DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Tormenta é o RPG mais completo do Brasil. São tantos suplementos que você vai mesmo precisar conversar com o pessoal para acompanhar tudo!
Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6230
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Khrjstjano » 12 Mai 2022, 19:52

Ethan escreveu:
12 Mai 2022, 19:28
Sendo eu um combatente com "estilo de duas armas" e "arma secundária grande" e esteja empunhando dois floretes cada um com o encanto "Veloz", eu poderia fazer um ataque adicional com cada uma das armas ao ativar o encanto em ambas?
Não.

Ao usar a ação atacar, você poderá ativar Ataque Extra 1 vez, pelo custo de 1 PM.

Vide Errata, página 13.
  • Veloz (p. 322). Substitua o texto deste encanto por: “Você recebe a habilidade Ataque Extra, do
    guerreiro. Se já a possui, ao invés disso, o custo para usá-la diminui em –1 PM”.
Imagem

MrFalange
Mensagens: 1
Registrado em: 09 Mai 2022, 03:15

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por MrFalange » 13 Mai 2022, 02:06

Uma dúvida que me surgiu, na página 96 ao explicar como funciona para ser um devoto de um Deus, é mencionado o símbolo sagrado para ter os poderes do Deus a qual se é devoto, e esse símbolo pode inclusive ser estampado na roupa não precisando ser um "item" necessariamente. Minha dúvida é a seguinte, na última errata que saiu se falou que o poder de clérigo "símbolo sagrado abencoado" o símbolo necessita ser empunhado em uma das mãos, então nesse caso não adiantaria ter o símbolo estar na roupa ou algo assim, ele tem que necessariamente utilizar uma das mãos? E esse símbolo não necessariamente tem que ser o "símbolo sagrado" que talvez usualmente o clérigo utilizaria que o deixaria com a mão livre, como somente uma estampa por exemplo.

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6230
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Khrjstjano » 13 Mai 2022, 03:01

MrFalange escreveu:
13 Mai 2022, 02:06
Uma dúvida que me surgiu, na página 96 ao explicar como funciona para ser um devoto de um Deus, é mencionado o símbolo sagrado para ter os poderes do Deus a qual se é devoto, e esse símbolo pode inclusive ser estampado na roupa não precisando ser um "item" necessariamente. Minha dúvida é a seguinte, na última errata que saiu se falou que o poder de clérigo "símbolo sagrado abencoado" o símbolo necessita ser empunhado em uma das mãos, então nesse caso não adiantaria ter o símbolo estar na roupa ou algo assim, ele tem que necessariamente utilizar uma das mãos? E esse símbolo não necessariamente tem que ser o "símbolo sagrado" que talvez usualmente o clérigo utilizaria que o deixaria com a mão livre, como somente uma estampa por exemplo.
É.
Imagem

frantor
Mensagens: 3
Registrado em: 10 Mai 2022, 19:33

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por frantor » 13 Mai 2022, 18:26

O poder kiai divino não maximiza não maximiza dano de magias, como toque chocante, beleza.

Mas e a magia Arma mágica? Porque ela diz que a arma passa a causar + 1d6 de dano ácido, eletricidade, fogo ou frio. Esse dano é maximizado por kiai divino?

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6230
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Khrjstjano » 13 Mai 2022, 18:32

Kheo escreveu:
12 Mai 2022, 11:53
Como o poder afinidade com a magia interage com Círculo da Restauração, o personagem receberia 2 PMs ao sofrer o efeito dela ?
Não.

============
frantor escreveu:
13 Mai 2022, 18:26
...a magia Arma mágica? Porque ela diz que a arma passa a causar + 1d6 de dano ácido, eletricidade, fogo ou frio. Esse dano é maximizado por kiai divino?
Sim.
Imagem

Hélio Sant'Ana
Mensagens: 12
Registrado em: 09 Jul 2021, 12:09

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Hélio Sant'Ana » 14 Mai 2022, 01:45

Uma dúvida sobre oficinas, em específico as CDs.
Digamos que eu seja um inventor nível 17, já posso fabricar itens com 6 modificações e 4 encantos.
Vou exemplificar com duas situações.
Vou fabricar uma Cimitarra com 6 modificações e 4 encantos, partindo do 0, sua CD seria: 20(item complexo) +20(6 mods) +20(4 encantos), totalizando uma CD60.

Se eu já tiver um item com as modificações aplicadas previamente, sendo necessário colocar apenas os encantos(digamos uma cimitarra com 6 mods), a CD para apenas encantar esse item leva todos os outros valores em consideração como se eu estivesse fazendo o item do 0, ou apenas a CD dos encantos(que seria +20)?

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6230
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Khrjstjano » 15 Mai 2022, 02:12

Hélio Sant'Ana escreveu:
14 Mai 2022, 01:45
Se eu já tiver um item com as modificações aplicadas previamente, sendo necessário colocar apenas os encantos(digamos uma cimitarra com 6 mods), a CD para apenas encantar esse item leva todos os outros valores em consideração como se eu estivesse fazendo o item do 0, ou apenas a CD dos encantos(que seria +20)?
Leva tudo em consideração.

Só há desconto no custo em T$, conforme indicado nas regras.
Imagem

Victor Francisco
Mensagens: 14
Registrado em: 29 Jun 2021, 02:12

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Victor Francisco » 15 Mai 2022, 14:54

Olá, boa tarde!

Por favor, poderiam me ajudar com essas questões?

*Primeiro ponto: Na DB 148, suplemento para Golens há na opção Chassi Ferro há o seguinte texto:
"+8 na classe de armadura, penalidade de armadura –5, conta como se estivesse usando armadura pesada (não soma Des na CA e tem seu deslocamento reduzido em 3m)".
Minha dúvida é, eu posso jogar com uma classe ser proficiência em armadura pesadas (como o Bárbaro), sem sofrer a penalidade de -5 em perícias de FOR e DES por não proficiência?

*Segundo ponto: Pelo que entendi ela é uma espécie de "armadura pesada natural", então ela funciona com habilidades de classe e poderes que tem pré-requisito estar usando uma armadura pesada como no caso de Bastião do Cavaleiro, e Especialização em Armadura?

*Terceiro ponto: essa "armadura natural" pode receber aprimoramentos de armadura como Reforçada, Selada, ou encantos de itens mágicos para armaduras?

*Quarto ponto: a habilidade de raça Chassi do livro básico + erratas diz: "...seu deslocamento é 6m, porém, seu deslocamento não é reduzido por uso de armadura ou excesso de carga." Se eu tiver o poder Atlético (+3m em seu
deslocamento) esse deslocamento extra modifica o limite do Chassi para 9m? Ou seja, ele poderia carregar um peso extra sem sofrer -3m pelo excesso de carga, mas recebendo as demais penalidades de peso?

*Quinto ponto: Posso usar Frenesi (Bárbaro)e Ataque Extra (Guerreiro) com a mesma atacar (ação padrão)? Totalizando 3 ataques por ação atacar?

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6230
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Khrjstjano » 15 Mai 2022, 18:41

Victor Francisco escreveu:
15 Mai 2022, 14:54
Na DB 148, suplemento para Golens há na opção Chassi Ferro há o seguinte texto:
"+8 na classe de armadura, penalidade de armadura –5, conta como se estivesse usando armadura pesada (não soma Des na CA e tem seu deslocamento reduzido em 3m)".
Minha dúvida é, eu posso jogar com uma classe ser proficiência em armadura pesadas (como o Bárbaro), sem sofrer a penalidade de -5 em perícias de FOR e DES por não proficiência?
Regras conforme escritas, bem ao pé da letra, sim.

A penalidade é aplicada quando um personagem está "vestindo uma armadura ou escudo que não saiba usa" (Tormenta20, p. 148) e você não está vestindo uma.
...ela funciona com habilidades de classe e poderes que tem pré-requisito estar usando uma armadura pesada como no caso de Bastião do Cavaleiro, e Especialização em Armadura?
Sim.

Ambos os poderes dão seus benefícios "se você estiver usando armadura pesada" e você conta como se estivesse usando.
...pode receber aprimoramentos de armadura como Reforçada, Selada, ou encantos de itens mágicos para armaduras?
Não.

"É possível adicionar modificações a um item" (Tormenta20, p. 155). Chassi não é um item.
a habilidade de raça Chassi do livro básico + erratas diz: "...seu deslocamento é 6m, porém, seu deslocamento não é reduzido por uso de armadura ou excesso de carga." Se eu tiver o poder Atlético (+3m em seu
deslocamento) esse deslocamento extra modifica o limite do Chassi para 9m?
Sim.
Ou seja, ele poderia carregar um peso extra sem sofrer -3m pelo excesso de carga, mas recebendo as demais penalidades de peso?
Sim.
Posso usar Frenesi (Bárbaro)e Ataque Extra (Guerreiro) com a mesma atacar (ação padrão)? Totalizando 3 ataques por ação atacar?
Sim.

P.S: fique atento ao fato de que contar como estar usando armadura faz com o que você tenha que fazer testes de Misticismo para lançar magia arcana (Tormenta20, p. 161). Você só conseguirá usar esse tipo de magia sem teste se for um bardo com chassi de armadura leve ou se as lançá-las através de poderes (como Centelha Mágica). Este é um dos motivos pelos quais essa versão do golem não chegou à versão final do livro.
Imagem

Falcatru_a
Mensagens: 3
Registrado em: 12 Mai 2022, 14:05

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Falcatru_a » 17 Mai 2022, 14:23

Preciso de uma clarificação a respeito da habilidade de classe do Osteon e Golem que da imunidade a venenos. Essa imunidade abrange qualquer fonte de dano de veneno? Ou isso seria referente venenos como itens alquimicos? Eu entendo que tanto Osteons quanto Golens não tem um corpo "biologico completo", mas do mesmo jeito, se uma arma ou magia da dano de veneno for desferida contra eles , acredito que eles deveriam sofrer tal dano, assim como sofrem danos de corte, perfuração, frio, mesmo não sangrando ou tendo uma pele para sentir frio.

Responder

Voltar para “Tormenta”