Império de Jade (+ Índice de Dúvidas)

Tormenta é o RPG mais completo do Brasil. São tantos suplementos que você vai mesmo precisar conversar com o pessoal para acompanhar tudo!
Avatar do usuário
the ga
Mensagens: 3164
Registrado em: 09 Dez 2013, 18:34

Re: Império de Jade (+ Índice de Dúvidas)

Mensagem por the ga » 30 Jul 2019, 08:31

Falando em suplementos, um Bestiário e o equivalente a O Reinado seriam mais que bem vindos.

Avatar do usuário
BardoRobô
Mensagens: 275
Registrado em: 19 Dez 2013, 11:55

Re: Império de Jade (+ Índice de Dúvidas)

Mensagem por BardoRobô » 01 Ago 2019, 16:44

Khrjstjano escreveu:
29 Jul 2019, 18:24
jamilkender escreveu:
29 Jul 2019, 12:51
BardoRobô escreveu:
29 Jul 2019, 11:22

Sem querer que sejam reveladas informações confidenciais, mas há planos para expandir o IdJ com futuros suplementos ou vai parar por aí?
Não sei, não tenho acesso aos planos. Só me chamam pra escrever coisas :lol:
Se depender da gente incomodar, vão. Por enquanto eu acho que a comunidade está mansa com coisas de IdJ porque está conhecendo o jogo aos poucos, mas creio que com o tempo vai aumentar o interesse por coisas novas.

Uma coisa que eu acho é que a regra de recuperação lenta do T20 vai fazer (talvez muitas) pessoas voltarem os olhos pro IdJ, por ele ter recuperação total. Acho que ele pode se tornar um escape ou referência para muitos.
Falando em T20, espero um manual de conversão de IdJ pra T20.

Avatar do usuário
PauloRMSJ
Mensagens: 3
Registrado em: 31 Jul 2019, 22:00

Re: Império de Jade (+ Índice de Dúvidas)

Mensagem por PauloRMSJ » 01 Ago 2019, 22:04

Bom, pessoal. Essa é a minha primeira vez postando no fórum e Império de Jade será o primeiro cenário que vou narrar dentro de um sistema D20.
Como mestre iniciante, minha grande decepção nos capítulos sobre o papel do mestre, NPCs e criaturas foi a falta de material sobre a mecânica de construção de NPCs e monstros.
Felizmente isso foi parcialmente suprido na DB 139, que trouxe uma matéria inteira voltada às regras para criação de youkais, e aí vem minha dúvida.
Na criatura utilizada como exemplo, o Kirin/Qilin, foi possível compreender mecanicamente como o ataque principal dele (chifre), rola com +21 de bônus, afinal, somando o BBA +14 (monstro) com Mod. de For. +7 (FOR 25), temos 21. Os cálculos são orgânicos, tudo parece bem explicado, então funciona.
Ocorre que, na página seguinte (p. 80), temos o Basan, a galinha das chamas, com as seguintes características:

BASAN
Animal 4, Pequeno
Iniciativa +5
Sentidos: Percepção +9, visão na penumbra.
Classe de Armadura: 15 (+1 nível, +1 tamanho,
+3 Des).
Pontos de Vida: 24.
Pontos de Magia: 6.
Resistências: Fort +6, Ref +7, Von +4, imunidade a
fogo.
Deslocamento: 9m, voo 3m.
Ataque Corpo-a-Corpo: mordida +6 (1d4-2).
Habilidades: For 6, Des 16, Con 14, Int 2, Sab 14,
Car 7, Hon —.
Perícias: Furtividade +9.

E aí vem a questão. O BASAN é um animal de nível 4, então o BBA dele é +3 (3/4 do nível), somado a +1 pelo tamanho (Pequeno), logo, ao que me parece, ele só poderia fazer o ataque com bônus de +6 se eu considerar que ele teria os talentos Foco em Arma (arma natural) e Foco em Arma Aprimorado (arma natural) para somar +2, ignorando totalmente o redutor de -2 pela Força, porém, a descrição da criatura não me fornece a informação de que ela possui esses talentos,
Se eu considerasse que ela possui Acuidade com Arma (arma natural), o bônus para o ataque seria +7, o que também não bate com o valor indicado na descrição.
Deste modo eu gostaria de saber se estou deixando algo passar, se foram omitidos dados referentes à criatura ou se por vezes o mestre pode simplesmente aumentar um valor para fins de ajuste, evitando que a criatura fique muito forte ou muito fraca.
“Tudo que nasce, morre; e tudo que morre, renasce.”

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6430
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: Império de Jade (+ Índice de Dúvidas)

Mensagem por Khrjstjano » 01 Ago 2019, 23:24

Não informar talentos que se tornam estatísticas já presentes na ficha é o padrão adotado desde o início de trpg. As fichas são feitas com o intuito de ser usadas como estão, apenas. Se você quer fazer engenharia reversa para algo, e com você.

Sobre a construção de criatura e NPC, requisitamos isso na época e o Jamil nos disse que poderíamos usar o manual de criação de monstros para trpg, com alguns ajustes que depois ele listou no índice deste tópico: viewtopic.php?p=147340#p147340
Imagem

Avatar do usuário
PauloRMSJ
Mensagens: 3
Registrado em: 31 Jul 2019, 22:00

Re: Império de Jade (+ Índice de Dúvidas)

Mensagem por PauloRMSJ » 02 Ago 2019, 10:21

Khrjstjano escreveu:
01 Ago 2019, 23:24
Não informar talentos que se tornam estatísticas já presentes na ficha é o padrão adotado desde o início de trpg. As fichas são feitas com o intuito de ser usadas como estão, apenas. Se você quer fazer engenharia reversa para algo, e com você.

Sobre a construção de criatura e NPC, requisitamos isso na época e o Jamil nos disse que poderíamos usar o manual de criação de monstros para trpg, com alguns ajustes que depois ele listou no índice deste tópico: viewtopic.php?p=147340#p147340
Então, a ideia não era nem fazer uma engenharia reversa na construção da criatura, mas apenas compreender o porquê de determinado valor nas estatísticas (no caso, o bônus de ataque do Basan). A dúvida apresentada foi justamente para me guiar na criação de outros youkais, com base na matéria publicada na DB 139.
De todo modo, agradeço a atenção dispensada.
“Tudo que nasce, morre; e tudo que morre, renasce.”

Avatar do usuário
LordVrikolaka
Mensagens: 520
Registrado em: 05 Fev 2014, 13:01
Contato:

Re: Império de Jade (+ Índice de Dúvidas)

Mensagem por LordVrikolaka » 02 Ago 2019, 13:59

Oi! Fui eu quem escrevi o basan! Faz um tempo já. Então, você tá correto mesmo. Eu cometi um pequenino erro no Basan na época. :oops: Os talentos que eu tinha pego foram: Poder Mágico (3), e Acuidade c/Arma. (eu dei quatro talentos pra ele, um por nível, como pelas regras do IdJ, porque eu não vi nenhum motivo pra querer aumentar atributo dele - mesmo porque pra monstro a gente não usa nenhum padrão, a gente dá o que o monstro requer mesmo, então varia de 0 a "insira nível da criatura", de acordo com a lógica).

Animais não tem PM e não upam PM de jeito nenhum, e como a gente tava com a ideia de ser "um animal mágico", mas estávamos com tipo, umas 3-4 criaturas disputando o posto de "Youkai da matéria", a gente decidiu transformar ele em animal, então ele teve umas três versões diferentes, por isso saiu com erro. Poder Mágico (3) dá 2 PM por talento pego (aka: 6 PM).

A questão do acerto dele, foi um pequeno erro meu que passou batido. Sim, o acerto dele devia ser +7. BBA 3 + Des +3 +1 do tamanho. Isso se deve a uma antiga versão dele estar com Des 14, e não 16 (o que deixaria certo). Então, sorry, passou com um errinho pequeno. :v Inclusive, a furtividade dele tá errada também, agora que eu noto. Era pra ser +14 (7 de graduação, 3 da Des, e 4 do tamanho), eu literalmente esqueci do bônus de tamanho além da Des 14. Isso é claro, vai ser enviado pros arquivos mais tarde.

Então no fim das contas, considera acerto +7, e Furtividade +14 nele. Isso não vai mudar o ND, o dano dele é ainda muito baixo, e nenhuma habilidade causa dano fora a bicada :roll:

Avatar do usuário
PauloRMSJ
Mensagens: 3
Registrado em: 31 Jul 2019, 22:00

Re: Império de Jade (+ Índice de Dúvidas)

Mensagem por PauloRMSJ » 03 Ago 2019, 11:39

LordVrikolaka escreveu:
02 Ago 2019, 13:59
Oi! Fui eu quem escrevi o basan! Faz um tempo já. Então, você tá correto mesmo. Eu cometi um pequenino erro no Basan na época. :oops: Os talentos que eu tinha pego foram: Poder Mágico (3), e Acuidade c/Arma. (eu dei quatro talentos pra ele, um por nível, como pelas regras do IdJ, porque eu não vi nenhum motivo pra querer aumentar atributo dele - mesmo porque pra monstro a gente não usa nenhum padrão, a gente dá o que o monstro requer mesmo, então varia de 0 a "insira nível da criatura", de acordo com a lógica).

Animais não tem PM e não upam PM de jeito nenhum, e como a gente tava com a ideia de ser "um animal mágico", mas estávamos com tipo, umas 3-4 criaturas disputando o posto de "Youkai da matéria", a gente decidiu transformar ele em animal, então ele teve umas três versões diferentes, por isso saiu com erro. Poder Mágico (3) dá 2 PM por talento pego (aka: 6 PM).

A questão do acerto dele, foi um pequeno erro meu que passou batido. Sim, o acerto dele devia ser +7. BBA 3 + Des +3 +1 do tamanho. Isso se deve a uma antiga versão dele estar com Des 14, e não 16 (o que deixaria certo). Então, sorry, passou com um errinho pequeno. :v Inclusive, a furtividade dele tá errada também, agora que eu noto. Era pra ser +14 (7 de graduação, 3 da Des, e 4 do tamanho), eu literalmente esqueci do bônus de tamanho além da Des 14. Isso é claro, vai ser enviado pros arquivos mais tarde.

Então no fim das contas, considera acerto +7, e Furtividade +14 nele. Isso não vai mudar o ND, o dano dele é ainda muito baixo, e nenhuma habilidade causa dano fora a bicada :roll:
Show, Lord. Obrigado pela explicação.

Como mestre iniciante no sistema D20, é muito legal ver como as coisas funcionam de forma orgânica na construção das criaturas, por isso surgiu a dúvida. Pensando positivamente, a matéria foi tão bem elaborada que me permitiu compreender como funciona a criação dos youkais e perceber que havia alguma coisa que não batia no ataque do Basan. O objetivo foi alcançado! :D

Parabéns pelo trabalho! Agora vamos aguardar por um guia de Tamu-Ra e um bestiário bacana pra acrescentar ao conteúdo do livro básico.
“Tudo que nasce, morre; e tudo que morre, renasce.”

magyver
Mensagens: 102
Registrado em: 17 Dez 2013, 09:25

Re: Império de Jade (+ Índice de Dúvidas)

Mensagem por magyver » 08 Ago 2019, 08:21

Algumas notas:
a) No IdJ, a cronologia não está com as "datas" finais certas, "coerentes"! Isso já foi corrigido?
b) Na parte de combate, não vi a "regra" de Ataques de Oportunidade. Elas existem ou não "oficialmente" no cenário proposto?

Avatar do usuário
Lord Seph
Mensagens: 14160
Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Re: Império de Jade (+ Índice de Dúvidas)

Mensagem por Lord Seph » 08 Ago 2019, 09:05

As datas estão corretas, pois ela conta o tempo a partir do ponto de vista tamuriano. Para a conta exata basta ver a data final e fazer o paralelo entre os anos tamurianos com os de Arton.

Em TRPG isso é opcional e em IdJ não existe mais AdO.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.

magyver
Mensagens: 102
Registrado em: 17 Dez 2013, 09:25

Re: Império de Jade (+ Índice de Dúvidas)

Mensagem por magyver » 09 Ago 2019, 08:21

Lord Seph escreveu:
08 Ago 2019, 09:05
As datas estão corretas, pois ela conta o tempo a partir do ponto de vista tamuriano. Para a conta exata basta ver a data final e fazer o paralelo entre os anos tamurianos com os de Arton.

Em TRPG isso é opcional e em IdJ não existe mais AdO.
Blz, vlw! Eu já tinha feito esse paralelo (Época atual 1410 em ambos os cenários)

Responder

Voltar para “Tormenta”