DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Tormenta é o RPG mais completo do Brasil. São tantos suplementos que você vai mesmo precisar conversar com o pessoal para acompanhar tudo!
Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6230
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Khrjstjano » 09 Nov 2020, 21:41

Imagem

Imagem

1 - Este tópico tem três finalidades principais, sendo a primeira propiciar que membros da comunidade possam sanar dúvidas de regra uns dos outros. (Ex: "Cadê a regra de idiomas? Posso ter 4 Línguas?")

2 - A segunda, propiciar ao membros da comunidade um local adequado e organizado para discutir regras, de qualquer forma que seja (ex: "Galera, vocês não acham que a regra xxxxxx é difícil de seguir?")

3 - E a terceira, propiciar aos membros da comunidade um local para falar sobre regras da casa. (Ex: "Pessoal, vocês têm uma sugestão de como nerfar a classe xxxxxxxx?")

4 - Adicionalmente, saiba que a regra de ouro não é válida neste tópico. Qualquer resposta semelhante a isto, também não. Pressupõem-se que quem faz perguntas aqui quer saber o que o SISTEMA diz. Quem quer saber o que seu mestre diz não perde tempo perguntado aqui. Pergunta diretamente para o mestre.

5 - Discussões e dúvidas de regras podem ser orientadas por duas abordagens: regras conforme escritas (RCE) e regras conforme pretendidas (RCP). Regras conforme escritas levam em conta apenas o que o texto escrito significa dentro da mecânica do jogo, ignorando as intenções do escritor e também desconsiderando questões semânticas (ou seja, significados que só são válidos para a língua portuguesa fora do jogo). Regras conforme pretendidas levam em conta aquilo que o autor pretendia comunicar, também dentro da mecânica do jogo.

6 - Muitas vezes o entendimento de uma regra será o mesmo em ambas as abordagens. Outras vezes, não. Neste último caso, requerer-se-á neste tópico que a abordagem utilizada pelo usuário seja explicitada. Para isso, diga se sua dúvida/resposta é de RCE ou RCP (ex: "Pessoal, tenho uma dúvida de RCE sobre o poder xxxxxx, podem me ajudar?")

7 - No caso de questões abordadas por RCE, tenha em mente que às vezes as regras conforme escritas não permitem chegar a uma conclusão segura. Às vezes, a nenhuma. A estes chamamos de casos inconclusivos ou dúbios (onde não dá pra bater o martelo sobre o caso). Outras vezes, permite mais de uma conclusão. A estes chamamos de casos ambíguos (onde dois ou mais entendimentos são todos verdadeiros ao mesmo tempo).

8 - No caso de questões abordadas por RCP em que a intenção do autor não seja clara, lembre-se de que somente o autor da regra tem total autoridade para dizer o que pretendia comunicar. Só quem escreveu SABE com CERTEZA o que quis dizer. O leitor pode apenas opinar sobre isto e tentar embasar sua opinião, sempre lembrando que opiniões podem estar erradas.

9 - Este tópico NÃO tem por finalidade advogar em favor do USO de absolutamente nenhuma regra do jogo. Tenha em mente que tudo que você ler aqui serve apenas para referência. Você NÃO TEM que jogar conforme as regras, este tópico é só para entendê-las. Seu mestre também não. Só se vocês quiserem. E não, seguir as regras não garante em nada que sua mesa será melhor, sob nenhum aspecto, que uma que não siga regras. Pode ser que sim, pode ser que não, depende do seu grupo. Porém, ressalta-se que muitas vezes é melhor conhecer as regras direito ANTES de decidir não segui-las ou mudá-las. Para esses casos, esse tópico poderá ser bastante útil.

10 - "MAAAIS UMA COISA!!!" Seja educado e cordial e você comumente poderá debater qualquer assunto (que esteja dentro das regras acima, das regras do fórum e da lei). Se for mal educado, não importa o motivo pelo qual o tenha feito, ninguém terá obrigação alguma de lhe aturar, dar ouvidos ou atenção. Exceto a moderação do fórum.
Editado pela última vez por Khrjstjano em 15 Nov 2020, 19:18, em um total de 7 vezes.
Imagem

Netinho Burato
Mensagens: 35
Registrado em: 24 Jun 2019, 00:40

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Netinho Burato » 10 Nov 2020, 07:47

Vou deixar como contribuição no tópico a resposta de uma pergunta que vai surgir em algum momento: "Posso usar Estilo de Duas Armas/Ambidestria para fazer dois ataques desarmados?"
R: Não, segundo o Guilherme Dei Svaldi, o Lutador já tem o Ataque Relâmpago para fazer isso. Na ultima DB tambén é explicado q não é possível combar briga com Estilo de Duas Armas pq mesmo usando uma manopla, o personagem ainda é considerado não armado e, portanto, não se aplica Duas Armas.
P.S: na mesma DB é explicado que um personagem usando armas naturais pode usar o Estilo de Duas Armas, dando a entender que um personagem com armas naturais é considerado armado

Netinho Burato
Mensagens: 35
Registrado em: 24 Jun 2019, 00:40

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Netinho Burato » 10 Nov 2020, 07:52

E também vou fazer a primeira pergunta, pergunta essa q eu creio q vai surgir na mesa de qualquer novato em algum momento:

O que é uma "instância do evento" mencionada na página 32 (38 do PDF)?

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6230
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Khrjstjano » 10 Nov 2020, 12:16

Netinho Burato escreveu:
10 Nov 2020, 07:47
Vou deixar como contribuição no tópico a resposta de uma pergunta que vai surgir em algum momento: "Posso usar Estilo de Duas Armas/Ambidestria para fazer dois ataques desarmados?"
R: Não, segundo o Guilherme Dei Svaldi, o Lutador já tem o Ataque Relâmpago para fazer isso. Na ultima DB tambén é explicado q não é possível combar briga com Estilo de Duas Armas pq mesmo usando uma manopla, o personagem ainda é considerado não armado e, portanto, não se aplica Duas Armas.
P.S: na mesma DB é explicado que um personagem usando armas naturais pode usar o Estilo de Duas Armas, dando a entender que um personagem com armas naturais é considerado armado
Talvez eu possa explicar isso um pouco melhor porque aqui há mais espaço para isto...

A "resposta oficial" é de que você não pode usar Estilo de Duas Armas com 2 ataques desarmados porque em Tormenta 20 entende-se que Ataque Desarmado é apenas 1 "arma" (que pode ser usada batendo com qualquer parte do corpo). Em Tormenta 20, para as regras você não pode ter um par de ataques desarmados, digamos assim. Poderes como Golpe Relâmpago não são pares de ataque desarmados. São socos ou chutes repetidos, etc. Ou um soco e um chute. Ou qualquer coisa assim.

Mas você ainda poderia usar Estilo de Duas Armas com 1 ataque desarmado e 1 adaga, por exemplo. Aí você está usando 2 "armas".

Você também pode selecionar Ataque Desarmado para poderes como Foco em Arma, que requerem que se escolha uma arma, mesmo embora Ataque Desarmado não seja exatamente uma arma (por isso usei aspas nos "arma" mais acima).

Vale mencionar ainda que o capítulo equipamentos diz que "ataques desarmados e armas naturais são sempre armas leves". Isto não quer dizer exatamente que eles sejam armas de fato. Aquela parte do livro diz o que diz apenas para que você entenda que na classificação Leve, Uma Mão, Duas Mãos, etc, ataques desarmados e armas naturais têm essa classificação (Leve).

O real motivo pelo qual você pode usar Estilo de Duas Armas com armas naturais é que você não está restrito a ter apenas 1 arma natural (como está com Ataque Desarmado). Você pode ter 2 garras ou 2 tentáculos, 1 garra e 1 tentáculo, etc.

Netinho Burato escreveu:
10 Nov 2020, 07:52
E também vou fazer a primeira pergunta, pergunta essa q eu creio q vai surgir na mesa de qualquer novato em algum momento:

O que é uma "instância do evento" mencionada na página 32 (38 do PDF)?
Instância, conforme a palavra é usada nas regras do jogo, significa "ocorrência" ou simplesmente "vez que ocorre".

Dito isso, a instância de um evento é o número de vezes que ele ocorre.

Um evento é alguma coisa que pode acontecer. Como um show, uma pancada de chuva, tropeçar, dar um grito, bocejar, o sol nascer, se matricular num curso, pedir sua namorada em casamento, etc. A maioria dos eventos que acontecem são triviais, sem importância (como bocejar), alguns são marcantes (como pedir sua namorada em casamento), mas todo evento é um evento.

Em Tormenta 20, temos uma regra chamada Condição Necessária. Uma condição necessária para usar uma habilidade é um evento que tem que acontecer para que se possa usar esta habilidade. Enquanto ele não acontece, a habilidade está indisponível. Quando ele acontece, esta regra diz que você pode usar a habilidade 1 vez.

A frase "1 vez por instância" do evento quer dizer que mesmo se você tiver PM pra isso, não pode usar a habilidade 2 ou mais vezes quando o evento ocorreu apenas 1 vez. Para usá-la de novo, você tem que esperar que o evento aconteça de novo.

Num exemplo bem lúdico, se um jogador tiver uma habilidade que diga "Sempre que chover, você pode pagar 1 PM para criar um elemental da água pequeno" e chover 3 vezes ao longo de uma aventura, ele poderá usar a habilidade 3 vezes. Isto porque houveram 3 instâncias/ocorrências de chuva e ele pode usar a habilidade 1 vez em cada.

P.S: para fins de informação, eu trabalhei na revisão de Tormenta 20 como revisor de regras, do 1.0 para o 1.1, e este foi um dos primeiros assuntos sobre os quais me debrucei, pois muita gente não estava entendendo esta regra. Na época, chequei com o Guilherme algumas coisas sobre o funcionamento dela e sugeri duas mudanças. Separá-la da regra Ação Necessária e dar a ela o título Condição Necessária. Me pareceu que um dos motivos pelos quais as pessoas não a entendiam era justamente porque seu texto estava sob um título que, no fundo, não tinha nada a ver com ela. Mas vale mencionar ainda que a explicação que eu dei aqui só ficou 100% fechada na versão final 1.1. Anteriormente, os desenvolvedores estavam desenvolvendo o jogo e outras opções podem ter sido cogitadas, consideradas para implementação, etc. De qualquer forma, ela é o que ficou definido para a versão final de Tormenta 20.
Imagem

Vizael
Mensagens: 2
Registrado em: 21 Jun 2015, 18:41

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Vizael » 12 Nov 2020, 12:15

Salve, salve.

Quando um poder permite aumentar o alcance de uma magia em um passo, isso inclui toque para curto?

Me deparei com dois poderes que permitem o aumento do alcance, mas somente um dos exemplos aponta o aumento de "toque para curto", deixando a dúvida se é uma regra geral ou específica desse poder.

São eles:
Poder de Magia
Magia Ampliada. "Aumenta o alcance da magia em um passo (de curto para médio, de médio para longo)..."

Poder de Druida
Liberdade da Pradaria. "...aumentar o alcance [da magia] em um passo (de toque para curto, de curto para médio etc.)."

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6230
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Khrjstjano » 13 Nov 2020, 12:46

Vizael escreveu:
12 Nov 2020, 12:15
Quando um poder permite aumentar o alcance de uma magia em um passo, isso inclui toque para curto?
Não há uma regra geral para isso. É preciso verificar o que o poder diz.

A única coisa de regra geral que existe são os alcances em si: Pessoal, Toque, Curto, Médio, Longo e Ilimitado.

E vale notar que o capítulo magia não chama esses alcance de passos. Passos de alcance não é uma definição formal deste capítulo.

Entender isso é importante para se falar sobre o que se segue.
Me deparei com dois poderes que permitem o aumento do alcance, mas somente um dos exemplos aponta o aumento de "toque para curto", deixando a dúvida se é uma regra geral ou específica desse poder.

São eles:
Poder de Magia
Magia Ampliada. "Aumenta o alcance da magia em um passo (de curto para médio, de médio para longo)..."
O que dá pra dizer aqui é que regras conforme escritas, o parêntesis funciona como um complemento do que vem antes dele. Não como uma explicação. Porque, como disse, não há uma formalização de que "quais são os passos padrão" enquanto regra geral.

Isso faz com que esse parêntesis só possa ser entendido assim, dessa forma individualizada, como um complemento do que foi dito antes dele. Dessa forma, esse poder só poderá alternar entre os "passos" de alcance descritos no parêntesis. Não em qualquer outro.
Poder de Druida
Liberdade da Pradaria. "...aumentar o alcance [da magia] em um passo (de toque para curto, de curto para médio etc.)."
Já aqui há duas coisas que se pode dizer, regras conforme escritas. Uma é que o que foi dito do poder anterior também vale.

Outra é que além de toque, que está incluso no próprio texto, o "etc" vai além do que você provavelmente espera. Ele permite que você não só alterne alcances entre toque e longo, mas também de longo para ilimitado. O "etc" tem esse efeito.

Lembrando que isso é puramente RCE.
Imagem

Eduardo Santinho
Mensagens: 143
Registrado em: 21 Jan 2019, 15:33

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Eduardo Santinho » 15 Nov 2020, 06:52

Voltei depois de alguns meses e estou começando o T20 somente agora... Estou com duvida em relação a REAÇÃO, exemplo fiz minha ação acabou meu turno fui atacado e para me livrar do ataque usei a magia salto dimensional pagando 2PM para torna-la uma reação, pode ? PQ se vc vai conjurar uma magia numa reação não seria possivel pois, mesmo pagando os PM transformando em reação, primeiro vc tem que conjurar a magia ou pode ??? Em que situações vc pode usar a reação no livro da exemplos de testes somente, estou meio confuso nesta parte... Outra duvida salto dimensional tem custo de 2PM se eu usar +2PM para torna-lo reação que nivel de conjuração de magia eu devo ter nivel 2 ou nivel 4 ???? (Limite de PM)

Avatar do usuário
Pyromancer
Administrador
Mensagens: 638
Registrado em: 06 Dez 2013, 18:29
Localização: Prendik

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Pyromancer » 15 Nov 2020, 11:11

Bem-vindo de volta, Eduardo Santinho!
Eduardo Santinho escreveu:
15 Nov 2020, 06:52
Voltei depois de alguns meses e estou começando o T20 somente agora... Estou com duvida em relação a REAÇÃO, exemplo fiz minha ação acabou meu turno fui atacado e para me livrar do ataque usei a magia salto dimensional pagando 2PM para torna-la uma reação, pode ? PQ se vc vai conjurar uma magia numa reação não seria possivel pois, mesmo pagando os PM transformando em reação, primeiro vc tem que conjurar a magia ou pode ??? Em que situações vc pode usar a reação no livro da exemplos de testes somente, estou meio confuso nesta parte...
Vamos lá: Salto Dimensional, em sua versão básica (sem aprimoramentos), é uma magia de 2º Círculo com tempo de execução de Ação Padrão (pg. 197, Salto Dimensional). Magias de 2º Círculo custam, em sua versão básica (sem aprimoramentos), 3 PM para serem conjuradas (pg. 160, Lançando Magias, Custo em PM). Ou seja, no geral você pode conjurar Salto Dimensional gastando uma Ação Padrão e 3 PM.

Porém, a magia te dá também esta outra opção: você pode gastar +2 PM para conjurá-la com uma Reação (ao invés de Ação Padrão), mas o efeito dela muda para saltar para um espaço adjacente (1,5m, ao invés de alcance Curto) e te dá +5 na Defesa e em testes de Reflexos contra um ataque ou efeito que esteja prestes a atingi-lo. Ou seja, ao invés de conjurar a magia gastando uma Ação Padrão e 3 PM, você tem essa opção de conjurar a magia gastando uma Reação e 5 PM (tudo isso na pg. 197, Salto Dimensional).

Mas o que é uma Reação? Isso é explicado na pg. 219, Tipos de Ações, Reação: "Uma reação acontece em resposta a outra coisa. Como ações livres, reações tomam tão pouco tempo que você pode realizar qualquer quantidade delas. A diferença é que uma ação livre é uma escolha consciente, executada no turno do personagem. Já uma reação é um reflexo ou uma resposta automática, que pode ocorrer mesmo fora do seu turno. Você pode reagir mesmo se não puder realizar ações normais, como quando estiver atordoado." Como a descrição da magia não deixa claro que tipos de Reações você pode usar nesta opção de conjuração de Salto Dimensional, acredito que você possa escolher o que quiser: ser o alvo de um ataque, ser o alvo de uma magia, etc.

Um exemplo: quando seu personagem é alvo de um ataque corpo-a-corpo por parte de um inimigo, você pode gastar 5 PM para conjurar Salto Dimensional e, como Reação ao ataque, se teleportar para um espaço adjacente, escapando assim dele.

Outro exemplo: seu personagem está no centro do alvo de uma Bola de Fogo (que tem como área uma esfera com 6m de raio). Você pode gastar 5 PM para conjurar Salto Dimensional e, como Reação à magia, se teleportar para um espaço adjacente. Você não irá escapar da área da magia, mas receberá um bônus de +5 no teste de Reflexos para reduzir o dano à metade.
Outra duvida salto dimensional tem custo de 2PM se eu usar +2PM para torna-lo reação que nivel de conjuração de magia eu devo ter nivel 2 ou nivel 4 ???? (Limite de PM)
Temos várias coisas diferentes aqui. Vamos lá:

Primeiro: como expliquei acima, Salto Dimensional é uma magia de 2º Círculo, o que significa que ela tem custo básico de 3 PM para lançar (pg. 160, Lançando Magias, Custo em PM). Assim, ao lançá-la com um aprimoramento de +2 PM, ela passa a custar 5 PM.

Segundo: "nível de conjuração". Para lançar uma magia de 2º Círculo, você precisa ter sido habilitado a isso por sua classe. Um Arcanista pode lançar magias de 2º Círculo a partir do nível 5 (pg. 37), um Bardo a partir do nível 6 (pg. 45), etc. (veja as tabelas de progressão de nível de cada classe para entender).

Terceiro: limite de PM. Como vemos na pg. 161, Aprimoramentos, Limite de PM, o limite de PM que você pode gastar para conjurar uma magia é o mesmo que está descrito para habilidades em geral na pg. 32, Habilidades de Classe, Gasto de PM, ou seja, seu nível na classe com a qual você aprendeu a lançar magias.

Quarto: utilizar um aprimoramento não eleva o círculo da magia que você está conjurando, eleva apenas o gasto em PM. Ou seja, ao aplicar um aprimoramento de +2 PM em uma magia de 2º Círculo, ela vai passar a custar 5 PM para ser conjurada, mas continuará sendo uma magia de 2º Círculo.

Então, utilizando sua situação como exemplo: para lançar Salto Dimensional (2º Círculo) com um aprimoramento de +2 PM, você tem que gastar 5 PM (3 PM de 2º Círculo + 2 PM de aprimoramento). Você também tem que ser capaz de lançar magias de 2º Círculo (ou seja, ser um Arcanista 5 ou Bardo 6 ou outra classe e nível que dê essa habilidade) e ser de pelo menos nível 5 (pois o limite de PM para utilizar uma única habilidade é igual a seu nível, 5 PM = nível 5).

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6230
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Khrjstjano » 15 Nov 2020, 16:59

Eduardo Santinho escreveu:
15 Nov 2020, 06:52
Outra duvida salto dimensional tem custo de 2PM se eu usar +2PM para torna-lo reação que nivel de conjuração de magia eu devo ter nivel 2 ou nivel 4 ???? (Limite de PM)
Isto nada tem a ver com o "nível de conjuração de magia".

A regra Gasto de PM diz que em habilidades com custo variável você só pode gastar uma quantidade de PM igual ao seu nível de classe, no caso de habilidades fornecidas por classes. Em geral, então, somente um arcanista de nível de classe mínimo 4 poderia fazer isso.

Mas o poder Magia Ilimitada aumenta isso para nível + atributo chave, em suas magias. Um humano mago com Inteligência 16 já poderia pagar isso no nível 1 mesmo, pois a conta já fecha.

NOTA: os círculos de magia que você é capaz de lançar em geral só servem para liberar o uso de certos aprimoramentos que possuem requisitos. Por exemplo, a magia Sono requer que você seja capaz de lançar magias de 2º círculo para usar o aprimoramento que aumenta o ND de seus alvos para até 5. Então, para usar esse aprimoramento, você precisa ser ao menos um arcanista de nível 5, que tem acesso ao 2º círculo de magias. Mas note que isso é só um requisito mesmo. Sono ainda será uma magia de 1º círculo para qualquer fim que precise ser checado mesmo se você usar esse aprimoramento.


____________________________

Pyromancer escreveu:
15 Nov 2020, 11:11
Como a descrição da magia não deixa claro que tipos de Reações você pode usar nesta opção de conjuração de Salto Dimensional, acredito que você possa escolher o que quiser: ser o alvo de um ataque, ser o alvo de uma magia, etc.
É isso aí mesmo. Se a habilidade não possui uma Condição Necessária para ser usada, você pode usar quando quiser.


____________________________

Eduardo Santinho escreveu:
17 Nov 2020, 10:13
1-) Eu sempre me perco se pode usar 2 poderes em 1 ataque...
Pode.

Mas os poderes têm que ser naturalmente passíveis de serem usados para isso.

Um exemplo de usar dois poderes em um ataque é Ataque Especial mais Ataque Poderoso no mesmo ataque.

.... tenho Disparo Rápido (ação completa) que faz 2 ataques com -2 de penalidade. Posso combar com Golpe Pessoal Preciso (1 PM) e rolar 2 dados??
Note que este não é um caso de usar dois poderes em um ataque. O que você quer saber aqui é o contrário: se pode usar um poder em dois ataques (da mesma ação).

Pode.

Ao realizar o primeiro ataque do Disparo Rápido, você pode usar Golpe Pessoal Preciso para rolar dois dados.

Ao realizar o segundo ataque, você pode usar Golpe Pessoal Preciso de novo para rolar dois dados de novo.

2-)se puder neste caso se rolariam 3 dados ou 4 dados ?
2 dados cada vez que usar Golpe Pessoal Preciso.

Se usar no primeiro ataque, rola dois dados.

Se usar de novo no segundo ataque, rola dois dados de novo.

3-)duvida a Mira Apurada me da +2 em ataques e margem de ameaça, neste caso um arco longo ficaria com margem de ameaça 18 ?
Sim.

4-) O golpe pessoal voce escolhe qual vai ser uma unica vez e NÃO pode muda-lo certo ?
Não. Golpe pessoal diz que pode ser mudado toda vez que você sobe de nível (da classe guerreiro).
Imagem

Eduardo Santinho
Mensagens: 143
Registrado em: 21 Jan 2019, 15:33

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Eduardo Santinho » 18 Nov 2020, 07:52

Muito Obrigado pela paciencia comigo que acabo postando em topicos errados, vou tentar melhorar...

Responder

Voltar para “Tormenta”