DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

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Khrjstjano
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Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Khrjstjano » 24 Jan 2022, 23:37

Nick Halden escreveu:
24 Jan 2022, 22:06
Boa noite. Tenho algumas dúvidas sobre venenos:
- Quanto tempo leva para eu colocar veneno em uma arma?

- Eu posso colocar antes do combate e ela durará até o primeiro acerto?
Página 305.
  • Venenos são divididos pelo método de inoculação.
    Aplicar um veneno de contato ou ferimento em uma
    arma é uma ação padrão
    , com 10% de chance de expo-.
    sição acidental (o poder Venefício ignora essa chance).
    O veneno permanece na arma até acertar um ataque
    ou até o fim da cena (o que acontecer primeiro)
    .
+12 (...) somando todos os dados de dano?
Não.
Ou o veneno potente dá +1 para cada dado de dano de veneno?
Sim.
  • Veneno Potente. A CD para resistir aos venenos
    que você usa aumenta em +2 e esses venenos causam
    +1 ponto de dano por dado de dano
    . Pré-requisito:
    treinado em Ofício (alquimia).
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Ethan
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Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Ethan » 25 Jan 2022, 13:04

sobre item esoterico, aquele item que da +1 de cd contra magias, o carrilhão consagrado, se eu colocar 3 modificações nele pra aumentar cd, serveria?
carrilhão de mitral, poderoso e implacável daria +5 de cd contra magias?

ManoLimao
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Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por ManoLimao » 25 Jan 2022, 13:20

Boa tarde.

Ao usar Kiai Divino:

* maximizaria o dano do ataque furtivo?
* maximizaria o dano de venenos presentes na arma ao realizar o ataque?
* caso o ataque fosse proveniente de magia como Toque chocante (usando o aprimoramento), maximizaria o dano desta?

Sobre distância de ataque natural (combate corpo a corpo):
* uma criatura de tamanho grande, tendo alcance natural de 3m, essa distância é mensurada a partir de qual ponto? Da borda ou do centro do token? Caso for do centro, ela só poderia atacar criaturas adjacentes?

Sobre a magia Conjurar elemental:
"[..] pode funcionar como um aliado mestre do tipo destruidor (mas sem custo em PM) e mais um tipo entre os indicados a lista abaixo."

* O segundo tipo do aliado, também é considerado mestre?

Victor Francisco
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Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Victor Francisco » 25 Jan 2022, 15:36

Olá boa tarde.

Tamanho
O tamanho de uma criatura é classificado em
seis categorias: Minúsculo, Pequeno, Médio, Grande,
Enorme e Colossal. Criaturas Médias não recebem
modificadores por tamanho. Criaturas menores recebem um bônus em Furtividade e uma penalidade em
manobras de combate. Para criaturas maiores, esses
bônus e penalidades são invertidos.
Criaturas Minúsculas usam armas reduzidas, que
causam um passo a menos de dano (veja a Tabela
3-2: Dano de Armas, na página 139). Criaturas
Grandes e Enormes usam armas aumentadas, que
causam um passo a mais de dano, e criaturas Colossais usam armas gigantes, que causam dois passos a
mais de dano. Uma criatura pode usar uma arma feita
para uma categoria de tamanho maior ou menor que o
dela, mas sofre –5 nos testes de ataque. Uma criatura
não pode usar uma arma feita para duas ou mais categorias de tamanho maiores ou menores que o dela.



* Sobre a regra de tamanho. Estou jogando com a Raça Ceratops (tamanho Grande) que saiu na última revista Dragão Brasil.

Dúvida 1: sobre o aumento do dano em passos, pelo tamanho. A regra é: criatura grande +1 passo de dano, criatura enorme +1 passos de dano (em relação a uma criatura grande), criatura colossal +2 passos de dano (em relação a uma criatura enorme)??
Pergunto isso, pois pelo texto não ficou claro se criaturas grande e enorme usam arma do mesmo tamanho ou seriam tamanhos diferentes aumentando, assim o passo de dano.

Dúvida 2: Uma criatura enorme pode usar uma Arma de criatura Colossal (uma categoria acima de enorme), com o poder Empunhadura Poderosa sofrendo -2 no teste de ataque, mas aumentando seu dano em 2 passos?

Empunhadura Poderosa
Ao usar uma arma feita para uma categoria de tamanho maior que a sua, a penalidade que você sofre
nos testes de ataque diminui para –2 (normalmente,
uma criatura que use uma arma feita para uma categoria de tamanho maior sofre uma penalidade de –5
nos testes de ataque). Pré-requisito: For 17.

Dúvida 3: Aumentar de tamanho também aumenta meu deslocamento padrão, que é 9m? Se sim, em quanto?


Obrigado. ^^

Ethan
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Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Ethan » 25 Jan 2022, 17:23

Dá pra usar Vestimenta da fé na armadura com o aprimoramento de fornecer o mesmo bônus em resistência, e usar no escudo pra ter o mesmo bônus ou só funciona pra o bônus de defesa?

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Khrjstjano
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Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Khrjstjano » 25 Jan 2022, 18:36

ManoLimao escreveu:
25 Jan 2022, 13:20
Ao usar Kiai Divino:

* maximizaria o dano do ataque furtivo?
Sim.
* maximizaria o dano de venenos presentes na arma ao realizar o ataque?
Dados extras de veneno do ataque, sim (ex: Natureza Venenosa, da medusa).

Dano de venenos inoculados pelo ataque, não (ex: veneno de cascavel aplicado na arma).
* caso o ataque fosse proveniente de magia como Toque chocante (usando o aprimoramento), maximizaria o dano desta?
Só do ataque.
Sobre distância de ataque natural (combate corpo a corpo):
* uma criatura de tamanho grande, tendo alcance natural de 3m, essa distância é mensurada a partir de qual ponto? Da borda ou do centro do token?
Da borda dos quadrados que ela ocupa.
...só poderia atacar criaturas adjacentes?
Ela pode atacar criaturas adjacente e também a um quadrado a mais de distância.


============================================
Victor Francisco escreveu:
25 Jan 2022, 15:36
A regra é: criatura grande +1 passo de dano, criatura enorme +1 passos de dano (...)?
Não.
...em relação a uma criatura grande(...)?
Passos de dano são aplicados em relação a dano da arma , não das criaturas.
...pelo texto não ficou claro se criaturas grande e enorme usam arma do mesmo tamanho...
O texto diz isso literalmente. :geek:
  • Criaturas Minúsculas usam armas reduzidas], que
    causam um passo a menos de dano (veja a Tabela
    3-2: Dano de Armas, na página 139). Criaturas
    Grandes e Enormes usam armas aumentadas
    , que
    causam um passo a mais de dano, e criaturas Colos-
    sais usam armas gigantes, que causam dois passos a
    mais de dano.
Uma criatura enorme pode usar uma Arma de criatura Colossal (...) aumentando seu dano em 2 passos?
Não.
Aumentar de tamanho também aumenta meu deslocamento padrão, que é 9m?
Não.


===========================
Ethan escreveu:
25 Jan 2022, 17:23
Dá pra usar Vestimenta da fé na armadura com o aprimoramento de fornecer o mesmo bônus em resistência, e usar no escudo pra ter o mesmo bônus ou só funciona pra o bônus de defesa?
Sim. O bônus em resistências também é um bônus de item (e armaduras e escudos se acumulam).

Regras conforme escritas, realmente dá pra ter dúvidas sobre isso, mas chequei isso com os autores certa vez. Essa questão deverá entrar no FAQ quando ele for atualizado, inclusive.
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Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Pyromancer » 25 Jan 2022, 19:50

Ethan escreveu:
25 Jan 2022, 13:04
sobre item esoterico, aquele item que da +1 de cd contra magias, o carrilhão consagrado, se eu colocar 3 modificações nele pra aumentar cd, serveria?
carrilhão de mitral, poderoso e implacável daria +5 de cd contra magias?
Neste caso, sim (desde que você gaste os 2 PM exigido por Mitral, claro). Lembre-se que Mitral é um material especial, o que significa que ele acumula com outra modificação (conforme pg. 156 do Tormenta 20).

Hélio Sant'Ana
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Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Hélio Sant'Ana » 26 Jan 2022, 14:24

Khrjstjano escreveu:
10 Jan 2022, 13:50
Kheo escreveu:
10 Jan 2022, 13:21
Em um treino eu poderia adiantar uma habilidade de classe que diz "no nível x você recebe y" ou "a partir do nível x você recebe y" como exemplo benção da justiça e gritar ordens?
Se o que você quer escolher é uma habilidade e ela não tem pré-requisitos para ser escolhida, você pode escolhê-la.

Textos como "no Nº nível você recebe..." e "a partir do Nº nível você..." aparecem em Habilidades de Classe apenas para informar em que níveis elas são ganhas e evitar que você precisa ficar consultando a tabela para descobrir isso. Isto é importante de se saber no caso de habilidades ganhas automaticamente após o 1º nível.
Partindo dessa resposta, habilidades como "durão" não tem pré-requisito, ela só usa o referencial citado acima, "A partir do nível 3", já que ela pode ser treinada antes do nível 3 por não ter pré-requisito, um Clérigo nível 15, poderia adiantar o poder "Mão da Divindade" já que ele também não tem pré-requisito de nível e só usa o mesmo referencial "A partir do nível 20"?

ManoLimao
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Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por ManoLimao » 26 Jan 2022, 15:50

Boa tarde.

No capitulo de ameaças do livro, nos Kobolds, temos a seguinte informação:
"Iniciativa +7, Percepção 21, visão no escuro"

levando em consideração que foge do padrão "Iniciativa +x, Percepção +y ...", esse "Percepção 21" foi um erro de escrita e seria "Percepção +21", "Percepção +1", ou algum outro valor?

Refazendo a pergunta que não foi respondida:
Sobre a magia Conjurar elemental:
"[..] pode funcionar como um aliado mestre do tipo destruidor (mas sem custo em PM) e mais um tipo entre os indicados a lista abaixo."

* O segundo tipo do aliado, também é considerado mestre?

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Khrjstjano
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Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Khrjstjano » 26 Jan 2022, 17:20

Hélio Sant'Ana escreveu:... um Clérigo nível 19, poderia adiantar o poder "Mão da Divindade"(...)?
Sim.
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