Sistema de Aprendizado de Magias

Tormenta é o RPG mais completo do Brasil. São tantos suplementos que você vai mesmo precisar conversar com o pessoal para acompanhar tudo!
Avatar do usuário
Kryicek
Mensagens: 24
Registrado em: 11 Dez 2013, 15:10

Re: Sistema de Aprendizado de Magias

Mensagem por Kryicek » 16 Jan 2014, 09:21

Obrigado a todos pela atenção, li a página 60 do manual do arcano e já tenho umas ideias q colocarei em prática na minha mesa de jogo.

Avatar do usuário
Hitoshura
Mensagens: 511
Registrado em: 28 Dez 2013, 22:41

Re: Sistema de Aprendizado de Magias

Mensagem por Hitoshura » 16 Jan 2014, 09:48

Gostaria de dar minha opinião á respeito...
Eu achei as magias conhecidas de Feiticeiro um GIGANTESCO nerf.
Por que? Vamos analisar as magias conhecidas de um feiticeiro nivel 20 em tormenta que não usou laboratório arcano (desconsiderando truques):

Magias de Nível 1> 2+Car
Magias de Nível 2> 2
Magias de Nivel 3> 2
Magias de Nível 4/ 2
Magias de Nivel 5> 2
Magias de Nível 6> 2
Magias de Nivel 7> 2
Magias de Nível 8> 2
Magias de Nivel 9> 4

No nível 20 você conhece 20+Modificador de Carisma Magias e tem PMs suficientes para conjurar cerca de 7 magias de nono ciclo por dia (e provavelmente quase nada além disso, 6 magias de nono ciclo no 3.5 é o que o feiticeiro conjura normalmente ALÉM de todos os outros ciclos SEM CONTAR os slots adicionais por carisma alto), mas a discussão da eficiência do sistema de PMs não está sendo questionada aqui, vamos voltar ás magias conhecidas:

No 3.5, um feiticeiro termina com a seguinte quantidade de magias conhecidas:

Magias de Nível 1> 5
Magias de Nível 2> 5
Magias de Nivel 3> 4
Magias de Nível 4/ 4
Magias de Nivel 5> 4
Magias de Nível 6> 3
Magias de Nivel 7> 3
Magias de Nível 8> 3
Magias de Nivel 9> 3

São 34 magias conhecidas, um feiticeiro no trpg pode alcançar um modificador de carisma 14 e ter essa mesma quantidade, mas ela é muito melhor distribuída através dos níveis! Um feiticeiro se tornou ainda menos versátil no trpg, ele tem grande potencial, mas a menos que tenha muito dinheiro e um laboratório arcano, vai ser sempre quase um guerreiro, com poucos truques na manga.

Avatar do usuário
Janus
Mensagens: 1185
Registrado em: 16 Dez 2013, 07:25

Re: Sistema de Aprendizado de Magias

Mensagem por Janus » 16 Jan 2014, 10:00

Hito, todos conjuradores sofreram Nerf. Pq magia é MUITO superior. Quer ver uma queda muito maior que essa que vc postou? Pegue lista de magias diárias do mago e coloque em comparação com os PMs atuais.
E ainda assim conjuradores > não conjuradores. Só podiam perder, senão continuariam deuses.

Avatar do usuário
Nume Finório
Mensagens: 747
Registrado em: 06 Dez 2013, 15:25
Localização: Morro da Fumaça, Brasil, a única cidade com nome de Reinos de Ferro
Contato:

Re: Sistema de Aprendizado de Magias

Mensagem por Nume Finório » 16 Jan 2014, 10:16

Cês tão ligados que o nerf das classes conjuradoras, através desse limite de magias conhecidas para todas as classes, é uma das maiores vantagens do Tormenta RPG, né?

Na 3.5 um mago ou clérigo conhecia TODAS as magias do livro e podia substituir todos os outros personagens do grupo e enfrentar qualquer desafio sozinho se pudesse se preparasse corretamente. Agora é impossível para um conjurador ter acesso a todas as magias, e, portanto, substituir outros personagens sem se comprometer. Note que ele ainda pode ser auto-suficiente, mas precisará se focar nisto durante a criação da ficha e provavelmente perderá o controle do próprio nicho ao ficar sem espaço para magias de controle do campo de batalha (cada magia de transformação de guerra é uma bola de fogo a menos, afinal de contas).
Isto não é uma democracia. Leia as regras do fórum!

Visite o RPGista!

Meus livros

Bestiário de Arton


Só Aventuras Vol. 3

Cosa Nostra RPG

Para 2016

Em tratamento médico, todos os projetos estão parados até o meu fígado parar de tentar me matar.

Avatar do usuário
Hitoshura
Mensagens: 511
Registrado em: 28 Dez 2013, 22:41

Re: Sistema de Aprendizado de Magias

Mensagem por Hitoshura » 16 Jan 2014, 10:17

"Todos nós podemos sangrar inimigos. Estude magias que possam fazer o que nenhum de nós pode." - Elisa Thorn (O Inimigo do Mundo)

O tRPG matou exatamente o fator mais importante de um conjurador, que é versatilidade. Quer fazer um feiticeiro que causa dano como um bárbaro? Dá pra fazer, mas se quiser fazer um conjurador versátil, até com mago é difícil, muito difícil.

Avatar do usuário
Rumo
Mensagens: 76
Registrado em: 09 Jan 2014, 07:11
Localização: Zakharov

Re: Sistema de Aprendizado de Magias

Mensagem por Rumo » 16 Jan 2014, 11:05

Totalmente desnecessário, dá pra se virar muito bem com poucas magias, se vc quer seu Conjurador OP jogue com o esquema lá do grimório opcional, mas o TRPG trouxe de volta algo que eu não conseguia ver depois do D&D 3.5 que é a limitação aos conjuradores fazendo com que eles pensem bem antes de escolher suas magias e não coloquem um monte para Lotar a ficha de recursos e jogue podendo matar,stunar,teleportar,explorar todos os pontos fracos de todos os tipos de inimigos.

Interpretação acima de Apelanças na boa. No senhor dos aneis não vemos o Gandalf usar chuva de meteoros,relampagos, Bolas de fogo contra cada misero orc. No 3.5 o mago usava magia o tempo todo... dva pra jogar Solo. Fala serio que diversão você vê nisso? Se vc quer muitas magias pegue com os Talentos lá abrindo mão de outros combos...
"O lado negro não é mais poderoso, apenas mais rápido, mais fácil e mais sedutor".

Avatar do usuário
Andrew Kaninchen
Mensagens: 2893
Registrado em: 10 Dez 2013, 12:58
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Sistema de Aprendizado de Magias

Mensagem por Andrew Kaninchen » 16 Jan 2014, 12:48

Hitoshura escreveu:"Todos nós podemos sangrar inimigos. Estude magias que possam fazer o que nenhum de nós pode." - Elisa Thorn (O Inimigo do Mundo)

O tRPG matou exatamente o fator mais importante de um conjurador, que é versatilidade. Quer fazer um feiticeiro que causa dano como um bárbaro? Dá pra fazer, mas se quiser fazer um conjurador versátil, até com mago é difícil, muito difícil.
Você já jogou TRPG de Feiticeiro ou Mago alguma vez? Porque pra você falar que é difícil algum deles ter versatilidade, você não pode ter jogado.

Código: Selecionar todos

[quote][b][size=85]Nome_do_Personagem:[/size][/b]
[img]URL_da_Imagem[/img]
Fala.[/quote]

Avatar do usuário
Hitoshura
Mensagens: 511
Registrado em: 28 Dez 2013, 22:41

Re: Sistema de Aprendizado de Magias

Mensagem por Hitoshura » 16 Jan 2014, 13:26

Já joguei sim, várias vezes e em vários níveis e com várias classes conjuradoras, não apenas mago.

Pela minha experiência, em níveis baixos um conjurador consegue sim manter sua versatilidade, na verdade um mago de nivel 1 é MUITO melhor no tormenta rpg que no 3.5, tendo muito mais magias para utilizar. Mas ao passo que os níveis avançam isso vai piorando e muito. Joguei em uma campanha de Libertação de Valkaria e o que aconteceu foi que a cada dois ou três encontros (era uma mesa de inimigos difíceis) o grupo tinha que parar para descansar, por que o feiticeiro e o clérigo já estavam sem recursos mágicos suficientes para prosseguir.

Eu gosto de comparar o sistema de Pontos de Magia ao sistema de cotas do Brasil. É um tapa-buraco que não resolve o problema verdadeiro, que é a educação pública. No caso do TRPG, o sistema de magias estava desequilibrado no 3.5? Sim, estava, mas a resposta para isso não é nerfar as utilizações, mas sim as magias em si, coisa que eles fizeram até certo ponto, mas não a ponto de deixá-las equilibradas. O que isso gerou? Jogadores a todo momento em busca de artifícios para burlar essa limitação, como Mago Nato, Magia Duradoura e Magia Selvagem ou via Item de Poder, caso contrário fica retendo o grupo.

No caso de conjuradores divinos, especialmente os focados em cura, é ainda pior: Além das magias de cura não possuírem quase nenhuma progressão e apenas clérigos de Lena curarem de modo equivalente ao nível dos personagens, quase todos os slots de magias preparadas acabam com essas magias, o que tira ainda mais versatilidade (no 3.5 havia conversão espontânea). Como Canalizar Energia Positiva funciona em inimigos e aliados, ela acaba inútil em batalha exceto em ocasiões especiais.

Mas para não falar apenas o lado ruim. Não sei se foi proposital também, talvez para não injustiçar demais os conjuradores, o sistema colocou 999 maneiras de aumentar a CD das magias, acho que esse é o maior aspecto que volta a desequilibrá-las. Jogo em uma mesa que uma Magi-Ranger nível 12 usa Poeira Ofuscante e o CD de vontade para humanóides é 31 para não ficar cego. Isso tudo apenas com o Auxílio de Magia Poderosa, Magia Inimiga e Herdeiro do Dragão... Não que eu considere esse lado "bom".

Avatar do usuário
Rumo
Mensagens: 76
Registrado em: 09 Jan 2014, 07:11
Localização: Zakharov

Re: Sistema de Aprendizado de Magias

Mensagem por Rumo » 16 Jan 2014, 13:34

Anel Arcano/Arcano Maior (no nv da libertação de valkaria acho q já daria para comprar um), Pms extras + dominar magia(sua preferida) +item de poder ou Hab do feiticeiro que recupera pms quando finaliza o Hp das criaturas, Essências de Mana, Varinhas, etc. Use dos recursos do jogo.
E dependendo do grupo no caso do cléric mesmo não sendo de Lena e levando poucas magias de cura preparadas dá pra guentar bem... Coloque um Guerreiro Colosso com duro de matar e duro de ferir + outros combos que se pá nem precisa de cléric.

Enfim oque mudou é que agora vc não terá tudo na mão como era no 3.5 e terá que visualizar os talentos, itens e trabalho em equipe e não só sair se bufando com 500 magias e disparando bolas de fogo em tudo pela frente.
"O lado negro não é mais poderoso, apenas mais rápido, mais fácil e mais sedutor".

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6438
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: Sistema de Aprendizado de Magias

Mensagem por Khrjstjano » 16 Jan 2014, 13:48

Hitoshura escreveu:Um feiticeiro ... vai ser sempre quase um guerreiro...
Imagem


Tem coisa que você jamais imagina que vai ler um dia.
Imagem

Responder

Voltar para “Tormenta”