DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Tormenta é o RPG mais completo do Brasil. São tantos suplementos que você vai mesmo precisar conversar com o pessoal para acompanhar tudo!
Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6437
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Khrjstjano » 18 Nov 2020, 12:26

Eduardo Santinho escreveu:
18 Nov 2020, 07:52
Muito Obrigado pela paciencia comigo que acabo postando em topicos errados, vou tentar melhorar...
Tranquilo. A gente se acha.

Aproveitando, dá uma lida a segunda dúvida respondida nesse link: viewtopic.php?f=7&t=2607&p=158918#p158898

Acredito que isso vai te ajudar a mais um pouco sobre o assunto "dois poderes em um ataque.
Imagem

Avatar do usuário
Pyromancer
Administrador
Mensagens: 645
Registrado em: 06 Dez 2013, 18:29
Localização: Prendik

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Pyromancer » 23 Nov 2020, 09:59

Conjurar Monstro [pág. 177]

"Atacar: o monstro ataca um alvo em alcance corpo a corpo. O ataque acerta automaticamente e causa 2d4+2 pontos de dano".
"Lançar Magia: o monstro pode servir como ponto de origem para uma magia lançada por você com execução de uma ação padrão ou menor. Ele pode descarregar um Toque Chocante em um inimigo distante..."

Toque Chocante [pág. 201]

"+2 PM: como parte da execução da magia, você faz um ataque corpo a corpo contra o alvo. Se acertar, causa o dano do ataque e da magia."

Considerando o texto acima posso usar o ataque do monstro invocado para lançar toque chocante com o aprimoramento citado:?:
No meu entendimento, pode sim.

Eduardo Santinho
Mensagens: 143
Registrado em: 21 Jan 2019, 15:33

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Eduardo Santinho » 23 Nov 2020, 13:53

Duvida um inventor de nivel 2 ganha fabricar item superior com uma modificação (escolheu armadura), no nivel 4 outra modificação, no 6 mais uma e no oitavo a quarta modificação na mesma armadura. Quando chegou no nivel 9 esta amadura com 4 modificações foi destruida. Pergunta no nivel 10 ele ganha outra armadura com 5 modificações ?? Ou a cada nivel ele tem que fabricar um item novo desde ? ou ele pode ir simplesmente fazemdo as modificações na armadura que ganhou no nivel 2 ? desculpa eu sou meio atrapalhado para perguntar as coisas

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6437
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Khrjstjano » 23 Nov 2020, 21:44

Pyromancer escreveu:
23 Nov 2020, 09:59
Ricardo Anisio" escreveu:Conjurar Monstro [pág. 177]

"Atacar: o monstro ataca um alvo em alcance corpo a corpo. O ataque acerta automaticamente e causa 2d4+2 pontos de dano".
"Lançar Magia: o monstro pode servir como ponto de origem para uma magia lançada por você com execução de uma ação padrão ou menor. Ele pode descarregar um Toque Chocante em um inimigo distante..."

Toque Chocante [pág. 201]

"+2 PM: como parte da execução da magia, você faz um ataque corpo a corpo contra o alvo. Se acertar, causa o dano do ataque e da magia."

Considerando o texto acima posso usar o ataque do monstro invocado para lançar toque chocante com o aprimoramento citado:?:
No meu entendimento, pode sim.
Levei essa questão aos desenvolvedores para ver o que diziam.

A resposta que obtive foi de que o monstro serve apenas de ponto de origem da magia lançada por você, mas não te substitui em tudo na conjuração.

Isto ocasiona que este aprimoramento não funciona em conjunto com a ordem Lançar Magia do monstro, pois ainda seria você quem teria que fazer o ataque, mesmo que a magia em si fosse ter o monstro como ponto de origem.

:geek:

============================================================================
Eduardo Santinho escreveu:
23 Nov 2020, 13:53
Duvida um inventor de nivel 2 ganha fabricar item superior com uma modificação (escolheu armadura), no nivel 4 outra modificação, no 6 mais uma e no oitavo a quarta modificação na mesma armadura.
Na verdade, não é a mesma armadura. Em cada um desses níveis o inventor pode substituir seu item por outro com mais aprimoramentos. Não é mais o mesmo item.

Inclusive, nem mesmo precisa ser outra armadura toda vez. Ele pode pegar uma armadura, depois trocar ela por uma arma, então trocar por um escudo, etc, etc. Em suma, pode sempre trocar o item por outro que não tem nada a ver com o anterior, se quiser.
Quando chegou no nivel 9 esta amadura com 4 modificações foi destruida.
Primeiramente, note que consertar itens ficou bem fácil em Tormenta 20, comparado ao que era em TRPG. O tempo necessário caiu muito. Se foi destruída, é só consertar (veja perícia Ofícios).
Pergunta no nivel 10 ele ganha outra armadura com 5 modificações ??
Ele pode trocar o item anterior por outro. Se ele estava inteiro ou tinha sido destruído, não importa.
Ou a cada nivel ele tem que fabricar um item novo desde?
Creio que já ficou tudo claro acima, mas só reforçando que ele não fabrica esses itens. A habilidade os dá de graça mesmo, sem ele ter que fazer nada (a não ser subir de nível).
ele pode ir simplesmente fazendo as modificações na armadura que ganhou no nivel 2 ?
Novamente, creio que já ficou claro acima, mas não é a mesma armadura. O jogador pode escolher uma armadura melhor toda vez, claro, mas não é a mesma. É sempre outra, que ele pega no lugar da anterior (que ele perde, é claro).

A moral da coisa, em termos narrativos, é que o inventor está sempre desmontando seus itens para fazer outros.
Imagem

Eduardo Santinho
Mensagens: 143
Registrado em: 21 Jan 2019, 15:33

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Eduardo Santinho » 24 Nov 2020, 09:02

Em outro topico de criação de personagem, foi mencionado o golpe pessoal do guerreiro (construindo um arqueiro), este golpe pessoal num personagem de nivel 2 poderia ficar assim: 1-)BRUTAL + DESTRUIDOR + Arma especifica (arco longo) cai o custo em -1 + Lento (ação completa) cai o custo -2 + Preciso + LETAL comprado 2 vezes = gastando 2 PM por golpe está correta esta construção de golpe pessoal ? arco longo 2xd6+Bonus e critico 15 x 3 rolando 2 dados de ataque e escolhendo o maior. 2-)Neste caso a arma D8 aumentou um passo para 2D6 se sair critico x3 serão 6D6 correto ?

Avatar do usuário
Pyromancer
Administrador
Mensagens: 645
Registrado em: 06 Dez 2013, 18:29
Localização: Prendik

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Pyromancer » 24 Nov 2020, 09:58

Eduardo Santinho escreveu:
24 Nov 2020, 09:02
Em outro topico de criação de personagem, foi mencionado o golpe pessoal do guerreiro (construindo um arqueiro), este golpe pessoal num personagem de nivel 2 poderia ficar assim: 1-)BRUTAL + DESTRUIDOR + Arma especifica (arco longo) cai o custo em -1 + Lento (ação completa) cai o custo -2 + Preciso + LETAL comprado 2 vezes = gastando 2 PM por golpe está correta esta construção de golpe pessoal ? arco longo 2xd6+Bonus e critico 15 x 3 rolando 2 dados de ataque e escolhendo o maior. 2-)Neste caso a arma D8 aumentou um passo para 2D6 se sair critico x3 serão 6D6 correto ?
Oi Eduardo Santinho, acredito que você esteja utilizando uma versão desatualizada do livro - a versão 1.0, aparentemente -, pois estas regras mudaram na versão final. Ainda assim, essa construção não seria possível nem na versão 1.0 das regras e nem na versão final, como explico a seguir:

Tormenta 20 - versão 1.0:
Arco Longo (pg. 141) = dano 1d8, margem de ameaça 20, multiplicador de crítico x3

Brutal (+1 PM) = aumenta o dano em mais um dado do mesmo tipo = dano 2d8
Destruidor (+2 PM) = aumenta o multiplicador de crítico em +1 = multiplicador de crítico x4
Arma Específica (-1 PM) = seu golpe pessoal só pode ser usado com arcos longos
Lento (-2 PM) = seu ataque exige uma ação completa para ser executado
Preciso (+1 PM) = rola dois dados e fica com o melhor no ataque
Letal x2 (+4 PM) = aumenta a margem de ameaça em +5 = margem de ameaça 15-20

Resultado Final = dano 2d8, margem de ameaça 15-20, multiplicador de crítico x4; exige uma ação completa para ser executado; quando ataca, você rola dois dados e fica com o melhor resultado; dano do crítico = 8d8 (2d8 x 4); custo = 5 PM (proibido para personagens menores que 5º nível)

Tormenta 20 - versão final:
Houveram algumas mudanças de regras na versão final do jogo, então essa combinação ficaria assim:

Arco Longo (pg. 141) = dano 1d8, margem de ameaça 20, multiplicador de crítico x3

Brutal (+1 PM) = aumenta o dano em mais um dado do mesmo tipo = dano 2d8
Destruidor (+2 PM) = aumenta o multiplicador de crítico em +1 = multiplicador de crítico x4
Arma Específica = não existe mais, agora todo Golpe Pessoal só funciona com um tipo de arma específica
Lento (-1 PM) = seu ataque exige uma ação completa para ser executado
Preciso (+1 PM) = rola dois dados e fica com o melhor no ataque
Letal x2 (+4 PM) = aumenta a margem de ameaça em +5 = margem de ameaça 15-20

Resultado Final = dano 2d8, margem de ameaça 15-20, multiplicador de crítico x4; exige uma ação completa para ser executado; quando ataca, você rola dois dados e fica com o melhor resultado; dano do crítico = 8d8 (2d8 x 4); custo = 7 PM (proibido para personagens menores que 7º nível).

Avatar do usuário
Lord Seph
Mensagens: 14162
Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Lord Seph » 24 Nov 2020, 10:50

Só para esclarecimento: se eu sou de uma raça que dá magia Arcana por exemplo e sou um usuário de magia Divina, magias que exigem círculo maior terei acesso com essa magia Arcana racial? Ou apenas se eu escolher uma classe conjuradora Arcana irá permitir a Esso a esses aprimoramentos de nível?
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6437
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Khrjstjano » 24 Nov 2020, 12:39

Pyromancer escreveu:
24 Nov 2020, 09:58
Eduardo Santinho escreveu:
24 Nov 2020, 09:02
Neste caso a arma D8 aumentou um passo para 2D6 se sair critico x3 serão 6D6 correto ?
...dano do crítico = 8d8 (2d8 x 4)...
Vale mencionar que dados extras não são multiplicados em críticos.

O 1d8 básico da arma vira 4d8 no crítico.

Já o 1d8 extra adicionado por brutal não multiplica.

O dano final seria 5d8, neste caso.

Nota Santinho: outra coisa que mudou no 1.1 é que reduções de custo nunca acumulam. Na hora de construir seu golpe pessoal, não adianta pegar mais do que uma das opções que reduzem custo. Só a maior vai te beneficiar.


============================================================================

Lord Seph escreveu:
24 Nov 2020, 10:50
Só para esclarecimento: se eu sou de uma raça que dá magia Arcana por exemplo e sou um usuário de magia Divina, magias que exigem círculo maior terei acesso com essa magia Arcana racial? Ou apenas se eu escolher uma classe conjuradora Arcana irá permitir a Esso a esses aprimoramentos de nível?
O círculo deve ser o mesmo do tipo da magia que você conjura, é claro.
Imagem

Ricardo Anizio
Mensagens: 8
Registrado em: 24 Fev 2019, 16:04
Localização: Recife Pernambuco
Contato:

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Ricardo Anizio » 24 Nov 2020, 16:30

Khrjstjano escreveu:
23 Nov 2020, 21:44
Pyromancer escreveu:
23 Nov 2020, 09:59
Ricardo Anisio" escreveu:Conjurar Monstro [pág. 177]

"Atacar: o monstro ataca um alvo em alcance corpo a corpo. O ataque acerta automaticamente e causa 2d4+2 pontos de dano".
"Lançar Magia: o monstro pode servir como ponto de origem para uma magia lançada por você com execução de uma ação padrão ou menor. Ele pode descarregar um Toque Chocante em um inimigo distante..."

Toque Chocante [pág. 201]

"+2 PM: como parte da execução da magia, você faz um ataque corpo a corpo contra o alvo. Se acertar, causa o dano do ataque e da magia."

Considerando o texto acima posso usar o ataque do monstro invocado para lançar toque chocante com o aprimoramento citado:?:
No meu entendimento, pode sim.
Levei essa questão aos desenvolvedores para ver o que diziam.

A resposta que obtive foi de que o monstro serve apenas de ponto de origem da magia lançada por você, mas não te substitui em tudo na conjuração.

Isto ocasiona que este aprimoramento não funciona em conjunto com a ordem Lançar Magia do monstro, pois ainda seria você quem teria que fazer o ataque, mesmo que a magia em si fosse ter o monstro como ponto de origem.

:geek:

============================================================================
Vocês poderiam por essa dúvida em um post oficial? Por que fiquei sem saber se pode ou não. Fiquei confuso agora.

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6437
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Khrjstjano » 24 Nov 2020, 17:23

Ricardo Anizio escreveu:
24 Nov 2020, 16:30
Fiquei confuso agora.
Se for este o caso, vou deixar um passo a passo para facilitar a compreensão.
Por que fiquei sem saber se pode ou não.
Respondendo: não pode.

Resumindo o porquê: o monstro não pode fazer o ataque no lugar do conjurador.

Resumindo porquê não: o monstro só serve de ponto de origem da magia.

Esmiuçando: fazer um ataque no lugar do conjurador vai além de apenas ser o ponto de origem da magia.
Vocês poderiam por essa dúvida em um post oficial?
Isto escapa à proposta deste tópico e às minhas possibilidades no momento, eu sinto.
Editado pela última vez por Khrjstjano em 24 Nov 2020, 18:35, em um total de 4 vezes.
Imagem

Responder

Voltar para “Tormenta”