Império de Jade (+ Índice de Dúvidas)

Tormenta é o RPG mais completo do Brasil. São tantos suplementos que você vai mesmo precisar conversar com o pessoal para acompanhar tudo!
Avatar do usuário
jamilkender
Mensagens: 849
Registrado em: 11 Dez 2013, 17:31
Localização: Yuvalin
Contato:

Re: Império de Jade

Mensagem por jamilkender » 18 Ago 2018, 09:45

pensamento_coletivo escreveu:Certeza eu tenho, mas adorei essa informação :-) Jogada de mestre liberar o pdf antes pra dar tempo de fazer essas correções! Parabéns!
Valeu, cara. A intenção é lançar o livro o mais redondo possível, mesmo :)
pensamento_coletivo escreveu:Pág. 73. Wu-Jen, habilidade Raio Elemental. Texto diz: "No 5º nível, ao disparar o raio elemental, você pode somar seu bônus de Inteligência à jogada de ataque, e causa 1d6 pontos de dano." ~> Você soma o bônus de Inteligência além somar o bônus de Destreza ou ao invés de somar o bônus de Destreza? (Não é um erro, mas o texto fica confuso sem essa clarificação.)
Entendo a possível confusão, mas isso só viria de presumir conteúdo que não está no texto. Ele é bem claro; ao fazer a jogada de ataque do raio elemental (como normal, já que mais nada é dito) você pode (se quiser) somar o seu bônus de Inteligência nessa jogada. Desse jeito inclusive te permite continuar disparando efetivamente mesmo que tome dano de Int, percebe? Incluir a "clarificação" seria adicionar uma etapa de complexidade que não precisa estar presente.
pensamento_coletivo escreveu:Pág,171. O jutsu "sétimo sentido" não está na lista de jutsus lendários do Chacra do Espírito (Sabedoria).
Malditas tabelas!!! Obrigado, incluído.
pensamento_coletivo escreveu:Pág. 244. Sargento da guarda deveria ter CA 17 (+2 nível, +1 Des, +4 armadura).
Excelente, incluído.
pensamento_coletivo escreveu:E finalmente, algo que CREIO não ser um erro e sim uma mudança nas regras: em nenhum momento se menciona que os PJs somam metade do nível ao dano, porém os monstros todos calculam o dano somando 1/2 nível. Ugh... É isso mesmo? (Se for, até entendo, dado o potencial número de ataques/dados de dano extras devido a jutsus e manobras que agora custam PMs... mas é bom saber com certeza.)
Ninguém soma mais o meio nível no dano. Eu percebi isso depois do pdf ser liberado só, enquanto fazia minha segunda revisão. Os monstros do Bestiário já foram corrigidos para uma nova versão sem o meio nível (essas fichas tinham sido feitas antes da mudança).

======================

Aproveitando o ensejo, saiu finalmente a ficha oficial de IDJ:

https://jamboeditora.com.br/ficha-de-pe ... o-de-jade/
@alvarofritas / RPGista

BURP disse: Eu fico imaginando como é pra vocês ver um autor como o Jamil. Normalmente autores tem uma visão bem conservadora do próprio jogo - combo é apelão, não pode estragar meu jogo, o mestre tem que proibir. O Jamil ouve um combo desses e ainda manda "olha, faz isso e isso e tu ainda consegue fazer a mesma coisa três vezes por rodada." =P

Dthanatus
Mensagens: 877
Registrado em: 02 Fev 2014, 20:37

Re: Império de Jade

Mensagem por Dthanatus » 18 Ago 2018, 10:46

agora que li quase tudo posso dizer que o IdJ ficou melhor que eu esperava, e vou aproveitar e perguntar:

1 Poder Salvador dos Hanyo servem para condições auto-impostas certo? Por Exemplo se vendar/fechar os olhos pra usar o Raio Espiritual do Shikan de Graça depois do combate...

2 Ja que mencionei, o Raio Espiritual do Shikan conta como Canalizar Energia pra propósitos de talentos, ok, se eu usar o Raio Espiritual com os talentos Energia Apavorante/Dominadora/Fascinate a CD sera 17 (15 base +2 do talento)? É possível torrar mais PMs só pra aumentar a CD?

3 Usando Canalizar Energia com Energia Dominadora é possível gastar mais PMs para aprimorar o Efeito de Dominar Mente?

Avatar do usuário
jamilkender
Mensagens: 849
Registrado em: 11 Dez 2013, 17:31
Localização: Yuvalin
Contato:

Re: Império de Jade

Mensagem por jamilkender » 18 Ago 2018, 10:59

Dthanatus escreveu:agora que li quase tudo posso dizer que o IdJ ficou melhor que eu esperava, e vou aproveitar e perguntar:

1 Poder Salvador dos Hanyo servem para condições auto-impostas certo? Por Exemplo se vendar/fechar os olhos pra usar o Raio Espiritual do Shikan de Graça depois do combate...
Pela regra conforme escrita sim. Em mesa minha eu jamais deixaria esse tipo de distorção acontecer, afinal, você não está em perigo se vendar os olhos fora de combate...
Dthanatus escreveu:2 Ja que mencionei, o Raio Espiritual do Shikan conta como Canalizar Energia pra propósitos de talentos, ok, se eu usar o Raio Espiritual com os talentos Energia Apavorante/Dominadora/Fascinate a CD sera 17 (15 base +2 do talento)? É possível torrar mais PMs só pra aumentar a CD?
Sim, CD 17.
Não, a CD só aumenta conforme você gasta PM para ativar a habilidade, gastar mais PM só para aumentar a CD não está no escopo da habilidade ou dos talentos em questão.
Dthanatus escreveu:3 Usando Canalizar Energia com Energia Dominadora é possível gastar mais PMs para aprimorar o Efeito de Dominar Mente?
Não. Nada nas regras conforme escritas dá suporte a essa possibilidade. O texto só diz que a criatura afetada fica dominada como no jutsu, não que você lança o jutsu, o que poderia incluir os aprimoramentos.
@alvarofritas / RPGista

BURP disse: Eu fico imaginando como é pra vocês ver um autor como o Jamil. Normalmente autores tem uma visão bem conservadora do próprio jogo - combo é apelão, não pode estragar meu jogo, o mestre tem que proibir. O Jamil ouve um combo desses e ainda manda "olha, faz isso e isso e tu ainda consegue fazer a mesma coisa três vezes por rodada." =P

Avatar do usuário
Atlas
Mensagens: 237
Registrado em: 24 Mar 2014, 12:40

Re: Império de Jade

Mensagem por Atlas » 18 Ago 2018, 11:05

Dúvida sobre Contra ataque relâmpago,

Se um personagem usa uma manobra contra um inimigo que está com o contra ataque relâmpago aprimorado (que permite ripostar o ataque). Se eu estou interpretando corretamente, primeiro ele tem direito a um ataque contra o teste de manobra para "aparar" o ataque. Se ele não conseguiu aparar, se realiza a manobra (teste vs teste). Por fim, independente do ataque ter sido aparado ou não, ou você ter acertado ou não, o inimigo tem direito a te atacar com um contra ataque. É isso mesmo?

E ele pode fazer isso em cada ataque seu pela cena.

Bota dois personagens com isso lutando e vira luta de DBZ (Segunda dúvida: se o contra-ataque é um ataque, então ele pode também ser contra atacado gerando um looping infinito até um dos oponentes morrer?!) ...A habilidade é legal, mas parece bem chato de jogar contra (não sendo conjurador), principalmente se você faz muitos ataques, só atordoando o cara ou diminuindo seu ataque (desarmando, agarrando, jutsus debilitantes...) para evitar que o inimigo te ataque no turno dele e no seu...

Dúvida sobre a duração cena,

Uma cena pode englobar vários combates? Se digamos existe uma torre com 5 andares. Os primeiros 3 andares tem Trash mobs. O quarto tem um mini boss. No topo temos o Boss. A cena poderia ser "Libertar a torre" e englobar todo o encontro? Ou dividir entre "Enfrentar os capangas" "enfrentar os mini boss" "Enfrentar o Chefe"? Ou como parece ser indicado pelo livro, cada andar é um combate e portanto uma cena. Ou não importa, e fica a cargo do mestre?

Avatar do usuário
sasukerdg
Mensagens: 361
Registrado em: 08 Mar 2016, 17:38

Re: Império de Jade

Mensagem por sasukerdg » 18 Ago 2018, 13:22

As habilidades de classe Aprendiz dos Espíritos (Shinkan) e Aprendiz Celestial (Shugenja) não mencionam que você pode adicionar seu mod de Sabedoria aos seus PM máximos, mas nas habilidades de nível Discípulo dessas classes, diz que você pode adicionar o mod novamente. Adiciona o Mod no nível 1?
Imagem

Meu maior inimigo é minha preguiça...

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6430
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: Império de Jade

Mensagem por Khrjstjano » 18 Ago 2018, 14:06

sasukerdg escreveu:As habilidades de classe Aprendiz dos Espíritos (Shinkan) e Aprendiz Celestial (Shugenja) não mencionam que você pode adicionar seu mod de Sabedoria aos seus PM máximos, mas nas habilidades de nível Discípulo dessas classes, diz que você pode adicionar o mod novamente. Adiciona o Mod no nível 1?
Adicionar modificador de habilidade aos PM agora não é mais algo básico, mas dado por fontes que abrem os seus chakras.

Abrindo chacras. Os chacras podem ser abertos
com habilidades de classe ou talentos. Por exemplo, a
habilidade aprendiz da mente — que o wu-jen recebe
no 1º nível — abre o chacra de Inteligência; já o talento
Abrir Chacra, que qualquer personagem pode escolher a
partir do 3º nível, abre um chacra qualquer à sua escolha.
Quando abre um chacra, você:

• Ganha o direito de aprender jutsus básicos daquele
chacra.

• Soma o modificador da habilidade respectiva a seus
pontos de magia. Por exemplo, se tiver For 15 (+2) e abrir
o chacra de Força, recebe 2 PM.

• Soma o modificador da habilidade respectiva ao
limite de PM que pode gastar em um único jutsu (veja
“Aprimoramentos”, a seguir).

Os benefícios são cumulativos. Quanto mais chacras
diferentes abrir, mais PM recebe, e maior seu limite será.


Só o Wu-Jen e a raça Hanyô têm uma habilidade que já abre o chacra direto, mas Samurai, Shikan e Shugenja ganham o talento Devoto (um deles), o qual abre o chacra da Sabedoria.

Também há talentos que qualquer um pode pegar para abrir chacras e outro pra aprender jutus.
Editado pela última vez por Khrjstjano em 18 Ago 2018, 14:45, em um total de 3 vezes.
Imagem

leosilva7
Mensagens: 182
Registrado em: 12 Jun 2017, 10:48
Localização: Umarizal-RN
Contato:

Re: Império de Jade

Mensagem por leosilva7 » 18 Ago 2018, 14:17

A Ficha de Personagem não deveria ter um espacinho para marcação dos chacras abertos?!
Dá pra anotar de boa nas Notas ou marcar ali na Habilidade referente ao chacra, de boa. Pergunto, pois personalizaria ainda mais a ficha para o sistema.
Ficou sensacional. Parabéns para os desenvolvedores.

Avatar do usuário
sasukerdg
Mensagens: 361
Registrado em: 08 Mar 2016, 17:38

Re: Império de Jade

Mensagem por sasukerdg » 18 Ago 2018, 14:41

Khrjstjano escreveu:
sasukerdg escreveu:As habilidades de classe Aprendiz dos Espíritos (Shinkan) e Aprendiz Celestial (Shugenja) não mencionam que você pode adicionar seu mod de Sabedoria aos seus PM máximos, mas nas habilidades de nível Discípulo dessas classes, diz que você pode adicionar o mod novamente. Adiciona o Mod no nível 1?
Adicionar modificador de habilidade aos PM agora não é mais algo básico, mas dado por fontes que abrem os seus chakras.

Abrindo chacras. Os chacras podem ser abertos
com habilidades de classe ou talentos. Por exemplo, a
habilidade aprendiz da mente — que o wu-jen recebe
no 1º nível — abre o chacra de Inteligência; já o talento
Abrir Chacra, que qualquer personagem pode escolher a
partir do 3º nível, abre um chacra qualquer à sua escolha.
Quando abre um chacra, você:

• Ganha o direito de aprender jutsus básicos daquele
chacra.

• Soma o modificador da habilidade respectiva a seus
pontos de magia. Por exemplo, se tiver For 15 (+2) e abrir
o chacra de Força, recebe 2 PM.

• Soma o modificador da habilidade respectiva ao
limite de PM que pode gastar em um único jutsu (veja
“Aprimoramentos”, a seguir).

Os benefícios são cumulativos. Quanto mais chacras
diferentes abrir, mais PM recebe, e maior seu limite será.


Só o Wu-Jen e a raça Hanyô têm uma habilidade que já abre o chacra direto, mas Samurai, Shikan e Shugenja ganham o talento Devoto (um deles), o qual abre o chacra da Sabedoria.
Ah entendi. É que não cheguei nos talentos ainda, por isso achei que era um erro.
Imagem

Meu maior inimigo é minha preguiça...

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6430
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: Império de Jade

Mensagem por Khrjstjano » 18 Ago 2018, 14:49

leosilva7 escreveu:A Ficha de Personagem não deveria ter um espacinho para marcação dos chacras abertos?!
Dá pra anotar de boa nas Notas ou marcar ali na Habilidade referente ao chacra, de boa. Pergunto, pois personalizaria ainda mais a ficha para o sistema.
Ficou sensacional. Parabéns para os desenvolvedores.
Tu vai ter as habilidades de raça e classe, além dos talentos que abrem, anotados na ficha, mas essa informação é realmente legal...

Uma coisa bem simples que poderia ser feita é colocar algo em cima da habilidade em questão, quando o chacra estivesse aberto. Você mesmo poderia só fazer uma estrelinha ou algo assim ali, mas se tivesse algo do tipo na ficha para ser marcado com ou X ou preenchendo de cor preta ficaria legal...
Imagem

Avatar do usuário
pensamento_coletivo
Mensagens: 23
Registrado em: 28 Jan 2014, 12:25

Re: Império de Jade

Mensagem por pensamento_coletivo » 18 Ago 2018, 19:22

Pra errata.

Pág. 176, jutsu "lâmina de vento". Não há informação sobre testes de resistência na descrição do jutsu, mas uma das ampliações diz "+2 PM: muda o teste de resistência..." Imagino que seria "Teste de Resistência: Reflexos reduz à metade", originalmente?

Responder

Voltar para “Tormenta”