Império de Jade (+ Índice de Dúvidas)

Tormenta é o RPG mais completo do Brasil. São tantos suplementos que você vai mesmo precisar conversar com o pessoal para acompanhar tudo!
Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6430
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: Império de Jade (+ Índice de Dúvidas)

Mensagem por Khrjstjano » 25 Jul 2019, 07:35

BardoRobô escreveu:
24 Jul 2019, 10:51

Aí as raças que tem Carisma como atributo base ficam subutilizadas.
Só tem uma que dá bônus de Carisma direto, na real. E ela em si não é prejudicada, pois trabalha bem com o atributo, já tendo o chakra das emoções aberto e aprendendo um jutsu de Carisma de cara. Como ela também é uma boa raça como um todo, sua situação está okay.

Quem realmente perde somos nós, que não temos no conjunto das classes muitas opções para representar personagens deste tipo. Por isso, creio que a adição de pelo menos uma ou duas classes baseadas em Carisma seria bem legal.
Editado pela última vez por Khrjstjano em 25 Jul 2019, 18:47, em um total de 1 vez.
Imagem

Avatar do usuário
Lord Seph
Mensagens: 14160
Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Re: Império de Jade (+ Índice de Dúvidas)

Mensagem por Lord Seph » 25 Jul 2019, 10:12

Podia entrar o Bardo, que é novidade por aquelas terras.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6430
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: Império de Jade (+ Índice de Dúvidas)

Mensagem por Khrjstjano » 25 Jul 2019, 18:48

Lord Seph escreveu:
25 Jul 2019, 10:12
Podia entrar o Bardo, que é novidade por aquelas terras.
Acho mais legal se o jogo continuar seguindo a linha de ter suas próprias classes. :geek:
Imagem

Avatar do usuário
BardoRobô
Mensagens: 275
Registrado em: 19 Dez 2013, 11:55

Re: Império de Jade (+ Índice de Dúvidas)

Mensagem por BardoRobô » 26 Jul 2019, 22:07

Khrjstjano escreveu:
25 Jul 2019, 07:35
BardoRobô escreveu:
24 Jul 2019, 10:51

Aí as raças que tem Carisma como atributo base ficam subutilizadas.
Só tem uma que dá bônus de Carisma direto, na real. E ela em si não é prejudicada, pois trabalha bem com o atributo, já tendo o chakra das emoções aberto e aprendendo um jutsu de Carisma de cara. Como ela também é uma boa raça como um todo, sua situação está okay.

Quem realmente perde somos nós, que não temos no conjunto das classes muitas opções para representar personagens deste tipo. Por isso, creio que a adição de pelo menos uma ou duas classes baseadas em Carisma seria bem legal.
Eu não tenho o livro e estou me baseando em resenhas como essa http://maisdemildados.blogspot.com/2018 ... vo-eu.html, mas vou cagar uma regra aqui. Acho legal que você tenha uma classe básica para cada raça com um bônus habilidade específico.

Por exemplo, se Hanyô tem +4 em Carisma coloca uma classe que a habilidade básica seja Carisma. Acho que não ter isso é chatinho mas nada que prejudique o livro. E entendo também que pra publicar o livro tem que se cortar muita coisa e pode ser que uma classe desse tipo tenha rodado devido a quantidade de páginas e conteúdo.

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6430
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: Império de Jade (+ Índice de Dúvidas)

Mensagem por Khrjstjano » 27 Jul 2019, 16:51

BardoRobô escreveu:
26 Jul 2019, 22:07
Khrjstjano escreveu:
25 Jul 2019, 07:35
BardoRobô escreveu:
24 Jul 2019, 10:51

Aí as raças que tem Carisma como atributo base ficam subutilizadas.
Só tem uma que dá bônus de Carisma direto, na real. E ela em si não é prejudicada, pois trabalha bem com o atributo, já tendo o chakra das emoções aberto e aprendendo um jutsu de Carisma de cara. Como ela também é uma boa raça como um todo, sua situação está okay.

Quem realmente perde somos nós, que não temos no conjunto das classes muitas opções para representar personagens deste tipo. Por isso, creio que a adição de pelo menos uma ou duas classes baseadas em Carisma seria bem legal.
Eu não tenho o livro e estou me baseando em resenhas como essa http://maisdemildados.blogspot.com/2018 ... vo-eu.html, mas vou cagar uma regra aqui. Acho legal que você tenha uma classe básica para cada raça com um bônus habilidade específico.

Por exemplo, se Hanyô tem +4 em Carisma coloca uma classe que a habilidade básica seja Carisma. Acho que não ter isso é chatinho mas nada que prejudique o livro. E entendo também que pra publicar o livro tem que se cortar muita coisa e pode ser que uma classe desse tipo tenha rodado devido a quantidade de páginas e conteúdo.
Vou invocar o Jamil pra falar disso. Vejamos se dá certo...

Imagem
Imagem

Avatar do usuário
jamilkender
Mensagens: 849
Registrado em: 11 Dez 2013, 17:31
Localização: Yuvalin
Contato:

Re: Império de Jade (+ Índice de Dúvidas)

Mensagem por jamilkender » 27 Jul 2019, 17:00

Invocado com sucesso.

Realmente não tem classe focada no Carisma. Como o Khrjs explicou, dá pra fazer personagens que usem Carisma a contento, mas de fato são menos potentes (leia-se apelativos) do que os personagens de Carisma do TRPG. Uma coisa que eu notei que não foi mencionada é a regra opcional de Carisma e Aliados, que eu recomendo fortemente o uso pelo mestre. Gente chata não tem muitos amigos...

Sinto que essa escolha por um foco menor em Carisma foi de propósito, dado que quando cheguei para participar do livro os talentos e classes já estavam definidos, e as opções de Carisma já tinham sido bastante diminuídas, mesmo. Talvez para simular uma maior sisudez e "levar as coisas a sério" no cenário? (realmente, só os hanyô e seu bônus de Carisma são descritos como porraloucas embaraçosos....)

Como eu trabalhei principalmente na parte de jutsus (e nas classes conjuradoras), posso dizer que tentei o meu melhor para ter opções bacanas de jutsus de Carisma para personagens que curtem esse tipo de opção. Inclusive, nas minhas mesas de playtest uma das personagens mais queridas foi uma yakuza sórdida que abusava de perícias e jutsus de Carisma...

Mas como eu já expliquei até no começo do tópcio, não tem muito o que dizer sobre escolhas de design que foram feitas e não agradaram. Decerto, anotar os comentários pra tentar acertar mais gostos na próxima.

Valeu!
@alvarofritas / RPGista

BURP disse: Eu fico imaginando como é pra vocês ver um autor como o Jamil. Normalmente autores tem uma visão bem conservadora do próprio jogo - combo é apelão, não pode estragar meu jogo, o mestre tem que proibir. O Jamil ouve um combo desses e ainda manda "olha, faz isso e isso e tu ainda consegue fazer a mesma coisa três vezes por rodada." =P

Avatar do usuário
Lord Seph
Mensagens: 14160
Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Re: Império de Jade (+ Índice de Dúvidas)

Mensagem por Lord Seph » 27 Jul 2019, 17:52

Sem contar que só Intimidar não causa Desonra! :lol:.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.

Avatar do usuário
BardoRobô
Mensagens: 275
Registrado em: 19 Dez 2013, 11:55

Re: Império de Jade (+ Índice de Dúvidas)

Mensagem por BardoRobô » 29 Jul 2019, 11:22

jamilkender escreveu:
27 Jul 2019, 17:00
Invocado com sucesso.

Realmente não tem classe focada no Carisma. Como o Khrjs explicou, dá pra fazer personagens que usem Carisma a contento, mas de fato são menos potentes (leia-se apelativos) do que os personagens de Carisma do TRPG. Uma coisa que eu notei que não foi mencionada é a regra opcional de Carisma e Aliados, que eu recomendo fortemente o uso pelo mestre. Gente chata não tem muitos amigos...

Sinto que essa escolha por um foco menor em Carisma foi de propósito, dado que quando cheguei para participar do livro os talentos e classes já estavam definidos, e as opções de Carisma já tinham sido bastante diminuídas, mesmo. Talvez para simular uma maior sisudez e "levar as coisas a sério" no cenário? (realmente, só os hanyô e seu bônus de Carisma são descritos como porraloucas embaraçosos....)

Como eu trabalhei principalmente na parte de jutsus (e nas classes conjuradoras), posso dizer que tentei o meu melhor para ter opções bacanas de jutsus de Carisma para personagens que curtem esse tipo de opção. Inclusive, nas minhas mesas de playtest uma das personagens mais queridas foi uma yakuza sórdida que abusava de perícias e jutsus de Carisma...

Mas como eu já expliquei até no começo do tópcio, não tem muito o que dizer sobre escolhas de design que foram feitas e não agradaram. Decerto, anotar os comentários pra tentar acertar mais gostos na próxima.

Valeu!
Tranquilo, não ter uma classe com foco em Carisma não é algo necessariamente ruim (isso não vai fazer eu não comprar o livro) =D.

Sem querer que sejam reveladas informações confidenciais, mas há planos para expandir o IdJ com futuros suplementos ou vai parar por aí?
Editado pela última vez por BardoRobô em 29 Jul 2019, 13:00, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
jamilkender
Mensagens: 849
Registrado em: 11 Dez 2013, 17:31
Localização: Yuvalin
Contato:

Re: Império de Jade (+ Índice de Dúvidas)

Mensagem por jamilkender » 29 Jul 2019, 12:51

BardoRobô escreveu:
29 Jul 2019, 11:22

Sem querer que sejam reveladas informações confidenciais, mas há planos para expandir o IdJ com futuros suplementos ou vai parar por aí?
Não sei, não tenho acesso aos planos. Só me chamam pra escrever coisas :lol:
@alvarofritas / RPGista

BURP disse: Eu fico imaginando como é pra vocês ver um autor como o Jamil. Normalmente autores tem uma visão bem conservadora do próprio jogo - combo é apelão, não pode estragar meu jogo, o mestre tem que proibir. O Jamil ouve um combo desses e ainda manda "olha, faz isso e isso e tu ainda consegue fazer a mesma coisa três vezes por rodada." =P

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6430
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: Império de Jade (+ Índice de Dúvidas)

Mensagem por Khrjstjano » 29 Jul 2019, 18:24

jamilkender escreveu:
29 Jul 2019, 12:51
BardoRobô escreveu:
29 Jul 2019, 11:22

Sem querer que sejam reveladas informações confidenciais, mas há planos para expandir o IdJ com futuros suplementos ou vai parar por aí?
Não sei, não tenho acesso aos planos. Só me chamam pra escrever coisas :lol:
Se depender da gente incomodar, vão. Por enquanto eu acho que a comunidade está mansa com coisas de IdJ porque está conhecendo o jogo aos poucos, mas creio que com o tempo vai aumentar o interesse por coisas novas.

Uma coisa que eu acho é que a regra de recuperação lenta do T20 vai fazer (talvez muitas) pessoas voltarem os olhos pro IdJ, por ele ter recuperação total. Acho que ele pode se tornar um escape ou referência para muitos.
Imagem

Responder

Voltar para “Tormenta”