DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Tormenta é o RPG mais completo do Brasil. São tantos suplementos que você vai mesmo precisar conversar com o pessoal para acompanhar tudo!
Avatar do usuário
Pyromancer
Administrador
Mensagens: 645
Registrado em: 06 Dez 2013, 18:29
Localização: Prendik

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Pyromancer » 03 Jun 2021, 20:40

Continuando:
ethylliel escreveu: Relâmpago flamejante de Reynard, magia sustentada, uso com ação de movimento.
1 - em tese, não tem restrição para dois usos.
Um com cada mão.
Todos concordam ou se aplica uma magia por tipo de ação?
Na verdade, você não pode usar duas vezes o Relâmpago Flamejante de Reynard ao mesmo tempo. Isso é explicado na página 164 do módulo básico, no trecho Sustentada: "Você só pode manter uma magia sustentada por vez."
ethylliel escreveu: Porém, ao ser utilizada em conjunto com soco de arsenal, duração cena.

Seriam 2 ataques corpo a corpo com alcance prolongado + 1 ou 2 rajadas, os movimentos são considerados separados.

Até aqui, acho que sem crise.
Não entendi de onde você tirou que seriam 2 ataques corpo-a-corpo mais 1 ou 2 rajadas. Considerando que você já invocou as duas magias anteriormente, você continua tendo apenas uma Ação de Movimento e uma Ação Padrão por rodada. Você poderia usar a Ação de Movimento para disparar uma rajada normal e depois a Ação Padrão para usar um ataque corpo-a-corpo prolongado ou uma rajada normal ou uma rajada dupla (encerrando a magia de Relâmpago Flamejante de Reynard). Quais seriam os motivos para ser de outra forma?
ethylliel escreveu: Nos aprimoramentos, eu não me recordo agora se é possível aumentar o dano para esse aprimoramento e alterar o dano para essência. Alguém Sabe? Essência parece que não é possível, já que entra na regras de mudanças. Mas, o dano que sai da padrão para aprimorada poderia ser aumentado?
No meu entendimento, não poderia aplicar nenhum dos dois aprimoramentos (aumentar o dano e mudar o tipo de dano para essência) a esse aprimoramento de cena, porque a magia em si deixa de causar dano (logo não tem o que aumentar ou mudar). Mas confesso que nessa questão eu fico bastante em dúvida.
ethylliel escreveu: Já vou deixar aqui o compartilhamento de dança das lâminas. Magia padrão, ao custo de 1 PM, permite um ataque corpo a corpo livre e soco de arsenal, na versão aprimorada, aumenta o alcance de um ataque corpo a corpo. É o típico combate sujo, sem novidades.

A questão é se as manobras seriam restritas por bom senso, não tem restrição e se os poderes gerais de ataque corpo a corpo são todos aplicáveis ao soco de arsenal aprimorado...

Ex: assassinar + oportunismo + ataque furtivo. Esse eu acho ok. Mas, não rolaria um veneno ou efeitos de arma ou não tem restrição, já que é tratado como alcance natural?
Do modo como a magia está escrita, as regras que se aplicam a ataques corpo-a-corpo normais continuam se aplicando ao Soco de Arsenal aprimorado, sem restrição.
ethylliel escreveu:Digamos que se utilizar salto dimensional, já com as magias ativas ou invisibilidade para deixar os alvos desprevenidos... O assassinar é aplicável em um único alvo, ok. Mas, o furtivo seria aplicado em todos?
Depende: pela descrição da habilidade, Ataque Furtivo só pode ser utilizado uma vez por rodada. Então você até pode aplicar Ataque Furtivo a todos os seus inimigos, desde que ataque um deles a cada rodada, e todos continuem desprevenidos até seu próximo ataque. E não esqueça que Invisibilidade termina automaticamente se você realizar um ataque enquanto está invisível (a menos que você utilize o aprimoramento de +7 PM).
ethylliel escreveu: Surgiu a discussão de estratégias de combate aqui para projeções de níveis.
Eu quero usar a duplicata ilusória como parte de manobra, por exemplo, flanquear. Atacando com a duplicata em conjunto.
Ambos somos idênticos, porém ela só usa magia.
Agora veja que uma magia pode sair da duplicata e não de mim, enquanto fazemos o Mesmo movimento. Que é o caso das magias com ataque como parte da execução. Se ambos estamos fazendo o mesmo ataque, porém um com magia e outro não, a questão é - a duplicata solta através da execução o toque chocante e eu o ataque como parte da execução, na verdade, é mera reprodução, ambos estão fazendo o mesmo movimento, só que a magia sai de um só, ou de ambos se usar magia acelerada. O bônus de flanquear é aplicável e o ataque sai do personagem e a magia da duplicata?
Outro cenário é a duplicata estar ajudando outro personagem e eu executar esse mesmo movimento - atacando um com a duplicata e outro com o personagem.
Gastando uma ação de movimento para ver através. Possibilidade, com ou sem penalidade, ângulo de visão?
Não sei se eu entendi muito bem as suas questões. Tendo uma Duplicata Ilusória, você pode escolher se quer usar uma magia partindo de você ou partindo da Duplicata, mas não pode lançar uma magia através de você e outra partindo da Duplicata. E como a Duplicata é intangível, no meu entendimento ela não dá bônus para Flanquear.

Continuo com as próximas dúvidas assim que possível.

Avatar do usuário
Pyromancer
Administrador
Mensagens: 645
Registrado em: 06 Dez 2013, 18:29
Localização: Prendik

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Pyromancer » 03 Jun 2021, 22:18

Continuando:
Greerlan Nerlee escreveu: Ataque Especial, Ataque Poderoso, Golpe Pessoal e afins somam com Tornado de Dor do Guerreiro? (Para fins de uso em guilda, um consenso médio para uso de vários mestres e não de um só).
Todos eles se somam. Te deixo linkada aqui uma resposta do Khrjstjano em que ele explica isso melhor. (Ele não cita Ataque Poderoso nessa resposta, mas o princípio é o mesmo, ele funciona da mesma forma.)
Greerlan Nerlee escreveu: O movimento extra concedido pelo aliado-montaria Cavalo, que segundo a regra é só para movimentação, pode ser usado em conjunto com a ação padrão dada por Velocidade, para uma segunda investida no mesmo turno?
(Investida não é só movimentação, isso excluiria o uso, mas o uso da ação de movimento nela é para se movimentar até o alvo. Isso pode, Arnaldo?).
Te confesso que fiquei em dúvida nessa, mas no meu entendimento não pode - pelo motivo que você apresentou entre parênteses (a Ação de Movimento extra da montaria é só para se movimentar, e para realizar a segunda Investida você teria que trocar ela e a Ação Padrão de Velocidade por uma Ação Completa, o que acabaria ferindo a regra da montaria).
blacksand escreveu: Olá! Vou começar a jogar uma campanha em T20 e gostaria de saber como algumas mecânicas funcionam em Osteons.

=> O poder "Carícia Sombria" (pág. 133) e a magia "Toque Vampírico" (pág. 201) causam Xd6 pontos de dano de trevas em 1 criatura alvo, e o conjurador recupera PVs iguais a metade do dano causado. Supondo que um Osteon selecione a si mesmo como criatura alvo, e sabendo que ele recupera PVs por dano de trevas, qual o total recuperado? Seria xd6 + metade? Ou apenas xd6 e a redundância do poder/magia não funcionaria? Ou ainda ele recuperaria xd6 e tomaria metade disso em dano?
Vou deixar aqui o link para a resposta oficial (se der algum problema, está a partir do tempo 1:37:38, aproximadamente). Em resumo: você cura o dano de trevas, e é isso (a parte de recuperar PVs igual à metade do dano causado não funciona).
blacksand escreveu: => Se usada a magia "Vitalidade Fantasma" (pág. 203), com acréscimo de 5 PMs, considerando mortos-vivos na área, o resultado final da magia seria: cada morto-vivo recupera 1d8 de vida (dano de trevas) e o conjurador ganha o mesmo valor em PV temporário até o final da cena?
Eu admito que fico em dúvida nessa resposta também. Perceba que o aprimoramento de +5 PM de Vitalidade Fantasma fala em "criaturas vivas na área", e a pg. 270 do módulo básico descreve "Morto-Vivo" como "cadáveres animados por energia negativa". Logo, no meu entendimento, essa magia com esse aprimoramento não funcionam em mortos-vivos (e nem em construtos). Mas suponhamos que ela funcionasse, ainda assim o efeito dela estaria restrito pela resposta acima (ou seja, os mortos-vivos na área regenerariam o dano de trevas, mas o osteon conjurador não recuperaria nenhum PV).
blacksand escreveu: => Supondo uma adaga com encantamento "Tumular" (pág. 322), se um Osteon decidir "lixar as unhas" com ela, ele causaria 1d4+mod. Força (dano de perfuração) +2d8 (dano de trevas aumentado gastando 2 PMs com efeito colateral abaixo descrito), onde ele reduz automaticamente perfuração 5 e recuperaria o dano em trevas no PV, certo? E quanto ao efeito colateral de "sofrer 1d8 de dano de trevas por sugar o calor ao redor"? Ele também recupera PV desse suposto efeito colateral?
No meu entendimento, baseado nas respostas anteriores, o funcionamento seria o seguinte:

Caso 1 (não gasta os 2 PM): 1d4 + mod. Força (dano de perfuração) + 1d8 dano de trevas. Ele absorve 5 do dano de perfuração; o que não for absorvido pela Armadura Óssea ele sofre de dano; e os 1d8 de dano de trevas ele regenera (recupera em PVs).

Caso 2 (gasta os 2 PM): 1d4 + mod. Força (dano de perfuração) + 2d8 dano de trevas (efeito normal) + 1d8 dano de trevas (efeito colateral). O dano de perfuração funciona como no Caso 1; os 2d8 de dano de trevas ele regenera (recupera em PVs); os 1d8 de dano de trevas do efeito colateral é ignorado.

Assim que possível eu tento responder as últimas perguntas que faltaram.

Avatar do usuário
Pyromancer
Administrador
Mensagens: 645
Registrado em: 06 Dez 2013, 18:29
Localização: Prendik

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Pyromancer » 03 Jun 2021, 22:45

Continuando:
MPendragon55 escreveu: Olá pessoal, tô com uma dúvida sobre a magia possessão, na magia diz que vc continua usando sua ficha mas com os atributos físicos e deslocamento da criatura, e com o aprimoramento vc ganha acesso as habilidades de raça e classe da criatura, o que pelo que entendi se possuir um guerreiro com essa magia vc seria um acanista e também um guerreiro com todas as habilidades que ele tinha. E com o aprimoramento que torna a magia permante vc seria um puta personagem com habilidades de duas classes disponíveis é isso mesmo?
Dá até medo de "dizer isso em voz alta", mas no meu entendimento é isso mesmo. Apenas leve em consideração que o guerreiro possuído teria direito a testes diários de Vontade para tentar retomar seu corpo (e um guerreiro fodão com certeza teria também aliados fodões para tentar ajudá-lo a resolver o problema).
MPendragon55 escreveu: Essa é apenas uma curiosidade, sendo um acanista mago e usasse possessão com seus aprimoramentos e roubasse o corpo de um acanista feiticeiro vc viraria um conjurador mago feiticeiro?
No meu entendimento, é isso mesmo também. As regras não cobrem esse tipo de situação muito bem, então mais que isso teria que pensar bastante pra desenvolver.
ANok escreveu: Saudações, uma duvida referente a combate a distancia
Se um personagem de ataque a distancia atacar um inimigo que esteja engajado a um aliado(do atacante) o atacante tem -5 no teste de pontaria ou isso só se aplica a se o atacante estivesse tentando atacar com uma arma de alcance conta um alvo a distancia corpo a corpo
Usar o poder de combate Disparo Preciso removeria essa penalidade somente se o atacante estiver corpo a corpo e/ou também removeria se o inimigo estivesse corpo a corpo de um aliado?
A página 219, trecho Atirando em Combate Corpo a Corpo, deixa claro: "Uma criatura está em combate corpo a corpo se estiver a 1,5m (adjacente) de qualquer inimigo (incluindo você)." Ou seja, você recebe a penalidade de -5 ao atacar uma criatura que esteja adjacente a você, ou que esteja adjacente a qualquer outro inimigo dela.

O poder Disparo Preciso remove essa penalidade para ambos os casos (ele fala em "oponentes envolvidos em combates corpo a corpo", e não "oponentes envolvidos em combate corpo a corpo com você" ou "oponentes envolvidos em combate corpo a corpo com outras criaturas").
ANok escreveu: Outra duvida, se pode pegar Saque rápido varias vezes pra diminuir o tempo de recarga de uma arma?
A descrição do poder não fala nada em ele ser cumulativo, então não.
Rehaell escreveu: Olá, vou começar uma campanha de T20 e criaram um paladino osteon, quero saber como funcionária a cura pelas mãos e a aura de cura, não dá pra tirar isso dele!
Cura pelas Mãos funciona normalmente, a questão é que se você tentar utilizá-la em si próprio irá sofrer dano, ao invés de curar (visto que é uma habilidade mágica de cura). A mesma coisa para a Aura de Cura (com a diferença de que esta você não pode escolher não ser afetado). Essas são as consequências de escolher uma combinação de personagem com características claramente conflitantes (o que não significa que não seja um personagem muito legal, totalmente pelo contrário).

Acho que agora deu pra zerar o tópico, ou ficou alguma questão pra trás?

ethylliel
Mensagens: 95
Registrado em: 07 Out 2018, 00:04

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por ethylliel » 04 Jun 2021, 09:11

Pyromancer,

Se a duplicata ilusória está ativada e o pj está sobre velocidade e/ou surto heróico.

Na projeção é bardo 14/ladino 6.
Velocidade permite 2 ações padrões (ou uma extra de movimento)
2 padrões e 1 de movimento, esse é o padrão.
Podendo ser aumentado as ações por outros poderes.
Magia iniciada pela duplicata, QQ uma com alvo e ação padrão, a magia é real... PJ usando a outra ação padrão para atacar... Pq não se aplicaria o flanquear, a cópia é intangível, mas a magia é real e o alvo não consegue diferenciar sem teste e mesmo que diferencie a magia continua sendo real.
Eu já uso flanquear com monstro sem problemas - velocidade me permite usar a ação extra para comandar e o monstro tem a própria ação de movimento.

Ainda poderia utilizar outros poderes - dança das lâminas, iniciar a magia pela cópia é ação padrão - o que atende os requisitos do poder, gastando 1 PM tem um ataque livre. Assim, nem usaria uma das duas ações padrões.

Voltando 2 ações padrões e 1 de movimento.
Magia padrão lançada pela cópia, acionado dança das lâminas usando 1 PM e tendo um ataque livre com o PJ. Usou uma ação padrão, restando uma ação padrão e uma de movimento.
Nessa segunda ação padrão, poderia fazer outro ataque, comandar um monstro ou fazer QQ outra ação padrão e utilizar outros poderes que se ativam pela execução de ação padrão...
Tendo restado a ação de movimento.

Sobre o relâmpago flamejante de Reynard, não é duas magias, é se a magia estiver ativa, se tem limitação para usar duas rajadas em separado, já que cada rajada usa uma ação de movimento, se eu usar velocidade ladina, ganho uma ação de movimento extra ou uma ação de movimento de velocidade, por exemplo... Tendo duas ações de movimento seria possível usar as duas rajadas separadas?

Total de ações possíveis no turno com velocidade ativada cena.
Magia padrão + ataque livre (dança das lâminas) custo 1 PM (se usar velocidade aprimorada dá para repetir).
Ação padrão + magia de ilusão como ação livre (prestidigitacao) custo da magia
Ação de movimento do turno + ação de movimento de velocidade ladina.
Se usar prestidigitacao não pode usar outra magia com ação livre, se não usar tem uma magia de ação livre.
E as reações.

Avatar do usuário
Rubro
Mensagens: 62
Registrado em: 10 Fev 2021, 22:29

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Rubro » 04 Jun 2021, 15:26

Pyromancer escreveu:
03 Jun 2021, 19:07
Continuando:
Rubro escreveu: Eu não entendi muito bem como a magia Fúria do Panteão funciona. Mais especificamente esse efeito de nuvem dela. Como assim "nuvem de tempestade com 90m de lado"? Eu escolho uma linha com 90m de lado dentro do alcance de 90m e a nuvem é essa linha somente? Ou é como se a nuvem se estendesse num quadrado em que cada um dos quatro lados está a 90m de distância de quem a conjurou?
É preciso ficar atento que são duas coisas diferentes, o Alcance e a Área. No caso de Fúria do Panteão, o alcance é Longo, o que significa que o ponto onde a magia será invocada tem que estar no máximo a esta distância do conjurador. E a área é "nuvem de tempestade com 90m de lado". O livro de fato não explica o que é uma "nuvem", mas considere que é o equivalente a uma esfera com (neste caso) 90m de raio. Digo isso baseado nas antigas regras do D&D 3.5 (que originaram o Tormenta RPG, e depois o Tormenta 20), onde as magias de nuvem se encaixavam na categoria de área de "dispersão", que simplificando podemos encarar dessa maneira (se você tiver acesso, dá pra olhar a pg. 175 do Livro do Jogador de D&D 3.5).
Muito obrigado, Pyromancer! Ficou muito mais claro agora para eu visualizar esta magia. Aproveito parar tirar outra dúvida. Aprimoramentos em magias contam como habilidades de custa variável, certo? Mas o limite de PM que eu posso gastar é o nível de personagem ou da classe conjuradora? Exemplo: Um personagem multiclasse guerreiro nível 1 e mago nível 3 pode gastar até 3 PM numa única magia ou ele pode gastar até 4 PM?

Avatar do usuário
Lord Seph
Mensagens: 14163
Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Lord Seph » 05 Jun 2021, 08:26

Habilidades de classe o limite será sempre de classe.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.

Avatar do usuário
ISMurff
Mensagens: 3273
Registrado em: 10 Dez 2013, 13:50

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por ISMurff » 05 Jun 2021, 09:41

Tenho um guerreiro NVL05 com redutor de -2 no modificador de Força. Se eu pegar o poder Golpe Pessoal a distância e conjurador para uma funda e colocar a magia cura mágica, posso curar meus aliados com um ataque que causa 1d4-2 mais a cura???
"Barbárie é o estado natural da humanidade. A civilização não é algo natural. É um capricho de circunstância. O barbarismo há de triunfar sempre no final."

- Robert E. Howard

Avatar do usuário
Pyromancer
Administrador
Mensagens: 645
Registrado em: 06 Dez 2013, 18:29
Localização: Prendik

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Pyromancer » 05 Jun 2021, 13:50

ethylliel escreveu: Se a duplicata ilusória está ativada e o pj está sobre velocidade e/ou surto heróico.

Na projeção é bardo 14/ladino 6.
Velocidade permite 2 ações padrões (ou uma extra de movimento)
2 padrões e 1 de movimento, esse é o padrão.
Podendo ser aumentado as ações por outros poderes.
Magia iniciada pela duplicata, QQ uma com alvo e ação padrão, a magia é real... PJ usando a outra ação padrão para atacar... Pq não se aplicaria o flanquear, a cópia é intangível, mas a magia é real e o alvo não consegue diferenciar sem teste e mesmo que diferencie a magia continua sendo real.
Eu já uso flanquear com monstro sem problemas - velocidade me permite usar a ação extra para comandar e o monstro tem a própria ação de movimento.

Ainda poderia utilizar outros poderes - dança das lâminas, iniciar a magia pela cópia é ação padrão - o que atende os requisitos do poder, gastando 1 PM tem um ataque livre. Assim, nem usaria uma das duas ações padrões.

Voltando 2 ações padrões e 1 de movimento.
Magia padrão lançada pela cópia, acionado dança das lâminas usando 1 PM e tendo um ataque livre com o PJ. Usou uma ação padrão, restando uma ação padrão e uma de movimento.
Nessa segunda ação padrão, poderia fazer outro ataque, comandar um monstro ou fazer QQ outra ação padrão e utilizar outros poderes que se ativam pela execução de ação padrão...
Tendo restado a ação de movimento.
Agora entendi melhor sua questão. Confesso que não tenho certeza de resposta aqui. Dado que se trata de uma magia de 4º Círculo, acho que talvez seria justo permitir que a duplicata conceda o bônus para Flanquear (apenas lembrando que, ao causar uma interação com o alvo, ele teria direito a um teste de Vontade para perceber que se trata de uma ilusão).
ethylliel escreveu: Sobre o relâmpago flamejante de Reynard, não é duas magias, é se a magia estiver ativa, se tem limitação para usar duas rajadas em separado, já que cada rajada usa uma ação de movimento, se eu usar velocidade ladina, ganho uma ação de movimento extra ou uma ação de movimento de velocidade, por exemplo... Tendo duas ações de movimento seria possível usar as duas rajadas separadas?
Entendi. A magia não fala em limite de quantas vezes pode ser utilizada por rodada, então eu entendo que você pode usar uma rajada sempre que tiver uma Ação de Movimento disponível. Portanto, se você tiver X Ações de Movimento em uma rodada, seja pelo motivo que for, poderia sim disparar X rajadas (1 por ação).
Rubro escreveu: Muito obrigado, Pyromancer! Ficou muito mais claro agora para eu visualizar esta magia. Aproveito parar tirar outra dúvida. Aprimoramentos em magias contam como habilidades de custa variável, certo? Mas o limite de PM que eu posso gastar é o nível de personagem ou da classe conjuradora? Exemplo: Um personagem multiclasse guerreiro nível 1 e mago nível 3 pode gastar até 3 PM numa única magia ou ele pode gastar até 4 PM?
Lord Seph escreveu: Habilidades de classe o limite será sempre de classe.
Se você quiser conferir a resposta do Lord Seph, está no trecho Gasto de PM, na pg. 32 do módulo básico (perceba que Magias estão entre as habilidades de classe das classes conjuradoras).
ISMurff escreveu: Tenho um guerreiro NVL05 com redutor de -2 no modificador de Força. Se eu pegar o poder Golpe Pessoal a distância e conjurador para uma funda e colocar a magia cura mágica, posso curar meus aliados com um ataque que causa 1d4-2 mais a cura???
No meu entendimento, pode sim (estou assumindo que com "cura mágica" você está se referindo a Curar Ferimentos).

Avatar do usuário
ISMurff
Mensagens: 3273
Registrado em: 10 Dez 2013, 13:50

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por ISMurff » 05 Jun 2021, 14:36

Isso. A ideia é usar uma funda com Curar Ferimentos e usando como munição pedras. Aí sempre vou dar apenas 1 de dano e curar o valor de Curar Ferimentos em aliados a longa distância.

Sabendo disso, como são aliados eu ainda ia precisar rolar o acerto do ataque? Mesmo o aliado aceitando receber o golpe?
"Barbárie é o estado natural da humanidade. A civilização não é algo natural. É um capricho de circunstância. O barbarismo há de triunfar sempre no final."

- Robert E. Howard

ethylliel
Mensagens: 95
Registrado em: 07 Out 2018, 00:04

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por ethylliel » 05 Jun 2021, 21:49

Pyromancer
Grato pela atenção e resposta.

Responder

Voltar para “Tormenta”