DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20
- eddyhunter
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Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20
Boa noite, uma dúvida sobre proficiências.
Para se ter proficiência em armas exóticas o personagem tem que ter alguma proficiencia específica anteriormente? tipo algum pré-requisito?
Para se ter proficiência em armas exóticas o personagem tem que ter alguma proficiencia específica anteriormente? tipo algum pré-requisito?
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Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20
Fiz essa pergunta no grupo do facebook e acho justo colocá-la aqui:
Um personagem com o poder Acrobático, entre outras coisas, pode correr e fazer investidas em terreno difícil. A dúvida é: ele ainda precisa fazer um teste de acrobácia caso faça uma dessas coisas?
Se sim, qual a CD?
Se não, ele ainda precisaria fazer os testes em terrenos irregulares/escorregadios como apresentado na página 250 do livro (255 do PdF)?
P.S: No grupo responderam que o jogador não precisaria mais fazer testes
Um personagem com o poder Acrobático, entre outras coisas, pode correr e fazer investidas em terreno difícil. A dúvida é: ele ainda precisa fazer um teste de acrobácia caso faça uma dessas coisas?
Se sim, qual a CD?
Se não, ele ainda precisaria fazer os testes em terrenos irregulares/escorregadios como apresentado na página 250 do livro (255 do PdF)?
P.S: No grupo responderam que o jogador não precisaria mais fazer testes
Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20
@eddyhunter
Precisa ter em Armas Marciais, o Poder mesmo diz que caso já seja pode pegar Armas Exóticas.
@Netinho Burato
Não precisa.
Precisa ter em Armas Marciais, o Poder mesmo diz que caso já seja pode pegar Armas Exóticas.
@Netinho Burato
Não precisa.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.
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- Khrjstjano
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Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20
Complementando essa última...
A princípio, quem não tem esse poder só "não pode fazer investida em terreno difícil" (p. 221).
E quem tem o poder não é impedido disto, e só (p. 129).
Mas que ele não cobraria o teste do jogador para não enrolar o jogo, porque o personagem tende a passar no teste com facilidade, de qualquer forma. Mas isso é uma sugestão, apenas.
P.S: eu também não cobraria, eu creio, porque esses terrenos (difíceis-mas-nem-tanto) não serem ignorados e os difíceis de fato serem me parece menos interessante. Porém, acredito que vai ter gente que vai achar mais interessante seguir as RCE a risca, por questões de equilíbrio.
=============================================================================
Vou dar um exemplo:
Zequinha é um Guerreiro de 6º nível. Ele é um grosso e comprou Aumento de Atributo (Força) em todos os níveis do 2º ao 6º. Ao passar para o 7º nível, Zequinha decide comprar Ao Sabor do Destino. Ele recebe +2 em uma perícia, +1 na defesa e +1 em rolagens de dano do poder, porque já está tem níveis para isso. Então ele sai numa aventura e senta o braço em muitos inimigos, passando para o 8º nível. Ele decide ser ainda mais grosso e comprar Aumento de Atributo (Força) de novo, ao passo que também recebe +2 em um atributo de Ao Sabor do Destino porque já tem nível para isso. Zequinha sai para sentar o braço em mais inimigos, porque é muito grosso. Vai, Zequinha!
Esse "ainda" não está correto na pergunta e pode levar a equívocos. É importante lembrar que Acrobacia não tem nenhum uso para fazer investida em terreno difícil.Netinho Burato escreveu: ↑05 Mar 2021, 20:58Um personagem com o poder Acrobático, entre outras coisas, pode correr e fazer investidas em terreno difícil. A dúvida é: ele ainda precisa fazer um teste de acrobácia caso faça uma dessas coisas?
A princípio, quem não tem esse poder só "não pode fazer investida em terreno difícil" (p. 221).
E quem tem o poder não é impedido disto, e só (p. 129).
Chequei essa questão com o Guilherme, ele disse que regras conforme escritas ainda tem que fazer o teste para esses terrenos e situações que não são classificadas como terreno difícil...Se não, ele ainda precisaria fazer os testes em terrenos irregulares/escorregadios como apresentado na página 250 do livro (255 do PdF)?
Mas que ele não cobraria o teste do jogador para não enrolar o jogo, porque o personagem tende a passar no teste com facilidade, de qualquer forma. Mas isso é uma sugestão, apenas.
P.S: eu também não cobraria, eu creio, porque esses terrenos (difíceis-mas-nem-tanto) não serem ignorados e os difíceis de fato serem me parece menos interessante. Porém, acredito que vai ter gente que vai achar mais interessante seguir as RCE a risca, por questões de equilíbrio.
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É bem simples. Você só compra esse poder 1 única vez. Ao fazer isso, ganha tudo que ele dá até o nível que você tem direito e ganhará todo o restante só por passar para os próximos níveis.
Não. O que pode ser substituído são os poderes das classes. Um guerreiro, por exemplo, ao atingir o 2º nível, tem direito a um poder de guerreiro. Se quiser, ele pode substituir esse poder de classe por um poder geral.Pq os benefícios todos podem ser substituídos por outros poderes, equivalentes não podem?
Vou dar um exemplo:
Zequinha é um Guerreiro de 6º nível. Ele é um grosso e comprou Aumento de Atributo (Força) em todos os níveis do 2º ao 6º. Ao passar para o 7º nível, Zequinha decide comprar Ao Sabor do Destino. Ele recebe +2 em uma perícia, +1 na defesa e +1 em rolagens de dano do poder, porque já está tem níveis para isso. Então ele sai numa aventura e senta o braço em muitos inimigos, passando para o 8º nível. Ele decide ser ainda mais grosso e comprar Aumento de Atributo (Força) de novo, ao passo que também recebe +2 em um atributo de Ao Sabor do Destino porque já tem nível para isso. Zequinha sai para sentar o braço em mais inimigos, porque é muito grosso. Vai, Zequinha!
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Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20
Puxa, isso não é meio apelativo?Khrjstjano escreveu: ↑06 Mar 2021, 14:09É bem simples. Você só compra esse poder 1 única vez. Ao fazer isso, ganha tudo que ele dá até o nível que você tem direito e ganhará todo o restante só por passar para os próximos níveis.
Digo, não é muito forte UM poder dar tudo isso?
OBS: obrigado pela resposta
- Khrjstjano
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Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20
Esse poder te priva de usar itens mágicos. Você tem que pensar bem se o compra ou não.MauricioPC escreveu: ↑06 Mar 2021, 21:30Puxa, isso não é meio apelativo?Khrjstjano escreveu: ↑06 Mar 2021, 14:09É bem simples. Você só compra esse poder 1 única vez. Ao fazer isso, ganha tudo que ele dá até o nível que você tem direito e ganhará todo o restante só por passar para os próximos níveis.
Digo, não é muito forte UM poder dar tudo isso?
OBS: obrigado pela resposta
Se o mestre seguir a risca o que o sistema propõem (itens mágicos não estão à venda, são difíceis de conseguir e você dificilmente vai ter exatamente os que gostaria), esse poder se torna bem interessante. Ele é seguro.
Já se itens mágicos forem mais fáceis de obter, por qualquer motivo que seja, ele se torna menos interessante. Talvez até ruim, comparativamente falando, conforme o que estiver à disposição na campanha.
Recomendo sempre falar com o mestre antes de comprá-lo. Aí tem menos risco.
De nada.
Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20
Inventor pode utilizar os aprimoramentos da magia Luz descritos com "(Apenas Arcanos)" e "(Apenas Divinos)" seja com engenhoca ou com poção? Não há nenhum local que explica o que isso significa em termos de regra.
Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20
Pode, só tem que separar o tipo.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
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"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
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"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
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Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20
Oie de novo xD
Minha dúvida dessa vez é sobre esse poder de Trog:
"Reptiliano. Você é uma criatura do tipo monstro e recebe visão no escuro, +1 na Defesa e, se estiver sem armadura ou roupas pesadas, +5 em Furtividade."
Não sei o q interpretar por "armadura ou roupas pesadas". seria "armadura pesada ou roupa pesada" permitindo armadura leve? ou é qualquer armadura e "roupa pesada"? outra coisa é: o que é "roupa pesada"? poderia usar um traje pra ganhar seus bônus?
Obrigado pela ajuda!
Minha dúvida dessa vez é sobre esse poder de Trog:
"Reptiliano. Você é uma criatura do tipo monstro e recebe visão no escuro, +1 na Defesa e, se estiver sem armadura ou roupas pesadas, +5 em Furtividade."
Não sei o q interpretar por "armadura ou roupas pesadas". seria "armadura pesada ou roupa pesada" permitindo armadura leve? ou é qualquer armadura e "roupa pesada"? outra coisa é: o que é "roupa pesada"? poderia usar um traje pra ganhar seus bônus?
Obrigado pela ajuda!
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Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20
Duvidas duvidosas...
Uma criatura afetada pelo poder Canção Assustadora do bardo e que falhe na resistência contra a magia Amedrontar, fica Apavorado durante toda a cena?
A outra, é mais sobre um desbalanceamento nas magias(arcanas) em geral, acho o Arcanista Evocador como o único que foi "lembrado" na hora da criação, e nem vou falar que existem 4 Poderes(de classe) destinados aos Evocadores, me prenderei apenas nas Magias; Não deveria haver algum tipo de limitação por círculos para o dano causado por magias?
Afinal, um Arcanista de nivel 4, Inteligencia +6, Magia Ilimitada e Arcano de Batalha, pode usar umToque Chocante com estrondosos 11d8+17!!!! Dano suficiente para deixar uma criatura de ND 3 bem ferida!! Porém, esse mesmo arcano, não conseguiria afetar essa criatura com uma magia que cause um outro tipo de efeito, como Amedrontar ou Sono, já que essas magias necessitam de círculos mais altos para afetarem criaturas de ND acima de 2. Tudo bem, alguem vai dizer que um dragão filhote(ND 3) provavelmente resistiria no teste de Fortitude CD 18 do toque chocante, mas essa métrica também deveria contar para outras magias, não? Um dragão também teria alta chance de resistir as magias citadas anteriormente(Amedrontar/Sono), ficando apenas Abalado ou Fatigado, mas nesse caso, ele é imune.
Para a possivel resposta dizendo que o balanceamento é feito pelo custo de mana, já que o Toque Chocante custaria 10PM, enquanto o Amedrontar custaria apenas 3PM, usarei outro exemplo; Explosão de Chamas pode causar 9d6+6 em um cone de 6m, pelo mesmo custo de mana(8PM) que um Amedrontar afetaria todas as criaturas em alcance curto!! Porém, o dano afetaria criaturas de QUALQUER Nivel de Dificuldade, o Amedrontar, não.
A questão ficou meio longa na explicação, então resumidamente eu quero saber como lidar com esse "desequilíbrio" e como poderia ser feito para ajusta-lo, ou se não for necessário esse ajuste(supondo que não foi feito um "super combo de dano para agradar os fans" que deixou a Magia realmente desbalanceada e que na verdade existe um equilíbrio que eu não tenha notado), qual seria o ponto de equilíbrio?
Uma criatura afetada pelo poder Canção Assustadora do bardo e que falhe na resistência contra a magia Amedrontar, fica Apavorado durante toda a cena?
A outra, é mais sobre um desbalanceamento nas magias(arcanas) em geral, acho o Arcanista Evocador como o único que foi "lembrado" na hora da criação, e nem vou falar que existem 4 Poderes(de classe) destinados aos Evocadores, me prenderei apenas nas Magias; Não deveria haver algum tipo de limitação por círculos para o dano causado por magias?
Afinal, um Arcanista de nivel 4, Inteligencia +6, Magia Ilimitada e Arcano de Batalha, pode usar umToque Chocante com estrondosos 11d8+17!!!! Dano suficiente para deixar uma criatura de ND 3 bem ferida!! Porém, esse mesmo arcano, não conseguiria afetar essa criatura com uma magia que cause um outro tipo de efeito, como Amedrontar ou Sono, já que essas magias necessitam de círculos mais altos para afetarem criaturas de ND acima de 2. Tudo bem, alguem vai dizer que um dragão filhote(ND 3) provavelmente resistiria no teste de Fortitude CD 18 do toque chocante, mas essa métrica também deveria contar para outras magias, não? Um dragão também teria alta chance de resistir as magias citadas anteriormente(Amedrontar/Sono), ficando apenas Abalado ou Fatigado, mas nesse caso, ele é imune.
Para a possivel resposta dizendo que o balanceamento é feito pelo custo de mana, já que o Toque Chocante custaria 10PM, enquanto o Amedrontar custaria apenas 3PM, usarei outro exemplo; Explosão de Chamas pode causar 9d6+6 em um cone de 6m, pelo mesmo custo de mana(8PM) que um Amedrontar afetaria todas as criaturas em alcance curto!! Porém, o dano afetaria criaturas de QUALQUER Nivel de Dificuldade, o Amedrontar, não.
A questão ficou meio longa na explicação, então resumidamente eu quero saber como lidar com esse "desequilíbrio" e como poderia ser feito para ajusta-lo, ou se não for necessário esse ajuste(supondo que não foi feito um "super combo de dano para agradar os fans" que deixou a Magia realmente desbalanceada e que na verdade existe um equilíbrio que eu não tenha notado), qual seria o ponto de equilíbrio?