DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Tormenta é o RPG mais completo do Brasil. São tantos suplementos que você vai mesmo precisar conversar com o pessoal para acompanhar tudo!
Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6437
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Khrjstjano » 25 Jan 2021, 05:00

MegamanX195 escreveu:
25 Jan 2021, 02:48
...quais seriam os limites de uma "ação simples" da Autoridade?
O bom senso.

Coisa que infelizmente muita gente não tem. :lol:
O mestre alegou que "Fechar uma porta" seria válido mas "Trancar uma porta" não seria, e me pareceu meio arbitrário.
Arbitrário foi uma palavra bem generosa. Eu diria zoado. :lol:
E outra, se o alvo não conseguir cumprir a ordem quando chegar o turno dele então o efeito da ordem desaparece?
Obviamente.
Ex: A ordem é "Feche a porta" mas antes de chegar no seu turno ele foi teleportado 50m pra longe da porta.
Fechar uma porta que está a 50m de você é complicado pra cacete! :lol:
1) É possível conjurar uma magia numa área que você não enxerga, desde que esteja dentro do alcance?
Você tem que fazer um teste de Misticismo (CD 20 + custo em PM da magia) para conjurar uma magia num alvo ou área que não consiga perceber (como no escuro total).
No caso, nosso Arcanista tentou utilizar Área Escorregadia no chão dentro de uma residência enquanto ele estava fora.
Ele também precisa de linha de efeito (um caminho sem obstruções) entre ele e o local que queria afetar. Qualquer obstrução (como uma porta fechada ou parede) anula a linha de efeito.

Magia é cheia de coisa. Tem que ver o alvo ou área. Tem que ter linha de efeito. Tem que poder gesticular. Tem que poder falar. Tem que poder se concentrar. E por aí vai. Melhor ler as regras gerais delas com calma. Várias vezes. :lol:
2) A respeito da raça Osteon, diz no manual que a mecânica de recuperação de PM dele é "Você precisa passar oito horas sob a luz de estrelas ou no subterrâneo. Se fizer isso, recupera PV e PM por descanso em condições normais (osteon não são afetados por condições boas ou ruins de descanso). Caso contrário, sofre os efeitos de fome." Houve debate se o Osteon precisaria ficar oito horas totalmente parado (como se estivesse dormindo) para regenerar os PV e PM.
Não precisa. Só atender as condições descritas.
Em momento algum diz que o Osteon precisa ficar parado pra isso, até porque o Osteon não precisa dormir, mas havia quem achava "apelão"
E daí começaram a tentar dar nó na regra pra tentar proibir? Esse filme passa bastante na TV. :lol:
e comparou o Osteon ao Golem, mas na regra do Golem especifica que ele precisa ficar inerte para descansar.
Comparar é bom. Assim você nota que um diz que você precisa ficar parado. O outro não diz. O que diz, precisa. O que não diz, não precisa. :lol:
3) Estou quase certo sobre isso mas queria confirmar: o propósito do uso de "Mudar Atitude" de Diplomacia como ação completa é para mudar o tempo necessário de 1 minuto para instantâneo, certo?
Não. Você reduz de 1 minuto para ação completa.
Obrigado e caso haja regras contra fazer múltiplos comentários com dúvidas favor avisar :lol:
Não tem limite. Só colocar tudo num post só. ;)

P.S: eu nunca usei tanto :lol: num post só.

:lol: :lol: :lol:
Imagem

RihanDorian
Mensagens: 12
Registrado em: 22 Jan 2021, 22:37

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por RihanDorian » 25 Jan 2021, 19:47

Boa noite pessoal,

Minha dúvida é a respeito da Magia Campo de Força + Armas de Aço Rubi.
A magia Campo de Força possui um aprimoramento que muda ela para reação e permite ganhar resistência a dano 30 (com a possibilidade de aumentar a resistência pagando mais aprimoramentos). Armas de aço rubi ultrapassam essa resistência da magia?

Outra dúvida:
Qual é o tipo de dano dos ataques naturais da forma selvagem do druida?

Avatar do usuário
Janus
Mensagens: 1185
Registrado em: 16 Dez 2013, 07:25

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Janus » 25 Jan 2021, 20:10

RihanDorian escreveu:
25 Jan 2021, 19:47
Boa noite pessoal,

Minha dúvida é a respeito da Magia Campo de Força + Armas de Aço Rubi.
A magia Campo de Força possui um aprimoramento que muda ela para reação e permite ganhar resistência a dano 30 (com a possibilidade de aumentar a resistência pagando mais aprimoramentos). Armas de aço rubi ultrapassam essa resistência da magia?
Sim, como é ganho uma Resistência a Dano, aço rubi ultrapassa
Outra dúvida:
Qual é o tipo de dano dos ataques naturais da forma selvagem do druida?
O dano é descrito junto do tipo da forma selvagem (por exemplo, a forma resistente básica tem dano de 1d6, enquanto a aprimorada tem 1d8 e a superior 2d6)

RihanDorian
Mensagens: 12
Registrado em: 22 Jan 2021, 22:37

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por RihanDorian » 25 Jan 2021, 20:39

Janus escreveu:
25 Jan 2021, 20:10
RihanDorian escreveu:
25 Jan 2021, 19:47
Boa noite pessoal,

Minha dúvida é a respeito da Magia Campo de Força + Armas de Aço Rubi.
A magia Campo de Força possui um aprimoramento que muda ela para reação e permite ganhar resistência a dano 30 (com a possibilidade de aumentar a resistência pagando mais aprimoramentos). Armas de aço rubi ultrapassam essa resistência da magia?
Sim, como é ganho uma Resistência a Dano, aço rubi ultrapassa
Outra dúvida:
Qual é o tipo de dano dos ataques naturais da forma selvagem do druida?
O dano é descrito junto do tipo da forma selvagem (por exemplo, a forma resistente básica tem dano de 1d6, enquanto a aprimorada tem 1d8 e a superior 2d6)
Obrigado pela resposta, quanto a última pergunta. A dúvida não é sobre os dados de dano, e sim o tipo de dano (corte, perfuração, impacto...) para motivos de RD mesmo.

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6437
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Khrjstjano » 25 Jan 2021, 22:49

RihanDorian escreveu:
25 Jan 2021, 20:39
Janus escreveu:
25 Jan 2021, 20:10
RihanDorian escreveu:
25 Jan 2021, 19:47
Outra dúvida:
Qual é o tipo de dano dos ataques naturais da forma selvagem do druida?
O dano é descrito junto do tipo da forma selvagem (por exemplo, a forma resistente básica tem dano de 1d6, enquanto a aprimorada tem 1d8 e a superior 2d6)
Obrigado pela resposta, quanto a última pergunta. A dúvida não é sobre os dados de dano, e sim o tipo de dano (corte, perfuração, impacto...) para motivos de RD mesmo.
O tipo é dado pela sua escolha, conforme o que você virar. Se virar um lagarto, pode atacar com a cauda e dar dano de impacto. Se virar um leão, pode morder o inimigo e dar dano de perfuração. Com um rinoceronte, pode dar dano de perfuração com o chifre. E assim vai.
Imagem

Iancoski
Mensagens: 3
Registrado em: 25 Jan 2021, 15:19

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Iancoski » 26 Jan 2021, 10:02

Nos poderes de tormenta o poder "dentes afiados" fala "voce recebe uma arma natural". Logo, entendo que não é um ataque desarmado. Porém, nos poder "Membros Extras", ela não fala que eu recebo uma arma natural. Minhas dúvidas são as seguintes:
1) Membros extras conta como ataque desarmado?
2) O poder "Corpo Aberrante" faz com que "membros extras" aumente um passo?

Avatar do usuário
Salvemoselfos
Mensagens: 24
Registrado em: 23 Jan 2021, 09:24

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Salvemoselfos » 26 Jan 2021, 16:44

Boa tarde artonianos!

Surgiram algumas dúvidas minhas e do meu grupo com relação a itens mágicos:

- Um item mágico menor pode ter até quantos encantamentos afinal? Dois ou um? Na pág. 320 é dito dois, mas nas tabelas sequentes (tabela 8.9, 8.11) é como se fosse apenas um.

- Na pág. 320 é dito que itens específicos podem ser fabricados com Ofício. No entanto alguns itens específicos (entre armas, armaduras e escudos) não são categorizado entre menor, médio ou maior, e sem essa classificação não é possível determinar a CD para fabricação. Sem essa classificação também não é possível determinar o custo em pontos de mana.

- Como identificar poções? A ação identificar item mágico da perícia Misticismo (pág. 121) propõe CDs de itens mágicos menores, médios e maiores, no entanto poções não são classificadas desta forma pelo que está escrito na pág. 327. Assumir que os personagens diferenciem automaticamente poções, óleos e granadas e saibam exatamente qual magia está contida nelas não é o ideal, a meu ver.

- Itens mágicos são tesouro, eles aparecem na tabela de tesouro por ND (tabela 8.2). De acordo com as orientações da seção controlando a riqueza é importante anotar os tesouros de cada personagem. As tabelas 3.1 e 8.7 expõem métodos e níveis desse controle. Itens mágicos não possuem valor e normalmente não são vendidos (exceto poções). Sendo assim, como contabilizar itens mágicos na riqueza dos personagens? Itens mágicos são os itens que mais impactam nas capacidades dos personagens, é impraticável negligenciar seus valores no tesouro por cena ou no tesouro de cada personagem. Eles não possuem um valor de venda, mas poderiam ter um valor de tesouro, para as regras de tesouro serem 100% aplicáveis. "O mestre deve arbitrar o valor de tesouro dos itens mágicos" provavelmente é a resposta, mas gostaria que alguém opinasse.

- Pergaminhos não aparecem em nenhuma tabela de tesouro. Isso foi intencional? Pergaminhos também não apresentam preço, apenas custo. Como contabilizá-los no tesouro dos personagens?

- Como identificar artefatos? Qual a CD? O olho de Sszzaas tem uma CD específica, mas e quanto aos outros artefatos?

Se eu me equivoquei em algum entendimento podem apontar!

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6437
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Khrjstjano » 26 Jan 2021, 23:27

Iancoski escreveu:
26 Jan 2021, 10:02
Nos poderes de tormenta o poder "dentes afiados" fala "voce recebe uma arma natural". Logo, entendo que não é um ataque desarmado.
Sim, desarmado e armas naturais são coisas diferentes.
Porém, nos poder "Membros Extras", ela não fala que eu recebo uma arma natural.
Não vai sempre dizer. Muitas vezes, elas só estarão lá. Em geral, é só ver o que a coisa é e você já identifica.
1) Membros extras conta como ataque desarmado?
Elas são um pouco ambíguas, realmente. Para mim, "patas insetoides" indica arma natural, mas vou averiguar isso com mais certeza e qualquer coisa posto aqui depois.


=======================================================================
=======================================================================
=======================================================================

Salvemoselfos escreveu:
26 Jan 2021, 16:44
- Um item mágico menor pode ter até quantos encantamentos afinal? Dois ou um? Na pág. 320 é dito dois, mas nas tabelas sequentes (tabela 8.9, 8.11) é como se fosse apenas um.
Dois.

As tabelas são como são para determinar o que vai dar quando você rola "item mágico menor" na tabela dos tesouros por ND. Elas não arbitram isso.
- Na pág. 320 é dito que itens específicos podem ser fabricados com Ofício. No entanto alguns itens específicos (entre armas, armaduras e escudos) não são categorizado entre menor, médio ou maior, e sem essa classificação não é possível determinar a CD para fabricação. Sem essa classificação também não é possível determinar o custo em pontos de mana.
Armas e Armaduras são sempre maiores. Cheque a última frase da regra dos Itens Específicos.

Acessórios têm sua própria classificação.
- Como identificar poções?
O sistema não dá um método. É com o mestre.
Assumir que os personagens diferenciem automaticamente poções, óleos e granadas e saibam exatamente qual magia está contida nelas não é o ideal, a meu ver.
A meu ver, o ideal é por rótulo nas poções e ler o que está escrito no pergaminho (só ativa se falar).

Se você, como mestre, dificultou além disso, é porque quer colocar um desafio ali. Nesse caso, deixe os jogadores improvisarem, avalie suas ideias e vá pedindo testes de conhecimento ou misticismo conforme as ideias.

Eu, como jogador, usaria Detectar Magia (pergaminhos e poções contém magias) para ver que aura gerariam. O grau da aura já me diria algo sobre o nível da magia. Com isso, eu diria para o mestre que quero Identificar Magia levando em conta a aura gerada. Por exemplo, se a aura foi tênue, é a mesma aura de um item menor, então a CD poderia ser 20, como um item desses.
- Itens mágicos são tesouro, eles aparecem na tabela de tesouro por ND (tabela 8.2). De acordo com as orientações da seção controlando a riqueza é importante anotar os tesouros de cada personagem. As tabelas 3.1 e 8.7 expõem métodos e níveis desse controle. Itens mágicos não possuem valor e normalmente não são vendidos (exceto poções). Sendo assim, como contabilizar itens mágicos na riqueza dos personagens?
Só o mestre vai dizer o preço para este fim, da mesma forma que diz caso coloque o item à venda em Vectora.

A proposta do sistema para itens mágicos é essa. Eles são especiais e só o mestre tem o controle sobre o preço, que é quanto ele quiser e que pode mudar de valor a cada vez que aparecer de novo numa ou noutra história.
- Pergaminhos não aparecem em nenhuma tabela de tesouro. Isso foi intencional?
Não sei dizer. Algumas coisas assim eu até sei dizer, porque me envolvi no processo, mas essa não é uma delas.
Pergaminhos também não apresentam preço, apenas custo. Como contabilizá-los no tesouro dos personagens?
São itens mágicos. É o mesmo caso dos outros, que comentei acima.
- Como identificar artefatos? Qual a CD? O olho de Sszzaas tem uma CD específica, mas e quanto aos outros artefatos?
Tudo que foi dito sobre itens mágicos pode ser elevado ao cubo sobre artefatos. Identificar um artefato pode ser um objetivo de uma aventura inteira.

Se você perguntasse isso na DB, é bem provável que ouviria a mesma coisa. :lol:
Se eu me equivoquei em algum entendimento podem apontar!
Vou mandar um comentário mais pessoal no privado. Verifique lá, daí.
Imagem

RihanDorian
Mensagens: 12
Registrado em: 22 Jan 2021, 22:37

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por RihanDorian » 27 Jan 2021, 04:31

Aproveitando a deixa da dúvida anterior sobre itens mágicos, afinal, poções podem ou não ser criadas a partir de magias que o alvo seja "você"?

Sei que na regra fala apenas de 1 criatura, objeto ou área, mas na tabela de poções aleatórias possui duas poções de magias que o alvo é "você"

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6437
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Khrjstjano » 27 Jan 2021, 04:57

RihanDorian escreveu:
27 Jan 2021, 04:31
Aproveitando a deixa da dúvida anterior sobre itens mágicos, afinal, poções podem ou não ser criadas a partir de magias que o alvo seja "você"?
Você está contido no conjunto Uma Criatura, mas realmente dá pra ter dúvida sobre se a intenção não é ser mais restritivo mesmo.
Sei que na regra fala apenas de 1 criatura, objeto ou área, mas na tabela de poções aleatórias possui duas poções de magias que o alvo é "você"
Eu contei 8 poções, ao todo.

1º círculo:
Disfarce Ilusório.
Visão Mística.
Vitalidade Fantasma.

2º círculo:
Aparência Perfeita.
Concentração de Combate.
Metamorfose.
Voz Divina.

3º círculo:
Invisibilidade.

E nas outras poções, só 14 que têm alvo Uma Criatura. O resto é óleo, granada e magias repetidas. Aí eu já acho que não fica dúvida sobre a intenção.
Imagem

Responder

Voltar para “Tormenta”