Estas são as nossas considerações Sobre os Equipamentos apresentadas no Playtest 1.1 de 01 de Julho de 2019. Sempre que possível as considerações não explicitarão os valores numéricos do playtest. Caso haja necessidade de mais conformidades para que tenhamos uma discussão saudável, peço desculpas de antemão e me ponho à disposição para corrigir.
Equipamento Inicial. Reparei que o próprio personagem que precisa comprar seu escudo e as rações de viagem. Embora matematicamente simples, não custaria muitos caracteres colocar que aqueles que quiserem podem começar com 14 T$ (média de 4d6), até mesmo para fins de eventos. Também entendo que o T20 deve ser um tomo só, mas fico com a sensação de que a Tabela 3-1 ficaria melhor em uma sessão reservada ao Mestre: Primeiro pois novatos vão olhar a tabela sem necessidade, segundo pois alguns tipos de jogadores vão achar que aquilo está escrito em pedra, logo se o personagem dele chegou ao segundo nível e não tem recursos equivalentes a 300 T$, ele vai reclamar. Só para não dizer que só reclamo, acho divertido o "fluff" sobre coroa ou não coroa.
ARMAS
Arma Leve/Tamanho. Conforme levantado pelo Victer aqui nesta outra análise,
. Copio minha própria resposta para facilitar o entendimento de quem não quiser ir na análise original:Victer escreveu:Um ponto sobre a raça goblin que você não abordou mas achei muito relevante no jogo, o goblin é pequeno, então temos 2 problemas, primeiro redução no dano pelas progressões das armas, que é altamente relevante nesse sistema visto que possuí poucos bônus e poucos ataques, segundo qual a dificuldade de encontrar uma arma ou armadura diferente de médio, talvez essa segunda parte seja ignorada pela maioria dos mestres, mas por RAW pode ser um grande problema!
Essa desvantagem sempre foi suprida pelo bônus de +1 no acerto e CA para compensar, mas foi retirada no T20.
Não sabia (na época) que já existia uma categoria "leve". Acho que ela complementa bem o que eu disse acima. Eu iria além, e diria que criaturas Grandes podem usar armas de duas mãos como se fosse de uma mão só, e criaturas Enormes ou maiores só podem usar armas especialmente fabricadas para eles (que por consequência são impossíveis de serem usadas por personagens médios pois, mesmo se tivesse 30 de Força, não teria estrutura muscular para manejar em combate de forma eficiente).Spokesman, Aquele Que Cita a Si Mesmo escreveu:Minha sugestão é adotar uma nomenclatura de arma leve. Raças pequenas podem usar armas leves com uma só mão, e armas de uma mão com as duas mãos, sem ganhar o benefício de 1.5x o modificador de Força (por contiguidade raças menores do que leves não podem usar armas que não sejam leves, e as usam com as duas mãos).
Usando Arma sendo Não Proficiente. A penalidade é tão absurda que é melhor sair no soco. Imaginem que durante a travessia de Moria, Boromir teve sua espada desarmada pelo ataque do Troll das Cavernas. É melhor para ele sair no soco do que pegar o primeiro machado anão que se encontra no chão para continuar o combate. Minha sugestão é que o personagem apenas não aplique o bônus de Luta/Pontaria, ficando assim em consonância com o uso de outras perícias que o personagem usa mesmo não proficiente.
Ataque à Distância. Aplique o modificador de dano nos ataques com armas de disparo. Não há motivo para não usar, vocês estão forçando os arqueiros a pagar pedágio com algum Poder de Classe ou Talento que permite acrescentar. Se é obrigatório para o melhor funcionamento do papel, não é divertido, é apenas mandatório.
Armas Improvisadas. Seria a mesma regra da arma que não sabe usar. Apenas não aplica o bônus da perícia (que, veja só, é igual a penalidade que vocês usaram). Eu acrescentaria que "caso o dano rolado seja 6 (dano máximo), o golpe é tão forte que a arma improvisada quebra". Lembra do caso do Boromir? Vocês realmente acham que ele lutaria melhor se pegasse um tijolo do que um machado anão?
Preço. Não consigo sequer pensar qual o cálculo para o preço das armas e armaduras. Parece que o preço é legado das edições anteriores. Simplifiquem.
Crítico. Escolha de design, não vou comentar pois não vejo erro.Açougueiro Profano, matador de Vacas Sagradas escreveu:Na verdade eu seria ainda mais radical e cometeria uma verdadeira carnificina. Removeria as armas e geraria "modelos". Uma arma simples causa 1d4 de dano e tem direito a 2 modificações (que pode incluir aumentar o dano, aumentar a margem de crítico, aumentar o dano mas ser de duas mãos, ser ágil e por aí vai) para permitir que cada jogador tenha sua arma perfeita. Incluiria sim uma tabela para os jogadores que querem algo mais prático, mas essa tabela seria construída com base nesses modelos, e não teríamos valores monetários tão incongruentes.
Alcance. Novamente, eu unificaria a penalidade junto com os demais para "não aplique o bônus de Pontaria".
Peso. Não vou fazer pesquisa para checar se os pesos batem com referências reais, pois este é um jogo de fantasia e não precisa se ater à realidade (precisa apenas ser verossímil). Eu simplificaria os pesos para 0,5 kg, e incrementos de 1 kg. Na verdade, eu removeria peso e trabalharia com carga, como muitos sistemas OSR já fazem, mas aí é escolha de design, não vou adentrar no mérito da questão pois não está errado.
Descrição. Não gostei das particularidades de cada arma estar em suas descrições e não na tabela. Fará com que alguns jogadores ao olharem a tabela não vejam o quadro geral (besta leve vista na tabela é melhor que arco curto, mas nada na tabela aponta o custo para recarregar). Reduz o Tipo para C/E/P e coloca uma coluna na tabela para que de relance se veja o real panorama das armas.
A princípio não vou adentrar em cada uma das particularidades de cada arma (talvez em uma futura postagem só sobre isso).
ARMADURAS
Usando Armadura sendo Não Proficiente. Nunca ninguém usará uma armadura que não sabe usar, pois a penalidade se aplica a perícias que incluem as de ataque, então é uma coluna "morta" e um parágrafo inútil. Sugestão: Faça com que o personagem que usa armadura sem saber usar use somente metade do bônus normal, com o peso da armadura contando em dobro, pois ela está mal ajustada, não oferecendo a proteção ideal e com o peso mal distribuído. Reduz espaço de texto, e é um desincentivo prático: Por que vestir uma brunea sem saber usar, ganhando só metade do bônus, não podendo usar modificador de Destreza e pesando o dobro, se pela metade do preço uso uma armadura de couro batido, oferecendo a mesma CA, permitindo Destreza e pesando 1/3? Ninguém vai fazer isso, a não ser que não tenha escolha: Teve sua armadura original confiscada, e acabou de fugir da masmorra onde estava preso. Nesse caso alguma proteção pode ser melhor do que nenhuma (com a regra atual, é melhor ficar pelado mesmo).
Preço/Peso. Ver Preço/Peso (Arma), acima.
Descrição. Vide Descrição (Arma), acima. A armadura completa é a única que precisa de ajuste. Todas as outras são feitas de elastano. Pode segurar um símbolo religioso na mão do escudo leve? Pode segurar uma poção? Essa mão livre permite o Estilo: Uma Mão do Guerreiro? Ou não é tão livre assim?