DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Tormenta é o RPG mais completo do Brasil. São tantos suplementos que você vai mesmo precisar conversar com o pessoal para acompanhar tudo!
Avatar do usuário
Aldenor
Mensagens: 17601
Registrado em: 09 Dez 2013, 18:13
Localização: Curitiba, PR

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Aldenor » 10 Dez 2020, 17:07

Valeu, Krjs.

Tenho outra pergunta que eu já imagino a resposta, mas só pra confirmar:

Quando uma habilidade ou poder permite que você faça um ataque extra, esse ataque é sempre para causar dano, ou pode ser uma manobra? Por exemplo, o Golpe Relâmpago do Lutador pode ser usado para realizar uma manobra? O Ataque Extra do Guerreiro, ou ataque com a segunda arma via o poder Estilo de Duas Armas, ou o chifre do minotauro e mordida do trog como segundo ataque (gastando 1 PM e pa) permitem realizar manobras como empurrar e derrubar?
Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem
Imagem Imagem

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6437
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Khrjstjano » 11 Dez 2020, 18:10

Aldenor escreveu:
10 Dez 2020, 17:07
Quando uma habilidade ou poder permite que você faça um ataque extra, esse ataque é sempre para causar dano, ou pode ser uma manobra?
Um ataque sempre pode ser substituído por uma manobra. Tanto faz que ataque é esse.

Isso é RCE e RCP (RAW e RAI).
Imagem

Avatar do usuário
jirayajonny
Mensagens: 76
Registrado em: 09 Dez 2013, 22:14

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por jirayajonny » 19 Dez 2020, 23:06

Se eu sou um paladino e tenho estilo de duas armas, posso dar golpe divino duas vezes?

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6437
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Khrjstjano » 20 Dez 2020, 01:35

jirayajonny escreveu:
19 Dez 2020, 23:06
Se eu sou um paladino e tenho estilo de duas armas, posso dar golpe divino duas vezes?
Sim. Sempre que fizer um ataque, pode usar.

Para saber quando pode usar esse tipo de coisa, identifique com atenção qual é a Condição Necessária para usá-lo. A de Golpe Divino é "quando faz um ataque". Sempre que a Condição Necessária ocorrer, poderá usar o negócio. Fez um ataque, pode usar Golpe Divino.
Imagem

Vitoreba
Mensagens: 7
Registrado em: 02 Mai 2020, 18:57

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Vitoreba » 23 Dez 2020, 00:12

Boa noite pessoal!

Como funciona o Ataque da Magia "Conjurar Mortos-vivos"?
Diferente da "Conjurar Monstro", ela não fala nada sobre um acerto automático, mas diz que podemos gastar uma ação para causar dano à alvos adjacentes. Esse dano também seria automático e indefensável?

Avatar do usuário
Pyromancer
Administrador
Mensagens: 645
Registrado em: 06 Dez 2013, 18:29
Localização: Prendik

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Pyromancer » 23 Dez 2020, 12:33

Vitoreba escreveu:
23 Dez 2020, 00:12
Boa noite pessoal!

Como funciona o Ataque da Magia "Conjurar Mortos-vivos"?
Diferente da "Conjurar Monstro", ela não fala nada sobre um acerto automático, mas diz que podemos gastar uma ação para causar dano à alvos adjacentes. Esse dano também seria automático e indefensável?
Como a magia fala especificamente em gastar uma "ação padrão para fazê-los causar dano a criaturas adjacentes", e não "gastar uma ação para fazê-los atacar criaturas adjacentes", creio que o acerto seja automático sim.

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6437
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Khrjstjano » 23 Dez 2020, 17:47

Vitoreba escreveu:
23 Dez 2020, 00:12
Boa noite pessoal!

Como funciona o Ataque da Magia "Conjurar Mortos-vivos"?
Diferente da "Conjurar Monstro", ela não fala nada sobre um acerto automático, mas diz que podemos gastar uma ação para causar dano à alvos adjacentes. Esse dano também seria automático e indefensável?
Sim, acerto automático e gastar ação para causar danos diretamente dá no mesmo
Imagem

Avatar do usuário
DiegoPaja
Mensagens: 178
Registrado em: 25 Ago 2014, 16:20
Contato:

Preços conforme o tamanho

Mensagem por DiegoPaja » 24 Dez 2020, 13:37

Boa tarde!

Sei que não há necessidade de se apegar a alguns realismos, mas procurei no manual T20 e não encontrei nada sobre o preço dos equipamentos variar conforme o tamanho. Sei que uma Armadura Completa precisa ser adaptada a um novo usuário e penso que qualquer uma armadura precisaria de alguma adaptação para personagens de tamanho diferente de médio. Também acredito que armas maiores seriam mais caras por usar mais material.

Alguém sabe se essas regras existem? Mesmo que seja em TRPG.

Obrigado!

Avatar do usuário
Lord Seph
Mensagens: 14162
Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Lord Seph » 24 Dez 2020, 15:50

Apêndice, página 395 (401 no PDF).

Só lembrando que criaturas médias e pequenas não tem modificação para tamanho de armas e armaduras.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6437
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: Preços conforme o tamanho

Mensagem por Khrjstjano » 24 Dez 2020, 16:10

DiegoPaja escreveu:
24 Dez 2020, 13:37
Sei que não há necessidade de se apegar a alguns realismos, mas procurei no manual T20 e não encontrei nada sobre o preço dos equipamentos variar conforme o tamanho. Sei que uma Armadura Completa precisa ser adaptada a um novo usuário e penso que qualquer uma armadura precisaria de alguma adaptação para personagens de tamanho diferente de médio. Também acredito que armas maiores seriam mais caras por usar mais material.

Alguém sabe se essas regras existem?
Em Clarificações de Regras, página 395.

Itens Menores e Maiores. Itens reduzidos
têm o mesmo custo de itens normais e metade do
peso. Itens aumentados custam e pesam o dobro
(apenas o custo base aumenta). Itens gigantes custam
e pesam o quíntuplo (apenas custo base).



Em Toques Finais, página 106.

Tamanho
Criaturas Minúsculas usam armas reduzidas (...) Criaturas
Grandes e Enormes usam armas aumentadas (...)
e criaturas Colossais usam armas gigantes (...)



Nota: por sugestão dos jogadores durante o playtest, criaturas pequenas não mais utilizam itens reduzidos. Foi um pedido baseado no fato de que tamanho pequeno era considerado fraco no sistema.

Sei que não há necessidade de se apegar a alguns realismos...
Conversando sobre isso, acho que a questão não é apego, mas você se perguntar se mais realismo vai contribuir com a experiência de jogo do grupo. Se sim, vai aumentar a diversão, imersão, etc, vale a pena adicionar umas regras, modificar outras, etc.

Se não fará diferença, então vale perguntar por que você perderia tempo com isso, já que vai dar mais trabalho.

E se piorará a experiência do grupo, o que pode acontecer justamente por ter mais trabalho, normalmente será melhor deixar pra lá mesmo.

e penso que qualquer uma armadura precisaria de alguma adaptação para personagens de tamanho diferente de médio
É uma boa ideia para uma regra da casa.

Ou para o mestre ter como referência na hora de resolver uma situação real em que um jogador precisou ou quis usar uma armadura de uma criatura de tamanho diferente do dele, mas que usa itens do mesmo tipo (não reduzidos, nem aumentados).
Imagem

Responder

Voltar para “Tormenta”