DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Tormenta é o RPG mais completo do Brasil. São tantos suplementos que você vai mesmo precisar conversar com o pessoal para acompanhar tudo!
argos
Mensagens: 25
Registrado em: 27 Set 2021, 15:19

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por argos » 05 Out 2021, 09:25

Duvida aí rapaziada
Se eu tenho uma am arma com o encantamento "conjuradora" eu sou um guerreiro e estamos no meio de combate, um arcanista/alguém que usa magia poderia recarregar a magia na arma?

Ironnia
Mensagens: 9
Registrado em: 19 Abr 2021, 13:33

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Ironnia » 05 Out 2021, 17:19

Voltei, com mais dúvidas. Obrigado pelas respostas das outras. :D
====
Dúvida sobra a magia “Cúpula de Repulsão”.
Se o conjurador utiliza todos os aprimoramentos da magia, contra a única criatura do combate, essa criatura tem como fazer alguma coisa contra esse jogador?
Essa criatura teria como Dissipar Magia ou usar desejo para dissipar, ou a cúpula desviaria?
E os outros jogadores que estão debaixo do guarda-chuva, a criatura teria como afetar eles de alguma forma?
A criatura poderia se teletransportar para dentro da cúpula? Se sim, a cúpula ainda protegeria o conjurador? E os outros jogadores?
====
Dúvida sobre a Ação Preparada, novamente, mas outra coisinha.
Meus amigos utilizam a ação preparada antes do início de Combate. “Os jogadores vão entrar na floresta. Mestre, vou preparar uma ação lançar magia para quando começar o combate”. :| Relendo o Capitulo de combate, o que permite executar ações é a Rodada de Combate.
Então não teria como preparar uma ação antes do inicio do combate, correto?
====
Dúvida sobre a chance de falha na Matéria Vermelha.
O texto diz “impondo chance de falha cumulativa para cada ataque”. Então se eu tiver uma Armadura Pesada de Matéria Vermelha, a partir do terceiro ataque do atacante, o atacante sofreria 75% de chance de falha?
====
Dúvida sobre Contramágica e Contramágica Aprimorada.
Se o conjurador utilizar Dissipar Magia contra Dissipar magia, anularia automaticamente por ser a mesma magia? Ou ainda teria que fazer o teste oposto?
O poder contramágica aprimorada permite utilizar a mesma magia do adversário (Rolando identificar magia e descobrindo como reação), anulando automaticamente, ou somente dissipar magia para fazer a “contramágica”?
====
Dúvida em mágias como Criar elementos, Controlar Terra, Ilusão... com Magia ampliada.
Essas magias que colocam cubos de 1,5m viram cubos de 3m?
Na magia criar elementos, em terra e água é categoria de tamanho dobraria sua área, um colossal 9x9 viraria 18x18?

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6436
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Khrjstjano » 05 Out 2021, 23:24

argos escreveu:
05 Out 2021, 09:25
Duvida aí rapaziada
Se eu tenho uma am arma com o encantamento "conjuradora" eu sou um guerreiro e estamos no meio de combate, um arcanista/alguém que usa magia poderia recarregar a magia na arma?
Sim.

==========================
Ironnia escreveu:
05 Out 2021, 17:19
Dúvida sobra a magia “Cúpula de Repulsão”.
Se o conjurador utiliza todos os aprimoramentos da magia, contra a única criatura do combate, essa criatura tem como fazer alguma coisa contra esse jogador?
Com ataques, magias ou habilidades, não.
Essa criatura teria como Dissipar Magia ou usar desejo para dissipar, ou a cúpula desviaria?
Desviaria.
E os outros jogadores que estão debaixo do guarda-chuva, a criatura teria como afetar eles de alguma forma?
Quem está dentro da área tem a mesma proteção.
A criatura poderia se teletransportar para dentro da cúpula?
Não. Você não pode se aproximar.
Meus amigos utilizam a ação preparada antes do início de Combate. “Os jogadores vão entrar na floresta. Mestre, vou preparar uma ação lançar magia para quando começar o combate”. :| Relendo o Capitulo de combate, o que permite executar ações é a Rodada de Combate.
Então não teria como preparar uma ação antes do inicio do combate, correto?
Usando a ação padrão Preparar como está no livro, não.
Dúvida sobre a chance de falha na Matéria Vermelha.
O texto diz “impondo chance de falha cumulativa para cada ataque”. Então se eu tiver uma Armadura Pesada de Matéria Vermelha, a partir do terceiro ataque do atacante, o atacante sofreria 75% de chance de falha?
Não. A chance é sempre de 25%, apenas.
Se o conjurador utilizar Dissipar Magia contra Dissipar magia, anularia automaticamente por ser a mesma magia?
Sim.
O poder contramágica aprimorada permite utilizar a mesma magia do adversário (Rolando identificar magia e descobrindo como reação), anulando automaticamente, ou somente dissipar magia para fazer a “contramágica”?
Permite.
Dúvida em mágias como Criar elementos, Controlar Terra, Ilusão... com Magia ampliada.
Essas magias que colocam cubos de 1,5m viram cubos de 3m?
Nos efeitos que têm área, sim.
Na magia criar elementos, em terra e água é categoria de tamanho dobraria sua área, um colossal 9x9 viraria 18x18?
Magia Ampliada não aumenta categorias de tamanho.
Imagem

Ironnia
Mensagens: 9
Registrado em: 19 Abr 2021, 13:33

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Ironnia » 06 Out 2021, 22:04

Obrigado! Um novo mundo se abriu para mim sobre “Contramagica” e com ele várias dúvidas sobre interações. A maioria é buscando confirmação.
===
Em situações onde seria utilizada, exatamente, a mesma magia para anular automaticamente, sem utilizar “Dissipar Magia”.
- - Ainda devo respeitar o Alcance, com as magias lançadas na contramágica? - -
Ex: Estou em Alcance médio, quero fazer “contramágica” na “Velocidade” do adversário, preciso utilizar “Magia Ampliada”?
Teria como anular uma magia com alcance pessoal? Ex: “Transmutação de Guerra” anular “Transmutação de Guerra”.

Para anular uma magia de alcance Toque, precisaria está do lado conjurador adversário? Ex: “Teletransporte” anular “Teletransporte”.
---
Se o conjurador estiver com “Globo Invulnerabilidade” com o aprimoramento de 5º círculo, teria como alguém anular as suas magias de 4º Círculo ou menor?

No caso de magias como “Bola de Fogo” a interação da contramágica seria no conjurador (Ou seja, dentro do Globo de Invulnerabilidade) ou no encontro das duas magias (Fora do Globo de Invulnerabilidade)?

Se a interação for fora do Globo, teria como anular magia do conjurador sobre efeito de Cúpula de Repulsão?
---
Uma Bola de fogo de 3 PM’s anularia uma Bola de Fogo de 20 PM’s? Mesmo se fosse uma magia com aprimoramento de círculos diferentes?
===
Dúvida sobre o poder Magia Ampliada.
Eu posso utilizar Aumentar o Alcance várias vezes? Oração com Alcance longo.
===
Dúvida sobre a magia Caminhos da Natureza.
“As criaturas afetadas recebem deslocamento +3m e ignoram penalidades por terreno difícil em terrenos naturais.”
O bônus de deslocamento é somente para terrenos naturais?
===
Dúvida sobre outro assunto.
Se eu estiver sobe o efeito de “Proteção contra Magia” contra a Escola Adivinhação. Minhas mágias, principalmente as da escola Ilusão, também estariam protegidas contra efeitos das magias de adivinhação (Visão da Verdade)?
Editado pela última vez por Ironnia em 07 Out 2021, 22:40, em um total de 3 vezes.

Netinho Burato
Mensagens: 40
Registrado em: 24 Jun 2019, 00:40

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Netinho Burato » 06 Out 2021, 22:46

Dia desses vi essa discussão na Masmorra de Valkária e acho que é interessante trazer essa dúvida para esse tópico.

Bucaneiro é uma classe que possui dois poderes que exigem que o jogador se aproxime e ataque, eles são Ataque Acrobático e Touché. Abaixo segue descrição:

Ataque Acrobático: Quando se aproxima de um inimigo com uma pirueta ou pulo (em termos de jogo, usando Acrobacia ou Atletismo para se mover) e o ataca no mesmo turno, você recebe +2 em seu teste de ataque e na rolagem de dano.
Touché: Quando se aproxima de um inimigo e o ataca com uma arma leve ou ágil no mesmo turno, você pode gastar 2 PM para aumentar seu dano em um passo e receber +5 na margem de ameaça. Pré-requisito: Esgrimista, 10º nível de bucaneiro.

A dúvida é: oq ocorre quando o jogador executa mais de um ataque (Estilo de Duas Armas, Ataque Extra, Surto Heroico, etc) após ter se aproximado, os bônus são aplicados apenas no primeiro ataque ou se mantém nos ataques seguintes?
No caso de os bônus se manterem nos ataques seguintes, é necessário pagar o custo do poder "Touché" em todos os ataques ou você paga apenas uma vez?

argos
Mensagens: 25
Registrado em: 27 Set 2021, 15:19

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por argos » 07 Out 2021, 11:58

Netinho Burato escreveu:
06 Out 2021, 22:46
Dia desses vi essa discussão na Masmorra de Valkária e acho que é interessante trazer essa dúvida para esse tópico.

Bucaneiro é uma classe que possui dois poderes que exigem que o jogador se aproxime e ataque, eles são Ataque Acrobático e Touché. Abaixo segue descrição:

Ataque Acrobático: Quando se aproxima de um inimigo com uma pirueta ou pulo (em termos de jogo, usando Acrobacia ou Atletismo para se mover) e o ataca no mesmo turno, você recebe +2 em seu teste de ataque e na rolagem de dano.
Touché: Quando se aproxima de um inimigo e o ataca com uma arma leve ou ágil no mesmo turno, você pode gastar 2 PM para aumentar seu dano em um passo e receber +5 na margem de ameaça. Pré-requisito: Esgrimista, 10º nível de bucaneiro.

A dúvida é: oq ocorre quando o jogador executa mais de um ataque (Estilo de Duas Armas, Ataque Extra, Surto Heroico, etc) após ter se aproximado, os bônus são aplicados apenas no primeiro ataque ou se mantém nos ataques seguintes?
No caso de os bônus se manterem nos ataques seguintes, é necessário pagar o custo do poder "Touché" em todos os ataques ou você paga apenas uma vez?
Pelo que entendi no ataque acrobatico diz se vc atacar no mesmo turno, então entendo que sim continua
Já no touché acredito que sim também, já que a condição e se aproximar e atacar com uma arma leve ou ágil no mesmo turno, não menciona próximo ataque em nenhuma das ocasiões
PS: se eu estiver errado foi mal

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6436
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Khrjstjano » 09 Out 2021, 12:30

Ironnia escreveu:
06 Out 2021, 22:04
Ainda devo respeitar o Alcance, com as magias lançadas na contramágica?
RCE, não. Você só tem que "lançar a mesma magia".

Mas também dá para defender que você tenha que estar no alcance, dizendo que isto apenas não está escrito porque é alvo "óbvio". Mas aí já seria RCP e precisaria de confirmação dos autores (e um sim geraria tanta complicação que eu não acredito que eles diriam isso).
Teria como anular uma magia com alcance pessoal?
RCE, é só lançar a magia.

Se o RCP acima fosse confirmado, você precisaria de Dissipar Magia ou outra magia capaz de anulá-la (o que caberia a você procurar uma magia que faça sentido e ao mestre aprovar seu uso).
Para anular uma magia de alcance Toque, precisaria está do lado conjurador adversário? Ex: “Teletransporte” anular “Teletransporte”.
Mesmo caso acima.
Se o conjurador estiver com “Globo Invulnerabilidade” com o aprimoramento de 5º círculo, teria como alguém anular as suas magias de 4º Círculo ou menor?
Me parece que se a sua magia for lançada em um alvo ou ponto (no caso de magias de área) exterior ao globo, a resposta RCE é sim. Se não, a resposta é não. Tudo conforme casos acima.
No caso de magias como “Bola de Fogo” a interação da contramágica seria no conjurador (Ou seja, dentro do Globo de Invulnerabilidade) ou no encontro das duas magias (Fora do Globo de Invulnerabilidade)?
Mesmo caso das respostas acima. Só veja qual o ponto onde a magia é lançada para saber se ela pode ser anulada ou não.
Se a interação for fora do Globo, teria como anular magia do conjurador sobre efeito de Cúpula de Repulsão?
Idem às respostas acima. Mas, neste caso, só magias que o conjurador sob efeito da cúpula lançasse em si mesmo ou no ponto em que está não poderia ser anuladas.
Uma Bola de fogo de 3 PM’s anularia uma Bola de Fogo de 20 PM’s? Mesmo se fosse uma magia com aprimoramento de círculos diferentes?
Por RCE bem ao pé da letra, especialmente considerando o exemplo dado em Anulando Magias, aprimoramentos não são considerados. Bola de Fogo é anulada por Bola de Fogo, independentemente de quanto cada uma custou.

Mas é possível argumentar que a magia tenha que ser exatamente igual, o que precisaria de confirmação de RCP (mas eu não creio nessa possibildiade, porque isso seria muito complicado, coisa que T20 evita: reduções de custo tornariam as coisas muito complexas para a proposta do sistema e quem lança a contramágica não tem como saber que aprimoramentos o oponente usou ou deixou de usar).
Dúvida sobre o poder Magia Ampliada.
Eu posso utilizar Aumentar o Alcance várias vezes? Oração com Alcance longo.
RCE, sim. Poderes de magia do tipo Aprimoramento seguem as regras de aprimoramentos de magia e Magia Ampliada começa com "aumenta".
Dúvida sobre a magia Caminhos da Natureza.
“As criaturas afetadas recebem deslocamento +3m e ignoram penalidades por terreno difícil em terrenos naturais.”
O bônus de deslocamento é somente para terrenos naturais?
Essa não dá pra saber, por RCE, mas eu diria com 99,9% de segurança que o bônus de deslocamento é recebido em qualquer terreno.

Porque esse texto tem o mesmo problema da habilidade Reptiliano (Trogs), para a qual já tivemos confirmação dos autores sobre a intenção. Não acredito que eles dariam uma resposta com lógica inversa aqui, justamente porque isso complicaria o entendimento do sistema.
Dúvida sobre outro assunto.
Se eu estiver sobe o efeito de “Proteção contra Magia” contra a Escola Adivinhação. Minhas mágias, principalmente as da escola Ilusão, também estariam protegidas contra efeitos das magias de adivinhação (Visão da Verdade)?
Não. Apenas você estaria Imune a magias de adivinhação lançadas contra você.

=============================
Netinho Burato escreveu:
06 Out 2021, 22:46
Dia desses vi essa discussão na Masmorra de Valkária e acho que é interessante trazer essa dúvida para esse tópico.

Bucaneiro é uma classe que possui dois poderes que exigem que o jogador se aproxime e ataque, eles são Ataque Acrobático e Touché. Abaixo segue descrição:

Ataque Acrobático: Quando se aproxima de um inimigo com uma pirueta ou pulo (em termos de jogo, usando Acrobacia ou Atletismo para se mover) e o ataca no mesmo turno, você recebe +2 em seu teste de ataque e na rolagem de dano.
Touché: Quando se aproxima de um inimigo e o ataca com uma arma leve ou ágil no mesmo turno, você pode gastar 2 PM para aumentar seu dano em um passo e receber +5 na margem de ameaça. Pré-requisito: Esgrimista, 10º nível de bucaneiro.

A dúvida é: oq ocorre quando o jogador executa mais de um ataque (Estilo de Duas Armas, Ataque Extra, Surto Heroico, etc) após ter se aproximado, os bônus são aplicados apenas no primeiro ataque ou se mantém nos ataques seguintes?
No caso de os bônus se manterem nos ataques seguintes, é necessário pagar o custo do poder "Touché" em todos os ataques ou você paga apenas uma vez?
A Condição Necessária desses poderes ficou difícil de entender quando se tem ataques múltiplos, realmente. A dúvida é se:
  • 1. Cada ataque feito no turno em que você se aproximou permite que a habilidade seja ativada de novo (no caso de Touché, pagando seu custo)?

    2. Ou é preciso "se aproximar 1 vez + atacar 1 vez" toda vez que se quiser ativar a habilidade?
Vou ver se consigo essa resposta. Mas o que posso dizer, de imediato, é que a resposta 1 fica equilibrada para ambos os casos, porque Touché, que é mais forte, custaria PM a cada ataque, e Ataque Acrobático, que é mais fraco, é um poder que até seria bom ser aplicado a todos os ataques, para não ficar muito fraco.

==================================
argos escreveu:
07 Out 2021, 11:58
Pelo que entendi no ataque acrobatico diz se vc atacar no mesmo turno, então entendo que sim continua
Já no touché acredito que sim também, já que a condição e se aproximar e atacar com uma arma leve ou ágil no mesmo turno, não menciona próximo ataque em nenhuma das ocasiões
PS: se eu estiver errado foi mal
Não tem problema se estiver errado, porque o tópico é pra discutir mesmo, e você deixou claro que é o que você entendeu. Sua resposta me ajudou a pensar sobre o caso e formular melhor a questão para ver se consigo uma resposta dos autores. ;)
Imagem

Netinho Burato
Mensagens: 40
Registrado em: 24 Jun 2019, 00:40

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Netinho Burato » 09 Out 2021, 19:26

Khrjstjano escreveu:
09 Out 2021, 12:30
A Condição Necessária desses poderes ficou difícil de entender quando se tem ataques múltiplos, realmente. A dúvida é se:
  • 1. Cada ataque feito no turno em que você se aproximou permite que a habilidade seja ativada de novo (no caso de Touché, pagando seu custo)?

    2. Ou é preciso "se aproximar 1 vez + atacar 1 vez" toda vez que se quiser ativar a habilidade?
Vou ver se consigo essa resposta. Mas o que posso dizer, de imediato, é que a resposta 1 fica equilibrada para ambos os casos, porque Touché, que é mais forte, custaria PM a cada ataque, e Ataque Acrobático, que é mais fraco, é um poder que até seria bom ser aplicado a todos os ataques, para não ficar muito fraco.
Pior q o Touché poderia gastar PM apenas uma vez e continuaria sendo algo equilibrado, Bucaneiro tem poucos PMs e não é um combatente tão bom quando comparado a outras classes, além doq a habilidade custa PM e exige movimentação

argos
Mensagens: 25
Registrado em: 27 Set 2021, 15:19

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por argos » 12 Out 2021, 17:18

Outra dúvida aí galera
O espólio do nobre, ele permite pegar items superiores, com modificações?

Avatar do usuário
Lord Seph
Mensagens: 14162
Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Lord Seph » 12 Out 2021, 17:36

Depende da modificação, lembrando que você paga o preço e não o custo.

Então nada de Armadura Completa de Adamante.

Mas dá sim, só lembre que é apenas 1 item.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.

Responder

Voltar para “Tormenta”