Bottresd escreveu: ↑03 Mai 2022, 09:14
Mas e em situações muito específicas, como acertar um buraco muito pequeno, a boca de uma criatura ou um alvo que está voando?
Para usar uma bomba ou granada, o jogador deve escolher um ponto na área. Ele então gasta a ação padrão para arremessar o item naquele ponto da área e o item faz o que faz, a partir do ponto. Por exemplo, um granada de Bola de Fogo causará 6d6 pontos de dano de fogo num raio de 6m ao redor do ponto. Um buraco, uma criatura e uma parte específica de uma criatura não são pontos na área e não podem ser escolhidos como tal.
Caso um jogador tente usar um destes itens de uma forma criativa não prevista em regras, o mestre decide se a ação proposta é possível ou não. Se lhe parecer que é possível, ele então decide qualquer coisa que seja necessária para realizar a ação (como testes, custos, uso de habilidades, etc). Por fim, também decide quais as consequências da ação, tanto em caso de falha como de sucesso, parciais ou totais.
Em suma, o item só faz aquilo que diz que faz e o faz da forma que descreve que faz. Qualquer coisa fora disso, é PdM (problema do mestre).
O alvo que está voando poderia simplesmente desviar da bomba, fazendo com que ela se perdesse no cenário.
A criatura fará o que o mestre achar adequado para resolver a ação, caso a permita, mas ela nunca poderia "escolher desviar da bomba" como se estivesse escolhendo fazer uma ação em seu turno. Fora de seus turnos, criaturas apenas fazem coisas como testes de resistência, torcem para sua Defesa ser o suficiente para evitar um ataque, etc. Somente quando possuem uma habilidade que diz que pode ser (ativamente) usada como uma reação (a exemplo de Aparar, do bucaneiro), uma criatura pode "escolher" fazer algo fora de seu turno.