DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Tormenta é o RPG mais completo do Brasil. São tantos suplementos que você vai mesmo precisar conversar com o pessoal para acompanhar tudo!
Malvez
Mensagens: 24
Registrado em: 25 Set 2021, 18:10

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Malvez » 03 Set 2022, 13:26

É possível usar a magia montaria arcana para ganhar benefícios de outros tipos de montarias como cães, trobos, lobos da cavernas ou grifos?

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6438
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Khrjstjano » 03 Set 2022, 17:42

Malvez escreveu:
03 Set 2022, 13:26
É possível usar a magia montaria arcana para ganhar benefícios de outros tipos de montarias como cães, trobos, lobos da cavernas ou grifos?
Não.
Imagem

Ethan
Mensagens: 78
Registrado em: 21 Jan 2022, 19:19

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Ethan » 12 Set 2022, 19:04

É possível usar a magia "Arma Espiritual" mais de uma vez pra invocar mais de uma arma?
Exemplo, um Clérigo de Wynna casta a magia duas vezes pra ter duas adagas auxiliando-o?

Zulfiya
Mensagens: 4
Registrado em: 21 Fev 2021, 02:00

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Zulfiya » 12 Set 2022, 20:13

Adaga e Agarrar

Adaga: Esta faca afiada é usada por muitos habitantes adultos do Reinado, embora seja favorita de ladrões e assassinos, por ser facilmente escondida (fornece +2 em testes de Ladinagem para ocultá-la). Quando ataca com uma adaga, você pode usar seu modificador de Destreza em vez de Força nos testes de ataque. Uma adaga pode ser arremessada.

Faça um teste de manobra (um teste de ataque corpo a corpo) oposto com a criatura. Mesmo que ela esteja usando uma arma de ataque à distância, deve fazer o teste usando seu valor de Luta. Em caso de empate, o personagem com o maior bônus vence. Se os bônus forem iguais, outro teste deve ser feito. Em geral, você pode usar qualquer arma corpo a corpo para fazer manobras de combate.

Eu posso usar Destreza em vez de Força para me defender de uma tentativa de manobra? Como por exemplo: Agarrar?

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6438
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Khrjstjano » 12 Set 2022, 21:24

Ethan escreveu:
12 Set 2022, 19:04
É possível usar a magia "Arma Espiritual" mais de uma vez pra invocar mais de uma arma?
Exemplo, um Clérigo de Wynna casta a magia duas vezes pra ter duas adagas auxiliando-o?
Efeitos de magia não se acumulam.

Você ainda vai poder usar seu benefício apenas uma vez por rodada, não dois.

-------------------------------------------------------
Zulfiya escreveu:
12 Set 2022, 20:13
Adaga e Agarrar

Adaga: Esta faca afiada é usada por muitos habitantes adultos do Reinado, embora seja favorita de ladrões e assassinos, por ser facilmente escondida (fornece +2 em testes de Ladinagem para ocultá-la). Quando ataca com uma adaga, você pode usar seu modificador de Destreza em vez de Força nos testes de ataque. Uma adaga pode ser arremessada.

Faça um teste de manobra (um teste de ataque corpo a corpo) oposto com a criatura. Mesmo que ela esteja usando uma arma de ataque à distância, deve fazer o teste usando seu valor de Luta. Em caso de empate, o personagem com o maior bônus vence. Se os bônus forem iguais, outro teste deve ser feito. Em geral, você pode usar qualquer arma corpo a corpo para fazer manobras de combate.

Eu posso usar Destreza em vez de Força para me defender de uma tentativa de manobra? Como por exemplo: Agarrar?
Sim.

Você utiliza a arma que usa para defender da forma que ela é utilizada.
Imagem

RidleyBr
Mensagens: 5
Registrado em: 02 Mai 2014, 13:46

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por RidleyBr » 21 Set 2022, 20:55

No meu grupo surgiu uma dúvida que dividiu opiniões fortemente, mas que parece muito besta até.

A raiz da dúvida é a seguinte: Um teste de ataque é sempre considerado um ataque?

Isto surgiu durante a tentativa de usar um ataque especial enquanto se resiste a uma manobra. Nisso fomos atrás da definição de "teste de ataque" e encontramos este trecho do livro:

Teste de Ataque: Este é um tipo específico de teste de perícia, para acertar um alvo com "um ataque".

Minha interpretação foi que não, testes de ataque e ataques não são a mesma coisa. Do contrário abriria premissas para quando se resistir a uma manobra, isto te permitir substituir seu teste de ataque para usar outra manobra contra o próprio agressor. Estou viajando ou é por essa linha mesmo?

renankton
Mensagens: 1
Registrado em: 22 Set 2022, 09:30

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por renankton » 22 Set 2022, 15:14

Em relação a habilidade de bucaneiro "Aparar" na primeira errata 1.11 diz: Aparar (p. 47). Substitua a primeira frase por “Uma vez por rodada, quando é atingido por um
ataque corpo a corpo, você pode gastar uma reação e 1 PM para apará-lo”.

já na segunda errata 1.2 diz : Aparar (p. 47). Na segunda frase, após “ataque”,
insira “com um bônus igual ao seu nível”

Então, caso você tome 3 ataques em um turno, você só pode aparar um dos três ataques, e o ataque que for aparado você faria um teste de ataque com apenas o bônus do seu nível, retirando sua chance de acerto com a arma, ou soma sua chance de acerto mais seu nível? Ex: nível 7, o ataque do adversário da um total de 25 e passa sua defesa, pra aparar teria que tirar nos dados 18 +7 do seu nível, ou esses +7 do nível somaria com sua chance de acerto?

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6438
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Khrjstjano » 22 Set 2022, 22:07

RidleyBr escreveu:
21 Set 2022, 20:55
Um teste de ataque é sempre considerado um ataque?
Um teste de ataque não é um ataque.

Um ataque é uma paulada no inimigo, uma "ação" que o personagem realiza.

Um teste de ataque é um teste, uma rolagem de dado somado a um bônus, realizada pelo jogador.

Ataques normalmente requerem testes de ataque para definir se têm sucesso (mas nem sempre, como em Conjurar Monstro).

Testes de ataque podem ser requeridos por efeitos diversos (como o poder Aparar) ou pelo mestre (pelo motivo que ele achar necessário).

========================================
renankton escreveu:
22 Set 2022, 15:14
...nível 7, o ataque do adversário da um total de 25 e passa sua defesa, pra aparar teria que tirar nos dados 18 +7 do seu nível, ou esses +7 do nível somaria com sua chance de acerto?
Soma ao bônus de ataque.

Obs: e é bom combar tudo que puder, ainda, pois uma ameaça de ND 7 tem +24 de acerto só de bônus. 25 ela obtém rolando 1 e sem usar mais nada. =V
Imagem

Avatar do usuário
MageOfFire
Mensagens: 19
Registrado em: 03 Mar 2022, 18:15

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por MageOfFire » 25 Set 2022, 13:31

Olá,

Quando um ladino utilizando uma armadura leve lança uma magia por meio do poder Truque Mágico eu preciso rolar o Misticismo (CD 20 + o custo em PM da magia)?

No final do texto associado a "Armaduras e Magias Arcana" (pag. 161 do livro) está escrito que "Magias lançadas por habilidades de raça ou poderes não sofrem esta limitação)". Fiquei na dúvida se este poder encaixa na descrição.

Grato desde já!
"My Blood is made of Power,
My Body your Dimension,
My Mind is bathed by the seat of Justice,
With a Benevolent Heroic Spirit,
A Soul that carries Eternal Hope
And the Heart that seeks the True Balance for the world,
In view of this I pray to you Bahamut,
Supreme God that shines in the darkest Night
And streak on the clearest Day,
Awaken the Purity of my Essence
So that I can be the blade that cut the wicker
Summa Virtude!"

Drako, Arauto da Pureza.

Avatar do usuário
Herick_MVP
Mensagens: 11
Registrado em: 11 Ago 2021, 22:30

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Herick_MVP » 25 Set 2022, 19:27

Existe alguma regra para personagens multiclasse quando duas classes fornecem a mesma habilidade como por exemplo Bucaneiro e Ladino que fornecem a habilidade Evasão? Vc apenas recebe o Poder e desconsidera a habilidade? pode trocar a evasão por um poder da classe que pegou o nivel? pode trocar a habilidade por um poder geral?

Responder

Voltar para “Tormenta”