[T20 Playtest 1.1] Sobre os Equipamentos

Tormenta é o RPG mais completo do Brasil. São tantos suplementos que você vai mesmo precisar conversar com o pessoal para acompanhar tudo!
Avatar do usuário
Spokesman
Mensagens: 20
Registrado em: 10 Jul 2019, 17:53

[T20 Playtest 1.1] Sobre os Equipamentos

Mensagem por Spokesman » 01 Ago 2019, 20:38

Bem-vindos.
Estas são as nossas considerações Sobre os Equipamentos apresentadas no Playtest 1.1 de 01 de Julho de 2019. Sempre que possível as considerações não explicitarão os valores numéricos do playtest. Caso haja necessidade de mais conformidades para que tenhamos uma discussão saudável, peço desculpas de antemão e me ponho à disposição para corrigir.

Equipamento Inicial. Reparei que o próprio personagem que precisa comprar seu escudo e as rações de viagem. Embora matematicamente simples, não custaria muitos caracteres colocar que aqueles que quiserem podem começar com 14 T$ (média de 4d6), até mesmo para fins de eventos. Também entendo que o T20 deve ser um tomo só, mas fico com a sensação de que a Tabela 3-1 ficaria melhor em uma sessão reservada ao Mestre: Primeiro pois novatos vão olhar a tabela sem necessidade, segundo pois alguns tipos de jogadores vão achar que aquilo está escrito em pedra, logo se o personagem dele chegou ao segundo nível e não tem recursos equivalentes a 300 T$, ele vai reclamar. Só para não dizer que só reclamo, acho divertido o "fluff" sobre coroa ou não coroa.

ARMAS

Arma Leve/Tamanho. Conforme levantado pelo Victer aqui nesta outra análise,
Victer escreveu:Um ponto sobre a raça goblin que você não abordou mas achei muito relevante no jogo, o goblin é pequeno, então temos 2 problemas, primeiro redução no dano pelas progressões das armas, que é altamente relevante nesse sistema visto que possuí poucos bônus e poucos ataques, segundo qual a dificuldade de encontrar uma arma ou armadura diferente de médio, talvez essa segunda parte seja ignorada pela maioria dos mestres, mas por RAW pode ser um grande problema!
Essa desvantagem sempre foi suprida pelo bônus de +1 no acerto e CA para compensar, mas foi retirada no T20.
. Copio minha própria resposta para facilitar o entendimento de quem não quiser ir na análise original:
Spokesman, Aquele Que Cita a Si Mesmo escreveu:Minha sugestão é adotar uma nomenclatura de arma leve. Raças pequenas podem usar armas leves com uma só mão, e armas de uma mão com as duas mãos, sem ganhar o benefício de 1.5x o modificador de Força (por contiguidade raças menores do que leves não podem usar armas que não sejam leves, e as usam com as duas mãos).
Não sabia (na época) que já existia uma categoria "leve". Acho que ela complementa bem o que eu disse acima. Eu iria além, e diria que criaturas Grandes podem usar armas de duas mãos como se fosse de uma mão só, e criaturas Enormes ou maiores só podem usar armas especialmente fabricadas para eles (que por consequência são impossíveis de serem usadas por personagens médios pois, mesmo se tivesse 30 de Força, não teria estrutura muscular para manejar em combate de forma eficiente).

Usando Arma sendo Não Proficiente. A penalidade é tão absurda que é melhor sair no soco. Imaginem que durante a travessia de Moria, Boromir teve sua espada desarmada pelo ataque do Troll das Cavernas. É melhor para ele sair no soco do que pegar o primeiro machado anão que se encontra no chão para continuar o combate. Minha sugestão é que o personagem apenas não aplique o bônus de Luta/Pontaria, ficando assim em consonância com o uso de outras perícias que o personagem usa mesmo não proficiente.

Ataque à Distância. Aplique o modificador de dano nos ataques com armas de disparo. Não há motivo para não usar, vocês estão forçando os arqueiros a pagar pedágio com algum Poder de Classe ou Talento que permite acrescentar. Se é obrigatório para o melhor funcionamento do papel, não é divertido, é apenas mandatório.

Armas Improvisadas. Seria a mesma regra da arma que não sabe usar. Apenas não aplica o bônus da perícia (que, veja só, é igual a penalidade que vocês usaram). Eu acrescentaria que "caso o dano rolado seja 6 (dano máximo), o golpe é tão forte que a arma improvisada quebra". Lembra do caso do Boromir? Vocês realmente acham que ele lutaria melhor se pegasse um tijolo do que um machado anão?

Preço. Não consigo sequer pensar qual o cálculo para o preço das armas e armaduras. Parece que o preço é legado das edições anteriores. Simplifiquem.
Açougueiro Profano, matador de Vacas Sagradas escreveu:Na verdade eu seria ainda mais radical e cometeria uma verdadeira carnificina. Removeria as armas e geraria "modelos". Uma arma simples causa 1d4 de dano e tem direito a 2 modificações (que pode incluir aumentar o dano, aumentar a margem de crítico, aumentar o dano mas ser de duas mãos, ser ágil e por aí vai) para permitir que cada jogador tenha sua arma perfeita. Incluiria sim uma tabela para os jogadores que querem algo mais prático, mas essa tabela seria construída com base nesses modelos, e não teríamos valores monetários tão incongruentes.
Crítico. Escolha de design, não vou comentar pois não vejo erro.

Alcance. Novamente, eu unificaria a penalidade junto com os demais para "não aplique o bônus de Pontaria".

Peso. Não vou fazer pesquisa para checar se os pesos batem com referências reais, pois este é um jogo de fantasia e não precisa se ater à realidade (precisa apenas ser verossímil). Eu simplificaria os pesos para 0,5 kg, e incrementos de 1 kg. Na verdade, eu removeria peso e trabalharia com carga, como muitos sistemas OSR já fazem, mas aí é escolha de design, não vou adentrar no mérito da questão pois não está errado.

Descrição. Não gostei das particularidades de cada arma estar em suas descrições e não na tabela. Fará com que alguns jogadores ao olharem a tabela não vejam o quadro geral (besta leve vista na tabela é melhor que arco curto, mas nada na tabela aponta o custo para recarregar). Reduz o Tipo para C/E/P e coloca uma coluna na tabela para que de relance se veja o real panorama das armas.
A princípio não vou adentrar em cada uma das particularidades de cada arma (talvez em uma futura postagem só sobre isso).

ARMADURAS

Usando Armadura sendo Não Proficiente. Nunca ninguém usará uma armadura que não sabe usar, pois a penalidade se aplica a perícias que incluem as de ataque, então é uma coluna "morta" e um parágrafo inútil. Sugestão: Faça com que o personagem que usa armadura sem saber usar use somente metade do bônus normal, com o peso da armadura contando em dobro, pois ela está mal ajustada, não oferecendo a proteção ideal e com o peso mal distribuído. Reduz espaço de texto, e é um desincentivo prático: Por que vestir uma brunea sem saber usar, ganhando só metade do bônus, não podendo usar modificador de Destreza e pesando o dobro, se pela metade do preço uso uma armadura de couro batido, oferecendo a mesma CA, permitindo Destreza e pesando 1/3? Ninguém vai fazer isso, a não ser que não tenha escolha: Teve sua armadura original confiscada, e acabou de fugir da masmorra onde estava preso. Nesse caso alguma proteção pode ser melhor do que nenhuma (com a regra atual, é melhor ficar pelado mesmo).

Preço/Peso. Ver Preço/Peso (Arma), acima.

Descrição. Vide Descrição (Arma), acima. A armadura completa é a única que precisa de ajuste. Todas as outras são feitas de elastano. Pode segurar um símbolo religioso na mão do escudo leve? Pode segurar uma poção? Essa mão livre permite o Estilo: Uma Mão do Guerreiro? Ou não é tão livre assim?
Editado pela última vez por Spokesman em 03 Ago 2019, 17:11, em um total de 1 vez.
Lembre-se: Nós estaremos observando.

Avatar do usuário
Spokesman
Mensagens: 20
Registrado em: 10 Jul 2019, 17:53

Re: [T20 Playtest 1.1] Sobre os Equipamentos

Mensagem por Spokesman » 01 Ago 2019, 20:38

ITENS & SERVIÇOS

tens não mencionados não possuem (a princípio) nada digno de nota.

ITENS GERAIS

Algemas. Troque o texto por "Ao comprar algemas, o jogador escolhe entre Pequeno, Médio ou Grande: O par de algemas é capaz de aprisionar criaturas do tamanho escolhido". Não faz sentido não ter vendendo algema para Goblin ou para Ogros.

Kit de Ofício. Considero a penalidade muito abusiva. Ou especifica que não é possível realizar sem o kit (minha preferência, um carpinteiro sem serrote e martelo não consegue fazer uma cadeira), ou apenas não considera o bônus da Perícia.

Kit de Disfarces. Inclui no Kit de Ofício (Maquiagem? Teatro? Atuação?).

Kit de Ladrão. Inclui no Kit de Ofício.

Kit de Medicamentos. Inclui no Kit de Ofício (Cirurgião-Barbeiro).

Não consigo gostar da ideia de uma mecânica ficar espalhada entre vários Kits que fazem a mesma coisa, com regras idênticas que são repetidas durante 3 ou 4 parágrafos. E por que não "Conjunto de Ferramentas"? Kit é neologismo (vocês já se livraram do Swashbuckler e do Ranger, afinal de contas).

Tocha. Eu usaria aqui a mesma sugestão que dei para arma improvisada, quebrar se tirar dano máximo no dado.

Vara de Madeira. Eu usaria aqui a mesma sugestão que dei para arma improvisada, quebrar se tirar dano máximo no dado, fazendo a vara causar 1d4 de dano*.

*Se tem uma coisa que aprendi com os anos, é que é muito mais divertido permitir o jogador de fazer besteira do que negar. Deixar ele usar a vara como arma improvisada, quebrando se o dado rolar 4 (25% de chance por ataque bem sucedido) é muito mais divertido do que "essa vara é muito frágil para ser usada como arma". Se realmente quiser evitar o uso dela (acredito eu por causa do alcance), diga que ela quebra no primeiro ataque bem sucedido.

ALQUIMIA

Bálsamo Restaurador e Essência de Mana. Não vejo por que comprar o primeiro, quando se pode comprar o segundo e deixar o Bardo, o Clérigo e afins gastarem o PM em cura de forma mais eficiente.

O coitado do bálsamo, além de perder utilidade no meio da masmorra pois a essência é melhor, não vale nem na cidade, pois contratar um clérigo para soltar Curar Ferimentos duas vezes (10 + 10 T$) cura 2d8 +2 (média de 12), enquanto o bálsamo cura 2d4 (média 5), custando 5T$ a mais.

Fogo Alquímico. No mínimo causa 1d6 de dano e faz o alvo perder um ataque. Muito eficiente. Eu diria que o fogo alquímico padrão não consegue durar mais de 1 rodada, e aproveitaria as regras de itens superiores para fazer um fogo que cause mais dano ou que dure +1 rodada ou até mesmo até ser apagado.

HOSPEDAGEM

Parece que vocês estão correndo atrás do próprio rabo. Não sabem se querem recuperação lenta de PM para estimular o uso racional de recursos, ou se querem algo mais fantástico. Por favor, decidam e se atenham.
Interessantemente, essa regra atual favorece mais as classes com menos PM. Eu faria baseado em um % para que todos se beneficiassem. De que adianta o Bárbaro recuperar tudo e mesmo assim ter que esperar o dobro do tempo por causa do Arcanista?

ITENS SUPERIORES

LISTA DE MODIFICAÇÕES

Primeiro, por favor, divida isso entre Arma, Armadura e Outros.

ARMAS

Precisa. Pela regra de crítico, ele é automático quando acerta na margem, sim? Mas isso é independente da CA do alvo? Um aldeão usando uma Cimitarra Precisa acerta 15% das vezes ataques contra um Dragão Ancião? Falta esclarecimento, ou Precisa se mostrará melhor do que muitas outras modificações.

Injeção Alquímica. Faça isso com Fogo Alquímico e veja o estrago, por meros 100 T$ a mais. Por favor, melhore a descrição. Ela funciona somente em armas corporais, mas precisei ler mais de uma vez para compreender (eu estava pensando em algo como um lançador de granadas em uma besta).

Harmonizada. Interessante, talvez até seja bem forte se pensar na economia a longo prazo.

ARMADURAS

Reforçada. Descrição diferente da tabela.

Delicada. Tem tudo para ser a pior/melhor. Um guerreiro arqueiro com uma armadura completa delicada vai ficar muito feliz de ver sua Destreza rendendo. Eu criaria uma modificação anterior a essa que permite usar metade da Destreza. Erro meu! Entendi errado, só percebi o erro hoje (03/08/19) após reler a modificação.

MATERIAL ESPECIAL

Aço-Rubi. Pois o que o coitado o Ladino precisa é de uma modificação especial contra ele, como se já não bastasse os tipos de monstros que são imunes a ataques furtivos por não terem anatomia discernível. Mais uma rolagem para lentificar ainda mais a rodada, inclusive usando %, legado de edições anteriores.

Adamante. Uma Montante Adamante com o Guerreiro usando Estilo: Duas Mãos causa uma média de 12 de dano. Interessante.

Madeira Tollon. Cumulativo com Harmonizada?

Matéria Vermelha. O problema é que esta matéria deve ser (compreensível) a queridinha dos autores, então mudar algo aqui deve ser bem difícil.
Arma. Adamante me parece melhor, embora para um Lefeu o preço seja mais atraente.
Armadura. Mais uma rolagem para lentificar ainda mais a rodada, inclusive usando %, legado de edições anteriores.

Mitral. Cumulativo com Precisa?
Editado pela última vez por Spokesman em 01 Ago 2019, 23:31, em um total de 2 vezes.
Lembre-se: Nós estaremos observando.

Lios
Mensagens: 184
Registrado em: 03 Mar 2016, 21:59
Localização: Lá na esquina!

Re: [T20 Playtest 1.1] Sobre os Equipamentos

Mensagem por Lios » 19 Ago 2019, 20:37

Com essa mudança da moeda do jogo, algumas coisas ficaram esquisitas.

Um bardo de primeiro nível não tem dinheiro suficiente para comprar um instrumento musical.

Responder

Voltar para “Tormenta”