DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Tormenta é o RPG mais completo do Brasil. São tantos suplementos que você vai mesmo precisar conversar com o pessoal para acompanhar tudo!
Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6434
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Khrjstjano » 11 Abr 2021, 12:58

MaryBelamy escreveu:
11 Abr 2021, 11:01
SOBRE A HABILIDADE: FRENESI

Minha dúvida é, existe a necessidade de anunciar antes que irei usar a habilidade ou não?
Não há regras que te obriguem a anunciar antes. Isso só é necessário no caso de habilidades que afetam testes, o que não é o caso.

Pode ocorrer de algum poder ser escrito de forma que te obrigue a usá-lo um dado momento (que pode ser qualquer um, conforme o caso), mas este não é um deles.
No caso seria um segundo ataque, então quero saber se posso atacar e dependendo do resultado do ataque decidir se uso a habilidade para um segundo ataque, ou antes do primeiro ataque já preciso informar que vou utilizá-la.
Pode decidir como quiser. Inclusive, se o inimigo morrer no primeiro ataque, ele nem vai estar vivo para você atacar ele de novo.

====================================================================
A propósito, alguém que está fascinado pode ser considerado desprevenido para o primeiro ataque que receber enquanto nesse estado?
A condição fascinado não deixa desprevenido.
Kazein escreveu:
11 Abr 2021, 11:16
Gente, é impressão minha ou a CA perde muito sua importância com o passar dos níveis já que ela não escala com lvl mais?
Não exatamente. Você apenas tem que continuar investindo nela, explorando as opções que o sistema possui (o que torna a construção de personagem uma parte mais importante do jogo, nesse quesito).

Observe também que as classes não têm a mesma facilidade para investir em defesa, da mesma forma que não têm a mesma facilidade para acertar mais, dar mais dano, ter mais PV ou resistências, conjurar mais magias, etc.

Quem está acostumado a ganhar defesa automaticamente e com qualquer personagem tem que se readequar em T20.
Na parte do bestiário tem criaturas ND 2 com +18 de acerto.
Vale mencionar duas coisas aqui:

- Esse valor é conseguido basicamente só com o nível delas.
- Uma ameaça de ND X é dimensionada para lutar sozinha contra 4 jogadores de nível X e dar um bom desafio.

Quem está acostumado a tratar inimigos de ND igual ao seu nível como batalhas comuns, não como chefes de fase, tem que se readequar em T20.
Faz sentido focar mais em outras formas de sobrevivência que não seja especificamente na CA, caso o personagem permita?
Duas questões sobre jogar o jogo na construção de personagem:

- Se sua classe tem mais poderes para aumentar a defesa, você não deveria negligenciá-los.
- Se não tem, você deveria dar atenção aos poderes gerais e equipamentos que dão defesa.

Duas questões sobre jogar o jogo durante a partida:

- Os jogadores deveriam jogar estrategicamente, auxiliando uns aos outros nas táticas defensivas.
- Os jogadores deveriam usar estratégias que diminuam o acerto, dano e número de ações do inimigo.

Levado tudo isso em conta, você ainda pode investir em PV temporários, resistência a dano e chance de falha, conforme sua classe permitir. Se tiver a chance de obter essas coisas, não as negligencie.
Imagem

Cordeiro
Mensagens: 137
Registrado em: 22 Jun 2014, 04:30

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Cordeiro » 11 Abr 2021, 21:49

Magias com alcance Pessoal se encaixam Na habildade "Prece de Combate" do Clérigo?

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6434
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Khrjstjano » 12 Abr 2021, 00:26

Cordeiro escreveu:
11 Abr 2021, 21:49
Magias com alcance Pessoal se encaixam Na habilidade "Prece de Combate" do Clérigo?
Sim.
Imagem

MauricioPC
Mensagens: 40
Registrado em: 22 Fev 2021, 21:41

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por MauricioPC » 12 Abr 2021, 21:21

Pessoal, a magia ENFEITIÇAR pode ser utilizada em um combate para pedir a um inimigo que lute ao lado do grupo, ao invés de confrontá-lo? Ou estou pulando alguma etapa (tipo, primeiramente deveria enfeitiça-lo para que ele fique prestativo, e no próximo turno pedir (usando Diplomacia) que ele lute ao lado do grupo?)

Outra dúvida:
No caso do uso da Paródia (Hab. Bardo): na hora de fazer o teste para poder copiar a magia, devo usar o custo PM base da magia lançada (conforme o círculo), ou o custo total da magia (com as melhorias que o lançador usou)?

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6434
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Khrjstjano » 13 Abr 2021, 00:16

MauricioPC escreveu:
12 Abr 2021, 21:21
Pessoal, a magia ENFEITIÇAR pode ser utilizada em um combate para pedir a um inimigo que lute ao lado do grupo, ao invés de confrontá-lo?

Ou estou pulando alguma etapa (tipo, primeiramente deveria enfeitiça-lo para que ele fique prestativo, e no próximo turno pedir (usando Diplomacia) que ele lute ao lado do grupo?)
A versão básica da magia apenas deixa o inimigo prestativo. Lidar com ele a partir desse ponto é como lidar com qualquer NPC prestativo (pedir para alguém prestativo lutar a seu favor tem CD 20 ou falha automaticamente — o que fica em aberto pro mestre decidir).

Já a versão aprimorada traz escrito nela mesma que o que foi pedido tem que ser considerado aceitável pelo mestre, então a resposta variará de mesa pra mesa e de situação para situação (mas o que foi citado no parêntesis anterior tende a servir de base para o que pode ser feito — o que muda é só que nesse caso você paga +2 PM pra dar a ordem direto, sem ter que rolar Diplomacia e gastar ação com isso).
No caso do uso da Paródia (Hab. Bardo): na hora de fazer o teste para poder copiar a magia, devo usar o custo PM base da magia lançada (conforme o círculo), ou o custo total da magia (com as melhorias que o lançador usou)?
Esse caso é ambíguo, regras conforme escritas. Nenhuma das respostas é negada pelo texto; ambas podem ser verdadeiras.

Quanto à intenção, vou ver se descubro e posto aqui.
Imagem

Avatar do usuário
Cavaleiro Morto
Mensagens: 102
Registrado em: 11 Dez 2013, 09:51
Localização: Guaratinguetá/SP
Contato:

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Cavaleiro Morto » 13 Abr 2021, 09:52

Duas dúvidas:

1 - Um caçador usando um arco longo, com os poderes Estilo de Disparo + Arqueiro, adicionaria os bônus de FOR + DES + SAB nas jogadas de dano com armas de disparo?

2 - Fiquei na dúvida na armas de disparo do Estilo de Disparo. O estilo de disparo não fornecesse bônus a armas de arremesso?
Imagem

MauricioPC
Mensagens: 40
Registrado em: 22 Fev 2021, 21:41

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por MauricioPC » 13 Abr 2021, 10:36

Cavaleiro Morto escreveu:
13 Abr 2021, 09:52
Duas dúvidas:

1 - Um caçador usando um arco longo, com os poderes Estilo de Disparo + Arqueiro, adicionaria os bônus de FOR + DES + SAB nas jogadas de dano com armas de disparo?

2 - Fiquei na dúvida na armas de disparo do Estilo de Disparo. O estilo de disparo não fornecesse bônus a armas de arremesso?
1 - Sim! Soma os três bônus dos atributos no dano.

2 - O Estilo de Disparo da bônus apenas para arma de disparo mesmo. Só o Estilo de Arremesso que da algum bônus para armas arremessadas.

supersp2198
Mensagens: 4
Registrado em: 13 Abr 2021, 21:32

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por supersp2198 » 13 Abr 2021, 22:11

Tenho uma dúvida quanto a magia "Invocar mortos vivos (2º Cir.)" na descrição dela consta isso:

"[...]uma ação padrão para fazê-los causar dano a criaturas adjacentes (1d6+2 pontos de dano de trevas cada)..."

Isso é: Um esqueleto pode ter até 8 criaturas médias adjacentes se estiver cercado, ele então causará com UMA ação padrão 1d6+2 pontos de dano em cada uma dessas 8 criaturas se houverem? Ou causará dano em uma dessas 8?

Se for o primeiro caso essa é uma magia com uma área enorme considerando que são 6 esqueletos e cada 1 poderá atacar 8, consequentemente o conjurador vai estar podendo causar dano a 48 alvos (se houverem e estiverem posicionados para isso) numa ação padrão?

Avatar do usuário
Salvemoselfos
Mensagens: 24
Registrado em: 23 Jan 2021, 09:24

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Salvemoselfos » 14 Abr 2021, 14:32

Dúvida sobre o golem e o raio arcano (arcanista):

Supondo que eu seja um golem arcanista com o espírito elemental do fogo. Eu posso me curar usando raio elemental em mim mesmo? E com relação à condição aplicada aos inimigos que falham em reflexos (nesse caso, ficar em chamas), se aplica também? E esse dano da condição em chamas, curaria?

Valeu!!

Netinho Burato
Mensagens: 40
Registrado em: 24 Jun 2019, 00:40

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Netinho Burato » 14 Abr 2021, 17:44

[Dúvida T20]
O poder de caçador "Camuflagem" permite se esconder mesmo sem cobertura ao pagar 2 PM. Mas por quanto tempo esse feito dura? Eu tenho q pagar 2 PM em cada rodada? O efeito permanece mesmo quando ocorre deslocamento?

Responder

Voltar para “Tormenta”