Qual a sua classe favorita? Mais Odiada?

Tormenta é o RPG mais completo do Brasil. São tantos suplementos que você vai mesmo precisar conversar com o pessoal para acompanhar tudo!
Avatar do usuário
Atlas
Mensagens: 237
Registrado em: 24 Mar 2014, 12:40

Qual a sua classe favorita? Mais Odiada?

Mensagem por Atlas » 04 Ago 2018, 12:48

Tópico para descontrair

Conte um pouco sobre a classe que você mais gosta. O que te atrai nela? Mecânicas? Fluff? Bom de interpretar? Uma combinação de tudo? Tem dicas para jogar com ela?

Alternativamente, qual a classe que você mais odeia e porque? Forte demais? Fraca demais? Fluff não faz sentido algum? Torna o jogo um porre para todo mundo?

Se preferir pode responder tanto para classes básicas quanto CdPs.

Avatar do usuário
Atlas
Mensagens: 237
Registrado em: 24 Mar 2014, 12:40

Re: Qual a sua classe favorita? Mais Odiada?

Mensagem por Atlas » 05 Ago 2018, 00:12

Okay, vou começar entaão

Classe Favorita:

Monge. É uma classe que peguei gosto de jogar recentemente. Grande parte foi por causa da excelente analise da classe pelo Khrjstjano. Mecanicamente, eu gosto muito por seu uma classe com muita mobilidade, graças aos bônus de deslocamento e pericias. Preferencia pessoal, mas gosto mais quando um personagem faz vários ataques do que um ataque forte, e graças a rajada de golpes, monge consegue um ataque extra com penalidade baixíssima, como não curtir? E também é super flexível de fazer build, é uma classe boa de jogar pura, boa para fazer multiclasse pegando 2-3 niveis, da pra jogar focando em fazer um tanto de ataque, focando em manobra, focando em shuriken...aposto que até focado em mão vibrante dá.

Nem preciso comentar sobre a temática, a ideia do artista marcial é um clássico. É uma classe boa de interpretar, talvez pelo tanto de exemplos que a gente absorveu de todo tipo de mídia ao longo dos anos. Monges podem ser sérios, podem ser piadistas. Podem ser nobres, podem ser Malignos. Podem ser religiosos, ou podem confiar apenas em sua força interior. E o melhor de tudo, é como a classe representa bem mecanicamente esse arquétipo. Ja falei sobre toda a mobilidade e ataques rápidos que associamos a monges estão ali, mas até as habilidade mais fluff são bacanas, corpo atemporal, vazio,diamente...tudo passa essa ideia de alguém em controle de seu corpo e espirito. Auto-perfeição então, talvez uma das melhores habilidades de nível épico do sistema, você se sente foda, desvia de qualquer ataque, é tão zen que nenhum ataque mental te afeta...

Boto lutador/monge das armas junto no meio, para alguns estilos de personagem (especialmente em termos de tendência) e se quiser focar mais em atacar mesmo, é uma opção ótima também. Mecanicamente, tem muito do que faz o monge uma classe divertida.

Classe mais odiada:

Mecanicamente: Abençoado. A ideia de um conjurador divino espontâneo é valida, o problema que a classe não te dá NADA de interessante ao avançar de classe. Ganha uns RD ridículo, uma aura que pode curar bastante , e +2 se sabedoria no nivel 20...Tirando NPC, nunca vi ninguém pegar mais que 1 nível dessa classe, o que é outro problema. Se a classe fosse apenas chata, nem ia dar bola, o problema é essa centelha divina que só existe para possibilitar combo. Seja as centelhas roubadas de khalmyr e Lin Wu, seja devotos conseguirem talentos que normalmente estaria fora de questão para ele. Eu entendo a "lógica" de permitir que possuidores da centelhas não precisam seguir as tendências do seu deus, mas isso sempre resulta em personagens, sei la, meios dissonantes, convenientes...

Khalmyr abençoa um tanto de goblins que são fodas na pericia X. Essa centelha nunca tem nenhuma relevancia para o personagem em si, ele nunca desenvolve esses poderes, nunca busca saber porque ele é assim...está simplesmente feliz em fazer uma armadura completa em um dia e ganhar din din. Lin wu também adora abençoar um bárbaro selvagem, talvez seja um plano divino para levar a honra para esses povos pouco civilizados....Nunca funcionou, bárbaro só liga que mago não faz cabeça de bárbaro doer. Lin wu então resolve abençoar outro bárbaro, quem sabe agora funciona...

Pior que em termos de fluff, eu gosto da ideia da classe. Abençoados passa a ideia que os deuses de Arton são presentes no mundo. Me lembra um pouco os semi-deuses da mitologia grega: não são filhos, mas escolhidos dos deuses. Acho que essa classe poderia receber um remake, torna-la mais interessante e mais do que o 1-lvl-wonder que é hoje na minha opinião.

Em termos de fluff, classe que eu mais desprezo é o Vassalo. Primeiro, é uma variante de Paladino que de Paladino não tem NADA! Nem detectar o mal, DETECTAR O MAL! Segundo, que por ser uma variante de Paladino, a classe fica presa aos grilhos do paladino. Não seria um problema se fosse de fato um paladino (o que não é), mas é uma classe que é muito envolvida em ambição politica (outra coisa anti-paladino, se o estado da ordem da luz é qualquer indicativo). Isso te elimina um tanto de possibilidade interessantes e moralmente ambíguas, como intrigas, invasões agressivas e golpes. Mas por ultimo, e mais importante, atribuir tanta influência politica para uma classe (o cara chega a IMPERADOR no 20° nível cara, o cara não tem um reino , TEM VÁRIOS) é uma péssima ideia. Influência nesse nível deveria ser algo a ser conquistado, Vassalo ganha isso de mão beijada, se tem um vassalo na mesa a campanha tem que ser planejada pensando nisso, Unica classe que tem seu destino escrito nas estrelas, só não precisa morrer que vai tudo se alinhar. E inevitavelmente, vai ter um protagonismo no meio, o Vassalo por ser LB tem que avançar fazendo favores para nobre tal, missões para o rei, etc etc...e vai levar o grupo consigo, os coadjuvantes da história.

Richardsl
Mensagens: 111
Registrado em: 19 Jul 2018, 12:04

Re: Qual a sua classe favorita? Mais Odiada?

Mensagem por Richardsl » 08 Ago 2018, 12:26

Sempre gostei de mago generalista (frutos do 3.5) mas em TRPG acho ele meia boca. Então em TRPG gosto muito da lógica do Paladino Santo. Não por mecanicas mas pela capacidade interpretativa.

A que mais odeio é Amador Farsante. Classe desonesta para c********. Podia ter a mesma mecanica do Usurpador que estaria sussa mas utiliza a perícia mais combada e supervalorizada do sistema contra uma das características mais baixas em geral. Várias vezes nem fazia os testes para os NPCs, essa classe só foi contornada com regras caseiras e mesmo assim ela ou quebrava meu planejamento (fazendo um boss ser morto no segundo turno de combate) ou frustrava o jogador (quando eu punha arcanos como inimigos).

ethylliel
Mensagens: 95
Registrado em: 07 Out 2018, 00:04

Re: Qual a sua classe favorita? Mais Odiada?

Mensagem por ethylliel » 11 Out 2018, 14:10

Favorita ladino por ser mais versátil dá pra fazer ladino puro indo desde combate até com n outras possibilidades, passando por magia ou simulando outras cdps. Na verdade creio que muita CDP veio de player emulando a partir de classe básica e deram uma incrementada... Não curto muito guerreiro base, pq creio que de início seja mais difícil construir uma ficha comparável com outras classes, menor quantidade de perícias, apenas um talento adicional e necessidade de equilibrar para projeção futura entre atributos, classes com adicional na Ca inicial, sem contar raça, e, com talento de combate extra já saem na frente, vide monge, swashbuckler, e, mesmo o nobre sem talento optativo balanceia com herança, os dois primeiros tem BBA de combate. Mas isso só no N1 para iniciar, no desenrolar o guerreiro tem vantagens TB, mas qdo começar o jogo fica difícil escolher guerreiro puro, sem combar com determinadas raças, o que não deveria ser. Resumindo para grupos que começam do N1 acho guerreiro com a menor versatilidade. Com as posturas e golpes deu um up, mas outras classes TB tem acesso.

Avatar do usuário
Urisho00
Mensagens: 8
Registrado em: 06 Ago 2015, 14:07

Re: Qual a sua classe favorita? Mais Odiada?

Mensagem por Urisho00 » 15 Out 2018, 20:16

Olá!

Bom dia,tarde ou noite.

Atualmente sou mestre de RPG e posso dizer que depois de uma análise rápida de cada classe básica, tenho os seguintes opiniões e argumentos conforme segue:

Classe favorita: Guerreiro.

O bom, o ruim, o velho e o novo guerreiro.

O que vejo de tão incrível nessa classe são os horizontes à serem explorados devido aos talentos que ficam à critério do jogador, embora ele por comparação ao guerreiro do 3.5 seja um pouco menos poderoso, nada tira capacidade de um guerreiro se tornar qualquer coisa que o jogador queira. Como também é uma classe simples de se entender, então iniciantes podem ter um bom jogo com essa classe.

TL;DR: Versatilidade 5/5; Dificuldade: 2/5; Sobrevivência: 4/5; Diversão: 5/5 (esse ultimo vale apenas para mim, obviamente).

A classe que, não odeio, mas de fato considero realmente... Confusa: Druida.

O que vejo de complexo no Druida, é que ele aparentemente consegue fazer diversas funções ao mesmo tempo, pelo fato dele ser generalista, ele acaba entrando nos "domínios" de vários personagens ao mesmo tempo, então é necessário que o jogador tenha um conhecimento relativamente amplo do sistema e da funcionalidade dele para que o Druida seja divertido, como também é realmente dificultoso imaginar que um druida vá sair de seus domínios para aventurar-se em terras distantes e que vá se encaixar com classes um pouco mais "civilizadas", muito embora ainda estou para ver um grupo com Bárbaro, Druida e Ranger para uma aventura de exploração.

TL;DR; Versatilidade 4/5; Dificuldade: 5/5; Sobrevivência: 3/5; Diversão: 2/5(esse ultimo vale apenas para mim, obviamente).

Fico à disposição para uma conversa mais aprofundada sobre o assunto, visto que embora sejam duas classes altamente versáteis, uma é versátil no ponto de ser o melhor em uma função, enquanto a outra está sempre amparada por multi-funções, não conseguindo desempenhar o melhor de uma função específica.

OBS: Considerei apenas as classes bases, sem contar as variantes (Se não a classe odiada, e aí sim odiada, seria o Paladino Vassalo).

Lios
Mensagens: 184
Registrado em: 03 Mar 2016, 21:59
Localização: Lá na esquina!

Re: Qual a sua classe favorita? Mais Odiada?

Mensagem por Lios » 03 Nov 2018, 19:19

As informações abaixo são apenas a minha opinião:

Gostei desse tópico para expressarmos a nossa opiniões das classes existentes atualmente.

Uma classe que pra mim foi amor a primeira vista, foi o Kensei, o "guerreiro" que sempre sonhei.

Adorei as suas mecânicas.

Se for uma exclusiva de Tormenta RPG, é o feiticeiro da linhagem elemental, o Alvaro conseguiu transformar uma das classes mais sem graça (linhagem elemental) em uma das mais legais porque são 6 classes em uma só, gosto muito dela.

Na revista Dragão Brasil, também tem classes que gostei muito: O Monge da Arte da Dobra e o Artífice.

A primeira, assim como o Feiticeiro elemental, é bem flexível, podendo escolher o seu estilo, já o segundo é um pedido (muito bem atendido) dos fãs de uma classe com foco em criar itens (comuns e mágicos) inclusive com regra para criar seus próprio golem. :D

Felizmente há poucas classes que não gosto, a que menos gosto é o swashbuckler, além da classe ser bem ruinzinha, tem uma habilidade de classe bem desiquilibrada, que é a Autoconfiança, que tendo +5 ou +6 de carisma no primeiro nível ultrapasso o mais otimizado dos guerreiros ou bárbaros no mesmo nível (e um nível de swashbuckler + feiticeiro + qareen + escudo arcano + armadura arcana = muita CA no nível 2) algo bem desbalanceado ao meu ver.

Tirando essa, como o colega acima falou, Vassalo também é muito desbalanceado, o que acaba por eu não gostando muito dele também.

kabelo
Mensagens: 1
Registrado em: 02 Abr 2018, 23:41

Re: Qual a sua classe favorita? Mais Odiada?

Mensagem por kabelo » 26 Mar 2019, 12:25

Minha classe favorita é o paladino, apesar de eu achar o do TRPG bem chinfrinho. Classes que eu não curto são essas variantes que tem no TRPG, pra mim classes básicas são as 11 do D&D 3.5, o resto deveria ser tudo de prestigio, acho abençoado legal pela ideia de ter um conjurador divino espontâneo, como o colega anteriormente falou, mas para mim essas outras classes variantes nem deveriam de existir, até porque o conceito de classe de prestígio era o fato de que se abandonava a versatilidade em prol de algo mais especifico, por isso eu desconsidero classes variantes, acho que se o motivo da criação delas fossem para dar versatilidade as formas de ser da classe básicas, por exemplo: para que ter samurai? se ele é praticamente um guerreiro, com os talentos adequados, o jogador jogaria com a classe de guerreiro, compra talentos que o personalizem como samurai e pronto. A mesma coisa para swashbuckler, qual a necessidade da classe? se o cara pegasse um ladino ou guerreiro certamente daria no mesmo, e depois ele poderia pegar a CdP Duelista(cujo qual pertence ao LdM 3.5)que dava no mesmo.

Responder

Voltar para “Tormenta”