DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Tormenta é o RPG mais completo do Brasil. São tantos suplementos que você vai mesmo precisar conversar com o pessoal para acompanhar tudo!
MauricioPC
Mensagens: 40
Registrado em: 22 Fev 2021, 21:41

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por MauricioPC » 14 Abr 2021, 18:50

supersp2198 escreveu:
13 Abr 2021, 22:11
Tenho uma dúvida quanto a magia "Invocar mortos vivos (2º Cir.)" na descrição dela consta isso:

"[...]uma ação padrão para fazê-los causar dano a criaturas adjacentes (1d6+2 pontos de dano de trevas cada)..."

Isso é: Um esqueleto pode ter até 8 criaturas médias adjacentes se estiver cercado, ele então causará com UMA ação padrão 1d6+2 pontos de dano em cada uma dessas 8 criaturas se houverem? Ou causará dano em uma dessas 8?

Se for o primeiro caso essa é uma magia com uma área enorme considerando que são 6 esqueletos e cada 1 poderá atacar 8, consequentemente o conjurador vai estar podendo causar dano a 48 alvos (se houverem e estiverem posicionados para isso) numa ação padrão?
Entendo que seja cada esqueleto de um ataque a uma única criatura que esteja adjacente. Ainda, adjacente não inclui as diagonais (já que os esqueletos tem tamanho médio, e a diagonal é considerada movimento de 3m e não 1,5m)

MauricioPC
Mensagens: 40
Registrado em: 22 Fev 2021, 21:41

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por MauricioPC » 14 Abr 2021, 18:59

Salvemoselfos escreveu:
14 Abr 2021, 14:32
Dúvida sobre o golem e o raio arcano (arcanista):

Supondo que eu seja um golem arcanista com o espírito elemental do fogo. Eu posso me curar usando raio elemental em mim mesmo? E com relação à condição aplicada aos inimigos que falham em reflexos (nesse caso, ficar em chamas), se aplica também? E esse dano da condição em chamas, curaria?

Valeu!!
No caso de um Golem do fogo, ele só se curaria com magia se fosse do fogo. O Raio Elemental da dano de essência de Magia. Tem algo diferente que te deu a entender que ela curaria o Golem?

Caso alguém te jogue uma Bola de Fogo, e você fique Em Chamas, aparentemente, vc curaria metade do dano do efeito do Em Chamas (Golem não é imune a esse efeito).

Avatar do usuário
Salvemoselfos
Mensagens: 24
Registrado em: 23 Jan 2021, 09:24

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Salvemoselfos » 14 Abr 2021, 19:37

MauricioPC escreveu:
14 Abr 2021, 18:50
Entendo que seja cada esqueleto de um ataque a uma única criatura que esteja adjacente. Ainda, adjacente não inclui as diagonais (já que os esqueletos tem tamanho médio, e a diagonal é considerada movimento de 3m e não 1,5m)
Adjacente inclui diagonais sim, o texto da ação atacar diz isso. Você ataca no alcance natural de 1,5m OU um inimigo adjacente no mapa. Se não usa o grid, é 1,5, se usa o grid, é adjacente, não importando se está na diagonal ou não.
MauricioPC escreveu:
14 Abr 2021, 18:59
No caso de um Golem do fogo, ele só se curaria com magia se fosse do fogo. O Raio Elemental da dano de essência de Magia. Tem algo diferente que te deu a entender que ela curaria o Golem?

Caso alguém te jogue uma Bola de Fogo, e você fique Em Chamas, aparentemente, vc curaria metade do dano do efeito do Em Chamas (Golem não é imune a esse efeito).
Raio Arcano é que causa dano de essência, o Raio Elemental não. A dúvida me veio porque essa é uma habilidade mágica.

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6437
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Khrjstjano » 14 Abr 2021, 19:42

supersp2198 escreveu:
13 Abr 2021, 22:11
Tenho uma dúvida quanto a magia "Invocar mortos vivos (2º Cir.)" na descrição dela consta isso:

"[...]uma ação padrão para fazê-los causar dano a criaturas adjacentes (1d6+2 pontos de dano de trevas cada)..."

Isso é: Um esqueleto pode ter até 8 criaturas médias adjacentes se estiver cercado, ele então causará com UMA ação padrão 1d6+2 pontos de dano em cada uma dessas 8 criaturas se houverem? Ou causará dano em uma dessas 8?
O correto é fazê-los causar dano a uma criatura adjacente cada.

Nota: essa teria sido uma forma melhor de escrever essa magia, pois o texto ficou ambíguo mesmo. Ele permite dupla interpretação e eu já chequei essa questão com o Guilherme, anteriormente, em virtude de pergunta feita aqui.

================================================================
MauricioPC escreveu:
14 Abr 2021, 18:50
...adjacente não inclui as diagonais (já que os esqueletos tem tamanho médio, e a diagonal é considerada movimento de 3m e não 1,5m)
Inclui. Essa é uma regra exclusiva para deslocamento. Alcance é outra regra.
Imagem

MauricioPC
Mensagens: 40
Registrado em: 22 Fev 2021, 21:41

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por MauricioPC » 14 Abr 2021, 21:49

Salvemoselfos e Khrjstjano,

Obrigado pelas correções!

😇

supersp2198
Mensagens: 4
Registrado em: 13 Abr 2021, 21:32

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por supersp2198 » 14 Abr 2021, 23:53

Olá pessoal, boa noite, estou com uma dúvida quanto a essa parte da habilidade golpe pessoal:

"Conjurador (Custo da Magia + 1 PM).
Escolha uma magia de 1º ou 2º círculos que tenha como alvo uma criatura ou que afete uma área. Se acertar seu golpe, você lança a magia como uma ação livre, tendo como alvo a criatura atingida ou como centro de sua área o ponto atingido pelo ataque (atributo-chave é um mental a sua escolha). "

Caso eu acerte o golpe e lance a magia, eu posso usar aprimoramentos nessa magia ou ela tem que ser crua?

Kazein
Mensagens: 102
Registrado em: 20 Jul 2018, 17:04

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Kazein » 15 Abr 2021, 11:03

Bom dia senhores. Estou com dúvidas a respeito da forma selvagem do druida e sobre acúmulos de aprimoramentos

-Quando na forma selvagem, é possível segurar armas ou só pode usar as armas naturais? A forma selvagem é basicamente quadrupede?

-Ainda falando sobre a forma selvagem, caso ela seja conjurada pela magia Metamorfose, a forma selvagem ainda mantem os efeitos que estavam sobre o conjurador antes dele se transformar(tipo a magia físico divino ou velocidade)?

-Embora o texto não comece com "aumenta", gostaria de saber se é possível adicionar mais de um dado de dano elemental pela magia Arma Mágica

-Outra dúvida que eu tenho é se ataques extras provenientes de gatilhos, como das habilidades derrubar aprimorado e dança das lâminas do bardo, podem ser usados para manobras

Avatar do usuário
Lord Seph
Mensagens: 14162
Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Lord Seph » 15 Abr 2021, 12:38

1 - Você troca suas armas pelas armas naturais e não tem como segurar armas e mãos de primatas não serve para segurar armas feitas para mãos humanoides, e não precisa ser quadrúpede.

2 - Sim, nenhum bônus mágico é desfeito.

3 - Pode, esse efeito se chama Arma Napolitana.

4 - Depende do que diz o texto, mas geralmente pode sim.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6437
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Khrjstjano » 15 Abr 2021, 19:10

supersp2198 escreveu:
14 Abr 2021, 23:53
Olá pessoal, boa noite, estou com uma dúvida quanto a essa parte da habilidade golpe pessoal:

"Conjurador (Custo da Magia + 1 PM).
Escolha uma magia de 1º ou 2º círculos que tenha como alvo uma criatura ou que afete uma área. Se acertar seu golpe, você lança a magia como uma ação livre, tendo como alvo a criatura atingida ou como centro de sua área o ponto atingido pelo ataque (atributo-chave é um mental a sua escolha). "

Caso eu acerte o golpe e lance a magia, eu posso usar aprimoramentos nessa magia ou ela tem que ser crua?
Você usa o Golpe Pessoal conforme o montou. Se montou com custo 2 PM, escolhendo a magia Toque Chocante, será sempre isto: 2 PM, ataca, Toque Chocante.

Mas ao subir de nível você sempre pode remontar o Golpe, então no nível 3 já daria para montar como 3 PM, escolhendo Toque Chocante e algum aprimoramento que coubesse no custo. Feito isso, será sempre isto: 3 PM, ataca, Toque Chocante com o aprimoramento.

E assim por diante.

====================================================================
Kazein escreveu:
15 Abr 2021, 11:03
-Embora o texto não comece com "aumenta", gostaria de saber se é possível adicionar mais de um dado de dano elemental pela magia Arma Mágica.
Complementando o que já foi dito: pode, mas se for um dado do mesmo tipo de dano, não acumula, como o normal. Por isso, adicione um dado com tipo de dano diferente, para serem bônus diferentes, o que se aplica normalmente.
Kazein escreveu:
15 Abr 2021, 11:03
-Outra dúvida que eu tenho é se ataques extras provenientes de gatilhos, como das habilidades derrubar aprimorado e dança das lâminas do bardo, podem ser usados para manobras
Se é um ataque, pode ser substituído por uma manobra.

====================================================================
Lord Seph escreveu:4 - Depende do que diz o texto, mas geralmente pode sim.
Pelo que me recordo, nenhuma fonte limita esse caso no T20...
Imagem

supersp2198
Mensagens: 4
Registrado em: 13 Abr 2021, 21:32

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por supersp2198 » 15 Abr 2021, 21:54

Olá, boa noite, tudo bem?

Estava pensando sobre a ação "Preparar da página 220" e que é mencionada em "Anulando magias da página 164".

Eu gostaria de saber se o mago pode preparar uma ação padrão para lançar uma magia no turno de outra pessoa, neste caso ele gastaria os PM necessários para o lançamento da magia no momento da ação preparar ou somente caso ele venha a lançá-la no turno da outra pessoa.,

Outra coisa, na ação preparar também diz que se você não utilizar a ação preparada até sua próxima rodada ela é cancelada e você pode preparar novamente, como isso se aplicaria em questão de magias?

Desde já agradeço.

Responder

Voltar para “Tormenta”