DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Tormenta é o RPG mais completo do Brasil. São tantos suplementos que você vai mesmo precisar conversar com o pessoal para acompanhar tudo!
Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6434
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Khrjstjano » 28 Nov 2020, 17:39

Lord Seph escreveu:
28 Nov 2020, 16:32
O que aconteceu na mesa de streaming foi o mestre ajudando o jogador distorcendo as regras.
Distorcendo não é uma boa definição para isto, a meu ver. Faz parecer que o que foi feito foi ruim, quando não é verdade.

É esperado que um mestre personalize sua campanha para melhor atender a seu grupo. Foi o que foi feito, pelo que vi.

Inclusive, há boas discussões sobre isto tudo que a comunidade está precisando bastante ter, a meu ver...
Imagem

Avatar do usuário
Lord Seph
Mensagens: 14162
Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Lord Seph » 28 Nov 2020, 20:14

Chame de House Rule, mas a regra foi modificada e esse é o ponto.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6434
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Khrjstjano » 28 Nov 2020, 21:38

Lord Seph escreveu:
28 Nov 2020, 20:14
Chame de House Rule, mas a regra foi modificada e esse é o ponto.
Foi modificada, claro.

Mas o caso é que dizer que ela foi "modificada" é okay. Dizer que foi "distorcida" não, pois essa palavra tem conotação negativa, de reprovação. E o Caldela não fez nada de "errado". Não seguir regras é okay.

Este é o ponto que eu queria ressaltar. =)
Imagem

Avatar do usuário
Lord Seph
Mensagens: 14162
Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Lord Seph » 30 Nov 2020, 18:13

Pergunta: Teurgista me permite liberar os níveis de dos aprimoramentos de nível da magia como Sono para um Clérigo de Wynna?
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6434
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Khrjstjano » 01 Dez 2020, 12:03

Lord Seph escreveu:
30 Nov 2020, 18:13
Pergunta: Teurgista me permite liberar os níveis de dos aprimoramentos de nível da magia como Sono para um Clérigo de Wynna?
Vou detalhar bem o caso.

A moral da coisa é que a classe determina o tipo de magia que o personagem lança. Quando ele usa um poder para aprender magias de outro tipo, isso é só para aprender mesmo. Ele continua lançando magia do tipo original e isto faz estas outras magias serem "convertidas", ou "contar" como do tipo original que ele lança.

Isso importa também para casos como o de Rejeição Divina (poder de Aharadak). Um bardo que aprenda uma magia divina via Aumentar Repertório, irá lançá-la como uma magia arcana (porque é só este tipo de magia que bardo efetivamente lança). Por isso, o efeito de Rejeição Divina não se aplicará sobre ela. (Nota: um arcanista devoto de Wynna usando Teurgista Místico estará no mesmo barco.)

Já com um clérigo de Wynna que use Teurgista Místico para aprender magias arcanas, acontecerá o contrário. Sua classe lança magias divinas e por isso essas magias arcanas aprendidas por ele serão então lançadas como divinas. Desta forma, sim, Rejeição Divina se aplicará contra elas.

E aí chegamos ao "cumprir requisitos de círculo". Para cumprir esses requisitos, o círculo ao qual você precisa ter acesso é o do tipo da magia conforme ela é lançada mesmo. Ou seja, um bardo que aprenda Despedaçar via Aumentar Repertório a lançará com magia arcana e precisará ser capaz de lançar magias arcanas de 2º círculo para usar os aprimoramentos dessa magia.

P.S: boa parte dessa questão eu já tinha checado na revisão do sistema, mas chequei novamente e por completo com os desenvolvedores para te responder agora.
Imagem

Eduardo Santinho
Mensagens: 143
Registrado em: 21 Jan 2019, 15:33

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Eduardo Santinho » 04 Dez 2020, 12:57

Duvida, 1-)como sei quanto tempo leva para o INVENTOR construir uma engenhoca ? eu não achei nas regras... exemplo uma engenhoca com magia de terceiro nivel ?? 2-)Como calculo a CD para passar no teste ?

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6434
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Khrjstjano » 04 Dez 2020, 20:31

Eduardo Santinho escreveu:
04 Dez 2020, 12:57
Duvida, 1-)como sei quanto tempo leva para o INVENTOR construir uma engenhoca ? eu não achei nas regras...
Fabricar é um uso da perícia Ofícios. Verifique o texto na perícia para achar a fórmula do tempo. Ele varia conforme o preço do item fabricado (e pode ser acelerado se você aceitar uma penalidade de -5 no teste).
exemplo uma engenhoca com magia de terceiro nivel ??
O custo dessa engenhoca vai ser T$ 600. Se considerarmos o preço como x3 (embora o sistema não forneça essa informação) nesse caso ficariam 3 meses (vide Ofícios).
2-)Como calculo a CD para passar no teste ?
Página 71: 20 + custo em PM da magia da engenhoca.
Editado pela última vez por Khrjstjano em 22 Jan 2021, 17:51, em um total de 1 vez.
Imagem

Avatar do usuário
tetheus
Mensagens: 47
Registrado em: 27 Dez 2013, 13:09

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por tetheus » 07 Dez 2020, 21:57

Pessoal, uma dúvida: Julgamento Divino: Iluminação, o efeito dele dura a cena toda também? Por exemplo, se eu usar no alvo, sempre que eu for ataca-lo eu ganho 2PM ou eu vou ganhar apenas 1 vez na cena?
Imagem

Avatar do usuário
Aldenor
Mensagens: 17601
Registrado em: 09 Dez 2013, 18:13
Localização: Curitiba, PR

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Aldenor » 08 Dez 2020, 12:11

Uma dúvida.

A magia Despedaçar (Livro Básico, p. 182) diz que destrói um "objeto mundano Pequeno". A letra maiúscula denota objetividade e não o que cada um acha que é ou não pequeno. A dúvida vem: serve para armas? O que são armas Pequenas? Já que em T20 não há diferença para armas médias e pequenas.

A magia só vai destruir, então, armas normais (médias) quando o conjurador puder usar o aprimoramento de +2 PM que exige acesso ao 2ª círculo?
Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem
Imagem Imagem

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6434
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Khrjstjano » 08 Dez 2020, 17:34

tetheus escreveu:
07 Dez 2020, 21:57
Pessoal, uma dúvida: Julgamento Divino: Iluminação, o efeito dele dura a cena toda também?
Sim.
tetheus escreveu:
07 Dez 2020, 21:57
Por exemplo, se eu usar no alvo, sempre que eu for ataca-lo eu ganho 2PM ou eu vou ganhar apenas 1 vez na cena?
Ganha.

Só não esqueça que não acumula. Poderes iguais não acumulam.

___________________________
Aldenor escreveu:
08 Dez 2020, 12:11
A magia Despedaçar (Livro Básico, p. 182) diz que destrói um "objeto mundano Pequeno". A letra maiúscula denota objetividade e não o que cada um acha que é ou não pequeno. A dúvida vem: serve para armas? exige acesso ao 2ª círculo?
Serve, claro.
O que são armas Pequenas?
Armas não são tratadas de forma especial. Elas apenas têm que ser objetos pequenos para ser alvo da magia. Esse Pequeno com letra maiúscula se refere a um tamanho de objetos.

Um objeto pequeno tem por volta do tamanho de uma cadeira (pág. 225). Uma espada também tem por volta desse tamanho.
Já que em T20 não há diferença para armas médias e pequenas.
Isso. Só o tamanho do objeto importa. Uma adaga é minúscula, uma espada é pequena, um machado taurico é médio, etc.
A magia só vai destruir, então, armas normais (médias)...
Armas normais (que não são nem aumentadas, nem reduzidas) não são todas objetos médios. Cada caso é um caso, como no exemplo acima.

A versão normal da magia só vai destruir armas com tamanho no máximo equiparável ao de uma cadeira. Quem usar armas como o machado taurico escapa versão normal dela.
Imagem

Responder

Voltar para “Tormenta”