DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Tormenta é o RPG mais completo do Brasil. São tantos suplementos que você vai mesmo precisar conversar com o pessoal para acompanhar tudo!
Avatar do usuário
ISMurff
Mensagens: 3273
Registrado em: 10 Dez 2013, 13:50

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por ISMurff » 10 Fev 2021, 06:36

Não dá pra usar ataque extra/encantamento de arma veloz/Frenesi se eu realizar um ataque que é ação completa? Pergunto isso porque até onde eu li por aqui, não dá pra usar ataque extra do guerreiro no mesmo turno que ele realizar disparo rápido...
"Barbárie é o estado natural da humanidade. A civilização não é algo natural. É um capricho de circunstância. O barbarismo há de triunfar sempre no final."

- Robert E. Howard

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6445
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Khrjstjano » 10 Fev 2021, 20:47

ISMurff escreveu:
10 Fev 2021, 06:36
Não dá pra usar ataque extra/encantamento de arma veloz/Frenesi se eu realizar um ataque que é ação completa?
O que ocorre é que esses três efeitos têm como Condição Necessária usar a ação Atacar. Se não utilizá-la, você não atende à condição para usar estes efeitos.

A ação Investida, por exemplo, não é a ação Atacar. Ela ser ação completa ou não, não importa de fato. Um personagem enjoado pode fazer investidas como ação padrão, mas continua não atendendo à Condição Necessária dos efeitos acima.
Pergunto isso porque até onde eu li por aqui, não dá pra usar ataque extra do guerreiro no mesmo turno que ele realizar disparo rápido...
O problema é que Disparo Rápido não diz "quando usa a ação atacar". Diz que você usa uma ação completa para atacar, o que sinaliza que o poder gasta uma ação própria de seu uso (embora eu ache que há uma pequena margem para ter dúvidas sobre a intenção desse trecho).
Imagem

RihanDorian
Mensagens: 12
Registrado em: 22 Jan 2021, 22:37

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por RihanDorian » 13 Fev 2021, 13:26

Boa tarde.

A dúvida hoje é sobre o poder "Palpite Fundamentado". O personagem com esse poder consegue fazer testes substituindo perícias que ele não é treinado? Nessa situação ele poderia fazer qualquer teste de ofício e usar o palpite? A dúvida surgiu porque o Arcanista da mesa quer fazer os itens novos da DB 163. Porém ele não tem ofício artesanato, mas tem palpite fundamentado.

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6445
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Khrjstjano » 13 Fev 2021, 14:54

RihanDorian escreveu:
13 Fev 2021, 13:26

A dúvida hoje é sobre o poder "Palpite Fundamentado". O personagem com esse poder consegue fazer testes substituindo perícias que ele não é treinado?
Sim.

Palpite Fundamentado não tem limitações quanto a possuir ou não treino nas perícias que substitui. Só quanto aos atributos chaves originais delas.

Adicionalmente, Testes Sem Treinamento é uma regra que se aplica quando você usa a perícia. Palpite faz você não usar aquela perícia, mas sim outra.

P.S: por curiosidade, o conceito desse poder é justamente o estudioso poder dar um chute sobre algo que ele não conhece, mas usando seu conhecimento para ajudá-lo a ter mais chances de não errar. Você não precisa entender nada de algo para dar um chute. A diferença é apenas que um chute fundamentado se baseia em outros conhecimentos para ser um bom chute, enquanto que um chute sem fundamento nenhum conta apenas com a sorte.
Imagem

Netinho Burato
Mensagens: 40
Registrado em: 24 Jun 2019, 00:40

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Netinho Burato » 15 Fev 2021, 02:21

Camuflagem te protege contra ataques mágicos?
To perguntando isso pq, pela regra, lançar uma magia não é atacar, mas pela lógica, acertar um magia em alguém que você não está vendo deveria ser mais difícil...


Aproveitando, é dito na opção "Teleguiado" do Golpe Pessoal que o ataque ignora penalidades de camuflagem e cobertura (mas não cobertura total), enquanto que no encantamento para armas "Caçadora" é dito que a arma anula penalidade de camuflagem e cobertura (mas não cobertura total). Minha dúvida é, esse ataque e esse encantamentos também ignoram os efeitos de camuflagem total ou usando eles contra um oponente invisível ou q esteja usando o poder Camuflagem eu ainda teria 50% de chance de falha?

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6445
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Khrjstjano » 15 Fev 2021, 04:15

Netinho Burato escreveu:
15 Fev 2021, 02:21
Camuflagem te protege contra ataques mágicos?
Se quer dizer "contra magias" e está falando da "chance de falha", não protege. Ela só atua sobre "rolagens de ataque", coisa que magias não têm.
pela lógica, acertar um magia em alguém que você não está vendo deveria ser mais difícil...
Se o alvo estiver sob camuflagem total, caso no qual você não poderá vê-lo, ele está protegido. Mas não pela chance de falha. Ela atua sobre ataques, apenas. Ele estará protegido por isso:

  • Alvo. A magia tem um ou mais alvos, que
    podem ser criaturas ou objetos. Você lança a magia
    diretamente contra os alvos. Você deve ser capaz de
    perceber o alvo
    . Uma magia lançada sobre um tipo
    errado de alvo falha automaticamente. Ou seja, Tranca
    Arcana não produz nenhum efeito se lançada sobre
    algo que não seja uma porta, baú ou algo semelhante.

Com visto acima, magias com alvo como "1 criatura" nem poderão ser lançadas no alvo sob camuflagem total.

  • Área. A magia afeta uma área. Você decide um
    ponto que possa perceber a partir do qual a magia
    tem início, mas não controla quais criaturas ou
    objetos serão afetados — qualquer coisa dentro da
    área estará sujeita aos efeitos (incluindo você). De
    acordo com o mestre, você pode lançar uma magia
    numa área que não possa perceber com um teste de
    Misticismo (CD 20 + custo em PM).
    Em geral, as
    áreas se enquadram em uma das categorias a seguir.

E como visto aqui, mesmo magias de área podem ser difíceis de usar contra ele.

Embora que, neste caso, uma Bola de Fogo usada em algum lugar que o conjurar pode perceber tende a acabar alcançando o alvo, porque a magia tem uma área bem grande. Para estar bem seguro, ele ainda precisaria disto:

  • Todas as áreas avançam até seu limite ou até serem
    interrompidas por uma barreira
    capaz de bloqueá-las.

Ficando atrás de uma barreira e estando sob camuflagem total, o personagem está seguro contra magias.

Aproveitando, é dito na opção "Teleguiado" do Golpe Pessoal que o ataque ignora penalidades de camuflagem e cobertura (mas não cobertura total), enquanto que no encantamento para armas "Caçadora" é dito que a arma anula penalidade de camuflagem e cobertura (mas não cobertura total). Minha dúvida é, esse ataque e esse encantamentos também ignoram os efeitos de camuflagem total ou usando eles contra um oponente invisível ou q esteja usando o poder Camuflagem eu ainda teria 50% de chance de falha?
Da forma como está escrito, ignora Camuflagem Total também. Para não ignorar, teria que haver um parêntesis excluindo Camuflagem Total da mesma forma que há um excluindo Cobertura Total. Ambos são partes das mesmas regras (Camuflagem e Cobertura).
Imagem

Netinho Burato
Mensagens: 40
Registrado em: 24 Jun 2019, 00:40

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Netinho Burato » 15 Fev 2021, 08:48

Eu estava pensando em usar a Camuflagem do Caçador junto com uma armadura Manto da Noite pra ter alguma forma de defesa sem depender de multiclasse, mas pelo visto, mesmo q o mestre não me veja, ele ainda poderia lançar uma magia de área onde eu estou pq a área é visível

Avatar do usuário
Eldrarg
Mensagens: 266
Registrado em: 24 Out 2016, 20:52

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Eldrarg » 16 Fev 2021, 12:23

Olá, pessoal.

Efeitos de magias podem ser acumulados caso sua descrição seja diferente? Os efeitos em questão são das magias Aparência Perfeita (torna Car 20, ou concede um bônus de +4 caso o Car do personagem seja 20 ou superior) e Mente Divina (fornece um bônus de +4 em um atributo mental).

É possível fabricar itens alquímicos com categorias de tamanho diferentes, alterando também o dano dos mesmos?

Muito obrigado desde já! ;)

Avatar do usuário
Salvemoselfos
Mensagens: 24
Registrado em: 23 Jan 2021, 09:24

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Salvemoselfos » 16 Fev 2021, 20:24

Boa noite pessoal!

Já que em breve teremos um FAQ, vou deixar aqui algumas coisas que gostaria que tivessem maiores clarificações:

1) Acúmulo de penalidades: Nas clarificações do apêndice é dito que bônus de fontes iguais não se acumulam. Por RAW isso não se aplica a penalidades, mas a intenção é essa mesma? Se você tem Estilo de Duas Armas, usa a ação Atacar (para 2 ataques), recebe -2, depois usa Surto Heroico, usa Atacar novamente (para mais 2 ataques), a penalidade se torna -4? Continua -2?

2) Flanquear: Está escrito que não se pode flanquear a distância. Se eu atacar com uma arma de distância um oponente adjacente, creio que o flanquear se aplica, estou certo? O texto do livro não fala sobre a obrigatoriedade de estar armado, então posso flanquear mesmo desarmado, correto? O aliado deve estar do lado oposto, mas isso significa estar numa posição exatamente diametralmente oposta no grid ou usa-se aquela regra da linha de efeito entre os aliados passar por faces opostas do quadrado do oponente (descrição presente em outros sistemas d20)?

3) Adestramento: Tenho a impressão de que comandar animal e manejar animal estão com as descrições e CDs trocados. É isso mesmo?

4) Ação de movimento: Em uma mesma ação posso usar formas de movimento diferentes, como andar e escalar? Ou devo usar uma ação de movimento diferente sempre que mudar?

5) Furtividade: Ao esconder-se, para as criaturas que não conseguem percebê-lo você tem camuflagem total contra elas. Mas se a criatura escondida se movimentar e continuar escondida, o atacante só terá chances de acertar se ao menos "adivinhar" para qual quadrado do grid o escondido foi, certo?

6) Linha de efeito: É um caminho direto e sem obstruções necessário para se lançar magias. O que obstrui uma linha de efeito? Cobertura ou só cobertura total? Outros personagens, jogadores ou NPCs, obstruem a linha de efeito?

7) Dano não letal: Ele não conta para determinar quando você morre, mas conta para determinar se você sangra ou não? Se você é derrubado a 0 PV por dano letal, tendo recebido dano não letal, você cai inconsciente e sangra? Ou apenas cai inconsciente? E para a situação em que você é derrubado a 0 PV por dano não letal, tendo recebido dano letal antes, você sangra?

8) Terreno difícil: O espaço ocupado por outras criaturas, sendo aliado ou não, é considerado terreno difícil pelas regras?

9) ND de combate: Como calcular o nível de desafio de combate em um encontro com criaturas de NDs diferentes? Ex.1: 4 criaturas de ND 1/4 + 1 criatura de ND 1. Ex.2: 6 criaturas de ND 1/3 + 2 criaturas de ND 2 + 1 criatura de ND 7.

10) ND de criatura: Como calcular o ND de uma criatura criada usando as regras para NPCs? Há alguma diretriz ou é "feeling"?

11) Ataques de criaturas: Para monstros que possuem mais de um ataque, não achei descrito em lugar algum como eles funcionam. Coisas como ataque total não existem em T20, mas pela falta de descrição as pessoas acabam confundindo e incorporando mecânicas que nem são do jogo. Por exemplo, já vi mesa em que a criatura se movia entre os ataques. Sei que isso é possível na 5e, mas em T20 eu não sei, acho que não. Como funcionam múltiplos ataques de NPCs?

12) Armadilhas: Como criar? Qual os danos e efeitos apropriados para cada ND? Eu me refiro às armadilhas como ameaças, não as do caçador.

Valeu!!

Avatar do usuário
Lord Seph
Mensagens: 14166
Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Lord Seph » 17 Fev 2021, 08:25

1 - Condições impõe penalidades e não acumulam, acredito ser regra geral que nem bônus e nem penalidades de mesma fonte acumulem.

2 - Para flanquear basta estar consciente e no alcance corpo a corpo.

3 - Creio que não.

4 - Você usa seu deslocamento por inteiro, então se for um goblin pode percorrer 6m no chão e os 3m restantes escalando normalmente.

5 - Faz teste de percepção antes ou nem isso.

6 - Cobertura total, cobertura ainda permite enxergar o alvo e criaturas não fornecem cobertura contra ataque, apesar que se for uma criatura colossal eu pensaria sobre o caso.

7 - Eu considero que não há sangramento, mesmo porquê você não está fazendo um ataque fatal.

8 - Aliados você passa de boas, inimigos você só passa mediante atropelar e se ele estiver caído. Aliados e inimigos caídos não é terreno difícil, mas se for uma categoria maior de tamanho eu considero.

9 e 10 - Não trabalho com NDs.

11 - Toda ficha de criatura tem a quantidade de ataques que fazem e geralmente eles atacam com todas de uma vez mesmo, só nos casos em que estão separadas é que não usam todos os ataques.

Exemplo prático é a Mantícora que tem ataque de mordida e de duas garras, enquanto o Cão do Inferno tem sua mordida e seu sopro separados.

Quanto a se mover e atacar, criaturas não seguem as regras de personagens, mas essa habilidade vem do antigo Ataque em Movimento do TRPG e um jogador não é obrigado a atacar um só inimigo, desde que estejam adjacentes.

12 - Use as do Caçador como base e leia a parte de ameaças sobre armadilhas, o Manual do Malandro pode te ajudar também.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.

Responder

Voltar para “Tormenta”