DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Tormenta é o RPG mais completo do Brasil. São tantos suplementos que você vai mesmo precisar conversar com o pessoal para acompanhar tudo!
Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6430
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Khrjstjano » 17 Ago 2022, 21:01

Malvez escreveu:
17 Ago 2022, 19:54
Uma criatura que não pode ser vista e nem ouvida ainda pode ser percebida? Exemplo uma criatura sobre o efeito de escuridão e silêncio. O jogador poderia jogar percepção para sentir o cheiro ou usar qualquer outro sentido?
Do FAQ, página 2:
  • É possível fazer testes de Percepção para
    farejar, além de para observar e ouvir, quando
    se tem faro? Quais seus efeitos?

    Faro não melhora os demais sentidos do
    personagem, mas permite perceber coisas que
    possuam um odor característico. A critério do
    mestre, um personagem com faro pode fazer
    testes de Percepção para observar contra
    criaturas ou objetos que não poderiam ser
    percebidos por visão ou audição, mas que
    possuem um odor forte ou particular.
Para outros casos, o jogador sempre pode dizer que quer tentar algo diferente. E o mestre sempre pode decidir se a ação é possível ou não, além de determinar como será resolvida, caso seja.
Imagem

Malvez
Mensagens: 24
Registrado em: 25 Set 2021, 18:10

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Malvez » 17 Ago 2022, 21:05

Khrjstjano escreveu:
17 Ago 2022, 21:01
Malvez escreveu:
17 Ago 2022, 19:54
Uma criatura que não pode ser vista e nem ouvida ainda pode ser percebida? Exemplo uma criatura sobre o efeito de escuridão e silêncio. O jogador poderia jogar percepção para sentir o cheiro ou usar qualquer outro sentido?
Do FAQ, página 2:
  • É possível fazer testes de Percepção para
    farejar, além de para observar e ouvir, quando
    se tem faro? Quais seus efeitos?

    Faro não melhora os demais sentidos do
    personagem, mas permite perceber coisas que
    possuam um odor característico. A critério do
    mestre, um personagem com faro pode fazer
    testes de Percepção para observar contra
    criaturas ou objetos que não poderiam ser
    percebidos por visão ou audição, mas que
    possuem um odor forte ou particular.
Para outros casos, o jogador sempre pode dizer que quer tentar algo diferente. E o mestre sempre pode decidir se a ação é possível ou não, além de determinar como será resolvida, caso seja.
Opa valeu. Brigadão por tirar minha dúvida. Respondendo rápido como sempre.

Avatar do usuário
Greerlan Nerlee
Mensagens: 105
Registrado em: 11 Dez 2013, 01:00

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Greerlan Nerlee » 19 Ago 2022, 19:38

Um inventor alquimista, desde que tenha a receita, pode fazer poção com qualquer magia dos círculos que tenha acesso?
Há alguma restrição de uso?

Avatar do usuário
Lord Seph
Mensagens: 14160
Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Lord Seph » 20 Ago 2022, 08:04

Geralmente a restrição é a própria magia.

Algumas obviamente não podem ser usadas como poções já que são magias de área ou que afetam objetos e por aí vai.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.

Arthurab13
Mensagens: 3
Registrado em: 11 Jan 2022, 10:28

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Arthurab13 » 25 Ago 2022, 22:30

A magia Campo de Força parece ser um pouco quebrada.
O aprimoramento de “aumentar o PV em 5 ou a resistência a dano em 10” me deixou um pouco confuso. Por começar com a palavra Aumenta, eu poderia usar várias vezes para aumentar o efeito. Exemplo: se estou no nível 10, eu posso usar 10PM por magia, 3 Pm de custo +7 Pm nesse aprimoramento, eu teria resistência a dano 70??
Isso parece bom demais para ser verdade. Alguém pode me confirmar se ela funciona assim mesmo?

Ethan
Mensagens: 78
Registrado em: 21 Jan 2022, 19:19

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Ethan » 26 Ago 2022, 10:15

Arthurab13 escreveu:
25 Ago 2022, 22:30
A magia Campo de Força parece ser um pouco quebrada.
O aprimoramento de “aumentar o PV em 5 ou a resistência a dano em 10” me deixou um pouco confuso. Por começar com a palavra Aumenta, eu poderia usar várias vezes para aumentar o efeito. Exemplo: se estou no nível 10, eu posso usar 10PM por magia, 3 Pm de custo +7 Pm nesse aprimoramento, eu teria resistência a dano 70??
Isso parece bom demais para ser verdade. Alguém pode me confirmar se ela funciona assim mesmo?
Tá, vamos lá, sim, você pode usar o aprimoramento várias vezes(até o seu limite de gasto, claro), mas esse RD é apenas contra o próximo ataque do turno, se você receber 2 ataques, o RD não entrará no segundo, mesmo que "sobre pontos". Exemplo, você usa campo de força com RD 40, e uma flecha te acerta e causa 30 de dano, mas logo depois vem outra, a não ser que você use a magia novamente pra ter mais RD, o dano da segunda flecha vai entrar normalmente.

Sobre o gasto, pra ter RD 70:
3PM(Magia base) + 1PM(Muda magia para reação) + 4PM(+10 de RD (4x)): 8PMs.

Arthurab13
Mensagens: 3
Registrado em: 11 Jan 2022, 10:28

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Arthurab13 » 26 Ago 2022, 16:32

Pensei que pela magia ter duração cena, essa resistência duraria a todos os ataques até o fim dela, mas desse jeito fica mais justo mesmo.
Porque parece loucura a ideia de conseguir 100 de resistência a todos os danos durante todo um combate.

Avatar do usuário
MageOfFire
Mensagens: 19
Registrado em: 03 Mar 2022, 18:15

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por MageOfFire » 30 Ago 2022, 11:51

Olá,

Venho por meio desta mensagem sanar as seguinte dúvidas:

1- Pode um devoto pegar como poder de classe (assim como demais poderes gerais) um poder concedido da sua divindade?
Ex: Inventor devoto de Wynna (por motivos próprios) com Centelha Mágica como poder concedido recebido por ser devoto, agora vai evoluir para o nível 6 e quer escolher como poder de classe Benção do Mana, (outro poder concedido da deusa).

2- Uma Espada Longa de Mitral Precisa tem Margem de Ameaça 18-20 ou 17-20? Considerando que são ambas modificações (mesma fonte) que causam o efeito de redução na margem de ameaça.

3- Um arco de Mitral que dispare uma flecha Precisa tem Margem 19-20 ou 18-20? Considerando que são ambas modificações (mesma fonte) que causam o efeito de redução na margem de ameaça.

4- Caso eu tenha um Escudo Leve de Adamante (oferece RD 2) e uma Armadura Completa de Adamante (oferece RD 5) esses bônus se somam? Eu sei que a defesa de ambos os itens são somadas, porém, não sobre as demais características (sendo elas da mesma fonte).

5- Se for conjurado Vestimenta da Fé com o aprimoramento no qual o objeto também oferece resistência a dano 5 numa Armadura Completa de Adamante, os bônus se somam?

6- Qual a RD final (desconsiderando outros fatores) de um personagem com uma Armadura Completa de Adamante que esteja com o efeito de Vestimenta da Fé com o aprimoramento no qual o objeto também oferece RD 5 e esteja afetado pela magia Pele de Pedra na forma básica dando RD 5?

7- As magias Vestimenta da Fé e Escudo da Fé são sinérgicas na Defesa?

Editado:

8- Ainda fiquei um pouco confuso com a parte da RD do Vestimenta da Fé não somar com o RD da Pele de Pedra, pois, no Vestimenta da Fé o item passa a oferecer RD 5 e no caso da Pele de Pedra o Alvo (criatura) recebe o bônus, ou seja, até onde consegui entender segue o exato fluxo da Vestimenta da Fé com Escudo da Fé, poderia discorrer sobre o assunto?

9- Uma Armadura Completa de Adamante com a magia Vestimenta da Fé com o aprimoramento de fazer o item passar a Oferecer RD 5 gera um item de 10 de RD? Nesse caso, se for colocado a mesma magia num Escudo e ele passar a oferecer RD 5, considerando que os bônus do Escudo somam com o da Armadura, teríamos como resultante RD 15?

Obs: apenas editei o post em vez de postar as outras perguntas para evitar floodar o fórum. Grato desde já pelas respostas.

Atenciosamente,

Josué.
Editado pela última vez por MageOfFire em 30 Ago 2022, 15:34, em um total de 1 vez.
"My Blood is made of Power,
My Body your Dimension,
My Mind is bathed by the seat of Justice,
With a Benevolent Heroic Spirit,
A Soul that carries Eternal Hope
And the Heart that seeks the True Balance for the world,
In view of this I pray to you Bahamut,
Supreme God that shines in the darkest Night
And streak on the clearest Day,
Awaken the Purity of my Essence
So that I can be the blade that cut the wicker
Summa Virtude!"

Drako, Arauto da Pureza.

Avatar do usuário
Lord Seph
Mensagens: 14160
Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Lord Seph » 30 Ago 2022, 15:06

1 - Sim, poderes concedidos são poderes gerais justamente para quem for devoto sem ser de classe divina.

2 - Para efeitos de regras Material Especial é considerada fonte próprio, então acumula com Precisa.

Não acumularia se fosse flecha e arco de mitral/precisa por serem mesma modificação.

3 - Somam, todo bônus de escudo soma com armadura.

4 - Para mim acumulam por serem fontes diferentes.

5 - 10, magia não acumula com magia.

6 - Não entendi nada, mas Escudo da Fé só acumula com Vestimenta da Fé por essa última permitir acumular com qualquer outra magia do tipo, Escudo da Fé não acumula com outras magias que deem defesa.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6430
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Khrjstjano » 30 Ago 2022, 19:40

Lord Seph escreveu:
30 Ago 2022, 15:06
3 - Somam, todo bônus de escudo soma com armadura.
Essa ficou incorreta. Vide FAQ, p. 39.
  • Outros efeitos de armaduras e escudos (além
    de bônus na Defesa e penalidade por
    armadura), como os fornecidos por
    modificações e encantos, se acumulam?

    Não; apenas o bônus na Defesa e a penalidade
    por armadura de armaduras e escudos se
    acumulam. Demais efeitos seguem a regra geral
    de acúmulo de modificadores (exceto quando suas
    descrições dizem o contrário, a exemplo de
    matéria vermelha).

4 - Para mim acumulam por serem fontes diferentes.
Também é abordada no FAQ.
  • A resistência a dano fornecida por Vestimenta
    da Fé aprimorada se acumula com resistência
    a dano de modificações e encantos?

    Não, todos os bônus que Vestimenta da Fé
    confere ao item contam como bônus de item (os
    quais não se acumulam).

De forma geral, Vestimenta da Fé = bônus de item. Não acumula com outros itens, mas acumula com outras magias.
Imagem

Responder

Voltar para “Tormenta”