DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Tormenta é o RPG mais completo do Brasil. São tantos suplementos que você vai mesmo precisar conversar com o pessoal para acompanhar tudo!
Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6434
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Khrjstjano » 11 Abr 2022, 17:01

Joonz escreveu:
11 Abr 2022, 13:25
1 - Caso tenho dois golpes pessoais distintos, como 'golpe pessoal (preciso)' e 'golpe pessoal (destruidor amplo)', é possivel usar os dois no mesmo ataque (respeitando o limite de gastos da habilidade)?
SIim.
2- Se sim, caso tenha dois golpes pessoais seus efeitos se acumulam?
Não.

Habilidades iguais não se acumulam.
por exemplo 'golpe pessoal (brutal)' e 'golpe pessoal (brutal preciso)' eu receberia dois dados extras de dano?
O primeiro golpe pessoal brutal será desperdiçado.
Imagem

Kheo
Mensagens: 34
Registrado em: 25 Dez 2021, 19:58

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Kheo » 11 Abr 2022, 17:07

Tenho algumas perguntas sobre as interações de poderes:
1- É possível usar paródia de magias que o personagem conhece por outra forma sem ser a classe bardo? Por exemplo o personagem é arcanista 1 bardo 14 e tem botas da velocidade. Se ele utilizar botas da velocidade ele poderia copiar a magia para utilizar no aliado dele? Se ele lançasse transmutar objetos a partir da classe arcanista ele poderia copiar a magia para poder lançar com um limite de pms maior? Em todos estes casos ele estando a frente de uma superficie reflexiva para que ele possa ver alguém lançando a magia.
2- Pela resposta que foi dada no faq sobre runa de proteção sendo utilizada com engenhocas você poderia colocar a engenhoca na runa, seria possível um bardo inventor com o poder engenhoqueiro usar paródia e copiar engenhocas ?
3- Seria possível um inventor usar conceder milagre para passar uma engenhoca para o aliado e ele utilizar?

Juliuzz
Mensagens: 14
Registrado em: 04 Out 2021, 18:10

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Juliuzz » 11 Abr 2022, 20:20

Lord Seph escreveu:
11 Abr 2022, 07:30
Animais gesticulam e falam, a não ser que você vire um animal sem patas e sem vocalização, aí só com Magia Sem Gestos para Conjurar.

Não precisa complicar as coisas por pequenas diferenças anatômicas.
Na descrição da Forma Selvagem é dito "Na forma selvagem você não pode falar,". Isso é relevante para interação com certas habilidades, como uma área de silêncio, Mão na Boca ou caso te amordacem. Como descrito na Empatia Selvagem, animais podem se comunicar usando linguagem corporal e vocalizações, como rugidos, mas isso não é fala, não lembro de nenhuma parte do livro indicando uma língua animal. Até onde sei, eles só podem te responder de forma "falada" se você tiver Voz Divina ou algo que simula essa magia, como Voz da Natureza.

"Se um personagem usa a ação preparar para realizar uma ação atacar mais tarde, ele
poderá usar ações livres em conjunto com essa ação atacar?
Não. Ações livres só podem ser realizadas no turno do personagem."

O que exatamente conta como ação livre nesse caso?

Qualquer uma normal.
Acabei formulando mal minha pergunta, o que eu estou em dúvida é: Ataque Extra do guerreiro é uma Ação Livre? Só para confirmar. Haviam me dito antes que quando você prepara uma ação atacar, pode ativar tudo que seria ativado ao fazer uma ação atacar. Já me disseram que o Ataque Extra faz parte da Ação Atacar, mas outros me disseram que era uma Ação Livre.

Kuro'McDowell
Mensagens: 51
Registrado em: 31 Mar 2021, 09:11

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Kuro'McDowell » 11 Abr 2022, 23:08

Quais são as formas que eu posso aprender mais de 1 magia Divina com o poder de Arcanista (Mago) Escriba Arcano? É possível sem o uso de pergaminhos?

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6434
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Khrjstjano » 11 Abr 2022, 23:08

Kheo escreveu:
11 Abr 2022, 17:07
1- É possível usar paródia de magias que o personagem conhece por outra forma sem ser a classe bardo? Por exemplo o personagem é arcanista 1 bardo 14 e tem botas da velocidade. Se ele utilizar botas da velocidade ele poderia copiar a magia para utilizar no aliado dele? Se ele lançasse transmutar objetos a partir da classe arcanista ele poderia copiar a magia para poder lançar com um limite de pms maior? Em todos estes casos ele estando a frente de uma superficie reflexiva para que ele possa ver alguém lançando a magia.
Regras conforme escritas, é um caso inconclusivo. Ver o reflexo de alguém pode tanto ser aceito como ver alguém, como não, em regras (dá pra defender ambas as hipóteses).

Mas a intenção do poder é parodiar os outros, pelo que o Rafael já me falou. A princípio, isso pode acabar virando errata para deixar mais claro (dizendo algo como "quando vê outra criatura", por exemplo). :geek:
2- Pela resposta que foi dada no faq sobre runa de proteção sendo utilizada com engenhocas você poderia colocar a engenhoca na runa...
Aquela resposta deverá ser removida, pois era sobre a versão antiga da runa. Para a atual, o entendimento do STR é outro. :D
...seria possível um bardo inventor com o poder engenhoqueiro usar paródia e copiar engenhocas?
Esta questão independe da resposta já dada no FAQ. Para usar Paródia, é preciso ver alguém lançando uma magia.

Ao ver um inventor ativando uma engenhoca, a qual gera o efeito de uma magia, você não está vendo alguém lançar uma magia.
3- Seria possível um inventor usar conceder milagre para passar uma engenhoca para o aliado e ele utilizar?
Esta questão deverá constar no FAQ de junho.

A resposta deverá ser a mesma do novo aprimoramento de Runa de Proteção: o inventor pode usar a engenhoca para passar/colocar uma magia (de verdade) que possa lançar.

Mas aguarde até a publicação da atualização do FAQ para ter certeza de que ficará assim mesmo.

=========================
Juliuzz escreveu:
11 Abr 2022, 20:20
Usar Ataque Extra do guerreiro é uma Ação Livre?
Sim.
Haviam me dito antes que quando você prepara uma ação atacar, pode ativar tudo que seria ativado ao fazer uma ação atacar.
Conforme o FAQ, não é possível.
Já me disseram que o Ataque Extra faz parte da Ação Atacar, mas outros me disseram que era uma Ação Livre.
Usar (ativar) Ataque Extra é uma ação livre.

Nota: isto é bem limitante, mas se fosse possível ativar habilidades usadas como ação livre durante uma reação (a ação preparada é feita como reação), isto tornaria possível fazê-lo ao usar Ataque Reflexo e Ripostar, também (entre outras coisas), o que não é de interesse público. :D

====================
Kuro'McDowell escreveu:
11 Abr 2022, 23:08
Quais são as formas que eu posso aprender mais de 1 magia Divina com o poder de Arcanista (Mago) Escriba Arcano? É possível sem o uso de pergaminhos?
Você pode copiar uma magia divina do grimório de um mago que a tenha aprendido (de alguma forma qualquer).
Editado pela última vez por Khrjstjano em 11 Abr 2022, 23:50, em um total de 1 vez.
Imagem

Avatar do usuário
MageOfFire
Mensagens: 19
Registrado em: 03 Mar 2022, 18:15

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por MageOfFire » 11 Abr 2022, 23:50

Olá,

1- O dano extra do aliado Fortão ou da magia Arma Mágica com o aprimoramento de +1d6 de dano quando aplicados num ataque feito contra uma criatura com RD tem esses danos extras calculados como fontes a parte ou conjuntas?

Ex 1, a parte: Ataque de uma druida com aliado fortão e Aspecto do Verão (+1d6 de dano de Fogo extra) contra criatura com RD 5. O ataque acerta e aplico os danos 1d6+4 do ataque e retiro 5 de dano deste, 1d6 do Aspecto do Verão e retiro 5 de dano deste e, por fim, aplico 1d8 de dano do Fortão e retiro 5 de dano deste.

Ex 2, conjuntas: Ataque de uma druida com aliado fortão e Aspecto do Verão (+1d6 de dano de Fogo extra) contra criatura com RD 5. O ataque acerta e aplico os danos 1d6+4 do ataque + 1d6 do Aspecto do Verão + 1d8 de dano do Fortão e retiro 5 de dano da soma destes valores.

Abraços!
"My Blood is made of Power,
My Body your Dimension,
My Mind is bathed by the seat of Justice,
With a Benevolent Heroic Spirit,
A Soul that carries Eternal Hope
And the Heart that seeks the True Balance for the world,
In view of this I pray to you Bahamut,
Supreme God that shines in the darkest Night
And streak on the clearest Day,
Awaken the Purity of my Essence
So that I can be the blade that cut the wicker
Summa Virtude!"

Drako, Arauto da Pureza.

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6434
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Khrjstjano » 11 Abr 2022, 23:53

MageOfFire escreveu:
11 Abr 2022, 23:50
1- O dano extra do aliado Fortão ou da magia Arma Mágica com o aprimoramento de +1d6 de dano quando aplicados num ataque feito contra uma criatura com RD tem esses danos extras calculados como fontes a parte ou conjuntas?
Do FAQ, p. 93.
  • Como o bônus de dano fornecido por aliados interage com a resistência a dano dos
    oponentes?

    Embora em termos narrativos aliados sejam criaturas separadas, em termos de regras seus bônus
    de dano são tratados como parte do dano do personagem jogador. Assim, a resistência a dano de
    um oponente é aplicada à totalidade do dano causado pelo personagem (incluindo quaisquer
    bônus por aliados) e não separadamente.
    Por exemplo, um guerreiro com um aliado fortão que causa um total de 13 pontos de dano
    (somando-se seu dano ao bônus do aliado) em um inimigo com RD 5, causa 8 pontos de dano.

Ex 1, a parte: Ataque de uma druida com aliado fortão e Aspecto do Verão (+1d6 de dano de Fogo extra) contra criatura com RD 5. O ataque acerta e aplico os danos 1d6+4 do ataque e retiro 5 de dano deste, 1d6 do Aspecto do Verão e retiro 5 de dano deste e, por fim, aplico 1d8 de dano do Fortão e retiro 5 de dano deste.

Ex 2, conjuntas: Ataque de uma druida com aliado fortão e Aspecto do Verão (+1d6 de dano de Fogo extra) contra criatura com RD 5. O ataque acerta e aplico os danos 1d6+4 do ataque + 1d6 do Aspecto do Verão + 1d8 de dano do Fortão e retiro 5 de dano da soma destes valores.
Ex 2.
Imagem

Avatar do usuário
Lord Seph
Mensagens: 14162
Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Lord Seph » 12 Abr 2022, 07:41

Juliuzz escreveu:
11 Abr 2022, 20:20
Lord Seph escreveu:
11 Abr 2022, 07:30
Animais gesticulam e falam, a não ser que você vire um animal sem patas e sem vocalização, aí só com Magia Sem Gestos para Conjurar.

Não precisa complicar as coisas por pequenas diferenças anatômicas.
Na descrição da Forma Selvagem é dito "Na forma selvagem você não pode falar,". Isso é relevante para interação com certas habilidades, como uma área de silêncio, Mão na Boca ou caso te amordacem. Como descrito na Empatia Selvagem, animais podem se comunicar usando linguagem corporal e vocalizações, como rugidos, mas isso não é fala, não lembro de nenhuma parte do livro indicando uma língua animal. Até onde sei, eles só podem te responder de forma "falada" se você tiver Voz Divina ou algo que simula essa magia, como Voz da Natureza.
O que eu quis dizer com isso é que o animal vai falar como um animal, vulgo rugidos, grunhidos, zumbidos e coisas do tipo e vai mover suas patas de forma ameaçadora para Conjurar.

Por isso falei que não precisa complicar as coisas, o Druida em Forma Selvagem sem Magia Natural não conjura, com ele conjura e só.

E sobre a as interações com os outros poderes, simplesmente não interage.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.

Kuro'McDowell
Mensagens: 51
Registrado em: 31 Mar 2021, 09:11

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Kuro'McDowell » 12 Abr 2022, 19:26

Khrjstjano escreveu:
11 Abr 2022, 23:08
Kuro'McDowell escreveu:
11 Abr 2022, 23:08
Quais são as formas que eu posso aprender mais de 1 magia Divina com o poder de Arcanista (Mago) Escriba Arcano? É possível sem o uso de pergaminhos?
Você pode copiar uma magia divina do grimório de um mago que a tenha aprendido (de alguma forma qualquer).
Então eu poderia, mecanicamente, aprender qualquer magia divina com essa habilidade e quantas magias divinas eu quisesse? Partindo do pressuposto que o mago qual eu copiaria seria um NPC.

Avatar do usuário
Lord Seph
Mensagens: 14162
Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Lord Seph » 12 Abr 2022, 20:48

Se tiver tantos magos devotos de Wynna assim em Arton sim.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.

Responder

Voltar para “Tormenta”