade que o valor minimo será 12 ao invés de esperar até o 3° e ficar com dois abertos, somar dois modificadores nos PMs e já ter dois jutus básicos conhecidos sem ser wu-jen.
Achei muito legal essa mecânica de poder ter personagens guerreiros com habilidades misticas sem precisar recorrer a multiclasses ou combos mirabolantes, também gosto muito de talentos raciais, mas nesse ponto o livro ficou muito focado nos mashin e ryuujin, já os hanyo que acho conceitualmente muito legal tem esse talento que ao meu ver, não tem utilidade alguma, quase pode ser entendido como algo que enfraqueceria o personagem.
Obrigado por sanar essa dúvida e desculpa novamente se fui grosso, amo demais o trabalho de vocês e jamais teria a intenção de ofender por um terem "cometido um erro", fazendo crítica ou por questionar algo que considero mecanicamente ruim.

Avatar do usuário
the ga
Mensagens: 3164
Registrado em: 09 Dez 2013, 18:34

Re: Império de Jade (+ Índice de Dúvidas)

Mensagem por the ga » 21 Abr 2019, 17:56

Uma suchiiru criada pelo poder Armadura Simbionte de Onimusha concede a RD 1?

Avatar do usuário
jamilkender
Mensagens: 849
Registrado em: 11 Dez 2013, 17:31
Localização: Yuvalin
Contato:

Re: Império de Jade (+ Índice de Dúvidas)

Mensagem por jamilkender » 22 Abr 2019, 11:06

the ga escreveu:
21 Abr 2019, 17:56
Uma suchiiru criada pelo poder Armadura Simbionte de Onimusha concede a RD 1?
Sim.
@alvarofritas / RPGista

BURP disse: Eu fico imaginando como é pra vocês ver um autor como o Jamil. Normalmente autores tem uma visão bem conservadora do próprio jogo - combo é apelão, não pode estragar meu jogo, o mestre tem que proibir. O Jamil ouve um combo desses e ainda manda "olha, faz isso e isso e tu ainda consegue fazer a mesma coisa três vezes por rodada." =P

Avatar do usuário
Profeta de Wynna
Mensagens: 10
Registrado em: 14 Ago 2017, 20:42

Re: Império de Jade (+ Índice de Dúvidas)

Mensagem por Profeta de Wynna » 02 Mai 2019, 15:42

Bom dia/Boa tarde/Boa noite :D
Alguém saberia me dizer se o talento Arma Exagerada(Pág 111) afeta o dano da arma Ataque Desarmado?
Desde já, grato pela ajuda.
“Diga-me o que você mais deseja, mais profundamente deseja.'' -Lucifer

Avatar do usuário
jamilkender
Mensagens: 849
Registrado em: 11 Dez 2013, 17:31
Localização: Yuvalin
Contato:

Re: Império de Jade (+ Índice de Dúvidas)

Mensagem por jamilkender » 19 Jun 2019, 21:54

Profeta de Wynna escreveu:
02 Mai 2019, 15:42
Bom dia/Boa tarde/Boa noite :D
Alguém saberia me dizer se o talento Arma Exagerada(Pág 111) afeta o dano da arma Ataque Desarmado?
Desde já, grato pela ajuda.
Pela regra como escrita: afeta. (pois é...)
Pela regra como pretendida pelos autores: não afeta. Ataque desarmado (e armas naturais) são algo intrínseco ao personagem, que não aumentam de tamanho quando você aprende a usar armas maiores do que o seu tamanho.
@alvarofritas / RPGista

BURP disse: Eu fico imaginando como é pra vocês ver um autor como o Jamil. Normalmente autores tem uma visão bem conservadora do próprio jogo - combo é apelão, não pode estragar meu jogo, o mestre tem que proibir. O Jamil ouve um combo desses e ainda manda "olha, faz isso e isso e tu ainda consegue fazer a mesma coisa três vezes por rodada." =P

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6430
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: Império de Jade (+ Índice de Dúvidas)

Mensagem por Khrjstjano » 20 Jun 2019, 18:11

Rei Biônico escreveu:
18 Abr 2019, 15:51
...no Império de Jade carisma já tem bem pouco uso, ainda mais se comparado ao irmão TRPG...
Pegando carona nesse trecho, quero comentar que o que me incomoda em IdJ é que tem poucas classes que usam Carisma no livro básico. O atributo ter tido suas opções nerfadas foi uma boa, porque em TRPG estava forte demais, mas isso acabou sendo bem pouco relevante simplesmente porque quase ninguém usa Carisma pra nada mesmo (o que tornou o nerf quase desproposital; há pouca utilidade em se nerfar coisas que nem são usadas)...

Penso que no caso do lançamento de classes novas, seja no site ou na DB, ou ainda em suplementos (o que não me parece que vá acontecer tão cedo), seria legal trazer pelo menos 2 novas classes que usassem Carisma. Preferencialmente como atributo principal (mas não necessariamente o único principal).

Acho que uma classe Gueixa seria legal, por usar Carisma e não ser primariamente combativa, o que IdJ também precisa, ao meu ver (já tem porradeiro e conjurador o suficiente). Mesmo que dê pra fazer uma gueixa com outras classes, o sistema realmente precisa de classes de Carisma e ela é uma opção natural. Outra classe não me ocorre no momento, exceto algo com teor de alívio cômico (o que não seria ruim, já que as classes existentes são bem sisudas), como aqueles personagens de anime do tipo harém, com vários seguidores(as). :lol:
Imagem

Avatar do usuário
BardoRobô
Mensagens: 275
Registrado em: 19 Dez 2013, 11:55

Re: Império de Jade (+ Índice de Dúvidas)

Mensagem por BardoRobô » 24 Jul 2019, 00:08

Khrjstjano escreveu:
20 Jun 2019, 18:11
Rei Biônico escreveu:
18 Abr 2019, 15:51
...no Império de Jade carisma já tem bem pouco uso, ainda mais se comparado ao irmão TRPG...
Pegando carona nesse trecho, quero comentar que o que me incomoda em IdJ é que tem poucas classes que usam Carisma no livro básico. O atributo ter tido suas opções nerfadas foi uma boa, porque em TRPG estava forte demais, mas isso acabou sendo bem pouco relevante simplesmente porque quase ninguém usa Carisma pra nada mesmo (o que tornou o nerf quase desproposital; há pouca utilidade em se nerfar coisas que nem são usadas)...

Penso que no caso do lançamento de classes novas, seja no site ou na DB, ou ainda em suplementos (o que não me parece que vá acontecer tão cedo), seria legal trazer pelo menos 2 novas classes que usassem Carisma. Preferencialmente como atributo principal (mas não necessariamente o único principal).

Acho que uma classe Gueixa seria legal, por usar Carisma e não ser primariamente combativa, o que IdJ também precisa, ao meu ver (já tem porradeiro e conjurador o suficiente). Mesmo que dê pra fazer uma gueixa com outras classes, o sistema realmente precisa de classes de Carisma e ela é uma opção natural. Outra classe não me ocorre no momento, exceto algo com teor de alívio cômico (o que não seria ruim, já que as classes existentes são bem sisudas), como aqueles personagens de anime do tipo harém, com vários seguidores(as). :lol:

Então o livro não tem classes baseadas em Carisma?

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6430
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: Império de Jade (+ Índice de Dúvidas)

Mensagem por Khrjstjano » 24 Jul 2019, 06:22

BardoRobô escreveu:
24 Jul 2019, 00:08
Então o livro não tem classes baseadas em Carisma?
As únicas classe que podem (eu disse podem, apenas) ter uso para carisma são Yakuza e Ninja, conforme suas habilidades de classe. No caso do Ninja dá pra deixar de lado bem facilmente, porque o uso de Carisma é secundário ou até menos que isso, ligado somente (pelo que lembro) à exploração de Enganação e Intimidação (que dá pra trocar por Força, com 1 talento). No Yakuza, ele pode usar Obter Informação em 1h, ao invés de 1 dia, e não gasta dinheiro, então é uma opção bacana, mas que não deverá ser seu foco principal (não da maioria dos jogadores, ao menos, penso eu). Shinkan pode usar para melhorar sua diplomacia com animais, monstros e youkai não-inteligentes, se pegar o talento Espírito dos Animais.

É só coisa desse nível. Não existe nada como um Bardo ou Feiticeiro, nem bons talentos de Carisma (pelo que me lembro, não tem nenhum mesmo). Os talentos e efeitos que em TRPG usavam Carisma e ainda existem, como Liderança, ou algumas habilidades de classe que por temática poderia usar Carisma, usam nível.

A única coisa que eu vi que realmente salva Carisma de ser o pior (menos útil) atributo do jogo são os jutsus de Carisma, que são muito bons. E tem uma raça que ganha 1 jutsu disso já no nível 1, então eles acabam aparecendo. Lembro que tem mais algumas coisas aqui e ali que permitem escolher uns jutsus de nome X e pelo que lembro um ou outro é de Carisma, mas não me recordo com certeza. Wu-Jen pode passar a trabalhar com eles no nível 2, mas é opcional (embora seja uma opção muito boa).

Perícias de Carisma foram nerfadas, mas ainda são úteis.

Enfim, é tudo coisa assim. Tem que sai catando (e se alguém encontrar coisas dignas de nota além do que eu citei, espero que comente, pra que a gente possa usar melhor o sistema). Por isso digo que falta pelo menos 1d2 classes cujo foco principal seja Carisma, sem ser classe combatente e conjuradora, pra dar um reforço. Negócio de IdJ rola mais nos atributos físicos e Sabedoria. Int tem uso também. Eu penso que isso tem muito a ver com a inspiração usada para o cenário. Samurais e mestres orientais, monges, mesmo ninja, são comumente atrelados a ideias de sabedoria (muitas vezes também e por causa da espiritualidade, contemplação, etc) na fantasia. Até na realidade.

Se eu fosse adaptar uma Gueixa como classe, teria alguma inspiração do Poeta de Haiku, do BURP, que saiu no site. Acho que é um bom caminho. Só tem que achar formas dela se sustentar sozinha, sem ser apenas um tipo de Bardo ou algo assim, aí deve dar bom.
Imagem

Avatar do usuário
BardoRobô
Mensagens: 275
Registrado em: 19 Dez 2013, 11:55

Re: Império de Jade (+ Índice de Dúvidas)

Mensagem por BardoRobô » 24 Jul 2019, 10:51

Khrjstjano escreveu:
24 Jul 2019, 06:22
BardoRobô escreveu:
24 Jul 2019, 00:08
Então o livro não tem classes baseadas em Carisma?
As únicas classe que podem (eu disse podem, apenas) ter uso para carisma são Yakuza e Ninja, conforme suas habilidades de classe. No caso do Ninja dá pra deixar de lado bem facilmente, porque o uso de Carisma é secundário ou até menos que isso, ligado somente (pelo que lembro) à exploração de Enganação e Intimidação (que dá pra trocar por Força, com 1 talento). No Yakuza, ele pode usar Obter Informação em 1h, ao invés de 1 dia, e não gasta dinheiro, então é uma opção bacana, mas que não deverá ser seu foco principal (não da maioria dos jogadores, ao menos, penso eu). Shinkan pode usar para melhorar sua diplomacia com animais, monstros e youkai não-inteligentes, se pegar o talento Espírito dos Animais.

É só coisa desse nível. Não existe nada como um Bardo ou Feiticeiro, nem bons talentos de Carisma (pelo que me lembro, não tem nenhum mesmo). Os talentos e efeitos que em TRPG usavam Carisma e ainda existem, como Liderança, ou algumas habilidades de classe que por temática poderia usar Carisma, usam nível.

A única coisa que eu vi que realmente salva Carisma de ser o pior (menos útil) atributo do jogo são os jutsus de Carisma, que são muito bons. E tem uma raça que ganha 1 jutsu disso já no nível 1, então eles acabam aparecendo. Lembro que tem mais algumas coisas aqui e ali que permitem escolher uns jutsus de nome X e pelo que lembro um ou outro é de Carisma, mas não me recordo com certeza. Wu-Jen pode passar a trabalhar com eles no nível 2, mas é opcional (embora seja uma opção muito boa).

Perícias de Carisma foram nerfadas, mas ainda são úteis.

Enfim, é tudo coisa assim. Tem que sai catando (e se alguém encontrar coisas dignas de nota além do que eu citei, espero que comente, pra que a gente possa usar melhor o sistema). Por isso digo que falta pelo menos 1d2 classes cujo foco principal seja Carisma, sem ser classe combatente e conjuradora, pra dar um reforço. Negócio de IdJ rola mais nos atributos físicos e Sabedoria. Int tem uso também. Eu penso que isso tem muito a ver com a inspiração usada para o cenário. Samurais e mestres orientais, monges, mesmo ninja, são comumente atrelados a ideias de sabedoria (muitas vezes também e por causa da espiritualidade, contemplação, etc) na fantasia. Até na realidade.

Se eu fosse adaptar uma Gueixa como classe, teria alguma inspiração do Poeta de Haiku, do BURP, que saiu no site. Acho que é um bom caminho. Só tem que achar formas dela se sustentar sozinha, sem ser apenas um tipo de Bardo ou algo assim, aí deve dar bom.
Aí as raças que tem Carisma como atributo base ficam subutilizadas.

Responder

Voltar para “Tormenta”